1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Stuart.bookster 23/01/2022

1080, de Laurentino Gomes
Laurentino tem uma forma de escrita única, ele sabe colocar fatos históricos de forma didática e narrada deixando a leitura mais leve e dinãmica. O livro tem um destaque importante por narrar, nas palavras do grande academicista Dalmo Dallari, "o nascimento do Brasil". É importante darmos destaque a compreensão dos fatores que levam ao surgimento do Brasil nesse período e o motivo que leva a fuga da Família Real de Portugal para o Brasil. A compreensão da história como uma conjuntura de fatos correntes e seguidos como um efeito dominó é fundamental para compreender os acontecimentos europeus do período, desde a ascensão napoleônica até a existência dos despostas esclarecidos.

fuckinormie 19/01/2022

Eu odeio jornalistas.
O jeito que o Laurentino Gomes simplesmente acha que tem um diploma de História - - - ??

Mas brincadeiras a parte, é bom para estudar pra Enem, Fuvest, e qualquer outro vestibular. Pra se aprofundar no assunto não.

Gabriela 18/01/2022

Gostei muito desse livro, me permitiu aprender mais da história do Brasil que na escola! Obviamente naquela época talvez eu não entendesse algumas questões políticas envolvidas (obviamente não entendia haha). De qualquer forma, é muito interessante ir redescobrindo a história, com fontes fidedignas apresentadas pelo autor, o jornalista Laurentino Gomes.
As correspondências, registros, notas, notícias e demais documentos que fizeram parte da pesquisa do autor para este livro são fonte pura de história e conseguem esclarecer muitas características do Brasil atual.
Principalmente em relação à corrupção e à forma como isso é tratado desde a colônia até a atual República. Pretendo ler os outros livros da série, pois sem dúvida serão muito bem escritos e embasados em documentos históricos, como este primeiro.
Vicky 18/01/2022minha estante
Gostei da sua resenha! Me deu vontade de ler o livro! ???

Gabriela 19/01/2022minha estante
Que bom Vicky! Eu nunca gostei muito da matéria História na escola... Mas gostei muito do livro e quero ler outros do gênero também. Claro que a história vai muito além disso, mas para leigos no assunto como eu, vale super a pena aprender dessa forma!

Natasha 16/01/2022

10/10
Um livro ótimo pra quem gosta da história brasileira, com uma linguagem simples e fácil de entender, é ótimo para qualquer tipo de leitor.

Marina.Castro.F 15/01/2022

Bom livro, mas não é para mim
Tive a experiência em audiobook. Achei o livro muito bom e bem escrito, além de bem detalhado. Porém não é muito o meu estilo porque fica mais na rotina das pessoas à época do que na vid aprovada dos monarcas (que eu acho mais interessante). Porém, para quer entender mais sobre o dia a dia das pessoas da época, recomendo a leitura!

Thalezito 15/01/2022

1808
No livro 1808, Laurentino Gomes escreve sobre a fuga da Familia Real da invasão de Napoleão e a chegada deles no Brasil.
O problema do livro não está exatamente em sua escrita e narrativa, que como jornalista, Laurentino domina, porém como é o caso em muitos livros de história voltados para o grande público, ele apela para uma visão antiquada da história, focando mais em personagens históricos do que nos processos históricos que ocorriam no Brasil e no mundo.

Recomendo para aqueles que queiram aprender de forma superficial sobre a fuga da família real para o Brasil.

dieizon 11/01/2022

O autor consegue através desse livro mostrar uma realidade do reinado de don João XI no Brasil que vai além do que e mostrado nas matérias da escola, mostrando várias curiosidades sobre esse período.

Levi_Motta 11/01/2022

É bem simples de entender, confesso que nunca fui muito afeiçoado a história do Brasil, mas fiquei extremamente empolgado com este livro e com as outras obras do autor, não há dúvidas que vou ler os outros dois.

dodoraswift 09/01/2022

1808
Amo história, e a história do Brasil me fascina (mesmo não sendo tão linda). Não tem muito o que falar, por isso que leio e não escrevo.

tonjds 08/01/2022

ahhhh... agora tudo faz sentido!
ahhhh... agora tudo faz sentido! Esta foi a minha sensação enquanto lia o livro e relacionava com as situações que estamos vivendo atualmente.

É uma leitura leve que explica muito bem a nossa história. Recomendo!

E quando paramos para pensar, 1808 nem faz tanto tempo assim. É a aproximadamente geração dos nossos bisavôs. Fico imaginando a cena da minha avó sentada no colo da bisa e só ouvindo "olha filha, Joãozinho está aprontando alguma coisa"

Mimi 05/01/2022

O livro 1808, de Laurentino Gomes, foi um grande desafio que se tornou um grande aprendizado. Aprender sobre a história do meu país, mesmo nas falhas e vergonhas, me ajudou a compeender como chegamos até aqui e como nossa sociedade herdou diversos costumes antigos que devem ser notados.
Olhar a nossa história com olhar crítico é imprenssindível para entendermos o nosso presente, e esse livro me permitiu fazer comparações claras de um povo brasileiro judiado e negligênciado.
Com essa leitura, saí completamente da minha zona de conforto e me aventurei em um Brasil relvelador e, agora, muito mais claro para mim.

Isabela.Rodrigues 03/01/2022

Deveria ser obrigatório nas escolas
Livro sensacional, esse tipo de livro que deveria ser obrigatório nas escolas. Super informativo, além de ser um conteúdo que nos faz entender melhor sobre a época em que a família real veio para o Brasil. Super recomendo e espero que mais pessoas possam lê-lo

lifeofbeu 02/01/2022

Um livro incrível que eu particularmente leria novamente, pois por ser grande acabamos perdendo algumas partes. O livro retrata nosso Brasil pela vinda da família real e tudo que aconteceu após isso. Um livro magnífico escrito por uma pessoa excepcional.

Tiago Souza 30/12/2021

Para amantes da História
Um livro que deveria ser implementado nas escolas, pois nele se conta um pedaço de nossa história de forma simples, clara, bem humorada e também direta da vida de D.João e toda a corte para o Brasil. Livro que nos mostra também o reflexo de nossa sociedade a partir de sua história.
Ansioso para ler os demais livros do Laurentino Gomes.