Liberais e Antiliberais

Liberais e Antiliberais Bolívar Lamounier

Resenhas - Liberais e Antiliberais

Mauricio186 11/08/2017

Obra acadêmica
Lamounier não se propõe a fazer uma abordagem histórica ou jornalística sobre os embates entre liberais e antiliberais, mas a investigar as raízes teóricas das três linhas ideológicas fundamentais do mundo contemporâneo: socialistas, fascistas e liberais. O título do livro já revela sua escolha de contrapor, em bloco, socialistas e fascistas (tomados como "antiliberais"), aos liberais. Trata-se de uma investigação especificamente de ciência politica, com poucas análises de eventos recentes.
Senti falta de uma investigação mais precisa sobre a distinção entre democracia e liberalismo (debate muito ativo entre os republicanos norte-americanos). Se a democracia for, como ele sustenta, a vigência de eleições "periódicas, limpas e gerais" e da existência de sistemas de contrapesos e controle sobre os governantes, então ela praticamente equivale à "ditadura da maioria". O autor chegou a mencionar a noção de "democracia totalitária", sem aprofundá-la. De toda forma, tem sugestões originais e valiosas em defesa do liberalismo, especialmente para a história brasileira.
Darwin Oliveira | Seleção Literária 13/08/2017minha estante
Fiquei curioso com esse livro, não sabia que tinha sido lançado recentemente.

Mauricio186 15/09/2017minha estante
O livro começa um pouco cansativo, mas depois entra em temas interessantes sobre as críticas mais comuns à democracia, que o autor rebate com talento. Recomendo!

MauricioTiso 17/07/2017

Bolívar busca, com um embasamento filosófico, as raízes que levam à opção pelo liberalismo e pelo totalitarismo/autoritarismo.
Num momento onde repetimos constantemente a palavra "facista" aderindo à uma dialética (dizer uma coisa pensando em atingir outra) que o leva a ligar direita com autoritarismo, o Autor desconstrói todo esse mantra repetido militantemente à exaustão e mostra que o facismo está presente em ambos os lados do espectro político.
Já o liberalismo, ou seja, a aceitação de que cada um faça suas próprias escolhas, definha diante de ideologias que obrigam à posse de bens não como consequência de seus atos, mas como causa de sua existência.
Não é um livro que vai te entregar uma teoria mastigada, mas se você tiver interesse em refletir (buscar profundamente) sobre o que é liberalismos e o que é facismo, recomendo muito a leitura para aprimorar mais ainda seus momentos de debate saudável e construtivo.

Daniel 19/03/2017

Instigante
Para um leitor como eu (leigo em análise politica, sociologia, filosofia e etc) o livro, apesar de pequeno, foi um desafio. Não pelo tema, que é instigante demais. Tão pouco pelo autor, que conseguiu escrever com gigantesca propriedade. Creio que tenha sido pela linguagem. Tive a impressão de não se tratar de um livro para o público médio e sim para um público um pouco mais especializado. Me perdi em muitos trechos e creio que tenha perdido muitos detalhes por pura incapacidade e inaptidão minha.

De qualquer forma, foi uma leitura bastante interessante por explicar algumas coisas que são fundamentais para a compreensão da sociedade brasileira e mundial moderna: a origem e devida categorização do que são essas três coisas:

- Liberalismo (como único meio realmente apto a suportar democracias);

- Anti-liberalismo (refratário à democracias, como visto em seus maiores expoentes, a saber,o comunismo e a tirania/totalitarismo);

- Democracia, pois há - como o autor ressalta - um grande desvirtuamento e confusão sobre o que de fato é uma democracia, e torna-se comum confundi-la com outros regimes que apenas SE PARECEM com democracias mas não a são de fato. Assim como tem sido o Brasil há muitas e muitas décadas, infelizmente.