Star Wars: Catalyst

Star Wars: Catalyst James Luceno

Resenhas - Catalyst

Gabrielly.Recalcat 26/06/2023

Catalyst
Rogue One é um dos melhores filmes de Star Wars e Catalyst é uma história maravilhosa que mostra a crueldade do império!

É muito interessante ver como o império manipulava as pessoas pra fazerem elas acreditarem que era algo bom e mesmo os mais inteligentes eram enganados.

Muito bom ver como Galen e Lyra foram importantes um para o outro nessa lida!

É um ótimo prólogo para Rogue One

Jaqueline 30/04/2022

Gostei mais do que estava esperando! Quando assisti Rogue One, lembro que o filme não me marcou tanto por uma falta de conexão com os personagens em tela. Hoje, após ler Catalyst e com uma bagagem maior sobre o que ocorreu antes do filme, sinto que é hora de revê-lo.

Luceno nos conta a história de como Krennic consegue convencer seu antigo amigo Gallen, um renomado cientista, a contribuir (sem se dar conta) com os planos de desenvolvimento de uma poderosa arma que fará parte do projeto da Estrela da Morte.

Em alguns momentos, o livro é um pouco cansativo e foca em alguns grupos que não contribuem muito para o desenvolvimento da trama. Por outro lado, o autor trabalha muito bem em cima da confusão que está a galáxia com os desentendimentos entre a República e os Separatistas. Ninguém no livro tem muita clareza sobre o que está acontecendo, fazendo com que os personagens sejam facilmente manipulados.

Lucas Rey 19/01/2021

O mais importante sobre a Estrela da Morte.
Esse é o livro que a Estrela da Morte precisava. Depois de tantas publicações (livros e quadrinhos) que prometiam contar a história da Estrela da Morte, finalmente a Disney/Lucasfilm decidiu cumprir a promessa. O livro trata, basicamente, da sua idealização. Sendo assim, explica diversas coisas interessantes e trás informações muito importantes principalmente pra quem já tem um certo conhecimento do universo expandido de Star Wars.

Já o autor é o mesmo do livro "Tarkin", possui uma escrita rápida e dinâmica sem se preocupar com o preciosismo de detalhes desnecessários. Não tem o menor pudor em pular cenas e ir direto para o que interessa da história. Narrativa muito boa.

Apesar de ter gostado da obra, particularmente ficou aquela sensação de que "Star Wars - Catalyst" é voltado mais para que já tem certa vivência no universo expandido. Além disso, o livro está mais para "interessante / importante" do que para "bom". Você quer ler porque você quer saber a história por trás da Estrela da Morte, e não porque você está empolgado com o que está sendo contado, pois a história em si é bem morna. Se não fosse um... STAR... WARS... com certeza, a nota seria mais baixa.

Ainda assim, recomendado pra quem é fã da saga.

Elisa 17/01/2021

Gosto muito da família Erso, então, pra mim, ler esse livro foi muito prazeroso, gostei bastante de como a história se desenrolou pra explicar a relação inicial da estrela da morte com o Krennic, como ele manipulou/enganou o galen... muito bom!

arthurbusco 18/03/2020

nto bom
pra quem adora rogue one, lore nunca é demais. deathstar quase um personagem principal