As Crônicas de Artur - Volume 3: Excalibur (Edição de Bolso)

As Crônicas de Artur - Volume 3: Excalibur (Edição de Bolso) Bernard Cornwell

Resenhas -

Sparr 16/02/2021

Viva Arturus Rex!!
Trilogia incrível demais. As lendas Arturianas nunca me foram tão palpáveis quanto nesta abordagem do senhor Bernard Cornwell.
Definitivamente Artur era um homem que sabia como juntar os homens em lealdade, um líder. Isso é indiscutível. Mas daí a ser um bom estrategista, isso ele não era mesmo!! E não acho que seja a vontade de ser justo, que o tenha conduzido às más decisões. Artur simplesmente pensava à sua maneira e esperava que todo mundo pensasse exatamente igual. Artur esperava justiça em um mundo de homens injustos e ambiciosos.
A Guinevere segue sendo uma personagem que não me cativa. Ela pode se pintar de ouro, das lendas, Arturianas é a personagem a quem não me afeiçoo,se tu gostas dela, siga gostando, está tudo muito bem.
Eu amei o desfecho que o senhor Bernard fez para o Lancelot. Não esperava menos.
Gostei muito da construção dos acontecimentos nesse terceiro volume. De mostrar que para além de um conflito de reinos e expansões territoriais, o conflito era religioso, um embate onde o governo precisava da contribuição da religião e seu poder de influência sobre o povo. E não são exatamente assim, a maioria dos conflitos ainda hoje?
Eu senti me surpreendi demais com tudo o que segue para Nimue e Morgana.
Meu único ponto de incômodo, no geral, é o desfecho do livro. Muita coisa fica não dita, muita coisa corre, muita coisa some e tudo se atropela. Ainda assim, não retiro uma estrela dessa obra-prima. Porque o caminho para sua finalização foi de uma construção narrativa forte, fluida, empolgante, palpável.
Li as melhores batalhas que poderia ler, era como se eu estivesse presente, sentindo a pressão de uma parede de escudos, sentido o torpor da guerra, os cheiros, os medos, as mortes. A construção das lutas e do que leva a cada uma delas, é impecável.

De tudo o que eu poderia escrever sobre o encerramento dessa primorosa obra, preciso destacar Derfel. O verdadeiro herói. O verdadeiro arco de lealdade, que realmente amava o seu senhor, e amava sua Ceinwyn. Aprendeu com Merlin que o destino é inexorável, mas que mesmo assim, sem fé todos os caminhos se perdem. E que servir o tempo todo torna-se hábito, e se não se luta contra isso quando há tempo, no depois a vida só segue te carregando.
Derfel é um personagem cativante demais. Um exímio narrador. E construir um narrador em primeira pessoa de quem não se passe o tempo inteiro em desconfiança, é dom de poucos autores.
Senhor Bernard Cornwell entrega com maestria sua versão da vida de um homem, um rei, um justo, um bobo, um ingênuo, um apaixonado, um amigo, uma lenda.

No todo, tudo se resume em saber que: O Destino é Inexorável. Mas nem por isso os homens deixarão de lutar.

Leandro.Quilles 11/11/2021

Que livro incrível, que série incrível, uma série que acabou e deixou aquele gostinho de quero mais, muito bom de ler, a história e envolvente, as batalhas são impecáveis, os personagens são cativantes, vale muito a pena ler as crônicas de Arthur.

Lucas 17/10/2021

O MELHOR LIVRO DE FICÇÃO HISTORICA QUE JÁ LI.
Já li muitos livros, mas poucos me fazem ficar conectaddo 100% do tempo com o livro!
Bernard Cornwell deu um ar melancólico para as Crônicas de Artur que não apenas nos fazem sentir o mesmo que os personagerns, mas também com uma leve sensação de verdade sobre a história. Como se ela realmente tivesse existido. Embora nunca saberemos como foi realmente aqueles anos: 500 a.c mas sabemos o profundo estudo que fez Cornwell e sua paixão pela história da antiga Gra-Bretanha, e acredito que ele reuniu turo que podia e introduziu sua brilhante criatividade; cá entre nós... que sem ela a história certamente não seria a mesma coisa.
Bernard Cornwell sai totalmente do convencional, ele não segue formato padrão de herói, vilão, bem e mal. Não vemos um Rei Artur que encontramos nos filmes, mas um personagem tão bem construido que você fica triste quando percebe que as páginas estão acabando.

Infelizmente cheguei ao fim das Crônicas de Artur. E aqui, dando minha opinião sobre essa bela obra de Bernard Cornwell onde nos leva para uma fantástica história entre a ficção e a realidade e faz você viver entre os reis do passado.
Poderia passar horas descrevendo o quanto essa bela obra é boa e por que você deveria lê-la. Mas apenas digo, ela me trouxe paz no caos.
Li as últimas páginas de Excalibur num dia não tão bom em minha vida, e ao fim do livro me sentia enaltecido. Tinha a alma renovada e pude sorrir novamente.

site: https://youtu.be/V0ozYfpLxy8

Maiara 01/02/2022

Os desdobramentos que misturam mais ainda a vida dos personagens com a política e guerra são ponto alto do livro. Senti falta dos comentários da Igraine e gostei do Derfel ir relembrando e resumindo as tretas no meio dos acontecidos pq é facil se embananar pela quantidade de gente na história. Sobre Merlin, as atitudes dele nesse livro me irritaram um pouco mas seu final e de Nimue foram bem surpreendentes. No começo foi difícil mas agora no final me senti orfã de ouvir as histórias de Derfel Cadarn. Espro mesmo que a série inspirada nessa saga seja feita.