1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Marilia.Ribeiro 16/04/2022

Ótima leitura
Leitura leve e fácil de ser compreendida.
Recomendo muito.
Uma forma bem agradável de aprender um pouco mais.

Mateus.Silva 12/04/2022

Uma aula de história imersiva e de fácil compreensão
Durante boa parte da leitura me senti imerso no Rio de Janeiro do inicio do Sec XIX, adorei ler sobre as curiosidades daquela época com respaldo documental histórico, mas sem todas aquelas palavras engomadas que se costuma encontrar em textos acadêmicos.
Sem dúvida o ponto alto desse livro pra mim foi sua linguagem clara e direta. Foi uma aula de história produtiva e até divertida e engraçada em vários capítulos.
É um livro que recomendo sem medo pra qualquer pessoa que se interesse pelo menos um pouco por história e principalmente, história do Brasil.

Cida Zientarski 09/04/2022

Sobre "1808", de Laurentino Gomes
Este não é um livro de ficção, mas sim o resultado da pesquisa intensa que Gomes fez por 10 anos. É um relato da vinda da Família Real para o Brasil, sendo assim uma obra com linguagem no estilo jornalístico.

Já pararam para pensar nos personagens envolvidos no dito “descobrimento do Brasil”? Não estou falando no tipo de conhecimento que nós usamos na escola, mas daquele que aproxima personagens históricos da nossa realidade atual. Quando examinamos quais podem ter sido os sentimentos e o contexto das pessoas envolvidas na história, é possível que entendamos o que aconteceu com mais facilidade. Boa leitura!

site: https://www.guiaestudo.com.br/1808#:~:text=%E2%80%9C1808%E2%80%9D%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20livro,com%20linguagem%20no%20estilo%20jornal%C3%ADstico%20.

VinAcius49 01/04/2022

É mais que bom! Temos aqui um muito bom e também um perfeito como forma de avaliar, mas não posso dar mais que isso? Aff...
É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler. O autor pega aquilo que você aprendeu na escola/universidade (muitas vezes considerou chato) ESMIUÇA ASSIM e de uma forma super compreensível.
Ai, não consigo... LEIAM!
Ps.: Ai ai, Napoleão... Você é um [*****] histórico, caralh*!

Itachi1001 [Washington] 20/03/2022

Surpreso
Achei o livro muito bom, aprendi muitos detalhes e coisas novas sobre a história de nosso Brasil e este livro tem que estar nas recomendações de leituras para jovens, assim como fazem com várias literaturas nacionais, que sem dúvida merecem ser lidas, mas este nos ajuda de fato a entender nossa própria história.

Mariane 19/03/2022

História do Brasil de forma precisa e clara
Simplesmente fez uma pessoa de exatas entender a história do Brasil como nunca antes. Leitura fácil e altamente recomendável.

Lalis17 13/03/2022

Leitura cansativa, porém necessária, a história de nosso país, pra variar é repleta de pessoas não comprometida com o povo. 1008, nosso país não mudou muito,continua repleta de políticos que só cuidam de seu próprio umbigo.

Lobbo 04/03/2022

1808
Para amantes de história, este livro vai te fazer voltar no tempo. Você se sentirá nos tempos de escola. Porém, é uma leitura um pouco mais picante kkkk
Linda.Isadora 14/03/2022minha estante
Amg qual vc diria q é a classificação indicativa?

Lobbo 15/03/2022minha estante
Acredito que com idade equivalente ao ensino médio... nada explícito.

Annali.Rocha 04/03/2022

??????????????????
????????????????????????????????????
???????????????????????????????????
????????????????????????????????????
?????????????????

Helena.Merces 27/02/2022

"A liberdade não significava melhoria de vida"
O tipo de livro que eu gostaria de ter lido bem antes mas por medo de me decepcionar acabei deixando pra depois, porém acho que foi o momento ideal pra eu conseguir me dedicar a leitura dele.

O livro começa com vários fatos históricos do século XVIII, principalmente as mudanças políticas e governamentais na Europa e como isso afetou também o Brasil.

A vinda da família real portuguesa para o Brasil colônia é descrita de uma forma bem legal, nada cansativa e que me prendeu bastante ao conteúdo. Entender como essa dinâmica da mudança trouxe consequências que perduram até hoje no nosso país (boas ou ruins). Gostei muito da forma como o autor fala sobre cidades daqui do Brasil, fez com que eu me sentisse vivendo o momento.

Gostei bastante também das figuras que o livro apresenta. Enfim, uma leitura muito boa!

yas 26/02/2022

Ótimo
Um dos melhores livros de história que eu já li. Laurentino conseguiu contar toda a história da vinda da família real portuguesa pro Brasil de uma forma simples e interessante.
Acho muito legal ele citar os lugares, da vontade de conhecer todos, se sentindo assim parte da história!

Liu 24/02/2022

1808 e a viagem a Ouro Preto
Em 14 de fevereiro de 2022, viajei para Belo Horizonte, em visita a meu pai. Chegando lá, comecei a leitura de 1808, do escritor Laurentino Gomes. A leitura seguiu a todo vapor, pois a forma como o autor relata os fatos e constrói a narrativa é capaz de prender e aguçar a curiosidade.

Parece que a leitura daquele momento histórico do Brasil-colônia fazia todo sentido, pois, no fim de semana eu iria conhecer Ouro Preto e Mariana. Duas cidades lindíssimas, cheias de história, verdadeiros museus a céu aberto.

A leitura do livro deu uma embolada nesses dias, pois quis aproveitar ao máximo pra conhecer todas as igrejas, minas e museus das cidades.

Por fim, no dia 24, sob a surpresa da invasão da Rússia à Ucrânia, e a iminência de uma guerra na Europa, me fez lembrar e relacionar aos fatos que desencadearam a vinda da corte portuguesa para o Brasil, as invasões napoleônicas.

Recomendo a leitura.

Lara Pessoa 20/02/2022

Bom, mas nem tanto
O livro é muito interessante, muito mesmo. Diria que se tivesse (talvez até tenha) uma adaptação menorzinha, todos os brasileiros (no mínimo) deveriam ler. Os detalhes e pontos que o livro tem são muito bons, e a linguagem usada para falar sobre a história é muito boa, não é algo sério ou complexo de entender, pelo contrário é bem descontraido, o que torna o ato de aprender melhor. Contudo, eu não dei 5 estrelas, porque por mais que o livro seja muito curioso, achei muito cansativo. O início do livro (até um pouco antes da metade) é envolvente, mas depois algumas informações começam a se repetir ou a ser muito minuciosas, o que na minha opinião não é tão legal. Mas de qualquer forma, vale a apena a leitura se vc gostar muito de livros com esse contexto, ou se for um amante do Brasil.

Bruno.Vieira 20/02/2022

Sensacional
Todo brasileiro deveria ler. A escrita do autor é incrível, faz prender ao livro do início ao fim. Vale a pena!