1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Pedro.Paolucci 18/05/2022

Livro muito interessante, que me fez entender melhor a história do Brasil e algumas explicações do porque ele é do jeito que é hoje. Acho que eu deverei relê-lo em alguns anos

Richard O. Silva 15/05/2022

Mudanças profundas que se refletem até hoje
Livro essencial pra quem gosta de história do Brasil, aborda o contexto histórico do mundo na época, tal qual os hábitos e costumes da corte portuguesa, e um retrato de como era o Brasil colonial no início de século XIX. Também é abordado as relações econômicas e sociais entre o nosso país com o Portugal e o restante da Europa.

Nina Pina 12/05/2022

A corrupção nunca faltou no Brasil
Um belo trabalho de pesquisa do autor Laurentino Gomes, com lindas ilustrações. Conta a história da família real portuguesa, que veio para o Brasil fugindo de Portugal, a fim de evitar o confronto com Napoleão Bonaparte.
Enquanto esteve preso em Santa Helena, Napoleão ditou suas memórias, nas quais fez um balanço da vida e da carreira militar, com suas conquistas e derrotas. Para Dom João VI reservou uma só frase, lacônica: "Foi o único que me enganou".

Myria.Viana 07/05/2022

Não era conto se fadas
Laurentino Gomes não decepciona, segundo livro que leio e como o 1889 mostra tudo que está por trás da história contada na escola. O narrativa histórica é extremamente rica em detalhes e fatos que marcaram a época.

Belial 21/04/2022

Uma excelentíssimo relato histórico
A qualidade do livro é impressionante. Posso afirmar, caro colega leitor, que esse livro merece a fama que tem. Laurentino fez um excelente trabalho jornalístico e histórico. Me peguei pelo vício e li esta obra-prima em pouquíssimo tempo. A palavra "recomendar" não é forte o suficiente para descrever o que eu desejo a quem me perguntar.

Marilia.Ribeiro 16/04/2022

Ótima leitura
Leitura leve e fácil de ser compreendida.
Recomendo muito.
Uma forma bem agradável de aprender um pouco mais.

Mateus.Silva 12/04/2022

Uma aula de história imersiva e de fácil compreensão
Durante boa parte da leitura me senti imerso no Rio de Janeiro do inicio do Sec XIX, adorei ler sobre as curiosidades daquela época com respaldo documental histórico, mas sem todas aquelas palavras engomadas que se costuma encontrar em textos acadêmicos.
Sem dúvida o ponto alto desse livro pra mim foi sua linguagem clara e direta. Foi uma aula de história produtiva e até divertida e engraçada em vários capítulos.
É um livro que recomendo sem medo pra qualquer pessoa que se interesse pelo menos um pouco por história e principalmente, história do Brasil.

Cida Zientarski 09/04/2022

Sobre "1808", de Laurentino Gomes
Este não é um livro de ficção, mas sim o resultado da pesquisa intensa que Gomes fez por 10 anos. É um relato da vinda da Família Real para o Brasil, sendo assim uma obra com linguagem no estilo jornalístico.

Já pararam para pensar nos personagens envolvidos no dito “descobrimento do Brasil”? Não estou falando no tipo de conhecimento que nós usamos na escola, mas daquele que aproxima personagens históricos da nossa realidade atual. Quando examinamos quais podem ter sido os sentimentos e o contexto das pessoas envolvidas na história, é possível que entendamos o que aconteceu com mais facilidade. Boa leitura!

site: https://www.guiaestudo.com.br/1808#:~:text=%E2%80%9C1808%E2%80%9D%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20livro,com%20linguagem%20no%20estilo%20jornal%C3%ADstico%20.

VinAcius49 01/04/2022

É mais que bom! Temos aqui um muito bom e também um perfeito como forma de avaliar, mas não posso dar mais que isso? Aff...
É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler. O autor pega aquilo que você aprendeu na escola/universidade (muitas vezes considerou chato) ESMIUÇA ASSIM e de uma forma super compreensível.
Ai, não consigo... LEIAM!
Ps.: Ai ai, Napoleão... Você é um [*****] histórico, caralh*!

Itachi1001 [Washington] 20/03/2022

Surpreso
Achei o livro muito bom, aprendi muitos detalhes e coisas novas sobre a história de nosso Brasil e este livro tem que estar nas recomendações de leituras para jovens, assim como fazem com várias literaturas nacionais, que sem dúvida merecem ser lidas, mas este nos ajuda de fato a entender nossa própria história.

Mariane 19/03/2022

História do Brasil de forma precisa e clara
Simplesmente fez uma pessoa de exatas entender a história do Brasil como nunca antes. Leitura fácil e altamente recomendável.

Lalis17 13/03/2022

Leitura cansativa, porém necessária, a história de nosso país, pra variar é repleta de pessoas não comprometida com o povo. 1008, nosso país não mudou muito,continua repleta de políticos que só cuidam de seu próprio umbigo.

Lobbo 04/03/2022

1808
Para amantes de história, este livro vai te fazer voltar no tempo. Você se sentirá nos tempos de escola. Porém, é uma leitura um pouco mais picante kkkk
Linda.Isadora 14/03/2022minha estante
Amg qual vc diria q é a classificação indicativa?

Lobbo 15/03/2022minha estante
Acredito que com idade equivalente ao ensino médio... nada explícito.