Liga da Justiça: O Trono da Atlântida

Liga da Justiça: O Trono da Atlântida Ivan Reis

Resenhas - Liga da Justiça: O Trono da Atlântida

Vitor16Hq 26/02/2024

Geoff Johns, você me surpreendeu
As histórias contidas nesse encadernado exploram muito bem o Superman e a Mulher maravilha, o roteiro está trabalhando até que bem o fato dos dois estarem juntos.

O começo do encadernado, tem um embate muito bom com a Mulher Leopardo. Mas indo ao principal desse volume, o Geoff Johns na época dos novos 52, além da liga escrevia o Shazam e o Aquaman, e aqui o Aquaman é um ponto central, o Orm é o vilão principal, e além de ter tornado a mitologia de Atlântida icônica dentro do universo DC, aqui ele faz o Orm um grande vilão, simplesmente colocando ele para enfrentar a liga da justiça inteira.

As páginas continuam com aqueles painéis que fazem um espetáculo visual, os artistas que trabalham aqui mandam muito bem.

O legal também foi ver a liga da justiça se expandindo, novos membros vão aparecendo, mesmo o roteiro focando mais em Aquaman, Mulher maravilha e Superman, é legal ver esses personagens aparecendo.

Vou continuar lendo mais coisas dessa fase, mesmo sendo controversa, tiveram coisas muito boas.

Paulo 15/08/2018

Lendo a sinopse, é impossível não esperar algo épico, não? Manipulações, conspirações políticas, guerra dos tronos... Mas afinal, e o resultado, qual foi?

Devo admitir que não sei dizer se por conta desta sinopse fui com expectativa demais para este material e a trama de O Trono de Atlântida deixou a desejar, ou se eu que já estou um pouco saturado das HQs mensais do gênero “super-herói”, depois de anos acompanhando os encadernados da Panini. Não que esta história seja ruim: pelo contrário, ele tem uma ideia muito interessante, e talvez por isso minhas expectativas tenham sido elevadas. Esperava uma trama com viés político, e que fugisse um pouco dos clichês aventurescos de tiro, porrada e bomba das HQs mensais. Infelizmente, Trono de Atlântida pecou justamente nessa parte, optando pelo caminho mais fácil.

Não há díalogos densos, não há menções a complexa política atlânte e seus desdobramentos. Nem mesmo coisas mais básicas, como o real poderio bélico de Atlântida, ficam claras: por exemplo, qual o tamanho de seu exército, e o poder de suas armas de guerra? Qual o real impacto de uma Guerra entre humanos e atlântes? Sequer a motivação atlante para atacar a superfície é aprofundada em seu âmago. Tudo é muito sutil, e temos muito mais ação que narrativa. Mas até aí, pode ser uma questão de gosto. Eu estou de fato um pouco enjoado de história que apelam apenas para o bom e velho “massa, véi!”, principalmente quando estas possuem uma boa premissa narrativa.

Também não fui impactado pela revelação do grande vilão por trás de articular politicamente a guerra entre os dois povos – quem estava por trás de manipular Atlântida para iniciar uma investida contra a Terra. Suas motivações são fracas e mal explicadas. Talvez para os fãs do herói, ou para vem acompanhando com afinco as mensais da DC, tenha sido algo coerente e surpreendente, mas para mim, que acompanho apenas os encadernados, ficou meio qualquer coisa. Até porque, está não é de fato uma Graphic Novel fechada, portanto, a todo momento há referências a arcos passados e subtramas que vem sendo desenvolvidas desde edições anteriores. Mas algumas dessas subtramas são muito interessantes, como o plot do relacionamento do Superman com a Mulher Maravilha.

Enfim, apesar de todas as minhas críticas, Trono de Atlântida consegue se sobressair diante de outros títulos por conta de tentar algo novo, sendo um bom e velho “massa, véi!” que tenta sair do mesmo, e pincela uma trama mais interessante. Apesar disso, ela funciona muito melhor na minha cabeça do que na prática.

O encadernado Trono de Atlântida compila o arco principal da mega saga Trono de Atlântida, e mais algumas edições da mensal da Liga Justiça que focam no início do relacionamento entre Superman e Mulher Maravilha, e no inicio da formação da Liga da Justiça "Sem Limites" (referência à série animada da DC rs).

wesDN 03/01/2022

Uma boa história
Gostei mais desse encadernado(O trono da Atlântida) do que do anterior (Liga da Justiça A Origem). A história do Aquaman nesse encadernado também melhorou, e o Ivan Reis sem comentários, manda muito bem nos desenhos (orgulho nacional). Ainda continua me incomodando o excesso do uso de páginas inteiras para cenas de luta, acho que perde um pouco de impacto por ela ser usada... meio que sempre, e em lutas sem muito peso na história.
Achei os três capítulos depois da treta muito bons, mais interessantes que os capítulos anteriores, mas é um boa história no final das constas. Lerei novamente daqui alguns anos.

Davi.Pontes 22/08/2023

O Grande climax do run do Johns se dá aqui, o confronto entre Atlantes x Humanos, as diversas tramoias e um segredo que se esconde nas sombras
Trono de Atlantida é uma boa saga onde os personagens estão sempre num confronto, parece realmente um 3 ato de filme com diversos planos e conflitos
Ao final se revela um traidor e a história tem um desfecho pouco inusitado
Aqui temos também o primor da arte do Ivan Reis com Joe Prado e as cores do Rod Reis
Mais uma história que confirma o quão bom é esse run e porque ele é dito como um dos melhores dos novos 52

Renan 23/09/2023

Bom, mas meio forçado
A história principal tem um motivo pro conflito bem questionável, a causa e consequência parece bem desproporcional. Além disso, lendo dentro do contexto do box do Aquaman, fica faltando informações de outras edições possivelmente.