1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Jorisdana 16/05/2021

Rico em detalhes, cheio de fofocas e didático!
Eu, amante dessa parte da história do Brasil ColoniaI/Império nunca imaginava o tanto de coisas envolvida nessa vinda da Corte Portuguesa. O livro custou 10 anos de pesquisa para o autor, e essa quantidade nem me surpreende porque a quantidade de detalhes é realmente grande e impressionante.
As informações vão desde fofocas como "D. Joao não tomava banho e tinha medo de trovoadas" e vão até as explicações históricas de como ele conseguiu enganar o maior político da época. Tu aprende história e ainda pega uns babados reais kkkkkk
Apesar de eu ter me cansado em alguns momentos deu 5 estrelas, porque é muito bem escrito real.

Informações aleatórias que gostei, caso vc queira ler:
-o projeto de vir pro Brasil era antigo, há séculos reis e ministros cogitavam essa possibilidade, e quando D. João decidiu fazer, fez em TRÊS dias: o Brasil surgiu da desorganização e de uma viagem feita em cima da hora;
-Carlota Joaquina tentou dar o golpe político no marido 5 vezes, e falhou nas 5;
-os nobres viveram de mamata as custas da Coroa e explorando o povo (nada mudou); na viagem foram Rainha Maria Louca, D. João e D. Pedro I no mesmo navio, pensa se essa navio com 3 gerações da monarquia naufragasse;
-os navios, apesar de serem da realeza, era a maior nojeira do mundo e TUDO deu errado nessa viagem, velas e madeiras podres, maços quebrados, tempestades, fuga da rota...;
-Inglaterra era super poderosa e fez Portugal virar sua cadelinha depois de fazer tantos "favores" para ele;
-Brasil antes da ida da família real era todo fragmentado com províncias independentes, se eles não tivessem vindo, hoje seríamos vários países pequenos como a América Espanhola;

Kelly 03/08/2020

Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la
Comecei a me interessar pela história da nossa família real quando assisti a novela Novo mundo, da autora Thereza Falcão , exibida no ano de 2017 pela emissora Rede Globo. É claro que a novela apesar de ser baseada em fatos reais possui muita ficção, e diga-se de passagem que nossos atores deixaram os personagens bem mais bonitos que os originais. Foi através daquela história que procurei pesquisar mais sobre a Família real até que cheguei até esse livro com uma narrativa cativante. Se os livros de história escolares fossem escritos dessa forma não teria odiado tanto essa matéria. Já estou ansiosa para ler os outros dois da trilogia.
O livro aborda a história dos personagens da família real brasileira, com foco em D. João VI, desde a sua saída de Portugal em 1807; deixando para trás um pais decadente prestes a ser invadido por tropas francesas, sua estadia no Brasil por 13 anos; detalhando a importancia da presença dele no Rio de Janeiro; até 1821 quando D. João é forçado a retornar para Portugal. O autor relata acontecimentos que não foram muito divulgados demonstrando o quanto conhecemos pouco a nossa história do período monárquico. Como por exemplo, a existência prévia de planos para a mudança da corte portuguesa para o Brasil colônia (o que não evitou a confusão do embarque de toda a corte e de toda bagagem que traziam evitando a destruição de itens de riqueza e de relevância histórica) . Para a construção da narrativa o autor utilizou diários da marinha britânica, cartas escritas por portugueses em continente americano enviadas para portugal e descobertas de outros historiadores. É um livro gostoso de ler e retrata costumes da família real e da população brasileira da época, afastando um pouco a ideia cômica que temos destes personagens tão importantes da nossa história.
Incrível como podemos perceber alguns costumes brasileiros já naquela época. A chegada da família real no Brasil foi de extrema importância para nosso desenvolvimento como país e para a criação da identidade brasileira. O autor aborda ainda o descaso do Brasil com a história dessa época, relatando o estado do Paço imperial, do palácio onde viveu a família real e do maior mercado de escravos do Brasil. Devemos conhecer nossa história para saber quem somos e para evitar repetir os erros cometidos no passado. Para quem busca esse tipo de conhecimento aliado a uma leitura agradável 1808 é um ótimo livro.

Vivi 22/03/2024

Todos deveriam ler para conhecer a história do Brasil
"1808", de Laurentino Gomes, é uma obra fascinante que transporta o leitor para um dos momentos mais intrigantes da história brasileira: a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Este evento, ocorrido em 1808, não apenas moldou o destino do Brasil, mas também alterou para sempre as dinâmicas políticas e sociais entre a colônia e a metrópole.

O livro se destaca por sua narrativa envolvente e acessível, tornando a história viva e interessante, mesmo para aqueles que podem não ser aficionados por história. Laurentino Gomes faz um trabalho excepcional ao detalhar os bastidores da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiam Portugal. A maneira como o autor descreve a viagem transatlântica, as dificuldades enfrentadas pela corte e a chegada ao Brasil é tão vívida que o leitor pode quase sentir o balanço dos navios e o calor tropical.

O assunto central do livro vai além da simples mudança geográfica da corte; ele explora as consequências profundas dessa mudança para o Brasil e para Portugal. A abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, a elevação do Brasil a sede do império português, e as reformas administrativas e econômicas introduzidas por Dom João VI são alguns dos temas abordados que demonstram a complexidade e a importância desse período.

"1808" é também uma obra que humaniza figuras históricas, apresentando-as com suas virtudes e defeitos, decisões acertadas e erros, tornando-as mais próximas do leitor. Através de uma pesquisa meticulosa e uma narrativa cativante, Laurentino Gomes convida o leitor a mergulhar numa época de transformações e descobertas, despertando não apenas o interesse pela história do Brasil, mas também pela sua formação social e cultural.

Para quem busca entender as raízes do Brasil contemporâneo e aprecia uma história bem contada, "1808" é uma leitura indispensável. Este livro não apenas informa, mas também entretém, provando ser uma obra capaz de despertar a vontade de explorar mais profundamente os fascinantes contornos da nossa história.

liaramoss 30/08/2022

A chegada da família real ao Brasil com detalhes até demais
Livro interessantissimo pra quem se interessa por saber mais detalhes sobre assuntos relacionados à história do Brasil. Nesse aqui, mais especificamente, sobre a chegada da família real em 1808 e todos os desdobramentos pré e pós esse acontecimento.

Eu estava super entretida no começo, quando narrava sobre Napoleão e suas conquistas, o motivo de D. João VI ter saído correndo para o Brasil, todo esse bafafá foi ótimo de ler. Mas depois achei que começou a perder o ritmo, pois apareceram detalhes DEMAIS sobre como era a vida dessa família, e eu pensava "será que isso realmente agrega na leitura?". Pra quem gosta de uma (ou várias) fofoca, esse livro é um deleite (e eu gostei muito)!

Uma leitura um pouco arrastada, mas a escrita não é difícil, mas é preciso ter bastante paciência pra ler e realmente se manter ligado na narrativa. Mas, sinceramente, eu gosto de saber mais coisas do que é passado na escola ou em qualquer estabelecimento educacional, então esse livro foi ótimo

Rebecca.Valenca 13/08/2023

Acho um bom livro para se entender esse período histórico brasileiro. Narrativa fácil, ágil e agradável. Recomendo .

Rodrigo 26/12/2020

História
Extremamente importante conhecer um pouco mais da história do nosso Brasil. Laurentino Gomes consegue nos encantar com sua narrativa.

Lourena.Oliveira 28/03/2020

Didático e instigante
1808 possui um objetivo: trazer informações importantes sobre o momento histórico da vinda da família real portuguesa para o Brasil de maneira didática e interessante, e cumpre com êxito sua proposta.

A linguagem acessível utilizada pelo autor unida ao seu carisma ao abordar o assunto, o torna muito mais instigante.

A contextualização do momento político vivenciado pelo Brasil comparado ao que se vivia na Europa conquistada por Napoleão, leva o leitor a vários questionamentos sobre nossas condições atuais.

As biografias de personagens históricos como Napoleão, d. João, Carlota Joaquina e afins são pontos necessários para se entender as decisões tomadas na época e o desenrolar dos fatos.

As notas sobre aquele Brasil do início do século XIX, versão colônia, mazelado pela escravidão e ausente de traços civilizatórios, nos transportam para aquela década e meia em que D. João instalou-se de mala e cuia por aqui. As notórias transformações causadas pela presença da realeza e a espoliação realizada durante sua partida. Tudo bem documentado e críticas sutis pontuadas.

Uma leitura agregadora, que leva o leitor a refletir sobre o legado deixado pela família real portuguesa à sua ex-colônia: dos pontos positivos como a questão cultural, civilizatória e urbanizatória do país ao verdadeiro assalto causado aos cofres brasileiros no momento do retorno à Portugal, unidos às consequências deixadas pela escravidão. Todos refletidos no momento atual do nosso país.
Bruna.Vieira 10/06/2020minha estante
Engraçado. Por que você deu 0 estrelas? Achei seu comentário muito bom, mas pareceu que você gostou do livro.

Lourena.Oliveira 21/09/2020minha estante
Obrigada por avisar, só esqueci de classificar o livro mesmo. Não foi proposital.

Julia 01/03/2023

1808
Um livro muito interessante, riquíssimo em informações e dados sobre a época que D. João VI chegou e permaneceu no Brasil e sobre a sua volta para Portugal. Acaba sendo cansativo por ser tão minimamente detalhado, mas para quem quer saber mais sobre esse período e está estudando sobre o assunto, é um ótimo livro, pois fala cada ponto importante.
Amanda 02/03/2023minha estante
Aêêê....concluiu! \o/ \o/\o/

Amanda 02/03/2023minha estante
???

Julia 09/03/2023minha estante
Finalmenteeee ?

Leticia.Martins 08/04/2020

Uma leitura apaixonante, envolvente, atrativa, simplesmente perfeita! O livro conta com detalhes os cenários políticos e sociais vivenciados no Brasil antes, durante e após a fuga da Família Real portuguesa, preparando o terreno para o próximo grande ato de nossa história: a Independência proclamada em 1822. Os registros históricos pontuados pelo autor mostram divergências, curiosidades, traçam personalidades, e, para mim, o mais interessante, explicam os fatos históricos de modo a justificar todas as mudanças ocorridas em nosso país - tudo isso de maneira global, incluindo as influências francesas, inglesas, e das demais potências e colônias. É uma daquelas aulas de história que você torce pra não acabar, e, quando acaba, torce pra chegar a próxima. Vem, 1822 e 1889! Parabéns ao autor pelo excelente serviço prestado à sociedade!

@leituras_sa 27/03/2021

“As pessoas fazem história, mas raramente se dão conta do que estão fazendo.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 “Como uma rainha louca, um príncipe medroso [...] mudaram a História de Portugal e do Brasil.” O livro retrata os momentos históricos que se sucederam após a fuga da família real portuguesa para o Brasil e os cenários estabelecidos na Europa, Brasil e algumas partes do mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Antes que você pense, assim como eu pensei, que este livro seria como todos os livros didáticos existentes, devo dizer que não. A curiosidade em lê-lo veio, primeiro, do grande amor que tenho por História Geral, e segundo, pois queria muito diversificar minhas leituras para além de romances e afins e juntar o amor por literatura clássica, que também abordam o passado, com conhecimento histórico. Para mim, essa obra possui um conceito perfeito, unir algo essencial a uma linguagem atual e cativante, o mesmo mecanismo usado por muitos canais do YouTube que ensinam muito bem de uma maneira extrovertida, sem falar que o livro aborda assuntos totalmente relevantes para nós brasileiros, uma vez que relata parte da formação do nosso país. Pensei em não fazer a resenha deste livro, mas venceu meu desejo de indicar esta obra maravilhosa, não a indico apenas para amantes de história, e sim para todos que buscam uma leitura diferente e dotada de muito conhecimento.
Por @dreamer3t
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/CM5rspUjBt4/

Bianca 07/12/2021

Muito gostoso de ler
Eu n sei por onde começar a resenha desse livro, pq eu amei ele, eu não vi nenhum problema nele, sério
Como fala no começo do livro, o autor quis que a escrita dele fosse acessível pra todas as pessoas, e ele conseguiu.
A escrita é tão fácil de entender q mesmo que seja um livro de não ficção, vc imagina a história na sua cabeça. Escrita super fluída, vc pega pra ler e quando vc vê, vc já leu várias páginas. Teve uns dois capítulo q eu achei mais chato, mas isso pq esses capítulos falavam da economia ali da época e eu não sou fã de economia e acabei não entendendo nada (ou seja, eu não gostei deles por conta do meu gosto pessoal mesmo)
Com certeza recomendo esse livro pra quem ama história. Ah, só mais uma coisa: Esse livro não conta só oq a gente aprendeu na escola, ele conta mais do que isso (modo de vida das pessoas da época, oq comiam, como eram as casas, curiosidades etc) e tudo de uma forma muito boa e q te prende muito. Não sabia q eu ia gostar tanto desse livro :)

Guilherme.Oliveira 05/02/2023

Livro bacana e de fácil linguagem.
A.maneita como a narrativa é feita não nos expõe de modo técnico aos eventos.
Talvez, por esta razão, tenha sido um livro de fácil e rápida leitura.

Pretendo ler em sequência os livros posteriores...

Marlon Teske 27/10/2010

Mais Papel, Menos Texto
Quando se está com o primeiro sucesso e salvo engano único livro escrito por Laurentino Gomes em mãos, percebe-se inicialmente três pontos fundamentais: o primeiro é de que não se trata de um texto excessivamente complexo, o que é ótimo se considerarmos o quanto estamos defasados em relação a livros que tratam de nossa própria história voltados para o grande público. O segundo é de que o autor não é um historiador, e sim um jornalista e por último; a quantidade de texto é infinitamente inferior à quantidade de páginas.

Com uma tipografia “padrão”, o texto provavelmente ocuparia apenas dois quartos das 408 páginas que compõe o livro, contando aqui algumas das várias ilustrações em seu miolo. Outro ponto, especialmente notado logo no início, é que o texto às vezes torna-se repetitivo. Aparenta que por vontade de ajudar o leitor a relembrar trechos já citados, Laurentino acaba se atrapalhando um pouco. De qualquer maneira, isto não tira o mérito do feito de ter conseguido (ainda que com certo oportunismo em relação à data histórica de duzentos anos da migração da Familia Real Portuguesa até nosso país) não apenas emplacar a obra como também torná-la um quase best-seller.

Guiando o leitor desde a fuga apressada da família real frente à invasão dos exércitos de Napoleão até o regresso do já então Rei João VI, passando por toda a saga da chegada em Salvador e posterior mudança para o Rio de Janeiro, a abertura dos portos ao comércio e a efetiva criação da nação brasileira; 1808 retrata não apenas as mudanças bruscas que afetaram a população que assistiu a colônia transformar-se em país, mas também todo o contraste, a injustiça e a corrupção que igualmente ganharam força no Brasil da época.

Destaque para as informações referentes a família real, em especial ao próprio Don João VI, que era sem sombra de dúvidas um homem no mínimo singular e a sua esposa, Carlota Joaquina (que em minha opinião foi um pouco esquecida no todo da obra. Muitas das citações quanto à ela resumem-se a poucos parágrafos por mais curiosas que fossem, como suas tentativas de tomar o poder do marido). Algo que poderia ter sido incluso sem grandes dificuldades, já que, como citado, sobraram páginas no livro.

Aliás, por falar em páginas, muitas delas ao fim da obra são preenchidas pela impressionante bibliografia do tomo, nada menos que dezenas de livros que serviram como base de pesquisa para o autor (que recorreu ainda a internet para criar uma teoria interessante nos últimos capítulos). No geral, é um bom livro, de leitura leve e sem aquela cara de livro didático que traumatiza tanto a maior parte dos leitores. Recomendo para pessoas que assim como eu estão um pouco enjoadas dos romances e querem ler alguma coisa mais concreta, para variar.

E agora é esperar pelo prometido 1822 =)

Lido em Setembro/2009

Mateus.Bispo 11/08/2020

Leitura indispensável
Acho moito importante jornalistas, ou até mesmo acadêmicos, trazer para uma linguagem acessível, longe dos termos tão complexos utilizado nas universidades, fatos históricos principalmente da história nacional que por tanto é de pouco interesse da população em geral.
Neste volume Laurentino trás o evento mais pitoresco que mudou profundamente a história do Brasil, mostra como a vinda de Dom João VI mudou o comércio e a estética do país. E vai além, diz tudo o que acontecia em Portugal e na Europa enquanto o então príncipe regente estava no Brasil. É um livro indispensável que deve estar no preparatório de leitura de todo brasileiro.

ToniBooks 24/08/2021

A história de Laurentino.
Não. Não imagino que "1808" seja um ótimo documento histórico porque o autor leu mais de 150 livros como fontes de pesquisas. Também não atribuo a excelência da obra ao espinhoso trabalho de pesquisa em várias bibliotecas, em Portugal e nos EUA, inclusive. Muito menos suponho que somente o fato de ser um livro com altíssima vendagem para os padrões editoriais brasileiros explique o seu sucesso, pois assim estaria confundindo o efeito com a causa. Nada disso isoladamente pode elucidar o quão prazerosa é a leitura de 1808, mas esses fatores acima comentados mais a leveza e a fluidez da escrita de Laurentino Gomes fazem dessa obra um ítem obrigatório para quem ama história e quer entender o Brasil.