Moda Com Propósito

Moda Com Propósito André Carvalhal

Resenhas - Moda Com Propósito

darosalari 08/04/2020

É uma leitura que acontece com fluidez e de maneira acessível, um livro gostoso de se ler. Além disso, são apontados diversos aspectos, exemplos e discussões sobre a moda como indústria, como conceito e como visão de mundo. Também é ótima a maneira que o autor relaciona moda com toda questão cultural, econômica e social, de uma perspectiva história e também atual. Minha única crítica é aos apontamentos de coaching "espiritualizado", etc. É uma perspectiva desnecessária, ela poderia escrever tudo que escreveu sem essa abordagem que aparece vez ou outra, que ia continuar sendo um livro cheio de conteúdo bom, mas muito mais informativo do que opinativo especulativo.

coldecat 02/08/2022minha estante
SIM tava esperando um livro mais acadêmico mas qnd comecei a ler e ele fala sobre signo ano de tal e vende um falso capitalismo consciente eu percebi como ele orna a narrativa a partir de uma visão privilegiada e elitista

Lu 17/09/2021

O fim da moda?
O livro é de 2015, mas a temática abordada ainda é bastante atual. Ele nos mostra a nova tendência de consumo e forma de pensar do consumidor, mostrando a importância de vender em equilíbrio com a natureza. Um ponto que me chamou bastante a atenção, foi a menção do autor para o fim da moda. De fato, antes tínhamos marcas e peças com conceito, hoje temos grandes impressoras fazendo mais do mesmo e tornando a moda um uniforme, não uma forma de expressão, criatividade e liberdade que víamos antes.

A conclusão é, não devemos demonizar o consumo, mas entender que ele precisa ser feito em equilíbrio com as reais necessidades do consumir e com o meio ambiente. Não por lacração ou modinha, mas pq esse é o único jeito de continuarmos existindo como mercado e principalmente como seres humanos

Keitth 02/10/2021

O título remete totalmente ao que se passa nas páginas.. propósito no vestir, falar, fazer, etc..
Me fez abrir a mente e conhecer novas formas e facetas da moda, com histórias e vivências citadas no livro. O que mais me cativou foi a forma como o autor nos faz olhar para nós mesmos.
? O maior privilégio da vida é ser quem você é?
Todos os dias, de todas as formas, com todas as suas qualidades e defeitos, sem olhar tanto ao redor, a viagem é para dentro de você! ??

Luana 28/07/2023

Muito bom, nos ajudar a entender o porquê da necessidade dessa transição na moda e como ela foi realizada por algumas marcas, por mais que as vezes o autor apresente uma visão espiritualizara e de auto ajuda.

lets44 12/04/2023

Não se amo ou odeio
Esse leitura ia de 0 a 10 o tempo todo, foi um mix de sensações ahhahah.
O André muitas vezes apresenta a moda real, que está oculta de muitos de nós. Fala sobre quanto ela é poluente, relatos sobre trabalho escravo (chorei), o consumismo desenfreado entre outros temas, o que nos leva a repensar a forma como fazemos a moda. É cheio de pesquisas, ideias e uma esperança para a moda ?futura?.
Para mim o maior problema desse livro, são as palestras coaching e de ?auto ajuda?. Entre um capítulo e outro ele surgia com uma ideia totalmente fora da realidade. O que acabou deixando a leitura cansativa, capítulos logos em que a moda era deixada de lado. Acabei tendo dificuldade para ler, pois esse tipo de assunto não me desperta o menor interesse.
Mas ainda assim, acredito que os pontos positivos superaram os negativos, e fez com que essa leitura valesse a pena.

mell 03/04/2023

O lado feio da moda
O livro traz bastante qual é o propósito da moda, por que? como? o que?, e é muito bom o decorrer do livro que junta com diversos assuntos importantes no mundo não só da moda. É interessante como grande parte do livro ressalta como a indústria da moda é poluente e que precisa melhorar muitos aspectos. Não traz somente a visão de algo bom e bonito que as pessoas estão acostumadas a ver e a amar, mostra o lado ruim, o lado que mata, o lado que polui, o lado que escraviza, o lado feio da moda.

Aline 10/06/2020

Informativo e instigante
O autor trás dados pesquisados e experiências próprias que te fazem repensar em o que você é e o que quer pra sua vida e seu futuro,o que realmente vale a pena e o que é consumismo e desnecessário,uma leitura recomendada não só pra quem é da área da moda,mas pra todos que desejam fazer algo por um mundo melhor,menos consumista,menos poluído,menos explorador.

idkvixo 19/07/2021

Esse livro é daqueles que te fazem refletir e pensar muito sobre a sua relação com o mundo, relacionando política, meio ambiente e sustentabilidade com moda. A linguagem é super fácil e divertida, não é daqueles livros que acabam dando sono.

jul 26/05/2022

Um livro pessoal
acho que TODO O MUNDO deveria ter o privilégio de ler esse livro, não importa se você faz moda ou não, é um livro necessário para Você.

A visão que eu tinha antes de ler esse livro, era muito primitiva. Ideologias, propósito, consciência, tudo veio com uma bagagem FENOMENAL. Um livro acima de tudo, pessoal que me fez olhar de dentro pra fora.

Moda com propósito é um leitura necessária.

Laura.Gadelha 07/09/2022

Gratiluz e capenga
A todos interessados por moda e sustentabilidade esse é um dos primeiros livros que aparecem como referência. Difundido por blogueirinhas de moda sustentável e pequenos empreendedores, parece uma boa escolha para começar.
Dissuadido pelo discurso de encontrar o propósito da sua marca de moda, o leitor fica na espectativa de encontrar a grande a razão do livro ser tão aclamado nessa àrea. Passando por um caminho tortuoso de discursos marqueteiros de encontrar motivação, essência, me dei conta de que estava lendo um empresário típico de uma marca da zona sul do Rio de Janeiro vendendo um discurso de espiritualidade gratiluz para dizer que a sua marca se diferencia por ter propósito. Sim, André Carvalhal tem um trabalho respeitado na sua área, em marcas icônicas cariocas, porém o livro não passa disso. Uma auto-propaganda e um discurso tilelê empacotado.
Vocês lembram do caso do grupo de empresários golpistas que vazou menos de dois meses para as eleições de 2022? Então, um dos empresários reverenciados nesse livro é o surfista Morongo, da Mormaii, pelo seu "genioso" projeto social. É, sim, ter propósito, ser sustentável, nesse livro é sobre discursos de espiritualidade superficiais e fazer caridade para os "coitados" dos mais pobres. Mas na hora da prática política real, de votar no presidente diretamente responsável pelo maior desmatamento dos últimos tempos não vemos isso. É típico das marcas de moda da elite carioca, uma hora os vemos reproduzindo estampas escravocratas e em outra fazendo trabalho comunitário com indígenas.
André Carvalhal não tem nada a ver com Morongo até onde eu sei, e não estou o acusando de nada. Apenas relatando minha decepção com a superficialidade no discurso desse livro. Há quem se beneficie dessa leitura, se você ler com uma chave 100% de marketing. É normal isso nesse campo. Fórmulas prontas e motivações.

nanahxis 15/06/2018

Maravilhoso!
Moda com Propósito é mais do que um livro de moda ou negócios, ele empodera nosso ser, nos ajuda a quebrar paradigmas e a despertar para uma nova visão de mundo, mais alinhado à natureza e, como o título já diz, com mais Propósito.
Você não será a mesma pessoa depois de lê-lo! Acredito que não só quem estuda moda ou quer empreender na área devia ler, mas todas as pessoas que querem ajudar a mudar o mundo em que vivemos. Vale muito a pena!
PS.: Como eu não tenho problema com isso, marquei ele todo à lápis, porque é inevitável! Tem muitas passagens que valem a pena revisitar de vez em quando!
Cintia.Calmon 29/03/2019minha estante
Olá, amei o seu comentario, aguçou mais ainda minha vontade de lê-lo.
O livro é seu? Você empresta ou tem interesse de trocar?
Um abraço,
Cíntia

nanahxis 19/01/2022minha estante
Oi, Cintia.Calmon!
Desculpa por ter levado tanto tempo para te responder, me perdoe.
Quando você me enviou essa mensagem fazia pouco mais de 2 meses que eu tinha ido embora do Brasil e, provavelmente não vi a mensagem. Vou te enviar uma DM para falarmos.

Thami 26/07/2019

Muito além do que eu esperava, um livro pra expansão da consciência
O André escreveu com maestria, aprendi muita coisa com esse livro!
Tanto que, acabei usando-o como referência principal no meu TCC de fotografia.
Esperava que fosse ficar só no âmbito da moda, mas contempla um olhar holístico para várias outras temáticas que não se passam na nossa cabeça questionar! Soube colocar informações relevantes, para a era que estamos vivendo e também sobre o que virá na nova era.
Motivador e poderoso