1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Helena 18/11/2021

Todo brasileiro deveria ler
Minha primeira obra lida do Laurentino Gomes e sou suspeita para falar uma vez que sou apaixonada por história do Brasil. 1808 retrata a vinda e a permanência da familia real portuguesa e suas ações que culminaram a independencia em 1822.

pietrafiorio 29/07/2021

I-N-C-R-Í-V-E-L
Oii gente!!
Bom, confesso que achei que o livro seria entediante e que não conseguiria concluir a leitura do mesmo pela questão de seu tamanho, mas fui totalmente surpreendida!
A escrita do livro é incrível, ele se aprofunda demais no assunto, o que fez eu me apaixonar pelo mesmo.
Um livro realmente formidável!
5/5

Anne 13/01/2021

Aula de história
Definitivamente eu nunca fui uma boa aluna de história. Nunca tive paciência para a história como era ensinada na escola, especialmente história do Brasil...o Laurentino mudou isso...com uma escrita leve e sem tornar nossa história chata, esse livro me conquistou. Adiei por muito tempo essa leitura, mas devorei "1808" e já comprei "1822"!

Vinicius.Ferreira 30/04/2020

Um livro delicioso e certeiro. Laurentino expõe a história da chegada da família real ao Brasil em consonância com eventos mundiais, os quais influenciam diretamente as decisões e acontecimentos na história brasileira, como: formação e independência dos EUA; guerras napoleônicas; guerra peninsular; influência antiescravista da Inglaterra; dentre outros.
Outro aspecto muito bem explorado pelo autor é a descrição das personalidades tanto de dom João VI quanto de Carlota Joaquina.
Em adicional, para moradores do Rio de Janeiro, o livro é ainda mais sensacional, torna-se um grande espetáculo, com localizações exposta por Laurentino ao longo do livro, possibilitando ao carioca ler e visualizar a história. Tarefa difícil nos dias atuais, em virtude do desleixo das autoridades públicas com certos monumentos e momentos históricos.

Igor Otávio 01/01/2021

Conheci mais um pouco do Brasil
Hoje nosso país é desse jeito por qual motivo? Já perguntou isso? Neste livro, Laurentino Gomes trás um enredo que não nos é apresentado nos livros de história da escola. É fácil perceber o quanto do caráter brasileiro foi moldado desde a época da colônia, passando pelo período de Reino Unido, com a família real lusitana habitando os trópicos.

Judah Figueiredo 19/12/2020

Uma boa matéria de revista
É um bom livro, mas percebe-se a pouca variabilidade de fontes documentais, variabilidade de opiniões e autores, bem como o emprego de ideias já ultrapassadas historicamente, sem falar um certo viés nas narrativas e visões. É um bom livros, passatempo, mas se quiser saber sobre história do Brasil existem outros muito melhores.

Nat 04/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro da trilogia de Laurentino Gomes que relata os eventos de antes e durante a chegada da família real até a volta de Dom João à Portugal. Gosto de livros históricos de uma maneira geral, mas os da história do Brasil nem tanto. Esse, no entanto, não me deixou entediada. Ainda assim não consigo tirar da cabeça a imagem de debochados que o filme da Carla Camurati trouxe.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Fabi.Fischer 17/10/2021

Uma leitura arrastada, mas interessante.
Sou completamente apaixonada por história, e esse livro me trouxe outras perspectivas sobre a vinda da família real em 1808. Claro que ele não trouxe os detalhes mais sórdidos, focando nas curiosidades e nos fatos políticos que fizeram com que D. João, tivesse a sorte de escolher o Brasil como fuga e assim ter mudado a história. Uma leitura arrastada, mas muito interessante, com fatos e elementos históricos importantes.

Maria :) 16/04/2020

Pra quem gosta de história e dos seus detalhes mais delicados eu recomendo esse livro, com dados reais e várias coisas que nos foram mascaradas na nossa própria história, mostra a realidade de como era e como ficou o Brasil após a chegada de Dom João VI.

Sarah 25/01/2021

O livro é muito bom, aborda aspectos que não são falados em livros de história de modo descontraído.
Porém por ter muitas informações e datas acaba sendo uma leitura cansativa.
Pedróviz 05/02/2021minha estante
É um bom livro. E é uma parte do esforço da desmistificação da nossa história. Ora, o fim de uma civilização começa quando começam a cair seus mitos.

Jonas incrível 11/07/2020

Revelador
Sempre gostei de história, de saber como tudo começou. Esse livro tem uma linguagem muito fácil e objetiva, traz a essência da corte para os dias atuais. É possível entender certos fatos e conjecturar algumas coisas interessantes para os dias de hoje. Esse livro nos deixa um pouco tristes pelo modo incauto, apressado, preconceituoso e desonesto como era tratado desde sua tomada como colônia pelo povo português, mas nós da uma dimensão sobre o que o povo realmente Brasileiro significa, um povo que apesar de tudo sempre lutou pela independência e pela identidade própria. Em relação ao preconceito, é um assunto que ainda será tratado e as pessoas entenderão que cor de pele não define caráter.

skuser02844 26/06/2023

Sempre fui fascinada por História Mundial e do Brasil e esse livro não me decepcionou! Não sei como é o ensino da matéria atualmente, mas nos meus anos de escola não tínhamos um material tão rico como esse para nos ajudar a entender a época em que a Família Real portuguesa foi obrigada a fugir para a Colônia, nem suas causas e consequências. Adorei o livro e a forma fluida como o texto foi escrito!

Canteli Marcio 05/11/2022

Valeu a pena a leitura
Devia ser leitura obrigatória no Ensino médio
Sensacional
Leitura fluída, nem parece livro (didático) de história

Amanda 13/05/2021

Uau
Um livro mais que necessário para todos os brasileiros. A escrita é incrível, tratada como literatura casos reais e bem estudados. Dá pra ver cada problema social e cultural do nosso povo analisando a história. Incrível!