1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Michelle B. 20/05/2021

Brasil
Realmente é um livro surpreendente sobre a formação do Brasil como país, achei um pouco difícil a questão do autor não seguir uma ordem cronológica no início do livro, o que dificultou um pouco a leitura. Minha parte preferida foi entender como Napoleão Bonaparte, a Inglaterra e D. João VI mudaram os rumos da nossa história.

gio pottes 22/01/2021

Eu lí esse livro como paradidatico e me surpreendi bastante! As ilustrações são lindas e a história dele me apresentou fatos que eu não sabia sobre o reinado de Dom João. Não lembro de muitas coisas pois li faz muito tempo. Lembro de ter demorado muito pra ler e que foi uma leitura bem leve. Ele não me prendeu mas me deixou meio envolvida e bem surpresa com a história. O MELHOR é o jeito do narrador narrar(narrador narrar é ruim mas é o que tem pra hoje). Nossa, a narrativa contribuiu pra que eu gostasse 50% do livro. Depois as ilustrações me prenderam de vez KKKKKKKK Recomendo o livro por conta de toda a história e pelo jeito que ele te surpreende quebrando tabus e mostrando um pouco mais da história brasileira.

Luiz Paulo Silvestre 11/10/2023

Um dos melhores!
Esse livro é uma das viagens mais legais que já fiz se tratando de história.

Tenho minhas dúvidas se ele é querido por historiadores mais sérios, deve ter suas gafes e provavelmente odiado por alguns.

Mas sem dúvidas é um dos melhores livros sobre história do Brasil se tratando de linguaguem e popularidade, faz você pegar uma máquina do tempo e fantasiar. Isso é muito raro!

Letícia Vincenzi 23/08/2021

Surpreendente e esclarecedor
História do Brasil em uma perspectiva muito diferente daquela que é explorada no ambiente escolar. Detalhes curiosos, engraçados e cativantes da antiga Corte de Dom João VI.
Ansiosa para ler os próximos da trilogia.
°°° 25/08/2021minha estante
O Laurentino tem esse dom de prender o leitor, e sempre apresentar detalhes da história que não foram apresentados no ambiente escolar.

Lizandra.Mirelle 22/08/2023

Vale leitura
Desde de criança, sempre fui aquela que gostava de ler os livros de história da escola e saber sobre os acontecimentos que moldaram o mundo que vivemos hoje e nisso, não poderia deixar de ler esse livro.
Rico em informações muito boas, de escrita envolvente e leitura fluída, mergulhamos nas descrições de um Brasil que recebia uma corte portuguesa e começava a transformação: saindo de colônia para se tornar país.
Infelizmente, a história do nosso país é regada a escravidão e os capítulos sobre isso são dolorosos de ler.
Portugal foi um país totalmente dependente do nosso, porém em nada dependemos dele.
Valeu demais a leitura.
Marcia 22/08/2023minha estante
Livraço!

Mayara Kulka 07/07/2021

Conhecimento
Esse livro traz muito conhecimento e curiosidades da época. Livro cheio de detalhes que fazem a história ficar muito interessante. Adorei e recomendo a leitura!

Tiago Souza 30/12/2021

Para amantes da História
Um livro que deveria ser implementado nas escolas, pois nele se conta um pedaço de nossa história de forma simples, clara, bem humorada e também direta da vida de D.João e toda a corte para o Brasil. Livro que nos mostra também o reflexo de nossa sociedade a partir de sua história.
Ansioso para ler os demais livros do Laurentino Gomes.

eulalianivea 19/04/2024

História de Dom João
Esse livro conta sobre a vinda de Dom João para o Brasil em fuga da pressão que sofria, ele transforma a situação primitiva do Brasil, dominada pela precariedade, onde transforma a realidade geográfica, abre os portos pra ter prosperidade no comércio, só que com isso vem uma grande Escravidão negreira, além da exploração ao povo pra manter os luxos da coroa portuguesa.

Gabriel Coeh 27/05/2021

Ótimo
Ele é o melhor da trilogia, na minha opinião. Este livro nos mostra, com riqueza de detalhes, cada acontecimento do processo de independência do nosso país, e até antes disso.

Lacerda 21/09/2020

Enriquecido de detalhes
1808 é o livro que conta a história da vinda da Família Real portuguesa ao Brasil colônia e como que esse fato levou a diversas mudanças históricas no Brasil, Portugal e até mesmo numa parte da Europa.

Laurentino Gomes teve muito trabalho ao contar essa história com tanta riqueza de detalhes. São muitos detalhes. Muitos.

O incrível desse livro é a grande contextualização que o autor fez. Ele não só contou um fato; ele trouxe explicações, motivos e como ocorreu tal feito. Além disso, Laurentino trouxe toda a análise cultural e econômica da época.

Os treze anos em que D. João VI e sua corte passaram no Brasil foram detalhadas neste livro, desde a saída a Portugal até a sua volta para o mesmo.

Recomendo este livro para quem deseja conhecer melhor a cultura do Brasil e como essa mudança brusca teve impacto nos acontecimentos futuros do país.

É uma aula de história, porém, muito mais emocionante.

ToniBooks 24/08/2021

A história de Laurentino.
Não. Não imagino que "1808" seja um ótimo documento histórico porque o autor leu mais de 150 livros como fontes de pesquisas. Também não atribuo a excelência da obra ao espinhoso trabalho de pesquisa em várias bibliotecas, em Portugal e nos EUA, inclusive. Muito menos suponho que somente o fato de ser um livro com altíssima vendagem para os padrões editoriais brasileiros explique o seu sucesso, pois assim estaria confundindo o efeito com a causa. Nada disso isoladamente pode elucidar o quão prazerosa é a leitura de 1808, mas esses fatores acima comentados mais a leveza e a fluidez da escrita de Laurentino Gomes fazem dessa obra um ítem obrigatório para quem ama história e quer entender o Brasil.

Lulu 23/12/2020

Acrescentou muito meu conhecimento sobre a história imperial/colonial brasileira e a mundial

Mateus.Bispo 11/08/2020

Leitura indispensável
Acho moito importante jornalistas, ou até mesmo acadêmicos, trazer para uma linguagem acessível, longe dos termos tão complexos utilizado nas universidades, fatos históricos principalmente da história nacional que por tanto é de pouco interesse da população em geral.
Neste volume Laurentino trás o evento mais pitoresco que mudou profundamente a história do Brasil, mostra como a vinda de Dom João VI mudou o comércio e a estética do país. E vai além, diz tudo o que acontecia em Portugal e na Europa enquanto o então príncipe regente estava no Brasil. É um livro indispensável que deve estar no preparatório de leitura de todo brasileiro.

Nelise 28/05/2020

Livro interessante
O livro é bem fácil de ler e traz bastante informações sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Explica o contexto europeu e português e também o brasileiro, com explicações sobre as modificações nesses dois países durante a estada da corte portuguesa no Brasil. Ajuda muito a entender o Brasil de hoje.

Thi Acrisio 03/02/2022

1808
Eu gostei muito do livro, ele é bem fiel em sua proposta, e vai além, criando um enredo bem interessante que prende o leitor.

O livro relata a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil e responde perguntas como...o motivo, como foi a chegada, as mudanças do Brasil, e a despedida. Não tem tanto aprofundamento nos temas, mas fica claro que o objetivo não é esse, são 13 anos de muitas mudanças, além disso existe inúmeras citações, fruto do trabalho jornalístico de pesquisa do Autor.

Amo histórias, e a chegada de Dom João VI no Brasil, mudou totalmente os rumos dessa nação. Conhecer mais sobre, foi muito bom.

Brilhante esse trabalho do Laurentino.