O Despertar da Senhorita Prim

O Despertar da Senhorita Prim Natalia Sanmartin

Resenhas - O Despertar da Senhorita Prim

Marília 20/04/2024

L'amour che move il sole e l'altre stelle
Acho que uma das minhas sensações favoritas é terminar um livro 5 estrelas kkkk
Comecei a ler por indicação da minha amiga @briele e simplesmente amei! queria tirar umas férias em Santo Irineu e ficar amiga de todos lá.
Adorei as conversas reflexivas, as visões sobre assuntos importantes (que pra mim fez mto sentido) e sobre a beleza "Não se surpreenda se finalmente descobrir que a beleza não é um quê, mas um quem"

Como disse minha amiga tbm fica um lembrete pra Marília do futuro reler esse livro que ganhou espaço no meu coração ??

gabrielequeiroz 17/04/2024

"Como não conseguir parar de sorrir se a cada passo que dava uma voz lhe apontava que o ano, o mês, o dia, a estação, o lugar e até o instante são abençoados? Era impossível lutar contra isso, e ela não queria combatê-lo de maneira alguma."

Encontrei esse livro quando estava estudando um professor de filosofia que falava sobre a Feminilidade. Assunto este que me faz repensar meus antigos conceitos e o tipo de mulher que realmente quero ser. Então, quis dar uma chance a srta. Prim e.... me encontrei dentro dela. Mulher orgulhosa, cabeça dura e com tendência aos dramas. Ela recebe um chamado pra repensar seu jeito e suas convicções quando se muda pra uma vila de pessoas excêntricas e estudadas, onde a tradição vence a modernidade. Lá ela fará amigos, revisará antigas crenças e confirmará outras, descobrirá o prazer das pequenas coisas (como poder respirar ar puro), falará sobre livros, se sentirá parte de um lugar especial e até... encontrará um amor?! (muitas emoções pro coração da srta. Prim e pro nosso também!)

No fim das contas, fiz essa resenha para mim mesma daqui a alguns anos para me lembrar de reler essa pérola. (Gabi, leia este livro daqui a alguns anos!!)

ps.: e se você está de dieta como eu saiba que a quantidade de vezes que eles tomam chocolate quente e comem bolinhos e biscoitos nessa cidade chega a ser cruel!!! já quero um chá da tarde com minhas amigas... s2s2
Marília 20/04/2024minha estante
Kkkkkkk adorei essa resenha! A vontade de provar o chocolate da vila é gigante kkkkk

Marília 20/04/2024minha estante
Vou colocar esse lembrete pra ler do novo tbm! Tô amando demais a indicação ???

Sognatrice 13/04/2024

Simplesmente encantador!!
Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas, mas no decorrer da leitura fui me apaixonando pela história, pelos personagens, pelos diálogos, ou seja pelo livro no geral. Um dos melhores livros que eu li esse ano. Um livro que fala sobre livros, Itália, beleza, amor, fé. Simplesmente encantador!!

miaabookss 17/03/2024

O despertar da senhorita Prim
"O Despertar da Senhorita Prim", é uma obra encantadora que nos transporta para um mundo simples e atemporal. A história gira em torno de Prudência Prim, uma bibliotecária culta e independente que aceita um emprego como bibliotecária particular em Santo Irineu de Arnois, uma pequena vila onde o tempo parece ter parado.
O livro explora temas como amor, tradições, amizade e a busca pelo significado da vida, tudo isso com uma narrativa poética e fluída.
O ponto central da história é a relação entre Prim e seu patrão, o ?homem da poltrona,? o qual nunca nos foi revelado o nome, é um homem de classe, culto e inteligente. Prim, por sua vez, se mostrava um tanto ignorante, não aceitava algumas coisas e reclamava bastante, o que me despertou um certo sentimento de desgosto pela personagem.
Entretanto, sua evolução ao decorrer da história é notável, só achei que demorou, perdendo uma estrela por isso.
Em resumo, a história é cativante, cita diversas obras clássicas e filosofia, apesar de ser um pouco monótona devido à narrativa clássica, é uma leitura rápida e leve. Só senti que o final deixou a desejar, ficou muito em aberto, por isso a nota.

najuhonorato 02/03/2024

Bom de ler.
Livro muito bom, indicaria a leitura pra pessoas que gostam de romances e estão começando a se interessar por temas que envolvem espiritualidade.
Os personagens não são muito profundos e os temas também não são abordados de maneira muito profunda.

biancaporrtela 23/02/2024

Criei muitas expectativas e me frustrei um pouco
Eu não sei da onde eu tinha tirado que esse livro teria um final muito bom. não foi ruim, mas, eu esperava que a Prim realmente fosse ter uma grande mudança. na verdade, o título do livro deixa até que claro que é um "despertar", e não uma mudança ? eu acabei imaginado um final totalmente diferente, mas, ainda assim, não deixou a desejar

Ana 13/02/2024

O despertar da Senhorita Prim
Esse livro fala mais sobre mim do que sobre a Senhorita Prim. Confesso que iniciei a leitura, e com o passar das páginas, o desfecho já estava pronto na minha cabeça.

Mas, não. A autora conseguiu abordar temas muito interessantes que atualmente pouco se tem falado, sentido, refletido.

O homem da poltrona é um grande sábio e com sua inteligência lapidada, consegue transformar o comportamento ?moderno? da Senhorita Prim para um sentido mais tradicional, apesar da ?ignorância? dela ao saber que ela não era uma mulher feliz por saber tantas coisas, ter tantos diplomas mas, na verdade, não sabia o essencial.

Quantas vezes precisamos deixar os nossos ?diplomas? de lado para entender realmente o sentido da vida e das coisas. Entender que em todos os momentos Deus está presente nas pequenas coisas, no silêncio, na natureza, no andar devagar, na leitura de livros essenciais, na calma, no olhar paciente, na delicadeza de um bom café, de uma boa conversa despretensiosa...

Fiz uma leitura calma, me vi muito na vida da Senhorita Prim, aprendi muito com o homem da poltrona e destaquei muitos trechos do livro para reler em um outro momento. A exemplo:

?[...] Foi aqui que ela descobriu que a inteligência, esse dom maravilhoso, cresce no silêncio, e não no barulho. Foi aqui também que ela aprendeu que a mente humana, verdadeiramente humana, se alimenta de tempo, de trabalho e de disciplina? (p. 77).

Sabrinabede 26/01/2024

O despertar
Oque posso falar desse livro? É o meu primeiro livro desse estilo,e posso falar que foi um experiência mais que agradável. Os personagens são encantadores e não é preciso se esforçar para gostar deles,mas o oque mais me pegou foi a riqueza espiritual e intelectual desse livro,esse livro tem uma beleza de tamanha quantidade,e percebo que não focou somente no romance e sentimentalismo mas ao mesmo tempo mostra nitidamente bem esse "casal",e a autora conseguir realizar isso é incrível!

Eu amei esse livro,posso ter certeza que é o meu favorito do momento e queridinho?

Debs 26/01/2024

Que livro chato. História chata e vocabulário difícil. Não gostei. Esperava que ficassem juntos no final e foi bem morno. Tinha muitas expectativas com essa capa, mas me iludi kkk

Lidia 23/01/2024

Confesso que a leitura foi arrastada pra mim mas creio que eu li logo depois de ter lido um romance clichê e bobo, mas a história é interessante
Liv 20/02/2024minha estante
Oi!! Alguém te recomendou o livro?

Nadja Maria 18/01/2024

O despertar da senhorita prim
Esse livro não foi nada que imaginei ser quando li a sinopse! Achei que a história não me cativou, não vi sentindo em ler , não trouxe nada de interessante pra levar pra vida, foi uma perda de tempo!

Jhenifer 13/01/2024

Sem graça
O livro é chato, sem emoção e sem graça alguma, a história é arrastada, durante todo o livro nada acontece e o final consegue ser pior ainda, todo apressado sem muitos detalhes.

Sabrina 08/01/2024

"O amor que move o sol e as estrelas", Dante Alighieri ???
Essa frase resume muito bem este pequeno livro. E o amor não move somente as estrelas e o sol, ele move as nossas vidas. Não é atoa que DEUS É AMOR!

Quão sem brilho é o conhecimento sem a luz do amor! Quão triste é a vida sem alguém para amar, sem alguém para se doar. Quão desanimador é trabalhar sem amor, somente pelo dinheiro.
Vemos isso novamente com a Senhorita Prim, que encheu o seu currículo de formações, mas não sua vida de amor e como foi estranho para ela apreciar as vidas que viviam simplesmente pelo amor. Mas ao final ela aprendeu! Teve que deixar o orgulho de lado e abraçar as pequenas coisas.
Ler o seu desenvolvimento e libertação da "dureza modernista" foi muito belo, e também me fez me desprender e me desenvolver. Afinal, sábio é aquele que aprende com os erros dos outros ?

Leitura muito cativante e cheia de referências católicas que deixam o coração quentinho e reflexivo. Sem dúvidas recomendo a leitura! ??
Liv 20/02/2024minha estante
Depois de ler as resenhas e me deparar com alguns feedbacks bem ruins, fiquei muito feliz em encontrar essa resenha, aqueceu o coração! Tão bom ver alguém que compreendeu a essência do livro de maneira tão bela e radiante, esse livro é muito precioso. Se fosse possível favoritas uma resenha a sua seria favoritada!

Sabrina 20/02/2024minha estante
Ah que belo o seu comentário, me deixa feliz saber que gostou e que consegui expressar bem a essência desse senhorito tesouro ???

Liv 20/02/2024minha estante
De primeira, também tive a mesma opinião, mas minha irmã abriu meus olhos! Acredito que o final não foi focado justamente no romance, porque esse era o nosso foco, mas não o da autora. Ela queria testemunhar o "despertar da senhorita Prim" seu despertar intelectual, despertar do mundo moderno, despertar para a vida, despertar para o que tanto buscou, o Belo! O romance não aconteceu porque ela não estava preparada, ela ainda era muito sentimentalismo barato e mordenismo. Nós também não estávamos preparadas. Mas, todas sabemos que Prudência se tornou católica em Nursia e voltou para Santo Irineu para casar-se ?

Leticia.Mateuzi 22/02/2024minha estante
O que mais me incomodou não foi a falta do romance, mas sim o como o "despertar" dela foi corrido. Eu queria que tivesse sido trabalhado melhor, contado em mais detalhes a mudança de pensamento e como foi o processo como um todo. Esperei isso o livro inteiro para no fim ter apenas um capítulo que não foi tão completo quanto merecia. Ela era extremamente teimosa e eu estava com muita vontade de acompanhar a mudança de pensamento durante toda a viagem, mas não foi assim. Foi um resumo rápido. Ao menos, foi isso que senti ao finalizar a leitura, mesmo entendendo como foi o destino final da personagem.

Liv 24/02/2024minha estante
Realmente, fez muita falta. Poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. ?