Até o Fim do Mundo

Resenhas - Até o Fim do Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Juliana.Leite 20/01/2024

Superficial...
Quando li a sinopse achei que fosse ser um livro que carregaria muitas reflexões profundas (mesmo os personagens sendo jovens estudantes), mas quando li, senti que o início foi pra esse caminho e depois virou uma história rasa de disputa de amor, desilusão amorosa, competição para ficar com alguém... E o asteróide que causaria o fim do mundo, acabou ficando em segundo plano.
Não é um livro grande, a linguagem é simples, mas demorei um pouquinho para ler porque a história realmente não estava me prendendo.
Não é um livro que passaria pela minha cabeça para ser recomendado.

Lucas1429 15/01/2024

Poderia ser bem melhor.
Eu não tinha expectativas nenhuma com o livro; minha única, claro, é de que fosse bom, mas depois de terminá-lo e parando pra pensar bem acho que ficou só abaixo do medíocre.
Na minha visão o problema central do livro se encontra nos personagens, que são muito mal construídos, desinteressantes e clichês. Ao meu ver o autor até tenta subverter esses clichês, mas não se sai nada bem. Ainda sobre os personagens, tá certo que são adolescentes, mas caramba, eles tão sempre tomando atitudes questionáveis e sem sentido; você não consegue simpatizar muito com eles, mesmo em momentos muito dramáticos, ou pelo menos que deveriam ser.
Outro problema é a ambientação que não é lá grandes coisas. É um apocalipse global, mas eu senti que faltaram coisas para que de fato parecesse com um. Senti que a boa premissa foi desperdiçada com uma ambientação mediana e com dramas pouco “eficientes” .
A escrita não tem nada de muito ruim, ela é bacana, fluída e pelo menos me prendeu, não foi um livro sufocante de se ler. Foi o primeiro livro que li depois de certo tempo parado, de início gostei, mas eu acho que quanto mais você pensa nele pior fica. Num geral, é tudo médio de mais ou até abaixo disso. Ainda assim, se quiser ler, leia. Só não vá com muita sede ao pote, talvez você não encontre a água que procura, kkkkkk.

Letcia_all 24/11/2023

Horrível
Esse livro é horrível, foi uma decepção ler ele, joguei meu tempo no lixo!!! A proposta que ele trás é intrigante, mas a história em si, é uma merda.

Nhyx0 19/10/2023

Carpe diem - Um estrela só pela premissa
Esse livro foi uma das maiores decepções do ano. Estava flertando com essa história há anos... A premissa foi absurdamente instigante, mas a execução foi uma droga, para dizer no mínimo - do tipo que se usa na oncologia, sabe? Foi uma tortura continuar esse livro. Cinco dias para ler 322 páginas. "Ah, mas ler rápido não quer dizer que a leitura é de qualidade." Cara, eu leio rápido quando o livro me instiga a não largá-lo. Quando se trata de histórias boas, sou como um viciado em crack e heroína, sem a parte da overdose - ou posso dizer que a ressaca literária é minha overdose? Enfim.
A mensagem do livro é quase um GRANDE "Carpe diem". Mas eu esperava mais. Acho que o problema foi eu; criei muita expectativa nesse livro. Os personagens são insuportáveis, Andy e Bobo, nem se fala, desprezíveis. Não sei se é culpa do autor - acho que é, de qualquer forma. Em algum momento parei de me importar com o que acontecia com os personagens, para onde a história estava caminhando. Eu só desejava que o Ardor aumentasse a velocidade.
A parte engraçada, para não dizer trágica, foi o autor utilizando a elevação no preço da gasolina como um fator preocupante diante do cataclismo global. Cara, o Ardor estava vindo, e esse é o maior problema que pode pensar? Uma guerra civil não seria melhor? Ou um culto do apocalipse recrutando pessoas para um suicídio em massa? Sério, decepcionante essa história. A gente analisa todas as possibilidades, o potencial que tinha... E o resultado é esse.: Não consegue nem ser medíocre.
Lucas1429 15/01/2024minha estante
Gostei da comparação, kkkkk.

Perllua 08/07/2023

Um livro sobre a vida...ou morte?
Eu não sei como começar a falar sobre esse livro...
Por diversas vezes pensei em abandonar a leitura, mas algo me dizia que no fim valeria a pena tê-lo lido...
Temos quatro protagonistas e a narrativa é alternada entre eles, então temos o ponto de vista de quatro adolescentes completamente diferentes.
Andy, Anitta, Peter e Eliza
Cada um com suas crenças e opiniões
Cada um com seus traumas e medos
Cada um com seus sonhos...
Más todos com um único destino.
O final como podem imaginar é cheio de desespero e esperança o que o torna ainda mais envolvente.
Achei a leitura muito gostosinha.
O autor usa umas frases bem profundas nos diálogos o que nos faz refletir bastante.
Aconselho a darem uma lidinha no livro, talvez gostem!

Thainara21 19/01/2023

gostei da história, apesar do livro não ter me prendido e não ter me identificado com os personagens.
O livro conta sobre as vidas Peter, Anita, Andy e Eliza durante o fim do mundo, intercalando em capítulos sobre cada um.
Está chegando o asteroide Ardor que irá destruir tudo e eles tentam sobreviver aos seus últimos dias

Willy 28/09/2022

Muita expectativa para pouca entrega. Eu particularmente não gostei a escrita é maravilhosa, mas a proposta da autora não sei se funciona tão bem. Achei os capítulos bem entendiantes, os personagens pouquíssimo desenvolvidos e aprofundados, a vida deles um tanto quanto chata e com o passar do tempo a história se tornava cada vez menos convidativa para o leitor.

giubs6 20/09/2022

proposta de apocalipse que de apocalipse não tem nada?????
Eu realmente não sei como começar essa resenha, só sei que eu coloquei muitas expectativas para esse livro que no final me decepcionou pra caramba. Primeiro nós temos personagens muito estereotipados?, com um enredo muito ?normal? e que no final deveriam ter uma evolução, porque se teve, não vi nada, e não vou nem comentar dos romances entre os personagens, muito superficiais e rápidos. O autor tinha tudo para fazer uma história muito boa, ainda mais com esse tipo de tema, fim do mundo e tudo mais. O que me deixou muito frustrada é que a ideia do ?oh meu Deus, vamos todos morrer em um mês? foi muito pouco explorada, com um asteroide vindo colidir com o seu planeta, isso deveria criar um caos gigantesco mas o autor fez como se fosse apenas uma revolta estudantil ou de adolescentes cansados da família em uma cidadezinha pequena, tudo muito pequeno, concentrado. Faltou expandir o horizonte! A ideia do autor em pensar sobre o fim do mundo se resume a sexo, festas e a objetivação da mulher. Eu juro que ele tinha tudo pra trazer uma mensagem gigantesca e uma grande reflexão sobre em como a sua vida pode acabar em um piscar de olhos e temos que estar preparados quer queira ou não. Ele tinha realmente tudo?

rhay 25/06/2022

3,5??
eu achei muito interessante a proposta do autor mas acho que alguns pontos ficaram a desejar. Acredito que os personagens não foram muito bem escritos além de durante a narrativa não mostrar muita evolução dos mesmos. Mesmo assim fiquei muito pensativa com todo o enredo, além de me colocar diante da situação apresentada, que seria a vinda de um meteoro para a Terra, imaginando como eu reagiria. O final do livro é aberto e deu a entender que é para nós, leitores, dar um final a história.

Jubs 12/06/2022

Razoável
Leitura simples e rápida. Porém trama da história fraco, cada hora acontece uma coisa diferente sem muito sentido. Final também fica a desejar.

Luna Clara 02/06/2022

O próprio Armageddon
É impressionante o quão machista é esse livro. Eu não vou nem citar as outras problemáticas que dá pra encontrar nele e focar na misoginia. O autor pegou pesado no machismo e aparentemente acha que tais comportamentos são normais, visto que não há crescimento nenhum dos personagens, não há mudança no comportamento deles e nenhum remorso ou retratação. É do início ao fim um show de slut-shaming e rivalidade feminina de graça. Não é possível que o autor pense que garotas realmente se comportem do jeito que é retratado em sua obra, e que seja ok os personagens masculinos se referirem ao sexo oposto de maneira tão desrespeitosa. É nojento! Pior, em várias partes do livro ele tenta fingir um feminismo e empoderamento as avessas que torna tudo mais grotesco. E ainda que excluída toda a problematização, o livro é simplesmente ruim. Esqueçam o fim do mundo, aparentemente ele não é mais importante que querelas adolescentes. E, sinceramente, a realidade que o autor criou é tão ridícula e os personagens tão cretinos, que eu estava torcendo pro asteroide idiota chegar logo e matar todo mundo.

camsszy 15/05/2022

"como encarar o fim do mundo e não pirar? reposta: não dá!"
sinceramente a maior parte desse livro eu só passei raiva, até quase o final tava pensando em dar só uma estrela ou até menos. mas gostei do finalzinho, então aumentei um pouco mais.

acho que o que mais me incomodou não foi nem o quanto clichê e esteriotipado são os personagens (o que é BASTANTE, num nível que chega a ser irritante e cansativo) mas sim a forma como o autor aborda alguns temas de modo muito desleixado, preguiçoso e acima de tudo muito preconceituoso. diversas falas contendo homofobia, transfobia, machismo, gordofobia... e por aí vai!

e não, não foi algo que foi trabalhado durante a história e que tivesse algum motivo, ele só jogou lá, e isso me incomodou muito. se você vai abordar assuntos desse tipo você tem que ter o mínimo de responsabilidade quanto a isso, não é?

outra coisa que fez com que eu não gostava tanto do livro foi que tem muita coisa aqui que foi literalmente desnecessária, o autor só colocou pra encher linguiça e deixar o livro maior, poderia ter sido resumido muito bem em umas 200 e poucas páginas, mas não, ele estendeu algo que não tinha a menor necessidade, infelizmente.

um ponto positivo (choque) foi que tem muita referência de música e vários trechos interessantes, o que eu gostei bastante. tem até um álbum produzido pelo próprio autor, que também é músico (eu ainda não ouvi, mas vou ouvir em breve. espero que seja melhor que o livro em si kkkk)

enfim, no mais é isso. 90% do livro passei raiva, mas gostei de algumas partes e do final principalmente. é um final "aberto" e muita gente não gosta disso, mas eu particularmente amo.

"olhe para você. tão jovem, bonita e cheia de... vida. você merece um segundo ato."
Maria13836 16/05/2022minha estante
diva

camsszy 16/05/2022minha estante
kkkkkkkkk juro

Elusa 17/02/2022

Então...
Os melhores livros não tratam de coisas em que a gente nunca pensou
antes. Eles tratam de coisas que você sempre pensou, mas não imaginava que alguém mais tivesse pensado também. A gente lê e de repente passa a se sentir um pouco menos sozinho no mundo. Você passa a fazer parte de uma comunidade cósmica de pessoas que pensam sobre essa coisa, seja lá o que for.

Mari 12/12/2021

"Até o fim do mundo" esse livro me levou até o fim do poço.
O título é bem claro, e de fato se prende à sinopse: o mundo vai acabar, e agora?
Alguns adolescente, ainda no período letivo tendo que lidar com o choque de que nenhuma "bobagem adolescente" era agora mais importante. Ninguém mais se importava se você era bonito, popular ou tinha um carro maneiro, para qual faculdade você iría ou no que era talentoso. Um asteroide estava em direção a Terra.

Gostei de refletir sobre várias coisas em relação a minha vida, porquê é isso que acontece durante a história. Impossível ler esse livro e não se pegar pensando em como agiria numa situação dessas, o fim.

Apesar de todos meus pontos com esse livro, coisas deixaram a desejar, como erros ortográficos e acontecimentos acelerados, o livro seria muito maior se as coisas tivessem sido mais pausadas. O que me faz pensar, afinal, se esse não seria o objetivo? Ver como é se deparar com o fim, um momento de reflexão e ao mesmo tempo histeria sabendo que um asteroide estará colidindo com a terra em alguns poucos dias.

1 | 2 | 3 | 4