Ei, Você! Aprenda A Amar

Ei, Você! Aprenda A Amar Luiz Filipe Lago de Carvalho

Resenhas - Ei, Você! Aprenda A Amar

Amiga Leitora 29/05/2017

BLOG AMIGA DA LEITORA
Alguns meses atrás passei por uma crise muito feia no meu relacionamento amoroso, e por ironia do destino - ou não - tive a oportunidade de estar lendo 'Ei, você' Aprenda a amar', que realmente me fez abrir os olhos para um problema que já existia no meu namoro há algum tempo, e que deu consequência para essa grande crise que nos atingiu. Além do mais, a obra me fez reconhecer que o erro não vinha de apenas um lado do relacionamento e sim dos dois.

Em 'Ei, você' Aprenda a amar', o autor nacional Luiz Filipe Lago de Carvalho começa com a gritante realidade de que o amor é 5% sorte e 95% dedicação, porque quem ama sente a vontade de ver o outro feliz, baseia suas escolhas na outra pessoa e se esforça por ela. E isso é a mais pura verdade, além de ser algo obvio, algo que quem ama já sabe, já viveu e aprecia. A questão é que o amor é muito semelhante a uma semente, e quando deixamos ou nos esquecemos de nos dedicar a esse amor para que ele continue sempre crescendo, lindo e sadio como uma planta, ele tem grandes chances de não sobreviver, de ser atacado por diversas 'pragas'. Por isso amar é sim uma questão de escolha, somos totalmente responsáveis por aquilo que plantamos, e se um relacionamento chega ao fim, não é porque não foi amor, mas sim porque alguma das partes - ou as duas - em algum momento não soube cultiva-lo.

A narração de Luiz Filipe não flui como a de um contador de histórias, e sim como a de um amigo intimo, especialista em amor, com o qual temos o maior prazer em bater aquele papo inteligente, aquele papo cabeça, que só tem a acrescentar em nossas vidas. Me senti como no filme Frozen, tendo um amigo especialista em amor (hahaha). E por falar nisso, algo que tornou este livro ainda mais incrível, foram as várias referências a séries, filmes e livros que o autor inseriu no decorrer dos capítulos. Tanto que na própria capa podemos identificar a trompa do seriado 'Como eu conheci sua mãe', que traz o romântico incurável Ted.

Quando finalizei a leitura juro que queria ter condições financeira de comprar uma caixa cheia desse livro e sair distribuindo para as pessoas que eu amo, pessoas que vira e mexe estão com problemas em relacionamentos não só amorosos como familiar, pois o que Luiz Filipe nos desperta ao falar de amor pode ser aplicado para as mais diversas relações, seja ela entre pais e filhos, amigos, namorados e etc.

'Ei, você' Aprenda a amar', realmente me fez ver algo que eu não queria enxergar, e graças a esta leitura eu saí em busca da minha felicidade, reavaliei meu modo de pensar, consegui tomar decisões e analisar o meu problema amoroso por uma outra perspectiva. Isso (e outras coisas também) consequentemente me levou a caminhos do qual já tinha me desviado, onde quando temos um ensinamento baseado em coisas boas e no amor, a vida facilmente se ajeita.

Portanto, agora eu te pergunto: você sabe amar? Você está tomando atitudes pensando em que forma isso irá atingir as pessoas que ama? Você realmente trata as pessoas amadas da mesma forma que gostaria de ser tratado? Você vive cada momento ciente de que pode ser o ultimo contato, o ultimo beijo? Está abrindo mão de coisas irrelevantes para que o relacionamento tenha harmonia, para fazer a outra pessoa feliz? Está existindo conversa para que ambos os lados coloquem tudo sobre a mesa e procure uma solução que agradará os dois? Ou você simplesmente está vivendo em um relacionamento por status? Sabendo que não é essa a pessoa que você quer do seu lado para o resto da vida, para criar seus filhos, construir um futuro juntos, amar e respeitar até que a morte, apenas a morte, os separe? Pois se não é para ter um relacionamento com a pessoa que você quer que seja a sua outra metade, é melhor nem começar, quando fazemos isso a consequência é nos ferir ou ferir os sentimentos dos outros.

Evidentemente não só eu, mas muita gente ainda precisa praticar o amor! Na teoria, a maioria de nós sabemos sim amar, mas infelizmente, por alguns motivos 'idiotas' acabamos não praticando, não se dedicando ao amor. E é aí que as coisas ruins acontecem, quando pensamos no amor apenas como algo que merecemos, esquecendo que é algo que também precisamos dar. Por isso eu indico essa leitura para todos sem exceção, o mundo está precisando sim de atos de amor, as pessoas precisam sim avaliar seus relacionamentos, independente se já é algo que dura anos, pois se é amor tem sempre como melhorar. Você vai finalizar essa leitura com uma outra perspectiva do que é realmente amar, isso eu tenho certeza.

*Escrito por Thais Teixeira do BLOG AMIGA DA LEITORA

site: http://www.amigadaleitora.com/2017/05/resenha-ei-voce-aprenda-amar.html