Black Boy

Black Boy Richard Wright

Resenhas - Black Boy

juao 22/03/2021

Um ótimo livro :)
Indicaria para pessoas brancas que querem estudar sobre segregação, e como a construção social do racismo foi e é prejuducial para as pessoas pretas. Para nós, negros, tem vários diálogos e situações que podem servir de gatilho, então pensaria duas vezes antes de reler.

Jornal Nota 18/05/2020

Black Boy – infância e juventude de um negro americano, de Richard Wright
Black Boy é um romance autobiográfico de Wright em que ele narra e descreve os seus primeiros anos de vida no sul dos Estados Unidos, passando pela juventude, chegando até o começo da vida adulta quando, em contato com os livros, resolve virar escritor. Sua vida nos bairros negros de Jackson, Mississippi, começa com uma infância conturbada, com um pai silencioso e autoritário que trabalhava como porteiro para sustentar ele e seu irmão. Pouco tempo depois, o pai abandona a família e ele chega a passar fome com a dificuldade que sua mãe tem de arrumar e sustentar seus sub-empregos. Assim, Richard é enviado para um orfanato onde passa um tempo, tentando, inclusive, uma fuga em que, pela primeira vez, pode observa a cidade em toda a sua dimensão. Depois que sua mãe tem um AVC, passa a morar com sua vó ultrarreligiosa que insiste que Richard deveria juntar-se a sua religião, entretanto, esperto, sem submeter a nada e a ninguém, o rapaz começava a se mostrar interessado em tudo que parecia lhe ser retirado enquanto rapaz negro inserido naquele contexto social. Aos poucos, ele encontra meios de estudar e vai começando, passo a passo, a entender que seus problemas ultrapassavam as dificuldades de uma vida comum, mas eram todos marcados e atravessados pelas políticas raciais de seu país de origem.

Leia a resenha completa no link!

site: http://notaterapia.com.br/2020/05/17/black-boy-infancia-e-juventude-de-um-negro-americano-de-richard-wright/

Karla 11/12/2009

Vou reler para dar a nota! nao lembro de nada ahahahahah