Contra os novos despotismos

Contra os novos despotismos Norberto Bobbio




Resenhas - Contra os novos despotismos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Andre.28 24/03/2020

O perigo dos Novos Despotismos
Analisando os problemas políticos dramáticos e periclitantes do mundo contemporâneo, este livro escrito pelo cientista político e jurista italiano Noberto Bobbio trata de trazer luz à obscuridade do presente e do futuro, sobretudo do panorama político italiano. O livro, na verdade, é um compilado de textos, entrevistas de Bobbio e também análises de discursos do próprio Bobbio feitos a partir da visão de outros intelectuais convidados.
Bobbio faz uma abordagem crítica dos problemas do despotismo moderno, em especial o movimento ‘Forza Itália’ do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berluscone. Crítico ferrenho do ‘berlusconismo’, Bobbio apresenta a tendência autoritária deste governo através de uma análise política e histórica dos movimentos partidários na Itália, desenhando uma trajetória histórica em paralelo aos desafios modernos e aos receios de um mundo cada vez mais preenchido por governos de tendência autoritária e despótica.

Essencialmente o livro trata da crise dos partidos políticos na Itália, desde a proliferação do sistema pluripartidário a formação personalística dos partidos (partidos pessoais), destituídos de programas e envoltos em discursos demagógicos, de propósitos pessoais e vazios. Bobbio trata, de forma preocupada, do período do “oligarca” que concentra os poderes, no papel cada vez mais predominante do dinheiro e no perigo das influências “ocultas” na política. Ele, como bom pessimista, não aponta remédios, apenas analisa de forma cética o futuro desse despotismo contemporâneo.

O despotismo é caracterizado como o movimento político de poder que tem como tendência permanente a concentração de poder no executivo visando a corromper as formas de governo legítimas, desrespeita a separação entre os poderes (executivo, legislativo e judiciário), abusa de poderes econômicos e de mídia, e utiliza de um modelo demagógico de deslegitimazação dos adversários e críticos, de forma a promover-se pessoalmente como figura excepcional.

O déspota, ou político autoritário, faz de tudo para alimentar ainda mais o papel pessoal envolta da sua figura, concentrando poder, atacando a política tradicional, e manipulando a opinião pública através do controle da máquina midiática (Berluscone é proprietário de três emissoras de TV e outras tantas mídias impressas). O livro trata de questões específicas, a narrativa não segue uma ordem temporal, mas se preocupa em basear-se nos conceitos. Para quem gosta análises de ciência política e história, esse livro é um prato cheio.

Analisando a teoria da democracia weberiana, e, subsidiariamente, sua teoria da demagogia, o livro vai refletir de modo direto, ou indireto, em diversos pensadores políticos da primeira metade do século passado. A transformação de um governo baseado em leis para um governo baseado em homens (processo de personificação política) representa a degeneração da democracia contemporânea já tão combalida. De Aristóteles a Max Webber, o texto vai discorrendo sobre as abordagens dos problemas históricos, sobre a demagogia e o despotismo, criando pontes de análise com o panorama político presente. Bobbio cria um caleidoscópio de análises políticas, ressaltando os perigosos despotismos contemporâneos. Tão atual impossível!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR