Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro Ana Mariano de Carvalho

Resenhas - Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

penapensante 02/06/2017

Excelente!
O período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do famoso Vinho do Porto na região do Douro, em Portugal, é chamado de vindima. A obra que recebi para resenhar retrata um fato histórico bem comum no passado: pessoas que abandonavam esse ofício para tentarem a vida no Brasil, que na época era tido como "terra das oportunidades". O exemplar une a história com os revertérios imaginados pela autora; característica dominada somente por grandes romancistas!

Leia a resenha completa no Pena Pensante.

site: www.penapensante.com.br

Lora 22/06/2017

"A terra da fortuna"
Logo quando recebi a oferta de ler e resenhar esta obra tive minhas dúvidas, nunca havia lido um romance de época (calma gente, eu tenho só 16 anos, minha bagagem literária é bem nova) ou algo que tratasse um período histórico brasileiro desta forma.Mas mergulhei de cabeça na leitura e me surpreendi, quebrei algumas barreiras e expandi meus horizontes, além de deixar alguns preconceitos (com o gênero) de lado.

A obra conta história de dois jovens (Bento e Maurício) que se conhecem numa Vindima e criaram um laço de amizade muito forte. Dentro do período em que passaram trabalhando, Bento encontra o grande amor de sua vida, mas sendo pobre e desprovido de qualquer posse material acaba guardando todo o sentimento dentro de si.

Pouco depois do fim daquela vindima, Maurício convida Bento para ir ao Brasil trabalhar com seu tio que fez grande fortuna com o comércio na “Terra do dinheiro”. Sabendo das necessidades de sua família e que estando em seu lugar não conseguiria muito progresso e ajuda para seu irmão que ficara cego ainda quando jovem, Bento decide partir para o Brasil com a promessa de que faria grande fortuna e cuidaria de sua família.

As coisas boas na vida de Bento e Maurício lantes mesmo de chegarem ao Brasil, simpáticos, dispostos ao trabalho e esperançosos, os dois jovem acabam criando um laço bem forte com João Mulato e António Santos, dois homens que também tinham como destino a cidade maravilhosa.

Existia apenas uma diferença entre João Mulato e António Santos, o primeiro crescera no navio e o tinha como casa e, mesmo com propostas de sair e trabalhar no Rio de Janeiro ainda relutava em deixar o único lugar que chamara de lar, já o segundo era dono de grandes posses no Rio e vinha crescendo em fortuna, de forma que poderia cuidar cada vez melhor de sua família.

Resumindo um pouco mais a história para não ficar cansativo.
Bento chega ao Brasil mas ao invés de ir com Maurício trabalhar com seu tio ele decidi aceitar a proposta de António Santos e ir trabalhar com ele numa padaria. O tempo passa e Bento se mostra cada vez mais competente e revolucionário, com grandes capacidades administrativas e a humildade de quem sempre soube se contentar com o pouco, Bento acaba gerando grande fortuna com António.

Pouco tempo depois, João Mulato também aceito a proposta de trabalhar com António e Bento na padaria e juntos os três cresceram.

Maurício também não ficou longe do sucesso e, juntamente com seu tio, conseguiu crescer grandemente e obter grandes posses, chegou até a ser tornar membro da alta sociedade do Rio de Janeiro.

Bento, que é o grande destaque da trama, consegue trazer sua família para o Brasil e, de formas diferentes, cuidar de cada um, o grande provedor.
O grande amor de Bento reaparece no Brasil e conquista não só o coração dele mas também o de Mauricio. Na humildade que possuia, Bento acreditava não ser digno do amor da bela donzela e acaba negando a si e ao seu amor para que seu amigo seja feliz.

Não sei dizer qual momento da obra me encantou mais, eu fiz a leitura em apenas um dia e quando eu terminei fiquei com aquela sensação de “Como assim acabou? Não, não, pode voltar que eu quero mais!”

A trama é extremamente bem escrita, os personagens são característicos de Portugal e todas as referências são reais (se você quiser, pode procurar no google que terá várias informações sobre o que é dito no livro), tornando a ambientação muito boa e de fácil projeção, existem momentos que é possível quase que se imaginar exatamente o que está acontecendo e o cenário fica incrível.

Os personagens não são aqueles clichezinhos que muitas vezes encontramos nos romances, eles possuem uma identidade forte e cada uma, na sua singulariedade, recebe o destaque que merece.

Citei que é um romance histórico mas não mencionei a época exata, então se você ficou curioso, é na época de 1930 para frente então muitas referências do livro realmente aconteceram naquele período, minhas aulas de história ajudaram bastante na leitura (haha).

Não julgue um livro pela capa, esse é o meu conselho, às vezes a capa marrom e o título gigante que ele leva podem ser um ponto de desinteresse, mas dê um chance, você não irá se arrepender.

site: http://fonteliterarias.blogspot.com.br/2017/06/resenha-das-vindimas-no-douro-ao-rio-de.html

Fernanda @condutaliteraria 11/09/2017

Em Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro a história inicia-se no ano de 1930 e se passa em Portugal. Um grupo de trabalhadores chegam a quinta de Nossa Senhora do Rosário para realizar a vindima, ou seja, a colheita de uva. Entre eles vamos conhecer os amigos Bento e Maurício, jovens muito pobres e humildes, que com o trabalho querem ajudar suas famílias.

Durante a temporada de colheita, Bento se depara com uma jovem que arrebata seu coração logo de início, trata-se de Amélia, filha do dono da quinta. O contato é breve, mas o suficiente para o início de uma grande paixão.

Quando termina a vindima, Maurício propõe a Bento de ambos irem para o Brasil, país considerado de oportunidades, e onde poderiam proporcionar uma melhoria de vida para suas famílias.

A principio Bento fica muito receoso, mas vendo o pai, já com idade, trabalhando duro, com a mãe e um irmão cego, ele resolve ir para o Brasil por uma condição de vida melhor.

“Despediu-se do tio Pedro de Mauricio e partiu. Levava consigo a certeza de que os desejos podem tornar-se reais pelo destino guiado por pela vontade na nossa existência.”

O caminho de Bento no Brasil é longo e cheio de acontecimentos. Mas, o mais marcante deles, é a chegada de Amélia no Brasil. Porém, com sua amizade por Maurício à prova, talvez esse ainda não seja o desfecho de uma linda história de amor.

Eu não sou muito de romances, porém por ser uma história entre Portugal e Brasil, eu me interessei pelo livro já na sinopse. E me surpreendi positivamente com o que encontrei.

Não temos um livro meloso, coisa que fujo ao extremo e sim, um romance leve, na medida certa, muito real, afinal nem tudo são flores na vida e nem tudo é como a gente quer e eu achei isso ótimo.

“O olhar dela parou no seu. Por um segundo ele quase jurou que ela estremeceu, que o sorriso desaparecera do seu rosto.”

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro traz muito da colheita de uvas em Portugal, que acontece até os dias atuais. É uma verdadeira viagem em terras lusitanas.

A parte em que o Brasil, como uma terra nova, era considerado cheio de oportunidades e palco de vida para muitos que por aqui vieram em busca de melhores condições de vida, também é muito bem descrita. E eu aprecio essa parte histórica.

Os personagens, não somente os dois amigos, mas outros que fizeram parte dessa jornada, foram todos muito bem desenvolvidos e trabalhados no contexto da história. São partes de diversas vidas em busca de um bem.

A escrita da autora me conquistou, me emocionei demais em diversas partes do livro. Acompanhar uma história de amizade, superação, amor, encontros e desencontros são instigantes demais em uma leitura. E o livro tem todos esses ingredientes!

E por fim, parabenizo a Editora Hyria pelo cuidado com a edição. Está perfeita!

Morgana Brunner 25/09/2017

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro - Ana Mariano de Carvalho
Oi gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do segundo livro incrível que recebi da Editora Hyria, fiquei de cara encantada pela história principalmente pela capa e pela história que contém.

Tudo se inicia no ano de 1930, na cidade de Eiriz em Portugal, onde a pobreza era cada vez maior. O povo vivia de trabalho árduo e duro, sabiam que viveriam assim até os últimos dias de suas vidas, pois ninguém nunca tivera oportunidade de ir para um lugar melhor. Bento estava lá, sempre que podia ajudava seu pai na uva, onde tiravam os lucros para conseguir se alimentar.

"Fazia frio. A madrugada era assim: o vento percorria a vinha, sua pela quinta e entrava no corpo como que a lembrar de que ali quem mandava e dominava era natureza." Pág. 11

Bento era um rapaz lindo e trabalhador. Queria ir para o Brasil para fazer fortuna e ajudar seus pais que tanto precisavam e principalmente seu irmão Jacinto que perdera a visão desde novo. Maurício que era amigo de Bento tinha um tio no Brasil e lhe propusera que fosse trabalhar para ele, Maurício que não queria ir sozinho e tinha medo, convidara Bento, este não pensara duas vezes.

"Imaginem, o calor é tanto que quando vi que estava a chover com muita força, pus-me no meio da rua e deixei a chuva cair sobre mim, foi um prazer enorme, senti-me abençoado por Deus, todo encharcado vestido de branco e, ao mesmo tempo, tão lavado e único, um prazer enorme ao sentir que não sou criticado aqui, todos veem os outros e o mundo com mais respeito e liberdade." Pág. 81

Nesta mesma época Bento conhecera a menina Amélia, tão linda, adorável e simpática. Ela o chamara de o rapaz dos olhos de uvas verdes, pois eram tão belos que eram impossíveis de serem esquecidos. Aquela rosto daquela jovem nunca mais fora esquecido pelo Bento e o rosto dele nem por ela.

"Podemos ter tudo, mas também podemos viver um inferno criado por nós mesmos." Pág. 187

Eram horas de viagens e a chegada ao Brasil o deixavam mais nervosos, não conseguiam acreditar que existia um lugar tão belo. E foi durante essa viagem que tiveram a sorte de conhecer Antonio, um senhor de idade que propusera emprego em uma simples padaria que lhe trazia dinheiro, Bento por si, ficara faceiro e aceitara sem questionar. Já Maurício, tinha um emprego garantido com seu tio.

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro é uma obra cheia de reviravoltas entre romances e traições, a vontade de ir além pode ser prejudicar ao próximo, a vontade de trabalhar de Bento é forte, notável e a cada sua nova batalha conseguimos entender o seu lado e ficamos animados. São tantas desavenças, despedidas que ao ler sentimos um nó na garganta.

Em todos os momentos senti-me envolvida e apaixonada pela luta que Bento tinha, ele queria ser alguém na vida com as mãos limpas sem fazer arte manhas ou tentar prejudicar o próximo, menino que descrito parecia ser lindo. Fiquei apaixonada pela sua luta e sei que vocês também ficariam.

Ao terminar de ler senti um vazio, não sabia que iria terminar desse jeito e fiquei sem reação, cheguei a chorar de tamanha tristeza e surpresa. Impossível não se emocionar em todos os capítulos, foram anos de luta e um amor que fora difícil.

A edição está incrível, a cada vez que leio um livro da Hyria, sinto-me encantada diante de tanta beleza que suas obras possuem e leveza nas páginas. Não encontrei nenhum erro ortográfico e a edição está um luxo, realmente encantadora.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/09/das-vindimas-no-douro-ao-rio-de-janeiro.html

Nathy 23/09/2018

Uma leitura completamente fora da minha zona de conforto
Bento e Maurício são jovens que trabalham nas Vindimas do interior de Portugal, onde são produzidos os famosos e deliciosos vinhos do porto. Enquanto eles trabalhavam onde se comheceram. Mauricio recebe a proposta de um tio para tentar a vida no Brasil, ele sem muita coragem de tentar sozinho chama Bento para ir junto.
Mesmo tendo acabado de ver a mulher mais linda de sua vida, Amelia, filha do dono das terras onde está trabalhando, o jovem tímido e de olhos verdes como as videiras resolve aceitar o convite do amigo. Assim, em meados de 1930 os dois partem em um cargueiro com destino ao Brasil para tentar mudar não só suas vidas, mas as de suas famílias.
Durante a viagem, eles conhecem o padeiro Antônio Sales que também era um imigrante de Portugal, mas que já tinha feito sua vida no Brasil, e logo simpatiza com os dois meninos e os oferece empregos, ao qual Bento aceita na hora já Mauricio prefere ficar com o tio que já tinha lhe convidado. Esta viagem também lhes da um companheiro do mar, João Mulato, que os acompanha não so nessa viagem, mas por toda a longa caminhada dos rapazes.
No Brasil Bento se esforça junto com seu Antônio para subir na vida todos os dias. Já Mauricio descobre um tio rico, que tem uma serie de quitandas e lojas, assim seu caminho ficou muito mais fácil. Os amigos se encontravam de dois em dois meses, sempre, formando assim uma grande família que acompanhava todas as conquistas dos mesmos.
Mas Amélia chega ao Brasil e com isso algo fica diferente, Mauricio também se apaixona por ela e agora tudo fica arriscado. A paixão de bento, o amor de sua vida, está prestes a noivar com seu melhor amigo. O que será o amor nessas circunstâncias? O dinheiro trouxe toda a felicidade esperada? Uma amizade sobrevivera a custa de todo esse sofrimento?
Das Vindimas do Douro até o Rio de Janeiro é um romance que retrata as imigrações dos portugueses para o Brasil na década de 30, e a expansão do Rio de Janeiro nessa época. Um livro que fala de amizade, força, perseverança, amores e desencontros. Narrado em terceira pessoa vai te levar a acompanhar a vida desses dois jovens e todos os seus acontecimentos no Brasil.
O livro não se aproxima em nada dos gêneros literários que gosto de ler, então foi uma experiência de sair da zona de conforto realmente, e foi uma leitura muito prazerosa, o que me surpreendeu um pouco, já que eu viajei durante as décadas e senti a leitura ir tão rápida quanto as outras.
A ambientação é linda, o livro se passa durante as décadas de 30 e 50, assim nos acompanhamos as mudanças politicas em Portugal, com alguns personagens que vem fugidos da ditadura de Salazar, e a evolução da capital Rio de Janeiro com essas chegadas. Por varias vezes me vi imersa nos cenários do livro e completamente apaixonada por cada lugar descrito.
Os personagens são muito bem trabalhados, por mais que eu tenha sentido falta da evolução deles. Eu por vezes me pegava os imaginando como se ainda fossem os que acabaram de chegar, por mais que tenham se passado quase 20 anos.

A narração em terceira pessoa passa sutilmente de um personagem para outro sem incomodar em nada na leitura. Uma narração detalhista, mas na medida certa que não te faz cansar mas ficar maravilhado com tudo.
(SPOILER ALERT)
Eu achei a vida dos personagens perfeitas demais. Quase tudo da certo, todos conseguem fazer fortuna e viver bem. Fora algumas desilusões e desencontros amorosos tudo vai em um ótimo caminho, mas com um final trágico.
O livro se assemelha muito aos clássicos da literatura Brasileira, e para quem gosta do gênero é um livro super recomedado. De escrita fluida e fácil te faz viajar em um brasil pós colônia e acompanhar os personagens em suas jornadas de dores e conquistas.

Ler é Literário 09/10/2018

Bento e Maurício são jovens que trabalham nas Vindimas do interior de Portugal, onde são produzidos os famosos e deliciosos vinhos do porto. Enquanto eles trabalhavam onde se conheceram. Maurício recebe a proposta de um tio para tentar a vida no Brasil, ele sem muita coragem de tentar sozinho chama Bento para ir junto.

Mesmo tendo acabado de ver a mulher mais linda de sua vida, Amélia, filha do dono das terras onde está trabalhando, o jovem tímido e de olhos verdes como as videiras resolve aceitar o convite do amigo. Assim, em meados de 1930 os dois partem em um cargueiro com destino ao Brasil para tentar mudar não só suas vidas, mas as de suas famílias.

Durante a viagem, eles conhecem o padeiro Antônio Sales que também era um imigrante de Portugal, mas que já tinha feito sua vida no Brasil, e logo simpatiza com os dois meninos e os oferece empregos, ao qual Bento aceita na hora já Maurício prefere ficar com o tio que já tinha lhe convidado. Esta viagem também lhes da um companheiro do mar, João Mulato, que os acompanha não só nessa viagem, mas por toda a longa caminhada dos rapazes

No Brasil Bento se esforça junto com seu Antônio para subir na vida todos os dias. Já Maurício descobre um tio rico, que tem uma série de quitandas e lojas, assim seu caminho ficou muito mais fácil. Os amigos se encontravam de dois em dois meses, sempre, formando assim uma grande família que acompanhava todas as conquistas dos mesmos.

Mas Amélia chega ao Brasil e com isso algo fica diferente, Maurício também se apaixona por ela e agora tudo fica arriscado. A paixão de Bento, o amor de sua vida, está prestes a noivar com seu melhor amigo. O que será o amor nessas circunstâncias? O dinheiro trouxe toda a felicidade esperada? Uma amizade sobrevivera a custa de todo esse sofrimento?

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: https://lereliterario.blogspot.com/2018/10/resenha-59-das-vindimas-no-douro-ao-rio.html

@sakuraobrien 13/10/2018

Cativante e amável
Fui arrebatada por uma história única e bem desenvolvida, com um vocabulário rico em expressões e uma riqueza de detalhes.
A história de Bento nos ensina o poder do amor e que nossa escolhas nos levam a caminhos divergentes.
Você seria capaz de escolher entre uma forte amizade e um amor verdadeiro?

site: https://luuadepapel.blogspot.com

Maria 15/10/2018

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro [ Resenha Literária ]
Oii gente, hoje eu trouxe para vocês a resenha do livro Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro, escrito por Ana Mariano de Carvalho e publicado pela Editora Hyria. Esse livro se passa em 1930 e tem uma escrita diferente do que sou acostumada a ver nos outros livros, achei a obra bem interessante e vim contar um pouco dele para vocês.

A amizade entre Bento e Maurício torna-se cada vez mais sólido e eles sempre partilhavam conversas e alegrias. Os dois tinham o mesmo objetivo, vencer e ficar rico. Bento queria tentar a sorte no Brasil, pensava sempre em fazer fortuna.

Os dois tinham algo em mente e resolveram partir em busca de oportunidades no Rio de Janeiro. Desde que saíram da aldeia, passaram a ver um novo mundo, estavam preparados para toda espécie de novidade e para todas as diferenças que o mundo real pudesse mostrar.

Os meses foram passando, Bento e Maurício tinham sempre mil histórias para contar, de sucessos, de trabalho, dos mundos pequenos e estáticos em que viviam. Eram tão corajosos que mudaram de vida assim, de repente para um pais tão diferente.

Após a chegada de Amélia, uma moça bonita, cabelos louros, olhos cor de amêndoa e sotaque diferente, tudo começa a mudar e toma um rumo completamente diferente. Amélia era inteligente, gostava da sua nova vida no Rio, não questionava muito e não se importava com as trocas pois via seus pais felizes, cheios de idéias de construção para o futuro.

Como sempre as oportunidades vieram, e Bento e Maurício começaram seus novos negócios e desafios, mas com a chegada de Amélia, os dois amigos passam a traçar outros caminhos.

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro, é um romance escrito de uma forma incrível, fazendo com que entramos cada vez mais dentro da história e possamos ter o privilégio de acompanhar as aventuras e desafios dos amigos. Recomendo esse livro para todos os fãs de uma boa obra com a diagramação ótima para leitura.

'' Paixão passa, é um estado de excitação de alma e corpo, tal como chega, parte ao ser consumada fisicamente ou ao ser trocada por outra paixão. Amor já não, é algo que é permanente, pode até ser começado pela paixão, mas depois se transforma em algo mais sutil, mais doce, numa espécie de necessidade da outra pessoa, de estar com ela, de ouvi-la, de amá-la, mesmo que não seja fisicamente, é como encontrar o seu outro eu, saber que ele nos compreende e que será imprescindível na nossa vida para sempre. ''

site: Febre de Livro http://febredelivro.blogspot.com.br/

Milena @albumdeleitura 27/10/2018

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro
O romance se passa em Portugal, em setembro de 1930, época em que acontecem as vindimas na região do Douro. Bento é um rapaz muito humilde, que participa de sua primeira colheita de uva, a fim de conseguir dinheiro para o sustento de sua família.

Lá, além de estreitar laços de amizade com Maurício, um jovem que enfrenta as mesmas condições precárias que ele, também conhece a bela Amélia, filha de seu chefe. E a dona dos olhos cor de amêndoa mais lindos que já vira em toda sua vida arrebata seu coração à primeira vista. O contato é breve, porém, suficiente para o início de uma grande paixão.

Quando termina a vindima (temporada de colheita), Maurício propõe a Bento que viaje junto com ele para o Brasil. Apesar de mostrar-se um tanto hesitante a princípio, ele acaba embarcando nesta aventura de aparentes oportunidades, munido de ambição e determinação para enfrentar novos desafios.

"Partiu mergulhado na dor, mas levando a audácia dos jovens e a certeza dos fortes, para quem a vida é triunfada pela vontade."

Ao aportar em terras brasileiras, Bento começa a trabalhar na padaria do seu Antonio, um homem que, quando jovem, trilhou o mesmo caminho que ele. Enquanto que Maurício já tinha emprego garantido com o seu tio, um homem de muitas posses.

Certo dia, Maurício conta a Bento que está apaixonado e quer lhe apresentar a sua amada. O que Bento jamais poderia imaginar é que quem havia conquistado o coração de seu amigo fosse a mesma moça que ele conhecera na vindima e que jamais saiu de seus pensamentos.

Mesclando elementos ficcionais e não ficcionais, me vi diante de uma experiência ímpar; uma leitura enriquecedora capaz de informar e emocionar da primeira à última página.

Abordando temas como ambição, triângulo amoroso, amizade, escolhas, desavenças, encontros e desencontros, este romance histórico possui uma ambientação maravilhosa e um enredo único, no qual identificamos não só o amadurecimento dos personagens, como também a alteração de personalidade e desvio de caráter de alguns deles no decorrer dos anos.

Apesar de o desfecho não ser como eu esperava, posso dizer que é uma obra extremamente detalhista e envolvente e que tem muito a agregar a todos os apreciadores de uma boa história.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/09/dica-de-leitura174.html

Ana Mariano de Carvalho
Editora Hyria
224 páginas
Nota 4,5 🌟
"[...] É por eles que eu parto, para vencer e lhes dar uma vida melhor!
— Bento, o Brasil é a terra das oportunidades."
🍁 Já comecei o livro pesquisando e pensando sobre o que era esse título gigante e o que significava. Então comecei a ler, percebi que o seu sentido era enorme. Ela entrava na história do nosso protagonista Bento, um jovem que vive em Portugal no ano de 1930, trabalhador das vindimas (colheitas de uva). Bento se apaixona por Amélia, um jovem encantadora que abalou suas estruturas nas vindimas, sendo ela alguém de alta classe em comparação com ele.
"Nunca estamos preparados para a desgraça. Sabemos que ela virá, mas passamos uma vida inteira ignorando a morte, distanciando-a como se fosse inexistente, vivendo o tempo sem pensar ou perceber os limites, seja em que idade for, mesmo na velhice, o espectro da inexistência não nos ronda."
🍁 Poucas palavras trocadas e muito trabalho. Sua rotina era trabalhar e tentar dar uma vida melhor para sua família. Ele conhece Maurício, um homem com muitos interesses que deseja ir ao Brasil para fazer fortuna e quer levar Bento consigo, coisa que ele consegue facilmente.
"O ódio já danifica um só indivíduo, aquele que odeia, destrói-o mentalmente."
🍁 No Brasil, Bento e Maurício trabalham dia e noite, e a história vai narrando sua evolução e vida. Até o momento em que Amélia aparece lá e tudo na cabeça do rapaz começa a girar. E cada capítulo é uma surpresa.
🍁 O livro é um romance de época super bem embasado, com fatos históricos bem retratados e detalhados, acredito principalmente pelo fato de a autora ser formada em História em Lisboa. Não é muito focado no romance, tanto que o final é chocante e realista, mas sim na evolução de cada um dos personagens.
🍁 Uma leitura rápida, um tanto cansativa para os que não tem muito contato com história.

site: instagram.com/leiturasdeumasonhadora