Nietzsche

Nietzsche Rüdiger Safranski

Resenhas - Nietzsche

Filino 23/11/2023

Para além de uma biografia
Que o leitor não se engane com o subtítulo. Safranski não escreveu, pura e simplesmente, um relato sobre a vida de Nietzsche. Em verdade, a biografia do filósofo de proeminentes bigodes está aí, mas em boa parte da obra ela ocupa um lugar ao fundo. Como um pano de fundo, porque no primeiro plano está o desenvolvimento das ideias do próprio pensador. Desvela-se como as ideias caras em Nietzsche se desenvolveram - desde as suas várias autobiografias, passando pelas concepções contra a democracia e o além-do-homem, as relações entre arte e ciência (e um sistema "bicameral" desses dois elementos no homem), a morte de Deus, o eterno retorno e a vontade de poder.

Sim, aqui há detalhamentos sobre as relações com Richard Wagner, Paul Rée e Lou Salomé, os conflitos com a irmã e contatos com outras figuras. Mas o tratamento dado às ideias do filósofo e as explicações (bastante didáticas) a respeito de suas reflexões confere um aspecto que vai muito além de uma biografia: trata-se se uma excelente obra para quem quer conhecer o pensamento desse sujeito que não era um homem, mas dinamite. Essa obra é incrível!

Cristiane 18/04/2024

Que livro!
Há um tempo não lia um livro que eu não quisesse acabar por medo do vazio que eu iria sentir depois do fim.
Que obra linda, que obra magnífica!! Aproveitei cada minuto dessa leitura que estendi por 3 meses.
O autor utiliza uma linguagem fácil e escreve de uma forma muito fluida, recomendo!

Stéfano farias 22/11/2012

desvendando filósofia do martelo
GRANDE LIVRO

Toni Nando 07/02/2014

Maravilhoso
livro muito rico de fácil entendimento da auto biografia de Nietzsche, ele passa por quase todos obras do autor esclarecendo o pensamento ou ao menos tentando esclarecer o seu pensamento, passando pela vida e trazendo um conhecimento muito importe sobre o gênio do pensamento.

victoria.baie 15/01/2024

Realmente deus não da asa pra cobra certeza que se o nietzsche tivesse nascido quando ja tivessem inventado o fone de ouvido ele não seria tão pessimista