Peter Pan

J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

Fygiir 23/12/2022

Oi
Esse foi o primeiro livro que eu li em inglês. É bem simples de entender e a história é maravilhosa né.
Recomendo
Vitória 23/12/2022minha estante
Aaaa, vou procurar

Fygiir 23/12/2022minha estante
Eu baixei por um site e mandei para o Kindle, mas da para ler pelo celular, me manda mensagem por aqui que te explico direitinho

Vitória 23/12/2022minha estante
Qualquer coisa eu manda mensagem, obrigada. Vou ver primeiro se consigo encontrar

Phelippe 20/04/2021

Leve e divertido
Um clássico infantil, que consegui ler em inglês kkkkk

Pefico 18/08/2010

De volta aos clássicos
Foi muito interessante ler a versão original de Peter Pan depois de ter crescido conhecendo apenas a adaptação da Disney. A edição de Peter Pan que li incluiu também um bocado sobre a biografia do autor (JM Barrie) e explora bem como certos acontecimentos de sua vida influenciaram a obra. Eu consigo entender a relevância que Peter Pan teve quando foi publicado na Inglaterra e as diferenças entre a literatura de hoje e daquela época.

Nada disso me impediu de achar o original horrível.

A forma como Barrie escreve é simplesmente irritante, te jogando pra frente e pra trás na estória. No entanto, o público alvo dessa estória são crianças e de modo geral elas não ligam pra linearidade e até preferem algo mais caótico. Mas o que dizer dos personagens?

Wendy, os meninos perdidos e até o Gancho são personagens de quem você pode gostar, mas Peter não. Apesar de não ter irmãos nem pais pra mimá-lo, Peter Pan é insuportável e a criança mais mimada que já existiu. Ele faz o que quer e quando quer. Sempre que decide brincar de alguma coisa obriga outros a quererem a mesma coisa. Em resumo, um pequeno tirano. Peter Pan simplesmente não se importa com os sentimentos de ninguém, apenas com o seu próprio, e é tão autocentrado que frequentemente esquece que precisava salvar a vida de um colega em apuros. Peter Pan reflete a verdadeira natureza de uma criança e só consegue enxergar a si mesmo com raros momentos de gentileza.

Eu precisei reler uma passagem em especial várias vezes até aceitar que sim Peter Pan é tosco. Essa passagem fala do retorno de Wendy à Terra do Nunca, no verão seguinte de sua partida. Wendy resolve perguntar para Peter como Tinker Bell estava. (Tradução minha do original):
- Quem é Tinker Bell?
- Ó Peter! Ela (*Wendy) disse, chocada; mas mesmo quando ela explicou ele não conseguiu se lembrar.
- Tem tantas delas (*fadas)! Eu imagino que ela não vive mais.

Só eu achei isso bizarro?

Detalhe, isso por que Tinker Bell tinha salvado a vida de Peter Pan antes. Em uma determinada cena, Tinker fala pra Peter "sua anta, não bebe isso aí que está envenenado" e ele bebe pelo puro prazer de ser teimoso. Não resta nada para Tinker a não ser beber do veneno no lugar de Peter e salvá-lo. E ele não lembra de nada disso um ano depois. Não que a Tinker Bell seja uma santa, já que ela faz um dos meninos perdidos matar a Wendy.

O grande ponto positivo dessa estória é a originalidade e a forma como consegue gerar empatia nas crianças. Acho que a versão da Disney suavizou muito a original e a tornou mais conto de fadas que o conjunto de arquétipos perturbados do Peter Pan original. Sinceramente, existem estórias que ensinam valores melhores que essa.

Sianyar 28/02/2020

Não é um conto de fadas
Eu já imaginava que o livro seria diferente da versão da Disney. Na verdade, a animação até é bem fiel no quesito enredo, porém nunca na minha vida imaginaria como os personagens seriam na obra real. Não leia este livro caso você queira continuar com sua imagem intacta de Peter Pan, que na verdade é um menino insuportável e malvado. O livro em geral é machista e misógino. A escrita é arrastada e só passei raiva a cada acontecimento, mal acreditando no que estava lendo. Não é a toa que demorei mais de dois anos pra concluir esta leitura. Não perca seu tempo.
Yasmina.pa 28/02/2020minha estante
Agr to curiosa.. droga kkkkkk

Alef 01/05/2021

Da infância à juventude
Eu li Peter Pan pela primeira vez quando eu tinha uns 9 ou 10 anos. Hoje tenho 22. E a mensagem do livro é sobre isso. Eu cresci.

Bruna 15/05/2021

Okzinho!
Ultimamente tenho lido pelo menos dois livros em inglês por ano, por enquanto escolho livros de leitura fácil porque não tenho conhecimento tão fluido ainda...mas nesse eu errei um pouco. Geralmente escolho livros sem fantasia ou coisas mágicas porque no inglês me perco, sem saber se é algum tipo de linguagem figurada ou se literalmente tá rolando aquilo. Então aqui me prejudicou um pouco isso. Fora algumas palavras arcaicas e de pouco uso como thy e thus que me travavam, fora o 'dialeto' de pirata, e uns parágrafos extensos onde ele entrava numa brisa com construções de frase estranhas pra mim e eu ficava sem saber o que tava rolando, de quem tava falando no fim das contas... enfim!

Fora isso, achei a história bem parecida com o filme...não lembro dele perfeitamente, mas achei que seria mais diferente do que me lembro. Achei ok!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Caroline 17/10/2023

Agradável
Amei essa leitura, muito divertido e interessante. Peter é chatinho e bem rígido com as outras crianças, a Tinker uma maluca e rendeu diversas falas hilariantes. Uma leitura meio leve e meio crítica.

Maria8833 28/02/2022

Nostálgico
um clássico da minha infância que sempre tive vontade de ler. Peter Pan é sempre vai ser uma das minhas histórias favoritas, a magia da terra do nunca vai pra sempre estar comigo.

Julia 05/03/2022

Ótimo pra treinar inglês, mas ainda precisa de dicionário mas pra poucas palavras.

Agora o livro em si, nunca fui muito fã de Peter Pan mas achei o livro muito aconchegante e nada cansativo até o narrador tem personalidade própria e amei como é lúdico e não tenta se prender a realidade em hora alguma.

sammy 20/03/2022

A terra do nunca
Foi uma experiência de leitura diferente, no sentido de que foi o meu primeiro contato com um clássico no seu idioma original e já tinha criado inúmeras expectativas acerca da estória, mas com certeza não esperava encontrar outra faceta do Peter. Temos um Peter Pan insuportável, egoísta e muito malvado ao ponto de quase esquecer de salvar um dos meninos perdidos. Os meninos perdidos, o Gancho e a Tink pertencem a melhor parte do livro e eu nunca esquecerei da Tink chamando o Peter de "silly ass", porque foi um dos poucos momentos que eu realmente me vi envolvida com a estória e não reclamando de alguns absurdos que são constantes nessa.

Celso Filho 03/12/2023

Levanta boas discussões
É um livro cujo maior conhecimento da história partia do filme da Disney e aquele outro dos anos 2000. Do que eu lembrava, muitas cenas vieram na minha cabeça durante a leitura.

O mérito maior que eu dou para esse livro são dois: 1) a criatividade para a construção dos elementos da história (meninos perdidos, Terra do Nunca, Peter Pan, crocodilo); 2) discussão sobre Peter Pan como personagem.

O segundo de longe é o mais interessante. O Peter lembra uma fada (ou fae) clássico, do tipo que a gente pode lembrar do que o Tolkien descrevia no artigo dele de 1947, presente em Árvore e Folha.

Apesar de ser um livro infantil, a discussão potencialmente levantada faz com que suba demais no meu conceito.

Cristina Tronco 05/01/2014

Encantador
Li o livro me sentindo totalmente envolvida pelo ambiente mágico e encantado do Peter Pan. Procurei despertar meu imaginário infantil e perceber as descrições e aventuras do livro com o olhar de uma criança, e acredito que isso tenha tornado a leitura ainda mais prazerosa e lúdica.

ana.carolis.cah 06/12/2023

Clássico
História muito fluída e gostosinha
é aquela clássica leitura obrigatória
o vocabulário é bem simples, o inglês não é difícil, recomendo e muito

obs: li ao som de "Música de Fantasia | Música Relaxante | Vozes Etéreas | Violoncelo | Piano" no YouTube Music e combinou super bem

livrodebolso 14/10/2019

Não sei descrever o privilégio que vivi nos últimos dias. Peter Pan era um dos meus livros preferidos quando eu estava aprendendo a ler, aos cinco anos. Lembro-me de algumas coleções de contos de fada que meus pais compravam, e todas continham a história do menino que não queria crescer.
Tal como Wendy, eu não pude impedir que a natureza realizasse seu papel, e me tornei uma adulta. Porém, não fui para o escritório, permaneci na Terra do Nunca; mas desta vez eu pude ler exatamente o que o autor escreveu, em sua própria Língua, tornando a experiência ainda mais mágica. .
Wendy era boa em contar histórias, despertando o interesse de Peter Pan, uma criança incapaz de crescer que vivia em uma ilha mágica, para onde iam os meninos que caiam do carrinho quando suas babás não estavam olhando (certamente as meninas eram espertas demais para isso), chamada Terra do Nunca.
Peter um dia perdeu sua sombra. Ela foi parar justamente no quarto de Wendy e seus dois irmãos. Juntamente com Sininho, sua fada, ele foi recuperá-la e, sendo as meninas muito mais espertas que os meninos, Wendy o ajudou a concertar.
Claro que isso despertou muito ciúme na fada, pois são criaturas pequenas demais para mais de um sentimento de cada vez.
Peter convenceu Wendy a ir com ele para sua terra, para contar histórias aos meninos perdidos e viver grandes aventuras. Mas antes de tudo, eles precisavam derrotar o temível Capitão Gancho e sua tripulação no navio pirata.