Knights of Sidonia #09

Knights of Sidonia #09 Tsutomu Nihei

Resenhas - Knights of Sidonia #09

Gustavo.Romero 04/02/2018

Batalhas incríveis
Neste volume o autor compôs excelentes batalhas, um show à parte do enredo que tem se tornado menos inspirado.

Paulo 26/12/2023

Essa é uma edição toda orientada para ação. Na última edição vimos que o setor de pesquisas decidiu testar Tsumugi no campo de batalhas; e o setor de desenvolvimento bélico criou um novo modelo de robô com uma kabi diferenciada. Eles partem para o ataque na nave Mass Union menor como teste de campo, mas as coisas acabam saindo errado quando o grupo da Shinatose se vê precisando fugir. Eles acabam indo parar no planeta Nine e, desacostumados com a gravidade, precisam lidar com um grande grupo de gaunas. Nagate e Tsumugi partem para o resgate, mas acabam esbarrando em Benisuzume. Nessa edição temos também uma batalha campal do Nagate contra centenas de gaunas. Mesmo com tanta ação acontecendo, ainda temos alguns momentos para investigar os sentimentos crescentes da Shinatose pelo Nagate e o quanto o fantasma da Hoshijiro paira no ar. Será amor ou culpa?

Vou falar primeiro da arte porque é o ponto mais direto no volume 9. A edição é toda orientada para o combate. Mais de dois terços se passam no planeta Nine e o finalzinho também tem mais um. Então a maneira como Nihei coreografou a ação é importante para a compreensão do que está acontecendo. Nos três capítulos iniciais, os balões de diálogo são bastante escassos, mas se o leitor for atento ao que está acontecendo nas cenas, dá para entender numa boa. Só que: precisa ter calma ao passar as páginas. Se o leitor se concentrar nos diálogos, vai perder momentos importantes das cenas e até pequenos gestos que são importantes para a compreensão do todo. Por exemplo, Tsumugu se comunica muito por suas expressões (ou ausência delas), então no combate contra Benisuzume, ela parece estar entediada com o prospecto de enfrentá-la, até que sua adversária a surpreende em um curto espaço de tempo. Isso é contado sem falas, apenas na arte mostrando o confronto das duas. Ou mais tarde quando a Hoshijiro-gauna invade o cockpit do Nagate. A gente só consegue entender o objetivo dela através do que ela faz naquele pequeno espaço de tempo. A ação é muito boa e Nihei continua tendo uma ótima noção do que acontece nas cenas. O design de personagens é bizarro... parece que o Nihei se desafia a desenhar algum bicho biomecânico mais estranho que o anterior a cada edição.

Mesmo sendo um volume bem mais puxado na ação, a gente tem bons desenvolvimentos de personagem. Por exemplo, ter que enfrentar Benisuzume é um desafio para Nagate. Isso porque ele ainda sofre com a culpa por não ter conseguido salvar a Hoshijiro. O fato da Benisuzume usar a aparência dela é quase um tapa na cara do Nagate. Não sabemos ainda qual a real intenção desse gauna em particular, principalmente depois de perceber que a sua placenta consegue agir de forma independente do núcleo. Nagate parece amadurecer mais nessa edição e se torna alguém de bastante confiança para a nave. Ele é a diferença fatal entre a vitória e a derrota aqui. O que ele faz quando resgata a Shinatose é incrível. Tem um momento posterior quando a placenta se separa do núcleo e parte para o ataque frontal, fiquei meio apreensivo principalmente porque a Shinatose estava junto dele ali. Mas, pelo menos parece que o Nagate conseguiu superar esse pedaço de sua angústia, apesar de ela estar sempre presente ali.

E por falar na Shinatose, ela volta a ser parte da história correndo no fundo. E está mais do que na cara que ela se apaixonou pelo Nagate. Não entendi bem a conversa da Yuhata com a Shinatose sobre a biologia hermafrodita dela. Ela pode ser mais feminina ou masculina de acordo com o parceiro? Se for o caso, não gostei disso... me parece ser só uma desculpa para ela fazer par com o Nagate. Se for algo só comportamental, beleza, acho a proposta interessante e nos ajuda a entender questões de representatividade. Se for isso, dou os parabéns para o Nihei. Se for modificação biológica, não gostei. Porque aí parece que a Shinatose tem que se tornar uma mulher com atributos biológicos desenvolvidos, o que não é uma forma respeitosa de tratar o tema. De toda forma, gosto do dilema vivido pela personagem. Desde o começo quando o autor começou a tratar com mais atenção o que ela é e como ela se vê, a personagem passou a ter muitas camadas. Aliás, prefiro ela pareando com o Nagate do que uma possível aparição insana de uma Hoshijiro sintética. E isso me leva a Tsumugu que o Nihei deixa pistas que pode vir a formar um triângulo amoroso pelo coração do Nagate. Isso sim me preocupa um pouco também. A dinâmica deles como uma família maluca me agrada mais.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-knights-of-sidonia-vols-9-e-10-de-tsutomu-nihei