A casa e o mundo lá fora

A casa e o mundo lá fora Nathercia Lacerda...

Resenhas - A casa e o mundo lá fora

Viquetoria 20/08/2021

Um registro muito sensível
Poder ler as cartas e ficar por dentro de algumas das histórias da família de Nathercia faz com que o leitor se sinta como um amigo dela, passeando pelas lembranças de menina através da escrita dela.
De fato, ver a progressão das cartas para um tom mais "adulto" e conscientizador só demonstra o quanto Freire sabia se comunicar com crianças, tendo ele mesmo mantido o menino dentro de si vivo.
Livro muito sensível, cheio de memórias, fotos e relatos. Uma pena que as cartas em si foram tão poucas!

Fabricio.Macedo 10/11/2022

Leitura maravilhosa. Muitas aspirações para começar a escrever. Tive o privilégio de ouvir Nathercia Lacerda contando sobre o processo de escrita do seu livro. Que magia poder ouvir do Paulo Freire por meio de suas cartas. Histórias para a vida!

NARA DIAS 23/01/2017

As cartas de Paulo Freire
O livro, A casa e o mundo lá fora, está encantador. É um trabalho um pouco diferente dos que estamos acostumados, mas de certa forma é uma autobiografia.

No decorrer da amizade de Nathercia Lacerda com Cristina Laclette Porto e Denise Sampaio Gusmão, Nathercinha mencionou as cartas que trocou com seu primo Paulo Freire, ela ainda criança, com apenas nove anos de idade, ele já adulto, casado, exilado vivendo em Santiago, Chile. Aos poucos surgiu a ideia de tornar o conteúdo dessas cartas acessível à todos, dado o valor do grande educador Paulo Freire.

A edição está bastante bonita e isso em partes é por causa de Bruna Assis Brasil e seu belíssimo trabalho que uniu texturas, ilustrações e fotos antigas recoloridas.

O livro inicia com os agradecimentos, há um trecho do livro “Cartas à Cristina”, onde Paulo Freire menciona as cartas trocadas com Nathercinha, em seguida, Cristina e Denise explicam um pouco de como chegaram a ideia de criar esse livro e o convite que fizeram à Madalena Freire, uma das filhas de Paulo.

Daí em diante Nathercia passa a narrar a história, cada novo capítulo é iniciado com um título em letra cursiva azul, depois de mencionar a ideia do livro que surgiu de conversas com as amigas, ela apresenta sua família, fotos dos avós e de quando ela era criança, um verdadeiro baú de recordações, muito bonito de acompanhar, confesso que lembrou minha própria infância.

Fofíssimo ler um poema que o avô materno Lutgardes Flôres Neves escreveu para seu grande amor, a avó materna de Nathercinha, dona Natércia. Emocionada em ler algo tão romântico, alguém realmente apaixonado depois de tantos anos junto com sua esposa.

Quando enfim as seis cartas são apresentadas, em cada capítulo Nathercia explica o contexto, depois lemos a carta redigida e após isso, vemos a carta digitalizada, do jeito que Paulo Freire enviou. Apesar dele ter direcionado as cartas à sua prima, ainda uma pequena criança, ele deixa escapar seus pensamentos e maravilhosos ensinamentos, mostrando a pessoa especial que ele foi.

Ao fim, Nathercia narra o retorno de Paulo ao Brasil e comenta um pouco mais de suas memórias, além de escrever um carta direcionada a Paulo, datada de 2012, que apesar de não ter sido entregue, já que Paulo faleceu em 1997, é algo que Nathercinha sentiu que poderia escrever para seu querido primo.

Fotos, lembranças, família, crescimento, memória, infância, sonhos…

Cada detalhe apresentado a nós, culminou para que a leitura fosse extremamente agradável, interessante de fato, recomendo.

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/12/19/leiturinhas-lancamentos-da-zit-editora-2/