Paulo Silas 01/06/2022O livro fornece ao leitor os elementos gerais sobre a fonética e a fonologia, pontuando e explanando sobre algumas questões básicas dessas disciplinas, visando, além de uma apresentação geral que oriente minimamente o leitor em seus estudos, destacar a importância de uma consciência fonológica a ser desenvolvida, corroborando assim para um aperfeiçoamento nos estudos sobre a leitura e a escrita da língua portuguesa. É um livro próprio para a formação acadêmica dos cursos que possuem como objeto de estudo a fonética e a fonologia - como é o caso do curso de letras.
Dividido em seis partes, o livro abarca algumas questões tantas das disciplinas abordadas. No primeiro capítulo, a fonética articulatória e a produção dos sons da fala são apresentadas como os elementos necessários que possibilitam a comunicação, tratando então de questões como fonte, transmissor, canal, receptor e alvo como componentes da fala. Na sequência é apresentada a transcrição fonética e o inventário fonético do português brasileiro, o que é feito com base na Tabela Internacional de Fonética. No terceiro capítulo é abordada a fonologia do português brasileiro, fornecendo assim elementos necessários para que o tema do capítulo quatro seja melhor explorado: a estrutura silábica e os processos fonológicos do português brasileiro. No penúltimo capítulo, os aspectos prosódicos do português brasileiro são trabalhados, encerrando-se o livro com uma abordagem sobre a aquisição da fonologia e da escrita no português brasileiro.
A autora menciona na apresentação que "este livro tem o papel de iniciar o leitor em fonética e fonologia, nos seus mais diversos aspectos". E assim efetivamente o faz, expondo um aparato geral sobre as disciplinas, essas que têm em si uma complexidade inerente da matéria. Não é fácil o estudo, o qual, por mais facilitado seja pela boa didática e considerável explanação presente na obra, exige muito do leitor. São disciplinas que não agradam - ou agradam a poucos -, tornando o estudo ainda mais dificultoso. A culpa, porém, é das disciplinas em si, e não da obra, cuja autora emprega um notável esforço para que a leitura soe o menos cansativa possível. Necessário, de todo modo, para a formação do acadêmico, tratando-se então de uma boa obra para tanto.