1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Jack Lemos 23/04/2024

Fantástico!
Fiquei abismada com o nivel de pesquisa do Laurentino. Esse livro foi muito mais interessante do que muita aula de história do Brasil.

Ele cita as pesquisas dele e de muitos outros especialistas da nossa história. Um mundo incrível que a gente não tem ideia. Ele tem um estilo documental. Eu ouvi em audiobook no App Skeelo narrado pelo próprio Laurentino. Perfeito!

Como é importante entender a nossa história para assim poder compreender o nosso presente. Amei!

Dr Eduardo 21/04/2024

A História do Brasil fora dos livros escolares
Muito interessante conhecer a história da formação do Brasil sem a romantização e as fantasias que normalmente se apresentam para nós, brasileiros. Um d. João que sempre foi retratado como uma figura miserável, quase um bufão, ganha destaque neste livro. Ansioso para ler a continuação.

eulalianivea 19/04/2024

História de Dom João
Esse livro conta sobre a vinda de Dom João para o Brasil em fuga da pressão que sofria, ele transforma a situação primitiva do Brasil, dominada pela precariedade, onde transforma a realidade geográfica, abre os portos pra ter prosperidade no comércio, só que com isso vem uma grande Escravidão negreira, além da exploração ao povo pra manter os luxos da coroa portuguesa.

Gabriel 18/04/2024

Incrível
Repassar a história do Brasil colônia com uma dinâmica de leitura assim é incrível. Estou encantado com os detalhes e pensativo sobre o capítulo final.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Comprei esse livro por curiosidade e tbm pq achei a capa linda, aprendi bastante sobre o início do nosso amando Brasil, eu achei a escrita super fluida, e as imagens tbm deram mais charme ao livro. Comprei os outros dois para poder saber da história completa de uma forma diferente.

nanarissa 16/04/2024

Não apenas um bom resumo sobre a vida da família real para cá, mas também uma oportunidade de entender um pouco sobre a política atual. 200 anos e nada mudou ?

GUS 14/04/2024

1808: Conhecendo mais sobre a história do Brasil
A vinda da família portuguesa não é um dos meus conteúdos favoritos de história, mas é sempre muito bom saber sobre esse período. A narrativa é muito boa e conhecer mais sobre esse período e também da família portuguesa é gratificante. Espero ler o 1822 e 1889 do mesmo autor, já que amei a sua escrita. Recomendo muito.

Mari M. 09/04/2024

Releitura que valeu super a pena
Vi esse título na audible e pensei: tem quase 15 anos que eu li a primeira vez, será que terei a mesma experiência? E sim, todas as expectativas foram alcançadas. O ritmo do livro é muito bom, a narração impecável, a história interessantíssima. Adorei saber que é a verdao ampliada e revista. O que já era bom, ficou ainda meljor. 1808 me abriu as portas do mundo da literatura histórica e ele mantém seu espaço reservado no meu coração.

Kelly Moura 08/04/2024

Interessantíssimo!
Tive acesso a esse livro por áudio, e achei super interessante. Escutar como e por quê a Família Real chega ao Brasil, como era a sociedade da época , as figuras da Corte Real e como e quando isso tudo se transforma.
Impossível não se surpreender com esse resgate da nossa história!

Camila Polonio 04/04/2024

Conhecer mais e sempre mais
Um livro necessário que nos faz compreender a estrutura de pensamento e atitude do nosso povo. Rico em detalhes é uma escrita que prende até o fim.

Super recomendo.

DouglasPires 03/04/2024

Extremamente essencial
"1808", de Laurentino Gomes, é uma leitura imperdível que desvenda as raízes do Brasil moderno.

A obra narra a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, destacando seu impacto transformador: abertura dos portos, criação da primeira tipografia e biblioteca pública, e fundição da primeira siderurgia nacional.

Apesar das contradições da época, como a escravidão e a desigualdade social, a obra nos convida a revisitar um passado rico e complexo, essencial para entendermos quem somos como nação.

Ana Manzoli 03/04/2024

História com humor
Fazia tempo que estava querendo ler esse livro, e acabou surgindo pra mim em audiolivro.
Achei a narração muito boa, me senti amiga do narrador.
A história é bem interessante, a pesar de eu já saber boa parte dela, ver com um senso crítico é bem interessante e divertido. Os absurdos que aconteceram, a personalidade de cada figura histórica, as fofocas... tudo muito legal de se saber, e o jeito que é contado é bem divertido.
É como se fosse uma resenha da história do Brasil de 1808.

BeatrizFonseca1 03/04/2024

Os historiadores, nunca chegaram a um acordo, com relação, ao fato se a família real ,fugiu ou se mudou para as terras brasileiras , o autor Laretino defende que a familia real, mudou para o Rio de Janeiro , quando teve que fugir de Nopelão Bonaparte, os fatos históricos, não podem ser alterados, mas os historiadores, constroem suas próprias intepretações, de acordo com fontes, teorias e metologias escolhidas , os portugueses acordaram na manha, no dia 29 de Novembro, com a notícias, que a família imperial, haviam fugido com a proteção da marinha britânica , Portugal era um dos países, que ainda a monarquia era mais forte, na Europa, entretanto a monarquia nos outros países, está cada dia mais frágil e com menos influencia política, D.João não havia sido treinado para governar, sua mãe tinha problemas psicológicos seu irmão mais velho, tinha morrido de turbolcolese,aos 27 anos de idade .
Ele fugiu para as terras brasileiras, porque Napoleão Bonaparte, estava pressionado para que vários reis perdem seu poder e seu cargo, com receio disso , D. João fugiu, ele poderia enfrentar o francês Napoleao, com a ajuda, da Inglaterra ,entretanto preferiu buscar o refugio em terras da colônia mais rica, o Brasil.
Napoleão Bonaparte, foi uma pessoa, que se destacou no âmbito militar e político, aos 24 anos, já tinha conquistado o cargo de general, ele revolucionou as táticas de guerras, que se tornaram rápidas e eficientes, tentou invadir a Rússia, foi preso na ilha de Elba, Portugal era um pais pequeno e com a economia, pequena, se comparada a outros países ,Portugal tinha um péssimo sistema de transportes e durava duas semanas, para uma carta chegar na França, o plano inicialmente era apenas levar D. Pedro II,para o Brasil,mas isso foi modificado e toda a elite portuguesa veio ao Brasil.
Portugal, foi invadido em 1807, sem muita resistência , Portugal era um dos países ,mais conversadores da Europa,eles tinham dificuldades de criar transformações e revoluções , foi o ultimo pais a abolir a pratica da inquisição que perseguiu e matou milhares de judeus, mouros e protestantes, o pais ainda estava atrasado, no ascpto da revolução industrial e pouco produzia , Sergio Buarque de Holanda, argumenta na obra “Raízes do Brasil, que Portugal, não queria trabalho, ao explorar as suas colônias, queria que a exploração fosse rápida e fácil, Lilian defende que Portugal, se lucrava do ouro vindo da America,embora tenha tido que esperar mais, dos que os espanhóis, para consegui encontra-lo.
Portugal, era tão conservador, que a produção de livros eram controlados, pelo clero e depois passou a ser pelo estado , Portugal e Inglaterra sempre foram bons aliados, em conflitos e um sempre ajudou o outro.

Cassia.Scapini 03/04/2024

Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta
Incrível como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta conseguiram deixar heranças mal resolvidas e que permanecem até os dias atuais, como o fantasma de um cadáver insepulto.
Esse livro descreve e explica muita coisa sobre o Brasil. Embora a leitura possa ser chata em alguns momentos, se faz necessária.
Apenas leiam!

Alexandre.Aranha 31/03/2024

Didático
Gostei bastante da experiência de ouvir este livro pela Audible. O livro é bastante didático, explicativo e cheio de referências que dão credibilidade ao trabalho do autor.