O Retrato Oval

O Retrato Oval Edgar Allan Poe

Resenhas - O Retrato Oval

Iancaha 29/12/2022

"Ele não quis ver"
Ela o amava enquanto ele adorva a sua beleza rara. Infelizmente enquanto ela superava o seu ódio pelo arte e até mesmo aceitava posar para o retrato como forma de demonstrar o seu amor, ele estava apenas admirado com a beleza dela. Em um relacionamento é impossível amar pelos dois, infelizmente caregar esse amor acabou com a vida dela, sem ele nem mesmo perceber.

"E ele não quis ver que as tintas que espalhavam pela tela eram retiradas das faces dela, sentada ao seu lado."

"Aqueles que contemplavam o retrato comentavam em voz baixa a maravilhoso semelhança do retrato com a modelo, prova poderosa do amor profundo do pintor por aquela a quem pintava tão admiravelmente."

Tatyane.Carmela 25/07/2022

Amo as descrições dos detalhes que só o Poe conseguiu fazer.
Você imerge em seus contos de uma tal forma, que parece que você está vivenciando aquela história.

Blog MDL 21/10/2013

Em ‘O Retrato Oval’ o leitor é envolvido por um ambiente misterioso assim como um cavalheiro ferido e seu criado que adentram um castelo solitário em busca de abrigo durante a noite. Nesse lugar lúgubre, a suntuosidade de quadros primorosamente pintados chama a atenção do homem que descobre um caderno cujo conteúdo nada mais é do que as histórias relacionadas a essas obras-primas. Por horas a fio, o homem lê incansavelmente os relatos ali contidos, mas é só quando está prestes a adormecer que ele descobre o retrato de uma jovem emoldurado por uma estrutura oval e que lhe deixa completamente fascinado.

Sem conseguir conter sua ansiedade, ele busca no caderno algo sobre a história daquela pintura que parecia viva de tão real, de tão bela. Contudo, ele não precisou procurar muito para encontrar o que queria, pois logo se deparou com as linhas que narravam a história de uma jovem que muito apaixonada por seu marido, sentia-se enciumada da atenção que este dava a suas pinturas e que um dia teve que aceitar a proposta que ele lhe fez e permitir que ele a pintasse. Como o artista obcecado que era, o pintor não conseguia se desligar do seu trabalho e durante longos dias manteve sua esposa posta diante dele para que ele pudesse capturar cada detalhe necessário para tornar aquele quadro em sua obra-prima, porém, ela pouco a pouco foi enfraquecendo e definhando, tanto que quando o seu amado por fim terminou o seu trabalho, a única coisa que restava viva dela era o retrato oval.

Ao término da leitura de ‘O Retrato Oval’ tive a estranha sensação de já ter visto algo semelhante em algum lugar. O que não seria difícil, já que Poe inspira autores dos mais diversos seguimentos literários, porém, eu sabia que não era este o caso. Foi então que recordei de um episódio do programa espanhol ‘Cuarto Milenio’, onde o autor Javier Sierra contava várias histórias aterrorizantes relacionadas aos quadros que estão em exposição no Museo Del Prado em Madrid. Obviamente não há nenhuma história tão aterradora quanto a que está contida nesse conto, mas o modo com que Edgar Allan Poe traça um paralelo entra a busca pela perfeição e a loucura de um artista, realmente me encanta, assim como, o episódio supracitado me encantou.

Ouso dizer, que esse traço do enredo me cativa ainda mais do que a tragédia que se abate sobre uma jovem apaixonada que deseja apenas ser amada. Acredito que isso ocorre porque a obsessão que compõe uma boa parte dos personagens de Poe é algo que realmente soa assustador, principalmente quando consideramos que isso vem à tona em uma situação tão rotineira e comum que a princípio não levanta suspeitas nenhuma por parte do leitor. Mas não pensem que esse é um conto assustador porque não o é, pois apesar de ser possível encontrar um ambiente cercado de mistério são os acontecimentos funestos que tornam ‘O Retrato Oval’ em uma história catastrófica que vai agradar os leitores que temem ler algo realmente amedrontador.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/10/resenha-especial-o-retrato-oval-por.html

Marília 29/12/2020

O aproveitamento do tempo!
Um livro que retrata bem os dias atuais! Quem entendeu, entendeu...

Nika 16/03/2021

Interessante
Este é um livro pequeno e curto, porém interessante, não sei porque..me fazendo lembrar de uma antiga história grega, de um artista que se apaixona pela sua obra

Rafael2375 31/03/2023

Achei o conto um tanto quanto previsível, e embora a escrita detalhada, não foi o suficiente para me deixar imerso e causar algum impacto.

Talvez se fosse mais longo e bem trabalhado...daria em uma história mais interessante.

Ale 29/08/2023

Esse livro apesar de curto, conseguiu passar a mensagem da paixão do homem pela sua musa. Um fato curioso sobre a minha experiencia com a leitura, é achar que era o Leonardo pintando a Mona Lisa.

Cris 05/12/2022

05.12.2022
Esse conto me fez lembrar do Retrato de Dorian Gray, pois cada vez que o retrato ia ficando mais bonito e acabado, mais a modelo que posou, definhava.

Léa 10/04/2023

Paixão beirando loucura
Edgar em mais uma obra prima! Esse livro já tive mais facilidade para compreender, todavia ele me surpreendeu pelo trágico acontecimento do retrato, pobre moça.

Fernanda 07/04/2020

Primeiro livro/conto que leio de Allan Põe, e quero mais.

Rachelsilva28 07/06/2022

Meu segundo conto de Edgar Alan Poe
Gostei bastante.
Ele na cama olhando pra o quadro e imaginado coisas