Anatomia de um Desastre

Anatomia de um Desastre Claudia Safatle...

Resenhas - Anatomia de um desastre

Bruno T. 14/12/2016

Excelente relato
O livro, bem ao estilo dos artigos de economia do jornal "Valor Econômico", para o qual dois dos autores escrevem, relata de forma muito detalhada as decisões equivocadas tomadas por Dilma e sua equipe, que levaram o Brasil para a pior recessão de sua história. O despreparo, a incompetência, a teimosia, o autoritarismo e a arrogância da "presidenta" ficam evidenciadas em cada página, o que me leva a perguntar mais uma vez: como a população elegeu Dilma, a mulher-sapiens, para dirigir o país?

Leandro Firmino 16/02/2017

Crônica de uma morte anunciada
Livro muito bom para entender os meandros da economia e da política que nos lançaram a crise econômica.

Escrito em forma de reportagem, a leitura é fluída. Algumas citações carecem de fontes, mas não compromete a leitura.

Faz uma boa dobradinha com o livro "Como matar a borboleta azul" da economista Monica DeBolle. Recomendo a todos a leitura.

Paulo Henrique 05/03/2017

Um livro reportagem.
Um livro reportagem, que retrata o período que antecede a maior crise financeira do Brasil. Não é um livro que se permite atribuir 5 estrelas, mas que nos permite entender como a incompetência de uma pessoa e sua equipe, definida para esse propósito, podem levar um país para o buraco. Realmente é impressionante que tenhamos re-eleito Dilma e por isso talvez sejamos merecedor da crise que estamos vivendo.

Cheiro de Livro 13/03/2017

Anatomia de um Desastre
Números nunca fizeram muito sentido para mim, sou de humanas, popularmente conhecidos como “o povo das miçangas”. Mesmo com essas limitações me esforço para entender minimamente de economia. Considero que tenho um economês rudimentar construido a base de muita leitura e muito interesse no que acontece no Brasil e no mundo. É inegável que nossa economia está péssima há algum tempo, somado a isso questões econômicas foram usadas para justificar quase tudo em Brasília em 2016. Com isso em mente resolvi me dedicar a leitura de “Anatomia de um Desastre” sabendo de ante mão que penaria um bocado para entender tudo que ali é relatado.

Claudia Safatle, João Borges e Ribamar Oliveira pegam um período que vai do final do primeiro mandado de Lula até a interrupção do segundo mandato de Dilma e contam a história da economia brasileira. Eles mostram como fomos do céu ao inferno em pouco mais de uma década. A leitura é fascinante e deveria ser obrigatória.

Tenho que admitir de cara que algumas operações relatadas detalhadamente no livro são completamente incompreensíveis para o meu economês rudimentar, coloco aqui em destaque a operação quadrangular feita no governo Dilma. Se alguém entendeu aquilo, por favor, me explique. Mesmo tendo que me conformar com o fato de que não conseguiria entender tudo não conseguia parar de ler.

O que faz o livro ser tão envolvente para leigos é a mistura de ter vivido o que está sendo contado com as explicações simples e detalhadas do que foi feito. A contabilidade criativa que geraram as famosas pedaladas fiscais tem lances inacreditáveis, daqueles que você jamais faria no seu orçamento domestico. O capítulo “Brasília 17h10” é estarrecedor e de simples entendimento por todos e mostra como as contas nacionais eram geridas com pequenos truques.

Uma das lições que tirei do livro é que além do ministro da fazenda e o presidente do banco centra é importante ter na ponta da língua o nome do secretario do tesouro nacional.Arno Augustin, secretario do tesouro nos governos Dilma é figura central no livro e disputa o protagonismo com o então ministro Guido Mantega e com a própria presidente. Só como registro a atual secretária do tesoura é Ana Vescovi.

“Anatomia de um Desastre” é um livro que trata de economia e de como chegamos a maior recessão em 70 anos. São lições que todos nós deveríamos entender para não voltar a isso. ara não sermos enganados por peças de propaganda governamental ou partidária, principalmente, escolhermos e cobramos mais e melhor de nossos governantes.

site: http://cheirodelivro.com/anatomia-de-um-desastre/
CarlosLopeSh 19/05/2017minha estante
Gostei da tua resenha: sem arrodeios, já me estimulou a tirar o livro da minha estante e começar a devorá-lo. Grato. ;)

Cheiro de Livro 19/05/2017minha estante
Quem bom! Leia sim, vale a pena

Mussi 19/03/2017

Anatomia de um desastre
Dos repórteres do Valo econômico , Ribamar Oliveira e Claudia Safatele e do repórter da Globo News João Borges , o livro Anatomia de um desastre , narra didáticamente os erros de administração econômica ocorridos na era PT.
Juntamente com Como matar a borboleta-azul - uma crônica da era Dilma, de Mônica Baumgarten de Bolle são excelentes obras para o entendimento correto do que se passou na política econômica naqueles momentos.
Essas duas obras acrescentada de À sombra do poder de Rodrigo de Almeida, encerram temporáriamente milhas leituras sobre a origem do desequilíbrio fiscal brasileiro.

CarlosLopeSh 04/06/2017

A condução da Economia pelo PT
O livro é ótimo. Ele nos relata sobre a condução da Economia durante os governos petistas, de forma objetiva, sem entrar nas questões ideológicas. Um ponto negativo do livro, ao meu ver, é que ele é dividido por assuntos, sem obedecer uma ordem cronológica. Dessa forma, o leitor fica "ziguezagueando" entre os anos...
Na minha opinião, caminhar numa linha do tempo ajuda a se perceber mais claramente a evolução do "desastre".
O livro é importante no quesito "História", pois através da Economia, vamos passeando pelos fatos sociais e políticos daquele momento. Utilizando uma linguagem de fácil entendimento sobre Economia, os autores trazem importantes subsídios para entendermos os governos de Lula e Dilma e os motivos técnicos que levaram ao impeachment da presidente.

Igor13 11/07/2017

Falha gritante da Secretaria do Tesouro Nacional como instituição de Estado
O livro não esgota o assunto de forma alguma, mas resume brilhantemente e dá um norte para os estranhos ao assunto para que procurem outros materiais para maior aprofundamento.

E sim, a Secretaria do Tesouro Nacional falhou como instituição estatal ao agir como agente de governo. Não adianta os servidores em cargos de alta coordenação preparem alertas ou pedirem reuniões para expor desconfortos e preocupações. A STN simplesmente contribuiu e muito para a deterioração do cenário macro nacional ao endossar uma série de manobras contábeis e financeiras, não somente inadequadas tecnicamente, mas flagrantemente ilegais.

Mas a STN não está sozinha, outros entes públicos, como a Caixa Econômica, Banco Central e BNDES ratificaram uma série de operações e manobras financeiras que conduziram o país ao desastre.

Uma vergonha.

Mariana 30/01/2019

uma luz sobre o governo Dilma
Ao contrário de alguns livros críticos do PT, 'Anatomia de um desastre' não busca fazer críticas subjetivas ao partido e sim esclarecer os acontecimentos do governo de Dilma Roussef.

Apresenta toda a história do período, com gráficos ilustrativos de indicadores públicos (evolução de receitas públicas, taxa de desocupação, série histórica do PIB etc.) e fotos de eventos e noticiários da época. Incide também uma luz sobre a questão das pedaladas fiscais e do efeito da má administração petista sobre as contas da Petrobras.

"Ao fim de treze anos, quatro meses e doze dias no exercício do poder, os governos do PT avançaram na economia, retrocederam e, ao insistirem na busca do crescimento a qualquer preço, quebraram o Estado. Está na deterioração das contas públicas a raíz da pior recessão que o Brasil já experimentou, tanto em intensidade quanto em duração — estagnação do PIB em 2014, retração de 3,8%, em 2015, mais uma contração de 3,8% até julho de 2016."

Recomendo muitão pra quem quer entender um pouquinho do que se passou no cenário político e macroeconômico de 2011 a 2016.