Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas -

Samuel.Machado 17/02/2024

Pô Anna, ajuda aí!!!
Depois de logos meses, conclui essa grande jornada. Não vou me prolongar muito, pois confesso que a leitura desse calhamaço me deixou com uma ressaca do cão.

Pontos negativos:

- A personagem principal é uma chata sem precedentes. Eu vi muita gente defendendo ela, mas eu só consegui sentir preguiça nos capítulos dela.
- O livro em boa parte é bem maçante. O Tolstoi aprofunda muito em detalhes que eu até entendo serem importantes no contexto, mas chega um ponto que fica cansativo.
- As inúmeras variações de nomes dos personagens (recomendo anotar os nomes e apelidos).

Pontos Positivos:

- Em contrapartida, o outro polo (Lievin) é um personagem um tanto esquisito e é incrível acompanhar a evolução desse personagem, que vai até a última folha. Aliás, eu me identifiquei muito com a esquisitice dele.
- Embora eu já soubesse do ?grande evento? do livro, eu fiquei transtornado quando o dito capítulo chegou. O autor descreveu tudo tão poeticamente, que eu fiquei meio que em transe e tive que voltar na leitura algumas vezes pra ter certeza se isso realmente estava acontecendo. Apesar das circunstâncias, foi um capítulo incrível.
- O autor toca em pontos que me fizeram pensar na vida das mais diversas formas. Aqui eu experimentei o casamento, traição, luto, fé, sociedade russa, reforma agrária, comunismo, guerra, monarquia, morte, depressão e mais uma porrada de assunto, tudo muito bem colocado no contexto do livro.

Esse clássico russo entra pra categoria dos livros que eu provavelmente nunca mais lerei, o que não significa que seja um livro ruim, muito pelo contrário, recomendo DEMAIS a leitura!!

Queridolivro0 31/10/2022

Simplesmente Extraordinário?????
Que livro minha gente! Eu simplesmente amei a forma como Tolstoi em pleno século XIX apresentou os sentimentos das mulheres da época, suas frustrações e sonhos muitas vezes não realizados. Além disso ele foi de extrema sutileza na denúncia de problemas envolvendo questões políticas e religiosas e até questões sobre educação dos mujiques.

Foi meu primeiro livro Russo e simplesmente estou encantada com tanta profundidade, Tolstoi nos mostra a personalidade de cada personagem, conhecemos seus defeitos e virtudes e muitas vezes nos identificamos com eles.Esse livro tem muito mais do que escrevi aqui com certeza, mas quero dizer que vale muito a pena dar uma chance para Ana Karienina, um romance super realista e atual.

Mayara945 14/12/2021

Enfim? lido
Depois de uma saga de seis meses de leitura, posso dizer: concluído!

O que dizer dessa leitura? Foi um misto de amor e ódio dos personagens e momentos de tédio profundo e outros de leitura voraz rsrs

Anna é uma dama da sociedade, belíssima, que não passa despercebida por seus modos finos e sua inteligência aguçada. É casada com um importante membro do serviço público russo e mãe de um garoto de oito anos, Serioja, de quem é devota. Mas o mundo da personagem muda completamente quando ela é cortejada por um militar charmoso chamado Vronsk, levando-os a uma paixão proibida que vai destruir suas vidas.

Em outro núcleo da história, temos Levin, proprietário de uma grande propriedade rural. Ele tem um profundo desejo se realizar mudanças na forma como a Rússia (e os grande proprietários de terra) manejam as atividades rurais. A ele cabem as grandes dissertações filosóficas do livro, uma vez que podemos ver a evolução do personagem que busca pelo sentido da vida.

Os dois núcleos do livro são bem distintos, com personagens bem diferentes, apesar de estarem ligados por amigos e alguns parentes em comum. Na verdade, na história toda, os dois personagens centrais, Anna e Levin, terão apenas um encontro.

Foi o calhamaço escolhido do ano, e apesar de ter lutado bastante para concluir o livro, foi uma leitura que me encantou pela profundidade dos personagens.

Felip_ 15/01/2021

As antíteses Russas
Terminei esse livro hoje, depois de várias idas e vindas. Parei diversas vezes, voltei. mas consegui, não porque o livro é difícil ou coisa do tipo, mas porque eu sou besta.
O Tolstoi é simplesmente incrível: desde sua escrita - que é uma delícia - até o enredo cativante, tipicamente realista com adultérios, detalhes psicológicos e críticas às classes altas. Mesmo com partes bem chatinhas com conversas intermináveis, o livro tem um saldo muito positivo.
O livro retrata uma Rússia formada de opostos: a sociedade alta e os mujiques; o campo e a cidade; Moscou e São Petersburgo; a modernidade e o tradicionalismo. Um momento muito interessante na História Russa, logo após a abolição da servidão, e os ventos já apontavam para mudanças mais radicais...

Fabielli.Rocha 29/12/2020

Cada a família infeliz, é infeliz ao seu modo
Que livro denso, considerando aqui todos os sentidos possíveis. Anna uma mulher fabulosa, envolta em um brilho especial e característico do seu estado de espírito, sem explicação ela cativa todos.

Como era comum na época, (alta sociedade da russia czarita em declinio) anna se casou sem amor em um casamento arranjado, com um homem vinte anos mais velho, e apesar de fazer parte da alta sociedade, ter riqueza, uma familia, como a desejada pela maioria, dentro de uma vida confortável, não se sente satisfeita, e movida pela incompletude que percebe em seu casamento principalmente pela falta de amor, se apaixona, e desta paixão provém muitos sofrimentos e provações.

Movida pelo amor, Anna abandona tudo, status, conforto, seu filho.Uma mulher sobretudo forte, além de bela e inteligente que ao longo da narrativa vai decaindo, se afundando e sufocando em seu próprio mundo interior, tendo como encorajador sua paixão perdeu tudo inclusive a vida.

A construção dos personagens é incrível e vivemos sua dor, compreendemos seus sofrimentos, suas ambições, aspirações.

Outro personagem apaixonante é Lievin, um homem bondoso, caridoso, que embora se menospreze é gigante, com indagações filosóficas a cerca do ser humano, tão latentes e tão familiares às minhas, que não tem como não se apaixonar.

Enfim, livraço do começo ao fim, com uma narrativa cativante, e com personagens fabulosos.
dreckelberg 23/11/2021minha estante
Mulher forte? Sério? Você leu até o final?

Fabielli.Rocha 22/12/2021minha estante
Fortissima, ela decidiu abandonar um casamento estável, posição e status q não a satisfaziam, vc pode descreve-la como imatura, mas não fraca, até o final p mim foi um ato de força!

dreckelberg 29/12/2021minha estante
Não vou dar SPOILER aqui, mas você acha ela forte mesmo ela fazendo aquilo no final? Acho o cúmulo da covardia.

Nicole710 05/12/2020

Quantas reflexões...
Muito, mas muito bem escrito. As formas como são descritos os mais variados pensamentos e questionamentos em torno de relações amorosas e do entender a si mesmo são fantásticas. Achei esse livro fabuloso, não foi difícil de ler como eu esperava e foi uma leitura realmente enriquecedora, as únicas partes que não me interessaram tanto foram as conversas políticas, mas não chegou a ser um problema para a leitura, deixando -a inclusive, mais rica.

Rayane 14/02/2020

Livro sensacional, uma verdadeira obra-prima vale cada segundo.
Ana 14/02/2020minha estante
Concordo!
Está entre meus Favoritos!
Já li duas vezes e pretendo reler!
Boas leituras!

Lidiane 31/05/2018

Leitura concluída!
Que livraço! Tolstói foi genial retratando a aristocracia russa - toda sua hipocrisia, falsa moral e jogos de poder - nos levando a varias reflexões sobre sociedade, religião, preconceitos...o autor passeou artisticamente pelas palavras nos despertando os mais diversos sentimentos!