Guia Politicamente Incorreto Dos Presidentes da República

Guia Politicamente Incorreto Dos Presidentes da República Paulo Schmidt

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Eder.Machado 15/12/2023

Divertido se não fosse triste...
Esse livro apresenta uma visão bem humorada e ácida sobre os presidentes que passaram pela nossa história, com detalhes sobre suas vidas pessoais e sua contribuição para nossa história. E como diz o ditado "cada povo tem o governante que merece".

André Ricardo Veraz 24/01/2023

Vergonha, enjôo e perplexidade.
Os sentimentos que me invadem ao término da leitura, do Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República de Paulo Schmidt, são: vergonha, enjôo e perplexidade.
Sou contemporâneo dos presidentes desde a abertura política na década de 1980. Lembro-me, com poucos detalhes, do movimento Diretas Já!, da morte de Tancredo, dos "Fiscais do Sarney". Com maior nitidez, recordo das campanhas eleitorais que levaram Fernando Collor ao cargo supremo da nação e daí em diante.
Confesso que me foi estarrecedor ver que desde Deodoro da Fonseca, até os dias atuais, a politicagem impera e a ganância pelo poder e por dinheiro sempre foram os atores principais e definidores dos anseios de quem quer ocupar a cadeira presidencial.
O incrível e perturbador é notar que essa "vitrola insiste em tocar um disco, COMPLETAMENTE, arranhado" de corrupção, conjavo e mau-caratismo encalacrado, na maioria, daqueles que um dia tiveram a oportunidade de representar um povo tão trabalhador e sonhador como o brasileiro.
A falta de conhecimento, sobretudo, histórico tende a manter a "vitrola" a tocar essa música tão triste e desafinada.

lucas.pinheiro.5815 04/12/2022

Mais um da coleção?
Título: Guia politicamente incorreto da história dos presidentes da República.
Autor: Paulo Schimidt ??
Ano: 2016
Mais um da coleção iniciada por Leandro Narloch. Tema interessante e leitura indicada, o livro rememora um pouco dos primeiros 31 governos da República brasileira.
O livro trata de períodos que vão desde o golpe republicano, passando pela política dos governadores (que fortaleceu o coronelismo), República do Café com Leite, governos Vargas, regime militar ditatorial até a ?redemocratização?, encerrando durante o processo de impeachment do governo Dilma (segundo o autor, a pior presidente de todos os que ocuparam a cadeira).
Além da visão panorâmica da política brasileira (que permite nos mostrar como a política do país pouco mudou ao longo de 130 anos), o livro traz algumas curiosidades pessoais de cada presidente. O autor tenta trazer esses elementos pessoais para que a leitura não fique somente na historiografia oficial e, assim, o leitor consiga perceber que o ?homem? precede o cargo e, muitas vezes, questões de governo são explicada a partir das perspectivas pessoais de cada presidente.
O estilo de escrita não me agradou, mas a pertinência do tema supera esse defeito. Outra coisa importante para o leitor saber, antes de começar a leitura, é o viés Varguista e Tucano que o autor coloca na obra.
Em todo caso, tratando-se de uma leitura leve, vale a pena.

Lilo Dias 20/11/2022

Sinceramente, o livro é movido pelo pensamento anti-esquerdista do autor.
É engraçado em parte, tendo em vista que na apresentação do que tem o interesse de que venha a ser o escrito, informa que sua principal ideia é a de apresentar não os mandatos, mas sim quem eram os presidentes, e o faz, até ter a oportunidade de "puxar o saco" de Fernando Henrique Cardoso e atacar os mandatos Lula-Dilma.
Em vários momentos do livro, me deparei com mentiras louvadas pelo autor, como por exemplo quando fala que Lula em 1989 atacar a Rede Globo, injustamente, por considerar que Collor havia sido beneficiado, fato é, que o próprio manda-chuva da empresa, Boni, deixou isso bem claro que realmente ocorrera.
A obra, serve muito mais para que confunda aqueles que buscam apenas nela, e mais em nenhum documento respeitável, respostas para as várias dúvidas de nossa República, possível que a considere uma espécie de alimento para os hoje tão conhecidas ataques bolsonaristas.
Por fim, como sempre faço, procurei maiores informações sobre o autor, que infelizmente falecera de Covid-19 no pico da doença, não vendo assim, a volta daquele que tanto atacava, vitorioso frente o maior símbolo da atual direita brasileira, o genocida Jair Messias Bolsonaro.

VIVA A DEMOCRACIA, VIVA A REPÚBLICA!
lucas.pinheiro.5815 04/12/2022minha estante
Kkkk engraçado, as críticas da resenha ao livro são aplicáveis à própria resenha?

Raphael Milão 22/05/2022

Ótimo livro para ter como base conhecer a história dos presidentes dos presidentes brasileiros e entender um pouco da nossa política.

Ana 17/03/2022

Um livro "politicamente incorreto", porém depende
Quando escolhi esse livro para ler foi por quê imaginei que seria um livro que falaria sobre os presidentes do Brasil de forma igual, o que não acontece.
O autor é completamente parcial e usa o famoso " dois pesos e duas medidas", pois os mesmos atos cometidos por presidentes de direita são aclamados, mas quando cometido por presidentes de esquerda são massacrados, isso vai desde a vida sexual (quando presidentes de direita tem casos extraconjugal ou eram "namoradores" durante a juventude são apenas homens, mas quando o Lula faz o mesmo é a prova de que ele é um homem baixo e ruim) até os casos de corrupção ( quando se trata dos presidentes de direita a compra de votos por exemplo era algo necessário para aprovar inovações e colocar o Brasil para frente, mas quando feito por um presidente de esquerda é só corrupção mesmo). Isso claro sem mencionar o quando o autor é machista e faz questão de rebaixar cada mulher que é citada no livro, minimizando elas a simples troféus que os presidentes exibem para mostrar sua masculinidade.
O livro me decepcionou, eu até estava gostando, mas a partir da nova república o livro basicamente é sobre o endeusamento de quem o autor gosta e um massacre de quem ele não gosta, isso sem mencionar a falta de referências confiáveis para a maior parte das acusações que o autor direciona, o que faz o livro perder a credibilidade e, principalmente, faz parecer que ele tirou essas informações da cabeça ou de alguma fake news.
Esse livro não é de história e não serve nem para livro de curiosidades históricas, é apenas um macho de direita espalhando fake news e falando besteira.
PS.: Não vale nem os $10 reais que eu peguei.

Kika.Castro 12/03/2022

Que país é esse?
Estudar o passado do Brasil é importante para entender o nosso presente, querendo ou não, nós somos protagonistas na hora de escolher o representante para o nosso país.

Através do livro "Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República", é possível entender como a atual política funciona. E se voltássemos no tempo, conseguiríamos perceber que nada mudou, é o mesmo velho jogo de interesses políticos e de poder, sempre os mesmo fazendo alianças e movendo peças para conquistar cargos e posições importantes do governo. Para os políticos o poder é tudo.

Por mais que o livro seja focado nas informações pessoais dos presidentes, algumas curiosidades e um pouco da trajetória de cada um, ainda faltam informações sobre os governos - como por exemplo os capítulos dedicados aos governos da ditadura brasileira, o autor poderia incrementar mais informações sobre esse período tão doloroso do nosso país.

Além disso, é possível notar também o posicionamento político do autor - é nítido como ele transcreve a sua raiva e desgosto de alguns políticos em um livro que, creio eu, deveria ser imparcial. Independente do lado político que o autor e o leitor estejam, o respeito deve ser fundamental.

O capítulo que o autor descreve o período do governo da ex-presidente Dilma é asqueroso e de uma falta de respeito absurda. Em uma delas, o autor explica que "a plástica não pôde corrigir a dentuça, que permaneceu para ser explorada pelos caricaturistas". Em outro momento, já no capítulo do ex-presidente Temer, o autor explica que o "bela, recatada e do lar", que ficou conhecido pela esposa do ex-presidente, "despertou nas recalcadas mulheres de esquerda um ódio pela jovem conservadora ainda maior que pelo marido dela". Como mulher e leitora, não aceito esse tipo de descrição tão baixa e medonha.

Infelizmente seguimos com esse modelo político dedicado aos que fazem parte dele com objetivo de garantir o poder e regalias, mesmo que exista um que assuma o compromisso de governar para o povo em seguida haverá um novo, mas sem o pensamento no mesmo povo.

Acredito que o autor deveria relançar uma nova edição com uma posição mais neutra (mesmo que isso seja impossível) e com a atualização do governo de Jair Bolsonaro. Eu quero ver como ele vai explicar esse governo medonho que estamos vivendo.

William90 26/01/2022

Ótimo livro.
Muito bom, para aprofundar o conhecimento sobre os políticos brasileiros...
Também estou lendo o guia politicamente incorreto da política brasileira.

João 20/12/2021

Guia ? politicamente incorreto ?
Obra bastante interessante para aqueles que desconhecem a história do presidencialismo no Brasil. Entretanto o autor passa muito pano para uns governantes e critica demais outros, soando extremamente parcial.

JPHoppe 16/09/2021

Um dos livros mais perversos, nojentos, abjetos que já li. Só não é um completo lixo porque pelo menos serve para consulta de alguns dados biográficos, escala temporal e afins. Nada que uma consulta em qualquer enciclopédia on-line digna do nome não tenha, mas se a internet faltar e precisar...

Em primeiro lugar, seria muito válido que esse livro, assim como outros que compõem os "Guias Politicamente Incorretos", deixassem claro o que eles entendem como "Politicamente Incorreto". Entendo que certas posturas do "Politicamente Correto" tendem a parecer exageradas, como evitar usar termos que não necessariamente são ofensivos, como "anão", "pobre", "homossexual", e afins. Mas, talvez sejam. Não sou anão, pobre (há controvérsias) ou homossexual para dizer com propriedade. O ponto é que tem pessoas que veem nessas limitações de expressão uma espécie de censura, ou opressão, exatamente contra os que usam esse discurso. Visivelmente, é uma postura muito associada com conservadores, e a típica direita brasileira.

E talvez isso seja o maior temor. Já li três desses guias. O da História do Brasil é terrível. O do Futebol foi mais suave. Mas esse aqui foi o pior de todos. E se esse tipo de crítica histórica é o padrão da direita brasileira, não tem como dar credibilidade.

Poderia passar horas e horas escrevendo de todos os problemas do livro, mas vou ficar só em alguns pontos.

1. No início, o autor dá a entender que quer falar das pessoas que foram presidentes, e não do governo que fizeram. Isso é até resgatado na seção sobre a Ditadura Militar com pesar, porque a história deixada pelos presidentes ditadores era por demais simples e haveria pouco a dizer de cada um deles. Mas isso só dura até falar de Vargas e JK (que nem tenta esconder o apreço), e desaparece completamente nos governos PT. Todas as capas incluem apelidos dos presidentes. Nota-se que o desprezo e parcialidade em relação à Dilma quando um dos mais famosos, "Dilmãe", não aparece, mas meia dúzia de realmente ofensivos estão inclusos.

2. É mal escrito. Pegou um dicionário de sinônimos e mandou ver. Os adjetivos e comparações, parece que peguei sem querer um dos livros da saga Eragon, e isso nem de longe é um elogio.

3. Aqui e ali determinadas afirmações são muito esquisitas. Coisas como "ficaram casados por décadas apesar da esterilidade dela", "Itamar cresceu com mãe e avó, sem pulso firme do pai, portanto afetado", dentre vários e vários outros. Um ou outro chamam atenção, mas é um padrão consistente de preconceitos que dá nojo.

Nem vou entrar no mérito no pano de leve que passa para nazistas e outras atrocidades da história.

jonatas 19/04/2021

Esperava mais...
O autor passa muito pano para uns governantes e critica demais outros, soando extremamente parcial. O tom crítico ao governo Lula poderia ser estendido a todos os demais.

Fernando Coutinho 22/03/2021

Interessante

Carlos.Fernando 08/03/2021

Mais que um guia, um resumo da história!
Um resumo muito interessante da história dos principais presidentes da republica brasileira, visto principalmente pelo lado pessoal deles.
As bibliotecas estão cheias de informações sobre as obras dos presidentes, mas esse livro traz de forma condensada quem eram esses presidentes, de onde vieram, e qual a história deles para fazer o que fizeram, e lutar pelo que lutaram.
Tendencioso, da pra perceber a posição politica do autor, mas uma coletânea interessante do histórico dos presidentes, me ajudou a olhar a história deles por outro prisma e me deixou interessado em procurar mais sobre quem foram esses presidentes ?na fila do pão?.
Recomendo!

Vincent 17/10/2020

Fraco
Alguns capítulos são confusos, mal escritos. O mais fraco da série (dos que já li).

1 | 2 | 3 | 4