Defy The Stars

Defy The Stars Claudia Gray

Resenhas - Defy the Stars

Dani 14/10/2017

Geralmente, antes de comprar um livro, sempre faço uma cuidadosa pesquisa sobre o mesmo para tentar ao máximo minimizar o risco de gastar dinheiro com um livro que não irei gostar. Isso não aconteceu com "Defy the Star".
Enquanto fazia a compra de outro livro na amazon, a capa desse livro e o preço ( que estava bem baixo) me chamaram a atenção e resolvi dar uma olhada. Li a sinopse e vi nos comentários uma referência a "battlestar galactica", e no impulso, fiz a compra. Lógico que poucos segundos depois fiquei angustiada com a decisão (rsrsrs). Como assim que comprei um livro sobre o qual nunca ouvi falar sem ao menos dar uma olhada nas resenhas do skoob e goodreads?
Fico feliz em dizer que o risco valeu muito a pena ( Ufa!).

Nesse livro, Claudia Gray pega "emprestado" algumas idéias de "Battlestar Galactica" e "Stargate" e desenvolve uma divertida aventura de ficção científica YA que te prende do inicio ao fim.

Os personagem são cativantes e bem desenvolvidos, apresentando um crescimento significativo no decorrer da história. Noemi é uma personagem forte e apaixonada, capaz de enfrentar qualquer perigo para proteger seu mundo e seus amigos. Já Abel é, inicialmente, bem direto e calculista , cegamente leal ao seu criador e às suas diretrizes. A interação entre esses dois personagens irá guiar a história e acaba gerando também alguns momentos bem engraçados. Um outro ponto positivo para a autora, é a diversidade étnica que ela apresentou em seus personagens.

A construção de mundo é detalhada, nos fazendo imaginar bem os vários mundo visitados, mas sem ser muito complexo, tornando uma leitura fácil mesmo para quem não está habituado à ler Sci-fi.

O enredo evolui de forma rápida, e, embora não apresente grandes reviravoltas, é uma história muito gostosa de acompanhar. Algumas reflexões típicas do gênero são apresentadas também aqui: o que significa ser humano, sobre a existência da alma, a tendência destrutiva do ser humano com seu planeta, o abuso no uso de tecnologias...

Recomendo para quem gosta de histórias que envolvem viagens espaciais, inteligência artificial, romance e YA. É também uma boa porta de entrada para quem ainda não tem o hábito de leitura no gênero e tem interesse em começar.
Fernando Lafaiete 14/10/2017minha estante
Muito boa a sua resenha... Bem escrita, bem estruturada e bem esclarecedora. Já me interessei por este livro. :)

Dani 14/10/2017minha estante
Valeu Fernando ; )

Lauraa Machado 24/07/2019

Viciante e apaixonante! Um favorito!
É tão incrível encontrar um livro que te conquista completamente, né? Que você ama do começo ao fim, que só consegue parar de ler quando é obrigado e que nunca quer que acabe! Foi exatamente assim com esse! No começo, achei que poderia gostar dele só como um clichê bonitinho e divertido, mas agora sei que preciso dar mais crédito à autora! A história é interessante, a escrita dela é viciante e os personagens são super cativantes, além de terem muita química entre si! Não tem nada aqui que eu mudaria!

Apesar de claramente ter um romance, ele não é super forte ou presente. Esse é o primeiro livro de uma trilogia e a relação dos protagonistas é bem complexa, então fez total sentido deixar qualquer desenvolvimento romântico para mais tarde. Mesmo assim, a química deles é muito bem feita e presente desde o momento em que se encontram! As cenas românticas são poucas, mas não faltarão razões para você shippar os dois!

Outra coisa que me conquistou logo de cara foram as várias cenas de ação! Esse enredo é super movimentado desde o primeiro capítulo, o que faz ser bem difícil parar de ler! Pelo que eu lembro de outros livros da autora, ela é realmente ótima em escrever cenas de ação e enredos movimentados, e não foi diferente aqui! Para mim, ela se superou!

Não vou falar que não tenho crítica nenhuma para ele. Na verdade, chegou a um ponto em que essa questão de estar sempre trazendo mais problemas e reviravoltas poderia ter sido exagerada. Mas foi logo então que esse padrão do enredo parou, então não chegou a atrapalhar a história. E tem bastante reviravolta também, além de uma revelação no final que pode ser bem óbvia para muita gente, mas não foi para mim! Na verdade, eu até achava que tinha desvendado a grande revelação, só para descobrir que a da história é bem mais mirabolante e interessante do que a ideia que eu tinha!

Outra coisa que fiquei com medo de não gostar tanto foi de ver a protagonista questionando tanto sua religião e se acredita em Deus. Como a minha primeira "crítica", não chegou a ficar chato ou me incomodar muito. Até entendo que faz total sentido alguém na posição dela estar pensando em espiritualidade, mas eu costumo preferir meus livros sem.

A escrita da Clauda Gray não tem nada de muito espetacular ou único, às vezes ela cria frases simples e claras demais em momentos que poderiam ter um pouco mais de poesia, mas nunca chega a ser ruim. E, como ela consegue desenvolver seu enredo movimentado e seus personagens diferentes pelo livro facilmente, não tenho do que reclamar!

Sobre os personagens, aliás, devo dizer que Noemi e Abel foram as primeiras coisas a me conquistarem! Noemi é uma ótima protagonista, bem única, forte, decidida, altruísta, mas sem clichês de YA comuns. Ou seja, ela não se acha A especial por isso, nem é tratada assim. Ela não vê as outras mulheres como competidoras e tem várias dúvidas e medos que são fáceis de reconhecer. Abel, por outro lado, é tão robótico, mas de um jeito humanizado, que funcionou maravilhosamente bem! Até a aparência física dele, teoricamente perfeita (pelo menos seu corpo), faz sentido para quem ele é e como começou a existir.

Já falei que a química entre os dois é impecável? Uma das minhas favoritas da vida! Se não tivesse mais nada de bom no livro, a leitura já valeria por eles!

Mas o universo que a autora criou ainda é super interessante, cheio de questões existenciais difíceis de responder, difíceis até de refletir sobre, com viagens entre planetas e uma nave a qual me apaguei tanto, que fiquei com medo dos personagens terem que abandoná-la no meio da história. Pensa bem!

Eu super, hiper, mega recomendo este livro, que me fez morrer de vontade de ler os próximos da trilogia - e também sair para procurar todos os livros possíveis que tenham viagem pelo espaço!