The Lost Daughter

The Lost Daughter Elena Ferrante

Resenhas - The Lost Daughter

cristal reis 30/05/2021

O livro é muuuuuuuito bom!!! Li pq vai sair o filme agora com a olivia colman e quero muito ver. Adoro esses tipos de história, mas o final foi meio decepcionante.

chemicalreads 19/09/2022

Esse livro curou a experiência traumática que tive com The Lying Life of Adults (foi uma merda kkk). A Filha Perdida foi o segundo livro que li da Elena Ferrante, e apesar de ser um daqueles livros que amamos odiar, achei genial a forma crua e brutal com que a autora retratou o tema da maternidade. Foi desconfortável, mas inegavelmente emocionante e inteligente.

Adriana261 27/01/2022

Por que eu insisto em Ferrante?
Eu sempre tenho sentimentos conflitantes com os livros de Ferrante. Entre a tetralogia Neapolitan Novels e esse livro, sem dúvida esse é um livro fraco. Embora eu sigo sempre com a impressão de que ela escreve muito bem, mas os personagens são insuportáveis. Os livros me dão raiva, mas mesmo assim eu quero ler até o fim. Não merece mais de três estrelas, porém tampouco é uma bomba.

Jvmaximo 16/05/2022

Não sei se o problema fui eu ou o livro
Horrível, horroroso, me faz mal. Mkkk meme a parte, sinceramente essa foi uma leitura q eu só conclui pq o livro era curtinho e eu qria ver até onde ia. Não sei se eu n peguei o conceito, a estética ou a mensagem por de trás da história( muito provavelmente), mas eu achei a ?trama? arrasta, sem muito nexo e a personagem principal n me cativou nem um pouco, pelo contrário.
A história é basicamente uma senhora em uma praia se metendo na vida dos outros, fazendo criança chorar e causando intriga na família dos outros, pq a dela ela deixou com Deus mesmo.

Arthur 30/06/2022

"Sometimes you have to escape in order not to die"
A escrita de Ferrante, sem dúvidas, é uma das melhores que já vi na minha vida. Parece que ela consegue fazer uma coisa minúscula, se transformar em algo grandioso.

A escolha que fiz para ser a minha primeira leitura da autora, foi uma ótima porta de entrada. Já estou curioso para saber o que ela fez nos outros livros e mais curioso ainda pra ler a tetralogia "Napolitana".

Eu gostei muito do livro, achei a história muito envolvente, porém em certas partes do livro, eu achei algumas partes desnecessárias, principalmente nos últimos capítulos.

Um livro rápido e instigante. Recomendo a leitura!

lolove 21/01/2021

Filha perdida e a mulher-mãe
Elena Ferrante, ao colocar a perspectiva de uma mãe sobre a maternidade, humaniza essa figura socialmente estabelecida quase como "sagrada".
A "entidade"-mãe, em The Lost Daughter, torna-se aquilo que sempre foi: uma mulher-mãe, com seus desejos, limites, falhas... Embora ciente disso, a protagonista não deixa de projetar, em Nina, aquela maternidade irrealizável (em que só há amor, doação, etc.), pelo menos a princípio. Isto porque aquilo que Falta está sempre presente no livro, incluindo as filhas da protagonista.
Excelente leitura que demonstra como a romantização da maternidade gera frustrações dolorosas a todas as partes da relação.

Bárbara 10/05/2022

the hardest things to talk about are the ones we ourselves can't understand
Talvez eu não tenha compreendido a mensagem central desse livro, no geral, a narrativa é interessante e reflexiva, me fez pensar no meu relacionamento com a minha mãe do ponto de vista dela, em como ela se sentia, no entanto, achei que ficou faltando algo no livro, talvez um plot, uma amarração da história, o final foi muito vazio e virei a página em busca da continuação porque nunca imaginei que aquele seria o final? não por ser inesperado, apenas muito vazio.
Sempre quis ler alguma obra dessa autora, talvez tenha feito uma escolha mais ou menos, não me arrependo de ter lido, talvez releia novamente no futuro, ainda assim, buscarei outras obras dela.