O Estratagema do Amor

O Estratagema do Amor Marquês de Sade

Resenhas - Augustine de Villeblanche

Pedro.Constant 05/05/2021

Muito curto
Não imaginava que o Marquês de Sade escrevesse tão bem. Apesar do conto ser muito curto, foi uma leitura fluida e que prende a atenção. Recomendo!

tali 19/03/2022

conto curto do Marquês de Sade.
um pequeno conto do autor Marquês de Sade, achei-o aleatoriamente em um site e decide lê-lo, gostei da escrita, apesar de ser um pouco diferente da qual estou acostumada, a leitura foi fluida e rápida. o conto é basicamente sobre uma jovem aristocrata, Augustine de Villebranche, de 20 anos, e a sua determinação em não se casar e o seu odio pelos homens, além ainda de seu interesse em se relacionar com o mesmo sexo.

Nati 07/09/2022

Uma leitura rápida e acessível do Marquês. De todas as obras que li essa não é agressiva ou "gráfica" como as outras mas mesmo assim, possui todo o cinismo de Sade.

O conto relata a história de um jovem apaixonado e disposto a tudo para conquistar uma mulher lésbica e como ele consegue tal feito. Ponto interessante levantado é como do autor mostra as diferentes visões da sociedade entre homossexualismo feminino e masculino. Para as mulheres, argumenta Sade, seria mais fácil dissimular ao usar de extrema descrição e continuar a observar os costumes. Também as justificativas estariam ao lado das mulheres : seja por pudor, orgulho ou medo da sedução e dominação pelos homens, tornando assim o homossexualismo masculino "menos aceito" e mais "indecente".

Confesso que esperava outro final, mas foi o previsível. O tal estratagema - que é a graça do livro - foi um recurso interessante. Vale a leitura. Sade pode assustar, mas esta obra em especial pode ler tranquilo.