Demolidor - A Queda de Murdock #01

Demolidor - A Queda de Murdock #01 Frank Miller

Resenhas - Demolidor - A Queda de Murdock

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luís ferreira 05/01/2024

Material essencial para quem é fã do gênero
Esse material é simplesmente o maior arco do personagem, simplesmente pelo fato dele focar no homem e não no herói, a queda com a perca da vida do matt como ele conhece e o ?renascimento? que ele sofre ao reencontrar a sua mãe e se ver no bairro onde nasceu é muito simbólico e bonito, realmente foi uma abordagem diferente que não se vê normalmente em estórias de super heróis, o texto do frank miller aqui é sensacional e fluido e não vou nem comentar sobre o desenho do mazzuchelli que é primoroso.

Basicamente quem não tem esse trabalho pode ir sem medo, é uma leitura densa e muito dinâmica, recomendo fortemente esse material a todos.

Leandrinho.Ribeiro 04/09/2023

Não é à toa que tem a fama de melhor hq do Demolidor!
Desta vez, a dupla Miller e Mazzuchelli ultrapassaram os limites de hq de supers. O amor da vida se um herói caído usuária de drogas, envolvida em filmes baratos, se prostituindo... e para continuar nesta vida, entrega a identidade do homem sem medo para o maior chefe do crime organizado. Que quadrinho maravilhoso!

Mark_Literário 03/09/2023

Queda e renascença
Escrito por Frank Miller, A queda de Murdock levou o advogado cego ao extremo em uma história envolvente do início ao fim onde, após uma tentativa falha de buscar uma nova vida em Los Angeles, Karen Page, antiga secretária de Matt, acaba por se envolver com drogas, tornando-se uma viciada que vende a identidade secreta do herói por uma dose. Com a revelação de sua identidade secreta ao rei do crime, sua vida vira de cabeça para baixo, perdendo seu emprego, sua casa, e sua dignidade. A série da Netflix até buscou adaptar o arco, mas falhou em não abordar grande parte dos temas que circundam a história, como o vício em drogas, o abuso, a corrupção além das críticas as ações militares da época, que fazem dessas uma das melhores histórias do demônio da cozinha do inferno.

Aidan.Paim 30/08/2023

Miller nem sempre acerta, mas quando acerta
Dificilmente iremos encontrar um autor que entendeu e entregou tanto ao homem sem medo do que o velho Miller. Basicamente, todo o trabalho de Frank escrevendo sobre Murdock é excepcional, e está talvez seja a obra mais aclamada. Não vou entrar no roteiro, isso estragaria a leitura, vamos falar da construção dessa história. Frank nos apresenta um conto de subjugação e perseguição, onde vemos até onde homens poderosos conseguem destruir a vida de bons cidadãos, com um simples tilintar de seus dedos e colocando dinheiro nas mãos certas. A mensagem fica ainda mais pesada quando vemos que o alvo é justamente um heroi. Existe uma certa tristeza shakespeariana nisso. O mesmo homem que atravessa telhados sem se preocupar, luta para não perder clientes e amigos, derruba inimigos sem nenhum esforço, tem a tremenda tarefa de não ser despejado. E tudo que é feito é com o objetivo claro de afastar a todos e mimar mentalmente Murdock. Aqui conseguimos fazer nossa comparação com a realidade material. Não é isso o que vemos no nosso dia a dia? Homens e mulheres de caráter tendo suas vidas destruídas por aventureiros de plantão e politiqueiros, com objetivos escusos ou por pura prepotência? Quantos não tiveram vidas arruinadas por uma simples fofoca contada nos ouvidos certos? A Queda de Murdock ganha sei espaço entre os clássicos por isso. Por conseguir coçar um ser super poderoso na posição mais amedrontável e fragilizada da nossa sociedade: o homem comum. E perceba, não é a queda do demolidor, é de Murdock. É o homem por trás da máscara, assim como nós sentimos as dores da vida e da ganância de poucos no nosso íntimo, para além das máscaras sociais. Felizmente a história traz soluções para o alento do personagem. Claro, ele passa por poucas e boas e leva porradas que muitos trabalhadores reconhecem bem. E a saída desse homem foi se apegar ao conhecido, ao que estivesse mais próximo e desse força para se levantar. Esta parte final é sem dúvidas a fase mais bela e enriquecida de significados da história. Belo pelo simbolismo, a referência ao caminho do calvário de Cristo. Murdock se vê na lama, largado sozinho, e tira de dentro de si forças pra se reerguer. Passa por um caminho árduo de redenção, de aprendizado e de busca por forças até o derradeiro enfrentamento de seu algoz. É muito além de uma história de heróis, é um recado à sociedade corrupta e desgraçada que somos forçados a viver. Uma lembrança de como a máquina é operada por poderosos, e que se desagrada-los não terão pena. Francamente, dificilmente veremos uma época tão rica de histórias e contos na Marvel do que o período dos anos oitenta. Um clássico entre clássicos, leiam.

paty.0 13/07/2023

Eu sinceramente achei a história muito chata, pode ser por causa esse é meu primeiro contato com o demolidor, mas eu li na marra, a arte não é ruim, só não funcionou pra mim

Caroline 21/06/2023

Lendo por uma indicação e junto com alguém q gosto fica até bem mais legal. Para o início foi algo realmente bom, surpreendente e com uma boa ambientação para quem não sabe muito sobre o herói.
Expectativas altas para as continuações

Vicente 17/05/2023

"Nunca acreditei naquele papo de que a gente relembra a vida inteira antes de morrer... Nunca achei que desse tempo... Afinal, acontece tanta coisa na vida... Mas pouco, terrivelmente pouco... Que importe..."

Henricas14 19/04/2023

A melhor "queda" do demolidor
Um clássico de Frank Miller, a queda de Murdock é uma das leituras clássicas da marvel. O declínio psicológico e social do Matt, da Page e do Ben com o decorrer da história cria camadas e dilemas bastante interessante para os personagens, tendo um peso cada vez maior com progresso das atitudes do Rei. Mas, incomoda um pouco a relação do Matt e da Page que é resolvida facilmente, sendo que ela foi a responsável por todo o caos vivido por ele e o acrescimo do vilão americano, que "saltou de paraquedas" na história, juntamente com o capitão. Além disso, a história deixa muitos momentos vagos do meio ao final. Matt não faz nada em relação a mãe dele, mesmo sabendo da vdd? Como ele vai ter a vida normal com o Rei do crime sabendo qm ele é ? Acredito que isso é explicado em outras hqs extras, mas fica vago no arco principal.
Apesar disso, os pontos positivos são mais favoráveis, sendo uma história gostosinha de se ler

Doni dom 28/03/2023

Decepcionei
Eu achei que essa seria uma das melhores histórias do demolidor,mas ela é muito chata, não porque ele perde tudo, é porque essa história é chata mesmo só o início e o final são bons

Fabiana.Ferreira 10/03/2023

Meta, reler quadrinhos clássicos da minha infância. Esse por sinal é maravilhoso para quem gosta de super heróis sofridos e bem construídos. Maravilhoso

lelê 31/12/2022

o demolidor de frank miller merece a fama que tem. é incrível como mostra que o rei pode destruir qualquer um, inclusive o matt

Cristiano.Cruz 02/12/2022

Obra Prima da Marvel
Angustiante, tenso e ao mesmo tempo vibrante. Após começar a ler A Saga do Demolidor, recém-lançada pela Panini, e que traz a fase capitaneada pela escritora Ann Nocenti, comecei a questionar a visão da autora em questão, e decidi, antes de continuar sua leitura, retornar a este clássico que traz de volta Frank Miller ao título do demônio da cozinha do inferno. E após a releitura de apenas dois capítulos (dois exemplares norte-americanos) é surpreendente confirmar a dificuldade que é substituir um mestre da nona em arte em sua melhor forma. Mas após um início titubeante, Nocenti consegue mostrar a que veio, principalmente após a adição de Romita Jr. no elenco. Mas reforço, cada página da queda de Murdock pulula de emoção esfuziante, que os quadros mal conseguem se conter dentro das linhas.
A Queda de Murdock é o ápice da carreira de um escritor com um personagem. Demolidor - o personagem - ganha com este arco de estórias os mesmos louros que Frank Miller e David Mazzucchelli auferiram, ou seja, uma contribuição recíproca mais que merecida. Mas para que isso aconteça a vida de Murdock é vilipendiada de cabo a rabo, sem limites.
Pena que a edição brasileira publicada pela Salvat careça de um índice e de páginas enumeradas; mas para compensar conta com uma pequena, mas bem informativa dose de extras.

Cauzitoz 11/10/2022

A maior história da Marvel.
Essa é pra quem diz que a casa das ideias não tem clássicos, de fato um soco bem dado para realmente não se ter o que falar.
Faz valer todas as avaliações positivas e exuberantes dadas. Além de ser minha graphic novel favorita, não só do Demolidor, mas também de todas as que já pude apreciar, é a história mais genial de todas as já publicadas na editora vermelha! É soberbo, majestoso e riquíssimo! A história definitiva do Homem Sem Medo, e uma das maiores obras da nona arte de todos os tempos.

"Um homem sem nada é um homem sem medo..."

1 | 2 | 3 | 4 | 5