Wonder Woman: Warbringer

Wonder Woman: Warbringer Leigh Bardugo
Joseph Rudyard Kipling

Resenhas - Wonder Woman: Warbringer

Thamih 15/10/2022

É legal ver o lado adolescente de Diana, sua adaptação a um mundo novo e tecnológico. Ao mesmo tempo, bastante forçado e mais infantil do que eu esperava. Depois de certo ponto, li mais para terminar, pois me decepcionou como livro.

Nati 17/12/2019

"I am done being careful. I am done being quiet. Let them see me angry. Let them hear me wail at the top of my lungs."
Esse era um livro que eu estava bem ansiosa para ler, não só por que Mulher Maravilha é uma das minhas personagens favoritas da DC, mas por que eu adoro a Leigh Bardugo. E, olha, não desapontou. A Leigh conseguiu humanizar um pouco a Diana, fazê-la mais relacionável - ao invés da deusa incrível e praticamente invencível que conhecemos, aqui vemos uma Diana que sabe do que é capaz, mas que se sente insegura de seu lugar entre as Amazonas por ter nascido na ilha, não ter se provado em combate ainda e ser 'protegida' pela mãe. Ela ainda sente que tem muito o que provar e isso acaba desenrolando todo o plot. É muito legal ver a evolução dela ao longo da história nesse sentido, assim como a compreensão do mundo humano (as cenas mais engraçadas são as dela levando as gírias e expressões ao pé da letra).

Amei a amizade que ela desenvolve com a Alia (que, aliás, é uma personagem que se desenvolve muito ao longo do livro e gostei muito como protagonista também), e junto com a Nim elas formam o trio dourado dessa história. O plot em si também é interessante, com a autora resignificando a história da Helena de Tróia e as guerras mundias, além de uma vibe de missão meio Percy Jackson que eu amo. O livro não traz muitos plot twists, e aquele que propõe pra mim é uma das poucas coisas que desgostei aqui - é algo que já se anuncia desde o início do livro.

O vilão também é outro ponto bem fraco. Eu não consegui me conectar, entender suas motivações (que são batidas e fracas) e o personagem em si desde o início não me inspirou nenhum sentimento além de irritação. Os antagonistas secundários são mais interessantes e mais assustadores e no final foram meio jogados pra escanteio de forma bem aleatória - acho que poderiam ter sido melhor aproveitados. Porém, a resolução do plot é bem feita e a história no geral é fluída. Poderiam ter alguns momentos a mais com um ritmo mais acelerado, mas esses momentos mais calmos servem muito para desenvolvimento dos personagens, e é algo que a autora sempre faz, então não é algo que tenha me incomodado.

Gostaria sim de ver mais da Diana nesse período e não me oporia à lançarem mais livros da Mulher Maravilha escritos pela Leigh Bardugo. Uma leitura que me trouxe o que eu esperava e me deixou super feliz.