1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Sídnei 03/10/2020

Fuga
Trata da vinda da família real portuguesa para o Brasil, os motivos que fizeram eles deixarem a terrinha e sua nova vida na colônia tropical.

Marcos5813 10/10/2022

A Corte no Brasil
Muito bom livro do jornalista e escritor Laurentino Gomes. Baseado numa extensa pesquisa que durou mais de 10 anos, Laurentino Gomes ilustra em relatos de cartas e documentos das pessoas que viveram nesta época, 1808 até sua volta a Portugal em 1821, quando a Corte Portuguesa vem para o Brasil fugindo do Império de Napoleão Bonaparte, que saiu varrendo a Europa destruindo reinados e instalando seu império abolicionista contra o absolutismo. O livro tenta deixar mais claro que a vinda do Rei, Dom João VI, a sua colônia, fato inédito na época, ajudou a modernizar a economia e a sociedade brasileira, trazendo para um Brasil, ainda colônia, os acervos e dotes do berço da civilização moderna, a Europa, e consequentemente Portugal.

gabriel 09/12/2020

Leitura leve e muito curiosa

Muitas das coisas mencionadas no livro são surpreendentes. O estilo de leitura é leve, focada nos fatos e que não se perde em firulas desnecessárias. É um livro que vai direto ao ponto, de maneira objetiva e atraente. Cada capítulo se apega a um aspecto diferente da vinda real ao Brasil (seja a construção do "ambiente" da época, as motivações da vinda, dentre outras coisas), sem se apegar a uma sequência linear ou cronológica.

Enfim, uma ótima leitura, que tenta se amparar em diversos outros dados e fontes (que são citadas em abundância no livro), mas que deve ser vista com reservas, por se tratar de um trabalho jornalístico e não histórico ou acadêmico. Mesmo assim, se o objetivo for se informar melhor sobre o período, sem precisar entrar em detalhes ou discussões acadêmicas, é um ótimo livro. Ajuda a compreender um pouco mais a respeito da formação do Brasil e consegue também ser divertido. Recomendado.

Ana Júlia 08/11/2020

Finalmente, quando retomei essa leitura, não consegui entender o porquê de tê-la parado. Para quem gosta de História, é simplesmente encantador ter uma leitura tão cheia de informações, curiosidades e dinamismo como essa. Momentos que jamais imaginei e que nunca me foram narrados por um professor, foram abordados nesse livro, e melhor: de forma clara e objetiva. Muito bom, mesmo. Pretendo ler, em breve, os próximos da triologia.

Mateus Almeida 23/02/2013

Um livro recomendado a qualquer leitor, indispensável para um brasileiro.
"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"

O livro cumpri seu objetivo de apresentar a história da Corte Portuguesa e história do Brasil de uma forma menos massiva, posso dizer até de uma forma engraçada.
Laurentino Gomes vai no sentido oposto aos livros de história no que diz a forma de apresentar os fatos, não que ele mude os fatos, longe disso.Mas muda a forma de conta-los dispensando aquela forma desagradável de simplesmente decorar fatos e datas.
1808 faz com que realmente se entenda sobre o que aconteceu entre os anos de 1807 e 1821.
Não tente ler o livro para obter conhecimentos minuciosos sobre esse período, o máximo que vai conseguir obter e algumas curiosidade e nada mais.Leia-o para entender de forma simples e agradável como uma colônia Portuguesa mudou a história de um império.
E volto a repetir,um livro recomendado a qualquer leitor, indispensável para um brasileiro.

Ana - @edicaodebolso 30/10/2022

Uma super aula de história
Sempre gostei muito de história, talvez daí a semente desse meu amor pelos livros em geral. Aprender mais sobre a história Portugal e Brasil, onde tudo começou e o impacto da realeza portuguesa em nosso país foi uma experiência maravilhosa.

O livro é todo numa linguagem de fácil entendimento, detalhado, tudo com referências e muito bem explicado.

De forma simples conta sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil, os motivos, as consequências, a situação dos demais países, as batalhas,muitos detalhes sobre a Era Napoleonica e por aí vai.

Enfim para quem quer aprender mais sobre essa época fica aí uma ótima indicação.

CarolSay 15/01/2021

Para gostar de História do Brasil
Esse livro uniu o útil ao agradável: história do Brasil + uma boa pitada de fofoca. Tem como não ser bom?

O excelente trabalho de pesquisa do autor é consagrado com uma linguagem acessível, fatos históricos organizados e o impecável embasamento de cada capítulo.

Como se não bastasse, o livro ainda conta com as famosas ?fofocas? vazadas na época, ou anos mais tarde, em cartas trocadas entre os personagens (reais) ou relatos feitos por quem viveu os primeiros anos da Corte Portuguesa no Brasil.

Bom para os historiadores e bom para os curiosos.

Gabrielly 28/01/2023

Sim, eu li essa bosta
Raso, e sem método, a única descrição possível? A linguagem acessível não deve baratear a produção histórica, o problema não é o conteúdo de história produzido por um jornalista, mas falta de método pra tratar do assunto que resultou numa romantização de eventos que não deviam ter tratados dessa maneira

Lizzmarcella 17/01/2023

Uma reportagem no estilo documentário
O livro não traz uma proposta acadêmica nem analítica, tá mais pra uma reportagem investigativa. Gostei de acompanhar a exposição de toda uma série de eventos históricos que influenciaram a "construção" do Brasil. Outro ponto positivo da obra é nos instigar a procurar outras fontes mais aprofundadas para ampliar a compreensão. Minha parte favorita é quando o autor (com o apoio da opinião de outros historiadores) faz um breve "what if" do que poderia teria sido o Brasil caso a família real não tivesse vindo pra cá.

Carol 02/02/2021

Leiam
O autor conta de forma muito gostosa e nada cansativa sobre uma parte tão importante da nossa história.
Recomendo o livro, principalmente para os brasileiros apaixonados.

Via 31/01/2021

pra quem ama história
Um livro com certeza muito bem trabalhado. A narrativa é bastante lenta, por ser uma não ficção, mas o autor tem uma boa didática. Uma boa aposta pra quem é apaixonado por história, ou quer saber mais sobre o nosso país. Quem gosta de uma fofoca também vai se entreter com os perrecos. A galera de Portugal era bem reclamona.
ghost cookies 01/02/2021minha estante
história é a melhor coisa pra quem quer drama e confusão

Via 04/02/2021minha estante
e gente esquizofrênica

Simone361 25/01/2021

História
Você vai aprender a história de uma forma que não ensinam na escola. O autor que através de muita pesquisa foi capaz de transmitir um passado que a gente não conhece de forma fácil em filmes.
Descrição maravilhosa do que nossos antepassados passaram por essa terra chamada Brasil.

Talvanes.Faustino 15/01/2021

É bom
Não chega a ser o melhor livro, mas até que dá pro gasto, o fato de ser jornalista e não um historiador de formação me afastou da obra, mas até que não é ruim.

FernandoMedeiross 04/05/2021

Também conhecido como "Rindo de nervoso da história do Brasil"
Finalmente estou consumindo essa trilogia que, pelo que eu me lembre, teve sua relevância na época que foi lançada. E foi uma relevância merecida. O livro consegue contar como o Brasil ganhou seu status de Capital do Império por simplesmente existir no momento certo (o que parece muito a realidade de pessoas que ganham seus status até hoje) de uma maneira muito leve e com uma boa dose de sarcasmo.

E isso é uma coisa que gosto muito em livros de história. Mais ou menos com o que foi feito em "Humanos: Uma breve história de como f*demos com tudo", do Tom Phillips, o livro foca muito em absurdos (alguns mais engraçados que outros) e tira esse véu do glamour que as esferas monárquicas possuem. Além do mais, era impossível se pensar que toda uma corte viesse do friozinho da Europa para um país tropical sem passar alguns bons perrengues.

Uma coisa que achei boa e ruim ao mesmo tempo foi a narração do Paulo Betti na versão do audiobook que ouvi esse livro; se por um lado o ator tem uma dicção incrível e uma eloquência invejável, sempre que havia um nome internacional para ser pronunciado, surgia uma afetação desnecessária que desviava o foco do assunto abordado.

Leia se você também é nerd de história do Brasil e, principalmente, se quer entender as bases da nossa sociedade e porque algumas coisas terríveis são como são.

Gleisson 06/02/2021

Essencial.
Muito bom! Com certeza terminarei a trilogia com os livros 1822 e 1889 do Laurentino.