As Coisas Que Aprendi Depois Que Eu Morri

As Coisas Que Aprendi Depois Que Eu Morri Victoria Aldrin

Resenhas - As coisas que eu aprendi depois que eu morri

1 | 2 | 3 | 4

Jaque @blogmalucadoslivros 19/11/2018

Resenha: As coisas que aprendi depois que morri
Imagine o mundo depois de uma terceira guerra mundial, que destruiu tudo, e deixou um rastro de pilhas e pilhas de corpos, uma guerra com armas biológicas, que causou doenças e matou quase toda população do mundo. Para Mariana e Bernardo o amor pode vencer tudo isso. Antes da guerra, eles eram apenas dois jovens, que moravam em São Paulo. Mas após o início da guerra, a família de Mariana vai para o interior da cidade para ficar perto da família e também por acreditar que aquele seria um local mais seguro, enquanto Bernardo e sua família, permaneceram na capital.

Antes de serem separados pelo destino, eles combinaram que se algo assim acontecesse se encontrariam na antiga escola de Mariana. Após o fim da guerra, Mariana decide que está na hora de pelo menos tentar se encontrar com seu amor e nesta longa jornada, ela conta com nós, leitores, para conseguir se manter firme nesta caminhada cheio de desafios, neste mundo caótico.

(Quote) “Estamos sozinhos, cada um por si, sem regras, não temos pais. Era muito mais fácil quando tínhamos alguém para culpar. Fica pior quando estamos cientes de que somos monstros também, animais com a maldição do conhecimento.”

Enquanto Mariana sai do interior para encontrar Bernardo, ele já esta na antiga escola dela, a sua espera. Porém, ele acaba sendo contaminado pela arma biológica e seu estado de saúde além de piorar a cada dia, faz com que Bernardo se afaste da escola, com um novo grupo de pessoas que lhe oferece ajuda. Será que no meio deste caos, cheio de morte e obstáculos eles ainda conseguirão se reencontrar?

(Quote) “ ― Mas os medos, o terror, o choro, o desespero, é isso que nos torna humanos. Isso é humanidade e significa que você esta vivo. Não fuja disso. Sem medo não há coragem, e então não há adrenalina, as grandes decisões. Não há nada que nos torne fortes.”

O livro é narrado em primeira pessoa, e tem capítulos intercalados entre Mariana e Bernardo. Uma coisa interessante na narrativa é o jeito que a autora consegue inserir o leitor na história. Ao longo da história, Bernardo e Mariana conversam com um “amigo imaginário” e este amigo imaginário é você, caro leitor! A narrativa da autora possui uma fluidez tão rápida, que me cativou logo no epilogo e me manteve presa na história do inicio ao fim.

Mariana, é uma personagem forte, e ao longo da história percebemos o quanto ela é forte e o porque. Ela traz diversas reflexões para nós leitores, e eu acabei enchendo o livro de notas, mas quase marquei o livro inteiro, pois além de frases reflexivas a narrativa é muito poética também. Bernardo é um personagem que não fica para trás, ele foi muito bem desenvolvido fazendo com que eu torcesse ainda mais, para que os dois tivessem um final feliz.

A ambientação da história também é algo incrível neste livro. Se tem uma coisa que eu acho muito importante de ser retratado em um livro de distopia, é a maldade humana, que infelizmente sempre se fez e sempre será presente em nossas vidas, e em um mundo “pós-guerra” em que tudo que conhecemos foi destruído, isso não seria diferente. Por isso, tudo que a autora trouxe na ambientação, e nos personagens secundários foram muito bem trabalhados.

As coisas que eu aprendi depois que eu morri, foi uma grande surpresa para mim. Um livro que eu definitivamente devorei (e surtei com uma referência a How i Met Your Mother, minha série favorita da vida haha). É um livro lindo, emocionante. Uma história apaixonante, que entrou para minha listinha de melhores livros que li este ano.

Confira a resenha no blog Maluca dos livros!

site: http://www.malucadoslivros.com/2018/11/resenha-as-coisas-que-aprendi-depois.html

Marcela212 16/04/2020

ALETA, GATILHO!!
Antes de começar a falar do livro em si mas já falando sobre o livro, este livro contém GATILHO, então se você for sensível ao assunto ABUSO SEXUAL, pense bem antes de ler, eu iria ter adorado um alerta para me manter mais preparada com as coisas citadas. Enfim agora sobre o livro, ele é SENSACIONAL 5? e favoritado!! Amei o estilo da escrita e o livro ao todo com personagens primários bom e secundários maravilhosos.
RECOMENDO MUITO!!

Gabi 14/08/2019

As coisas que aprendi depois que morri
O livro se passa no Brasil após uma terceira guerra mundial que, por meio de bombas nucleares e armas biológicas, destruiu o mundo como conhecemos e instalou a Nova Era. Nesse contexto, acompanhamos a história de Mariana e Bernardo, um casal de namorados que viviam na região metropolitana de SP e que combinaram que quando a guerra chegasse, deveriam se encontrar na antiga escola de Mariana. O que não esperavam era que a guerra realmente chegasse e que a família de Mariana levasse ela embora para o interior, enquanto Bernardo permanece na Capital.
Agora ambos devem enfrentar uma jornada para se encontrarem e resgatarem o mínimo de sanidade possível.
Neste livro o leitor é inserido na história como um amigo imaginário tanto de Mariana como de Bernardo e em cada capitulo acompanhamos a história de um dos personagens.
Assim vamos conhecendo a vida antes da guerra de ambos e como estão fazendo para sobreviver após o ocorrido.
Enfrentando tráfico de mulheres, fome, ataques, doenças, falta de confiança entre os sobreviventes e a incerteza do reencontro, temos constantemente muita reflexão sobre como levamos a vida atual, sobre como as pessoas se transformam, sobre erros do passado e o significado da vida.
Li esse livro pela primeira vez numa leitura coletiva e percebi que foi uma história que causou muitas controversas. Tivemos pessoas que se sentiram muito desconfortáveis com o fato de serem inseridas na história e outras, assim como eu, que amaram essa experiencia.
É um livro descritivo, porém não tanto a ponto de ficar cansativo e muitas vezes não possuímos o conhecimento de quanto tempo se passou entre um acontecimento e outro, visto que estamos constantemente conversando com os personagens, além disso o final foi totalmente aberto a interpretações, o que incomodou alguns leitores.
Eu simplesmente amei esse livro e super recomendo a todos! Se você já tiver lido, me avisa e vamos conversar sobre esse final e quais foram as possíveis interpretações!
Kátia 06/05/2020minha estante
Amei o livro ,mas o final me deixou confusa . Nem sei se entendi ????? vamos trocar uma ideia?

euridesxx 23/08/2021

Gostei
O livro é bom, no começo fiquei presa na narrativa e me senti dentro do livro, isso com certeza é o ponto forte. O que fez a leitura ficar cansativa foram os flashbacks (mas isso é algo pessoal, pois não gosto),e algumas coisas repetitivas.
Gostei da escrita da autora.

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Extremamente tocante
“Amor próprio te alimenta. Você vai morrer se não me ouvir agora mesmo. Você não precisa daquelas notas altas para ser adorável. Você não precisa daquele cargo alto para ser amável. Você não precisa estar sempre trabalhando no seu desenvolvimento intelectual para ter algo a oferecer. Você é algo a ser oferecido.”

Pós Terceira Guerra Mundial. Caos total. Uma garota devastada externa e internamente precisa encontrar quem ela mais ama, e anseia por esse momento.

Mariana é uma das poucas sobreviventes dos bombardeios e todo tipo de armas utilizadas para destruir tudo que a cerca – humanos, animais, cidades, absolutamente tudo. A única pessoa que ela acredita que está viva e esperando por ela é Bernardo, seu namorado.

Separados por uma distância considerável, Mariana precisa enfrentar corpos (ou partes deles) por todos os lados, prédios destruídos, carros abandonados e também, claro, mais sobreviventes – alguns amigáveis, outros nem tanto – para chegar ao local marcado: sua antiga escola.

Parece uma simples história onde os protagonistas, completamente apaixonados um pelo outro, arriscam suas próprias vidas lutando por seu amor. Mas não é.

Logo no início a autora nos insere na obra. Isso mesmo. Ele é narrado como se você fosse o amigo imaginário da protagonista, sendo para ela o único ouvinte de seus pensamentos e opiniões. A jornada em busca de Bernardo passa a ser não só dela, mas sua também.

Os desabafos de Mariana em alguns momentos apertaram o meu coração. É sobre o amor próprio, sobre aceitação. Sobre não ser aquilo que os outros esperam de você, mas sobre você se sentir bem sendo assim, do jeitinho que é.

"Somos feitos de poeira estelar.”

site: https://www.instagram.com/p/BUYDq6TlD4q/

De Olivato - @olivatobooks 14/06/2017

Seja um amigo imaginário
(– Quer se sentar comigo no precipício?)

Este livro conta a história de Mariana e Bernardo, os dois são namorados e acabam sendo separados um do outro no momento em que a Terceira Guerra Mundial começa a destruir o Brasil, a vida não é mais como nós conhecemos, as pessoas agora vivem em grupos, algumas se tornaram canibais, outras vivem pacificamente e a maioria dos brasileiros está morta por causa das bombas.

(O mundo está cheio de pessoas bacanas. Se não consegue achar uma, seja uma.)

Os capítulos são intercalados entre Mariana e Bernardo, nós vãos acompanhando a história desses dois se desenrolar, às vezes temos alguns flashes do passado e o mais importante, aprendemos junto com a Mariana as coisas que ela aprendeu depois que morreu, somos o amigo imaginário dela que vai a acompanhando por todo percurso até que ela se encontre com o Bernardo.

(– E como eu conquisto o mundo?
– Você o entende.
– E onde você entra nisso?
– Eu sou o mundo.)

Não consigo dizer o quanto esse livro mexeu comigo, eu demorei em me acostumar com a narrativa no primeiro dia, mas quando percebi já estava no final e precisando urgentemente de mais da história desses dois, Tori consegue entregar para nós uma história única que vai fazer com que você reflita sobre tudo o que pensa.

Estou muito feliz por ter feito essa leitura e quero que todos vocês tenham a oportunidade de sentir o mesmo, é o livro que é essencial, confie em mim e entre de cabeça nessa história.

No Skoob, eu dei 4 estrelas e favoritei, foi muito difícil chegar a essa nota, porque o livro desperta nos leitores uma série de sentimentos que duram até muito tempo depois que você termina a história, eu amei isso.

Bem-vindo a nova Era.

site: https://www.instagram.com/p/BVUxdjfFqt7/

Laris 25/05/2017

As coisas que eu aprendi depois que eu li esse livro
O mundo como conhecemos não existe mais. A Terceira Guerra Mundial reduziu o planeta a escombros, mas Mariana conseguiu sobreviver e precisa encontrar Bernardo, seu namorado, na antiga escola dela.
O acordo era esse: se tudo fosse para o espaço, eles iriam ao encontro um do outro.

Ela não sabe se Bernardo está vivo, se ele lembra do acordo ou se ele decidiu não seguir como combinado, mas ele é última pessoa que Mariana poderia contar e ela está decidida a arriscar tudo e atravessar as pilhas intermináveis de caos e corpos para encontrá-lo.

O livro é narrado de forma intercalada e mostra a vida antes e depois da Guerra, fazendo uma relação entre tudo o que existia e o que não existe mais. A cada capítulo, Victoria revela algo novo sobre Bernardo e Mariana, nos fazendo entender mais sobre eles e suas ações. De forma fluida e honesta, a autora levanta questões difíceis e importantes como aceitação, abuso, saúde mental, convivência familiar entre outros, levando o leitor a se aprofundar de verdade no livro e refletir sobre tudo o que é abordado entre as páginas.
____
"Acredite no amor pelo o que você sentiu, e não pelo o que já viu"
____

Esse é um livro necessário.
O tipo de livro que eu terminei e quis recomeçar imediatamente. Um livro que todos deveriam ler. Mariana e Bernardo são personagens que eu vou carregar comigo para sempre. Eles me ensinaram tanto, mas tanto, não apenas sobre as perdas causadas pela Guerra, mas também sobre a vida, sobre o que fazemos com ela enquanto temos tempo para vive-la. Foi uma honra participar dessa estória e ser amiga deles - sim, eu estou no livro, e você também está!

O que torna esse livro especial é que foi escrito por uma observadora. Uma pessoa que prestou muita atenção em vários aspectos da vida e pensou sobre eles ao invés de ignora-los. Esse livro não é somente uma obra de ficção sobre um futuro que pode estar logo ali na esquina.
Ele é sobre abrir seus olhos.

Se permita ver mais do que aquilo que te ensinam a ver.
Se permita sentir mais
amar mais
viver mais.

Confie em mim, confie na Victoria.
Você não vai se arrepender.
Layla 25/05/2017minha estante
COMENTEI NO IG E FALO DE NOVO: QUE LINDA RESENHA

Laris 28/05/2017minha estante

Tati Tavares 08/05/2017

Aquele tipo de livro que você já ama pela capa, e que se fosse um livro físico você teria o maior prazer de tê-lo na estante. É muito fofa essa capa minha gente!

E a autora Victoria não deixa a desejar na fofice ao introduzir o texto, que é total integrado com quem lê, você e eu, o “amigo imaginário”.

A história é cheia de críticas à sociedade do século XXI, porém no desenrolar do enrendo perde-se esse ponto alto, que tinha tudo para ser um ótimo livro abordando tal tema, tão intrigante. Também têm diversas referências literárias, musicais e que, descreve uma São Paulo muito diferente: devastada.

Ele traz uma temática pouco abordada no universo literário: o futuro da humanidade com uma possível Terceira Guerra Mundial.

Mariana é a personagem principal, uma garota que abandonou tudo no pós-Guerra à procura de Bernardo, seu namoro e a quem combinou, – caso algo muito drástico acontecesse, de se encontrarem na escola que ela estudara.

Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista dela, e do garoto. O leitor faz parte da história, e é conduzido a cada trecho com novas descobertas.

Isso flui muito, intriga e convence quem está lendo, mas confesso que a narrativa contemporânea, com uso de gírias e uma escrita falada, me incomodou um pouco. Às vezes dava impressão de algo arrastado…

Mas nem só de crítica vive a resenha, não é?! Vamos a história.

“É assim que chamo o que estou vivendo, a época a partir da Terceira Guerra Mundial é a pós vida. Ei, corra mais rápido. É bom, não é? Você nessa década sedentária nunca percebeu o quanto é bom correr, o quanto é bom correr quando você não faz isso para entrar em forma. Quando você corre com um objetivo maior. Agora corremos pelas nossas vidas, e a sensação é liberdade.”

Mariana tem que enfrentar muitas dificuldades em sua procura por Bernardo, e em cada passo seu somos seu acompanhante. O mesmo acontece com o rapaz. Eles começam falando sobre a situação em que vivem atualmente, – mas sem muitos detalhes do que realmente é tudo isso, e com o passar dos capítulos contam do passado: como eram suas vidas, como se conheceram e etc.

Ela vivia com a tia, após a família ter descoberto em um jantar de natal que o próprio pai abusava-a. Mariana é uma garota forte, venceu seus medos e o bullying. Emagrecera e se tornara uma mulher linda, – fato este que a incomodava, pois as pessoas viam-na somente como um corpo, com exceção do rapaz.

Bernardo, praticamente não tinha pais, eles vivem em pé de guerra e só brigavam. Chegavam ao ponto de um trair um ao outro, somente por vingança. Fatos esses que fizeram com que ele se tornasse a única pessoa fraterna para o irmão.

“Eu não me identifico com nada, mas me identifico com os retalhos de todo o resto. Pedaços de coisas e pessoas que os outros não percebem. Estou bem. E quando não estou, vou ficar.”

O ponto central da história é quando Bernardo após se instalar na escola em que Mariana estudava, conhece um grupo de pessoas. Todas elas se chamavam por apelidos, não queriam o antigo nome, pois alegavam que isso remetia a um tempo que não existia mais.

Ele acaba ficando doente, o grupo cogitava que fora atingido por algum gás, – o livro não detalha o que e o por quê da Guerra, e dentre essas pessoas há um doutor, que passa a tratá-lo.

Vênus, Atchim, Amora, Doutor, apelidam Bernardo de Cheetos, – pelos inúmeros salgadinhos que ele carregava.

– A seguir contém spoiler.

Bernardo está delirando, está em Marte, rumo a morte. Encontra com pessoas que marcaram seu passado.

Vênus era Mariana, o Doutor seu próprio pai e Atchim sua imagem e semelhança. Os personagens eram somente fruto de sua imaginação desde o começo. E quando o garoto e reage, vê Mariana a sua frente.

“Você fala de um mundo com museus de arte, e música, e gostos ecléticos. Um mundo horrível, mas tão bonito que você nunca quer sair.”

O livro deixa a desejar pelo seu rápido desfecho com o casal se reencontrando, sem muitas explicações e que rapidamente parte para “um ano depois” onde tudo está bem.

É também uma grande metáfora do que realmente é estar vivo. Para Mariana morrer significava estar vivendo tudo aquilo…

Que final foi esse? As dúvidas tornam-se pequenas com relação ao sentimento de “esperava mais”, por que a obra inicia-se com grandes ápices de cartasse, realmente envolvendo o leitor, mas que o frusta com suas rápidas últimas linhas.

Resenha da página Cita Livros - LEIA MAIS EM: citalivros.com.br

site: http://citalivros.com.br/resenha-as-coisas-que-eu-aprendi-depois-que-eu-morri/

trizbm 13/08/2023

Seja bem-vindo à Nova Era
Definitivamente um dos meus livros favoritos, por causa dele me apaixonei pela literatura e pelo hábito de sempre carregar algum livro comigo. Tenho um apego enorme por esse!????

Estela | @euviestrelas 03/12/2018

O mundo como conhecemos foi destruído, a 3ª guerra mundial dizimou a maior parte das pessoas e tudo o que restou foram cidades parcialmente destruídas e algumas pessoas lutando pela sobrevivência.

Mariana e Bernardo viviam em São Paulo, mas em meio a guerra eles acabaram sendo separados e agora o objetivo de ambos é de se encontrar. Em meio a ruínas, canibais, falta de suprimentos e outros perigos, eles precisam da nossa ajuda para superar tudo e cumprirem o objetivo.

As coisas que aprendi depois que eu morri é um livro incrível, você se vê inserido literalmente na história e não consegue parar de ler até acabar.

Os capítulos são intercalados entre a Mariana e o Bernardo nos dando a perspectiva e avanço de ambos os personagens. O ponto diferente aqui é que eles conversam com o leitor como se realmente estivessemos na história, o que foi genial.

Mariana é uma personagem que me surpreendeu muito, ela é forte e sabe se defender e seguir o que quer, além de sempre nos trazer reflexões importantes. Bernardo também tem sua cota de importância, assim como a namorada, ele foi muito bem desenvolvido.

A Tori nos presenteou com uma história super importante que nos leva a muitas reflexões, é uma leitura que todo mundo deveria ler.

?Quando você perde tudo, você vê que tudo que te deixava triste é uma tremenda besteira e você poderia ter se esforçado mais. Que poderia ter tampado as vozes e simplesmente ter feito o que te fazia feliz. Mas é sempre mais fácil falar do que fazer."
MagnunM 04/12/2018minha estante
Me interessei

Dani @meu_romeo 30/12/2018

Olá leitores, hoje trago a resenha do livro AS COISAS QUE APRENDI DEPOIS QUE EU MORRI que eu recebi em parceria com a Editora Killa.
Tudo está acabado. O mundo que conhecemos acabou extinto após a Terceira Guerra Mundial.
Esqueça tudo o que sabe sobre o mundo, ele já não existe mais como antes.
Bernardo e Mariana viviam felizes e bem, até que esse desastre acaba separando totalmente suas vidas.
Agora com o mundo destruído, tudo o que querem é um reencontro. Um reencontro que parece que não acontecerá.
O que aconteceria se tudo o que já viveu acabasse assim? Você teria aproveitado sua vida ao máximo? ⠀⠀⠀⠀
Eis aqui um livro que eu não sabia que gostaria tanto, a mensagem que ele passa me deixou sem palavras em vários momentos.
O livro fala muito mais sobre o luto e a perda e isso que deixou encantada e sensível demais.
Em alguns momentos eu me via tão imersa na história que eu imaginava tudo o que a autora descreveu de forma única.
Não conhecia a história e não tinha ideia do que me esperava e foi tão grata a surpresa que só tenho a agradecer a editora ter me dado a oportunidade de ler este livro.

site: www.instagram.com/meu_romeo

Kalyne @oreinodaspaginas 17/01/2019

Resenha
Gosto demais de livros que retratem um mundo pós-apocalíptico. Creio que isso nos faz pensar sobre a vida que temos, que embora possa não ser perfeita, ainda é melhor do que poderia ser se o mundo realmente estivesse enfrentando esse cenário macabro.
Não vemos apenas as dores de um planeta em pedaços, mas as dores que os seres humanos carregam na alma. As dores de Mariana e Bernardo, seus problemas, seus medos, suas lagrimas, e a esperança de se encontrarem novamente e se sentirem vivos. A história é narrada pelo ponto de vista desses dois personagens, um jovem casal que foi separado pelos eventos que culminaram na terceira guerra mundial.
Eu amo narrações assim, pois posso entender a história não apenas por um ponto de vista, e isso me abre um leque maior de imaginação. Em certas partes do livro, a narrativa possuiu uma forte característica de auto-ajuda, os personagens contavam suas histórias e acrescentavam lições instrutivas.
O cenário pós-apocalíptico descrito no livro é forte e intenso, em diversos momentos me perguntei o que o ser humano faria hoje em uma possível terceira guerra mundial. A tecnologia é muito maior do que era em 1914 ou 1939, com isso os estragos seriam bem maiores do que foram antigamente.
Eu sou uma pessoa sensível e empática, e com isso acabo sofrendo quando uma leitura me apresenta alguma cena forte, pesada e sofrida. Infelizmente esse livro me trouxe uma dessas cenas, e custei a me recuperar tamanho foi o choque.
Ah como eu torci pelo reencontro de Mariana e Bernardo acontecer logo, a cada provação que um deles passava, meu coração se apertava. Mas como não gosto de spoilers, não poderei contar mais sobre isso hehe, vocês precisaram ler para saberem.

site: http://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/

Desireé (@UpLiterario) 26/01/2019

Guerra, destruição e um forte amor. (@UpLiterario)
Terceira Guerra Mundial. Apocalipse. Mortes. Fim da raça humana como conhecemos hoje. Mariana começa esta história, narrando como o mundo se tornou um lugar terrível, sombrio e assustador. Olho por olho, dente por dente. Ela está morta, vivendo os dias como se não tivessem mais sentido, buscando apenas chegar ao local marcado e encontrar Bernardo. Isso se ele ainda estiver vivo. Isso se ela conseguir sobreviver até lá.
“Todo mundo sabia que a humanidade seria a causa da sua própria destruição.”
Uma distopia jovem que se passa no Brasil, mais especificamente, pelas ruas e bairros de São Paulo. Intercalando as narrativas de Mariana e Bernardo, a autora nos traz uma forma bastante peculiar de escrita. Seus protagonistas “falam” com o leitor. Contam suas histórias, seus passados, seus medos diretamente ao leitor, seu amigo imaginário, e sentem conforto e companhia em nossa presença.
“Você está na minha mente, e mentes são máquinas do tempo. [...] Quero te dizer sobre coisas que aprendi e percebi depois que eu morri.”
Uma boa história sobre dores, passados sombrios e tempos ainda mais desoladores. E sobre o Amor, em suas várias formas. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

mikele | @respiropalavras 27/01/2017

Em um mundo devastado pela Terceira Guerra Mundial, Mariana precisa encontrar Bernardo, a única pessoa que lhe sobrou, eles precisam ficar juntos, recuperar o pouco de sanidade que ainda lhes resta em um mundo doente.
Quando os bombardeios começaram, Mariana e Bernardo se separaram, mas os dois juraram que se veriam no ponto de encontro- a antiga escola de Mariana, e passariam pelo apocalipse juntos.
Agora, após a Guerra, o mundo está em ruínas, as ruas estão cobertas de destroços, corpos nos mais variados estados e as pessoas lutam para sobreviver. Mariana precisa se expor a inúmeros riscos para encontrar Bernardo, e caso ela consiga chegar à escola ele pode nem estar vivo, mas se tudo que sobrou do mundo foi morte, dor e sofrimento, um pouco de amor e humanidade nunca é demais.

Em um primeiro momento a narrativa parece ser somente ao redor de um mundo que foi devastado pela Guerra, como as pessoas irão sobreviver a ela, e Mariana e Bernardo são apenas um casal no meio dessa tragédia. Mas logo os caminhos se modificam e a narrativa começa a se tornar algo profundo, uma busca constante pela descoberta de si mesmo, uma jornada de auto aceitação, de saber qual é seu lugar no mundo, e que se você não se encaixar completamente, tudo bem. Tudo ótimo.

Este livro me fez pensar e repensar o meu conceito do que é felicidade, o que é realmente importante na vida de um ser humano.
O que mais gostei nesse livro, foi a possibilidade de ser um personagem dele - como assim, Mikele? LEIA, RÁ!- nos tornamos parte da história, acompanhamos a jornada de Bernardo e Mariana, nos tornamos melhores amigos.

Foi um leitura incrível, eu marquei praticamente o livro inteiro!!! Não é apenas uma distopia, se você está procurando uma história sobre a verdade: que o real monstro é o próprio ser humano, se você quer uma história que fale de depressão, família, auto aceitação e amor, eu digo: leia esse livro.

Obrigada Tori pela confiança e pelo livro especial que você escreveu.

"Acredite no amor pelo o que você sentiu, e não pelo o que já viu".

1 | 2 | 3 | 4