Cérebro Adolescente

Cérebro Adolescente Daniel J. Siegel

Resenhas -

Felipe.Camargo 15/04/2022

54º Livro do ano: O cérebro adolescente, Daniel Siegel
Esperava uma abordagem mais científica, porém, a escrita é mais destinada a autoajuda, parecendo bastante o tipo de livro que Augusto Cury escreveria. O último capítulo no qual ele relata algumas abordagens terapêuticas é interessante, mas esperava bem mais!

Astrid 06/06/2021

Livro essencial para pais de adolescentes
Daniel J. Single traz em seu livro uma abordagem sobre o funcionamento do cérebro dos 12 aos 24 anos e os desafios que tanto adolescentes e pais enfrentam nesse período.
A leitura do livro e tranquila e de fácil entendimento.

Brunno 10/06/2021

Para quem trabalha com educação, e com jovens um livro de se ter obrigação em ler! Muito bom, para compreender melhor a cabecinha desses meninos! PAIS pfvr leiam!

Bells 30/07/2021

É um livro interessante para quem tem interesse no tema. Ele levanta questões sobre a adolescência embasado no desenvolvimento cerebral, e como a relação comportamento, contexto influencia nesse desenvolvimento. Fala sobre os modelos de vínculos e brevemente sobre os temperamentos.

Leitura muito recomendada para quem trabalha ou deseja conhecer mais sobre adolescentes. É um livro com uma escrita mais simples, ótimo para o público leigo, que não conhece tantos termos técnicos sobre desenvolvimento, e também, as coisas são bem explicadas para serem compreensíveis por qualquer pessoa.

Entretanto, enquanto o conteúdo do livro é bom, ele peca na edição. A capa ficou toda dobrada por causa do corte e é difícil ler com ele.

Rodrigo 15/05/2017

Cérebro adolescente
Que visão clara de como enchegar um adolescente. Fascinante. Reflexivo. Leitura recomendável.

Tayane57 31/08/2021

A proposta do livro é ajudar adultos e os próprios adolescentes a entenderem melhor os comportamentos típicos dessa fase. É um livro para leigos e que tem uma linguagem fácil de entender, porém, o autor não foi objetivo na escrita.

Marcos 16/03/2022

Um bom complemento
Como já havia lido O cérebro da Criança, este me veio mais como complemento. Trouxe algumas explicações, mas em termos de estratégias parecia mais do mesmo.

Agora, algo que refleti devido ao livro e aos meus alunos adolescentes é se, de fato, o conhecimento e explicações para certas ações deles me ajudam ou se apenas me fazem tentar colocar seus comportamentos em uma caixinha como uma forma de organizar seus atos. Isso, de certa maneira, limita o ser humano. Estratégias são boas para termos uma perspectiva de como lidar, mas não podemos nos esquecer de que lidamos com indivíduos com todas as complexidades possíveis. Cada um deles demanda um livro para explicar seus percalços, motivos, ações, etc.

Por fim, deixo o poema sensacional que tem no fim do livro para degustação:

SUCESSO

Rir muito e com frequência

Ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças

Merecer a aprovação de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos

Apreciar a beleza

Encontrar o melhor nos outros

Dar o melhor de si

Deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma criança saudável, um canteiro de jardim ou uma condição social redimida

Ter brincado e dado risada com entusiasmo e cantado com exaltação

Saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu - isso é ter sucesso.

Hadias 19/12/2023

Cérebro adolescente?!
As palavras "cérebro" e "adolescente" na mesma frase parece que não combinam, né?! Mas, neste livro, o autor traz explicações sobre a rebeldia adolescente além de outras questões importantes para nos conhecermos melhor, sejamos adultos, adolescentes ou ambos ao mesmo tempo!

O livro é fantástico, mas confesso que a leitura é um pouco morosa. Gastei quase uma cartela inteira de marcadores, mas levei 6 meses para lê-lo. O que eu posso dizer é que é um livro indispensável principalmente para quem tem um adolescente em casa e quer, ou precisa, entendê-lo melhor. No meu caso, são dois!

Boa leitura!

Tiffany 27/03/2021

Não gostei
Achei que foi um livro que enrolou muito para dizer o que queria, o autor conta muitas histórias de suas experiências como terapeuta.
Apesar do conteúdo bom, acho que poderia ser mais direto, pragmático e conciso.

Susana Santos 30/07/2021

Um bom livro para se entender melhor de uma fase que é tão complicada e tão importante na vida de todos.

Luiza 25/10/2021

O livro é interessante e me ajudou por ser mãe de primeira viagem e estar passando pela experiência da pre-adolescência com meu filho.

Nele pode aprender mais sobre como as coisas acontecem e como estimular uma transição tranquila e saudável para a vida adulta.

lpdutra 21/03/2022

Integração
Livro essencial para adolescentes e adultos que perderam a espontaneidade e a criatividade típica dessa faixa etária. Daniel Siegel nunca decepciona.

dork diares 26/05/2022

?rebeldia? adolescente
Meu professor de história indicou esse livro, gostei bastante da leitura. No começo parece muito repetitivo, mas conforme o avançamos a parte prática e teórica vão aparecendo.
Um bom livro para adolescentes e adultos que querem entender um pouco mais seus pensamentos e os de seus companheiros. Nele aprendemos que muitos de nossos comportamentos não são tão ?radicais? quanto nos fizeram acreditar que eram, principalmente ao responder traumas infantis

BlancBunny 24/05/2023

Queria que meus pais tivessem lido esse livro
Sério, muito bom! A escrita é didática e vai direto ao ponto, perfeito para pais (e adolescentes) que não possuem contato direto com teorias do desenvolvimento humano, psicologia, pedagogia e etc. Trás muitas informações úteis e reflexivas, além de ter diversas seções de atividades para fazer ao fim dos tópicos, para que você coloque em prática o que aprendeu. Esse livro possui apenas um defeito para mim: como estudante de psicologia, sinto falta das referências de estudos para que eu possa pesquisar alguns tópicos mais a fundo.