Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert

Resenhas -

Jon O'Brien 10/07/2022

Não cumpre com o esperado
Ao iniciar a matéria de Fonética e Fonologia no meu curso de bacharelado em Letras, percebi duas coisas: a primeira foi que curti o assunto, pois o conteúdo da matéria me pareceu interessante; a segunda foi que, após a primeira videoaula, percebi que o livro teria que ser muito mais detalhado para que eu conseguisse assimilar o conteúdo de forma competente.
O problema é que o livro da matéria, este que estou resenhando, é muito, mas muito raso. Sei que é um livro introdutório, assim como outros que já li, mas enquanto outros livros didáticos cumpriram seu papel ao apresentar o assunto de forma introdutória, este é bastante repicado, não dando a ênfase necessária para que se consiga assimilar tudo que o livro se propõe a trazer. Além disso, a matéria conta com uma série de conceitos, nomenclaturas apresentadas rápido demais e que confundem o leitor, até porque essas nomenclaturas, quando aparecem depois, são usadas como se o leitor já tivesse entendido o conceito, o que torna complicado avançar na leitura e ter um aprendizado produtivo.
Não sou contra livros introdutórios. Na verdade, curti muitos dos que a faculdade enviou, pois realmente sanaram a necessidade de conhecimento do básico da matéria. Este, no entanto, peca absurdamente principalmente por ser curto, uma vez que Fonética e Fonologia é uma matéria que precisa de um aprofundamento maior nos conceitos principais para que o aluno interessado no conteúdo, como eu, possa se aventurar a conhecer a matéria mais a fundo.

Paulo Silas 01/06/2022

O livro fornece ao leitor os elementos gerais sobre a fonética e a fonologia, pontuando e explanando sobre algumas questões básicas dessas disciplinas, visando, além de uma apresentação geral que oriente minimamente o leitor em seus estudos, destacar a importância de uma consciência fonológica a ser desenvolvida, corroborando assim para um aperfeiçoamento nos estudos sobre a leitura e a escrita da língua portuguesa. É um livro próprio para a formação acadêmica dos cursos que possuem como objeto de estudo a fonética e a fonologia - como é o caso do curso de letras.

Dividido em seis partes, o livro abarca algumas questões tantas das disciplinas abordadas. No primeiro capítulo, a fonética articulatória e a produção dos sons da fala são apresentadas como os elementos necessários que possibilitam a comunicação, tratando então de questões como fonte, transmissor, canal, receptor e alvo como componentes da fala. Na sequência é apresentada a transcrição fonética e o inventário fonético do português brasileiro, o que é feito com base na Tabela Internacional de Fonética. No terceiro capítulo é abordada a fonologia do português brasileiro, fornecendo assim elementos necessários para que o tema do capítulo quatro seja melhor explorado: a estrutura silábica e os processos fonológicos do português brasileiro. No penúltimo capítulo, os aspectos prosódicos do português brasileiro são trabalhados, encerrando-se o livro com uma abordagem sobre a aquisição da fonologia e da escrita no português brasileiro.

A autora menciona na apresentação que "este livro tem o papel de iniciar o leitor em fonética e fonologia, nos seus mais diversos aspectos". E assim efetivamente o faz, expondo um aparato geral sobre as disciplinas, essas que têm em si uma complexidade inerente da matéria. Não é fácil o estudo, o qual, por mais facilitado seja pela boa didática e considerável explanação presente na obra, exige muito do leitor. São disciplinas que não agradam - ou agradam a poucos -, tornando o estudo ainda mais dificultoso. A culpa, porém, é das disciplinas em si, e não da obra, cuja autora emprega um notável esforço para que a leitura soe o menos cansativa possível. Necessário, de todo modo, para a formação do acadêmico, tratando-se então de uma boa obra para tanto.

Mah 16/07/2022

Eu nem tinha que opinar nada
Porque o livro é voltado para a área de fono. Mas como leiga não entendi quase nada hauhauhauha

Mas é sobre isso