1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

GUS 14/04/2024

1808: Conhecendo mais sobre a história do Brasil
A vinda da família portuguesa não é um dos meus conteúdos favoritos de história, mas é sempre muito bom saber sobre esse período. A narrativa é muito boa e conhecer mais sobre esse período e também da família portuguesa é gratificante. Espero ler o 1822 e 1889 do mesmo autor, já que amei a sua escrita. Recomendo muito.

Mari M. 09/04/2024

Releitura que valeu super a pena
Vi esse título na audible e pensei: tem quase 15 anos que eu li a primeira vez, será que terei a mesma experiência? E sim, todas as expectativas foram alcançadas. O ritmo do livro é muito bom, a narração impecável, a história interessantíssima. Adorei saber que é a verdao ampliada e revista. O que já era bom, ficou ainda meljor. 1808 me abriu as portas do mundo da literatura histórica e ele mantém seu espaço reservado no meu coração.

Kelly Moura 08/04/2024

Interessantíssimo!
Tive acesso a esse livro por áudio, e achei super interessante. Escutar como e por quê a Família Real chega ao Brasil, como era a sociedade da época , as figuras da Corte Real e como e quando isso tudo se transforma.
Impossível não se surpreender com esse resgate da nossa história!

Camila Polonio 04/04/2024

Conhecer mais e sempre mais
Um livro necessário que nos faz compreender a estrutura de pensamento e atitude do nosso povo. Rico em detalhes é uma escrita que prende até o fim.

Super recomendo.

DouglasPires 03/04/2024

Extremamente essencial
"1808", de Laurentino Gomes, é uma leitura imperdível que desvenda as raízes do Brasil moderno.

A obra narra a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, destacando seu impacto transformador: abertura dos portos, criação da primeira tipografia e biblioteca pública, e fundição da primeira siderurgia nacional.

Apesar das contradições da época, como a escravidão e a desigualdade social, a obra nos convida a revisitar um passado rico e complexo, essencial para entendermos quem somos como nação.

Ana Manzoli 03/04/2024

História com humor
Fazia tempo que estava querendo ler esse livro, e acabou surgindo pra mim em audiolivro.
Achei a narração muito boa, me senti amiga do narrador.
A história é bem interessante, a pesar de eu já saber boa parte dela, ver com um senso crítico é bem interessante e divertido. Os absurdos que aconteceram, a personalidade de cada figura histórica, as fofocas... tudo muito legal de se saber, e o jeito que é contado é bem divertido.
É como se fosse uma resenha da história do Brasil de 1808.

BeatrizFonseca1 03/04/2024

Os historiadores, nunca chegaram a um acordo, com relação, ao fato se a família real ,fugiu ou se mudou para as terras brasileiras , o autor Laretino defende que a familia real, mudou para o Rio de Janeiro , quando teve que fugir de Nopelão Bonaparte, os fatos históricos, não podem ser alterados, mas os historiadores, constroem suas próprias intepretações, de acordo com fontes, teorias e metologias escolhidas , os portugueses acordaram na manha, no dia 29 de Novembro, com a notícias, que a família imperial, haviam fugido com a proteção da marinha britânica , Portugal era um dos países, que ainda a monarquia era mais forte, na Europa, entretanto a monarquia nos outros países, está cada dia mais frágil e com menos influencia política, D.João não havia sido treinado para governar, sua mãe tinha problemas psicológicos seu irmão mais velho, tinha morrido de turbolcolese,aos 27 anos de idade .
Ele fugiu para as terras brasileiras, porque Napoleão Bonaparte, estava pressionado para que vários reis perdem seu poder e seu cargo, com receio disso , D. João fugiu, ele poderia enfrentar o francês Napoleao, com a ajuda, da Inglaterra ,entretanto preferiu buscar o refugio em terras da colônia mais rica, o Brasil.
Napoleão Bonaparte, foi uma pessoa, que se destacou no âmbito militar e político, aos 24 anos, já tinha conquistado o cargo de general, ele revolucionou as táticas de guerras, que se tornaram rápidas e eficientes, tentou invadir a Rússia, foi preso na ilha de Elba, Portugal era um pais pequeno e com a economia, pequena, se comparada a outros países ,Portugal tinha um péssimo sistema de transportes e durava duas semanas, para uma carta chegar na França, o plano inicialmente era apenas levar D. Pedro II,para o Brasil,mas isso foi modificado e toda a elite portuguesa veio ao Brasil.
Portugal, foi invadido em 1807, sem muita resistência , Portugal era um dos países ,mais conversadores da Europa,eles tinham dificuldades de criar transformações e revoluções , foi o ultimo pais a abolir a pratica da inquisição que perseguiu e matou milhares de judeus, mouros e protestantes, o pais ainda estava atrasado, no ascpto da revolução industrial e pouco produzia , Sergio Buarque de Holanda, argumenta na obra “Raízes do Brasil, que Portugal, não queria trabalho, ao explorar as suas colônias, queria que a exploração fosse rápida e fácil, Lilian defende que Portugal, se lucrava do ouro vindo da America,embora tenha tido que esperar mais, dos que os espanhóis, para consegui encontra-lo.
Portugal, era tão conservador, que a produção de livros eram controlados, pelo clero e depois passou a ser pelo estado , Portugal e Inglaterra sempre foram bons aliados, em conflitos e um sempre ajudou o outro.

Cassia.Scapini 03/04/2024

Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta
Incrível como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta conseguiram deixar heranças mal resolvidas e que permanecem até os dias atuais, como o fantasma de um cadáver insepulto.
Esse livro descreve e explica muita coisa sobre o Brasil. Embora a leitura possa ser chata em alguns momentos, se faz necessária.
Apenas leiam!

Alexandre.Aranha 31/03/2024

Didático
Gostei bastante da experiência de ouvir este livro pela Audible. O livro é bastante didático, explicativo e cheio de referências que dão credibilidade ao trabalho do autor.

Girassor 31/03/2024

Interessante
Confesso que comecei a ler com grandes expectativas, as quais foram em parte atendidas, embora de uma maneira um pouco diferente do que eu esperava.
O livro é uma introdução perfeita à história do Brasil de forma leve, o que apreciei bastante. No entanto, algumas críticas pessoais do autor podem afetar algumas pessoas, quase me levando a desistir da leitura. Decidi, no entanto, focar apenas na narrativa histórica, lembrando que o livro é uma expressão da visão do autor, embora isso possa alterar um pouco a intenção original da obra. Ainda assim, acho extremamente interessante a ideia de explorar a história de uma forma prática e leve, e ver o quão engraçado e trágico, mas essencial os acontecimentos da nossa história, o que resulta com certeza em um enriquecimento de conhecimento significativo. Por isso, não pretendo desistir de outros livros do mesmo autor, e pretendo ler obras de outros escritores sobre a história do Brasil.
Recomendo a todos!!!

Lucio 25/03/2024

1808
Uma leitura bem prazerosa, aqui temos um rico relato histórico da época em que a corte portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil. A escrita é cheia de detalhes, mas com uma linguagem simples, qualquer um consegue entender. Uma leitura quase obrigatória para todos brasileiros.

Pamela.BrandAo 23/03/2024

Uma tragédia divertida e real
Apesar de não ser ficção e se tratar da história do Brasil, tema que eu não gosto justamente por saber o nível de sua corrupção e desorganização... É um livro extremamente informativo e histórico e bastante irônico...o que traz seu tom de humor e não deixa a atmosfera mais carregada do que é...faz as atrapalhacões brasileiras terem um aspecto caricato que convida ao riso... Gostei bastante

Vivi 22/03/2024

Todos deveriam ler para conhecer a história do Brasil
"1808", de Laurentino Gomes, é uma obra fascinante que transporta o leitor para um dos momentos mais intrigantes da história brasileira: a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Este evento, ocorrido em 1808, não apenas moldou o destino do Brasil, mas também alterou para sempre as dinâmicas políticas e sociais entre a colônia e a metrópole.

O livro se destaca por sua narrativa envolvente e acessível, tornando a história viva e interessante, mesmo para aqueles que podem não ser aficionados por história. Laurentino Gomes faz um trabalho excepcional ao detalhar os bastidores da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiam Portugal. A maneira como o autor descreve a viagem transatlântica, as dificuldades enfrentadas pela corte e a chegada ao Brasil é tão vívida que o leitor pode quase sentir o balanço dos navios e o calor tropical.

O assunto central do livro vai além da simples mudança geográfica da corte; ele explora as consequências profundas dessa mudança para o Brasil e para Portugal. A abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, a elevação do Brasil a sede do império português, e as reformas administrativas e econômicas introduzidas por Dom João VI são alguns dos temas abordados que demonstram a complexidade e a importância desse período.

"1808" é também uma obra que humaniza figuras históricas, apresentando-as com suas virtudes e defeitos, decisões acertadas e erros, tornando-as mais próximas do leitor. Através de uma pesquisa meticulosa e uma narrativa cativante, Laurentino Gomes convida o leitor a mergulhar numa época de transformações e descobertas, despertando não apenas o interesse pela história do Brasil, mas também pela sua formação social e cultural.

Para quem busca entender as raízes do Brasil contemporâneo e aprecia uma história bem contada, "1808" é uma leitura indispensável. Este livro não apenas informa, mas também entretém, provando ser uma obra capaz de despertar a vontade de explorar mais profundamente os fascinantes contornos da nossa história.

Bethania.Rodrigues 18/03/2024

Amei esse livro.
A muito tempo tenho vontade de ler esse livro. Laurentino Gomes torna essa leitura de fácil entendimento.
É sempre muito relembrar tudo aquilo que já estudou nas aulas de história, mas aqui nesse livro pude compreender com muita facilidade a história do meu país.

Rafaellamfferreira 13/03/2024

Uma leitura obrigatória
Laurentino é jornalista, e isso faz uma diferença grande ao escrever sobre história. A leitura fica mais próxima, fluida e de fácil acesso. Você consegue entender a linha do tempo, não se perde num dialeto ?cientifiques?. A história fica mais interessante de ler.