1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Maria :) 16/04/2020

Pra quem gosta de história e dos seus detalhes mais delicados eu recomendo esse livro, com dados reais e várias coisas que nos foram mascaradas na nossa própria história, mostra a realidade de como era e como ficou o Brasil após a chegada de Dom João VI.

Vinicius.Ferreira 30/04/2020

Um livro delicioso e certeiro. Laurentino expõe a história da chegada da família real ao Brasil em consonância com eventos mundiais, os quais influenciam diretamente as decisões e acontecimentos na história brasileira, como: formação e independência dos EUA; guerras napoleônicas; guerra peninsular; influência antiescravista da Inglaterra; dentre outros.
Outro aspecto muito bem explorado pelo autor é a descrição das personalidades tanto de dom João VI quanto de Carlota Joaquina.
Em adicional, para moradores do Rio de Janeiro, o livro é ainda mais sensacional, torna-se um grande espetáculo, com localizações exposta por Laurentino ao longo do livro, possibilitando ao carioca ler e visualizar a história. Tarefa difícil nos dias atuais, em virtude do desleixo das autoridades públicas com certos monumentos e momentos históricos.

Igor Otávio 01/01/2021

Conheci mais um pouco do Brasil
Hoje nosso país é desse jeito por qual motivo? Já perguntou isso? Neste livro, Laurentino Gomes trás um enredo que não nos é apresentado nos livros de história da escola. É fácil perceber o quanto do caráter brasileiro foi moldado desde a época da colônia, passando pelo período de Reino Unido, com a família real lusitana habitando os trópicos.

MSaverna 08/07/2021

Muito bom!
Confesso que não iniciei a leitura muito entusiasmada, mas fui surpreendida!
Gostei muito da forma fluida como o autor apresenta este período fundamental da História de nosso país. Além disso, o livro traz preciosas referências bibliográficas para aprofundar o tema, e adoro referências bibliográficas!!!
Termino a leitura super satisfeita pela surpresa e pensativa a respeito de nossa formação histórica? Nosso povo, nossa nação precisa URGENTEMENTE de EDUCAÇÃO.
Pri 08/07/2021minha estante
Esse livro deveria estar disponível em quantidades nas escolas e ser um material de apoio nas aulas de História. Tipo leitura obrigatória.

Richard O. Silva 15/05/2022

Mudanças profundas que se refletem até hoje
Livro essencial pra quem gosta de história do Brasil, aborda o contexto histórico do mundo na época, tal qual os hábitos e costumes da corte portuguesa, e um retrato de como era o Brasil colonial no início de século XIX. Também é abordado as relações econômicas e sociais entre o nosso país com o Portugal e o restante da Europa.

Ruh 27/05/2020

Interessante
Não era o que esperava, por isso me decepcionou um pouco, é um livro que contém bastante detalhes sobre a vinda da corte pra cá. Achei q contêm umas passagem um pouco cansativas, justamente por essa excessiva descrição, mas que com o andamento do livro começa a melhor, contento curiosidades e fatos interessantes desse período, principalmente a visão q os portugueses tinham sobre os brasileiros e escravos. Por fim, é um livro no mínimo interessante.

Fabi.Fischer 17/10/2021

Uma leitura arrastada, mas interessante.
Sou completamente apaixonada por história, e esse livro me trouxe outras perspectivas sobre a vinda da família real em 1808. Claro que ele não trouxe os detalhes mais sórdidos, focando nas curiosidades e nos fatos políticos que fizeram com que D. João, tivesse a sorte de escolher o Brasil como fuga e assim ter mudado a história. Uma leitura arrastada, mas muito interessante, com fatos e elementos históricos importantes.

Ludmila 05/09/2022

Que forma fácil e detalhada de entender nosso passado! Por que minhas aulas de história do Brasil não foram assim????

Canteli Marcio 05/11/2022

Valeu a pena a leitura
Devia ser leitura obrigatória no Ensino médio
Sensacional
Leitura fluída, nem parece livro (didático) de história

Lais 04/10/2020

1808
Super indico, se caso você seja interessado em saber um pouco mais sobre a chegada da família real. Você entende e aprende algumas situações.
Gostei mais por que entendi como era o Brasil colônia e como seria o Brasil caso a família real não tivesse vindo.

Rafa569 24/08/2020

Triste
Se acha que sua vida está feliz demais, leia este livro.
Ou leia qualquer outro que trata de fatos históricos sobre o Brasil e perceberá que muita coisa permanece igual, apesar do cenário geográfico ter mudado.
Os mesmos problemas ainda estão presentes, a subserviência às potências mundiais, a falta de uma identidade nacional, a desigualdade social, o racismo, os jogos de poder e influência...

É um livro que já vi ser elogiado por uns e criticado por outro.
Não se trata de um livro de história, acadêmico, mas sim de uma leitura fluida e leve.

Contudo, é sempre interessante conhecer a história do país e tudo que nos trouxe até aqui.

Gui Mendes 18/10/2021

Uma viagem no tempo
Li pela primeira vez esse livro em 2015, tinha 13 anos e 0 interesse em leitura, e mesmo assim esse livro conseguiu me prender. Hoje, consigo entender perfeitamente o motivo disso, o livro é fantástico.
Laurentino Gomes consegue prender o tempo todo a nossa atenção, sem utilizar de uma linguagem "chique" típica de livros sobre esse tema ou dessa época, o resultado é uma leitura que te faz viajar no tempo, na época da família real no Brasil. Mesmo com mais de 300 páginas consegui ler tranquilamente em uma semana e estou ansioso pra começar o segundo livro da série. Sem dúvida, um dos melhores livros que li no ano, perdendo só para o "Travessuras da Menina Má" do Llosa.

Renata.Orlando 14/01/2023

Linguagem simples, assunto rico.
Fornece base pra refletir sobre o peso da fuga da família real pro Brasil em 1808 e a construção do país que se tornou independente em alguns anos.

Bruna.Adenice 27/06/2020

SENSACIONAL!!
Essa é uma obra já aclamada e amplamente conhecida, assim não tem muito o que dizer a respeito depois de tantos anos.

Contudo, vale salientar e, enfatizar, ainda mais o quão rico e importante é esse livro. Uma verdadeira obra documental da história do nosso país.

1808 é a primeira parte de uma trilogia (os outros são 1822 e 1889) e tem uma riqueza de pesquisa e não parte seus relatos na base de achismos ou de forma superficial. Pelo contrário. O autor traz em seus relatos uma ampla pesquisa acerca do assunto. E o melhor: tudo abordado de uma forma coerente e, acima de tudo, com uma linguagem acessível a qualquer público.