O Arcano Nove

O Arcano Nove Meg Cabot

Resenhas - O Arcano Nove

Andressa Klemberg 18/10/2023

Amei
Ainda mais reviravoltas do que o primeiro livro! Já vi que lerei toda a saga antes do final do ano hehehe Suzanna narra a história com muita personalidade, é uma personagem cheia de voz!

Vanessa1409 13/10/2023

Um Eclipse de Supernatural com Smallville.
Conhecendo melhor os personagens, o texto flui deliciosamente. O sarcasmo latente da protagonista torna a leitura agradável, e a história prende nossa atenção.

Nesse segundo volume, há uma pitada extra de figuras mitológicas. E o desenrolar da trama é realmente surpreendente! Apesar da inclusão inesperada, é interessante a abordagem que a autora usou para fantasiar tal mito e, ao mesmo tempo, desmascará-lo. Meg realmente se superou!

Os desencarnados continuam sendo o principal problema da protagonista. No entanto, para quem espera por romance, terá que aguardar pelos próximos volumes, porque Meg fez apenas uma leve alusão ao adocicado sentimento. Ainda assim, para os fãs de uma boa aventura ? como eu ?, a autora não desaponta. Pelo contrário, Meg está sempre nos surpreendendo.

A impressão que temos durante a leitura é de que estamos nos deliciando com um eclipse de Supernatural com Smallville. Sem exageros, quase atingi o nirvana quando comparei a personagem Jo ? de Supernatural ? com Suzannah. Agora, pasmem: Imaginem Jo como amiga da Chloe ? de Smallville. ? Utopia? Antes mesmo de ambas as séries existirem, Meg ousou e aplicou a ideia. Para ser sincera, não a desaprovo em nada. Nota mil em nível ninja de criatividade para Meg Cabot!

Adorei a continuidade das personalidades criadas pela autora. O interessante ? e um tanto difícil de encontrar nas obras voltadas ao público adolescente ? é a vulnerabilidade do elenco. Suze, a protagonista, por exemplo, mantém seu sarcasmo típico. Porém, tem seus momentos de fraquezas ? e burrices ?, tornando-a tão real quanto qualquer um de nós. E esse é um ponto positivo de Meg Cabot, ela constrói e mantém o padrão, não sai do foco. Melhor ainda, equilibra seus personagens. Odeio ler uma trama onde a garota é a fodástica nota mil ou seu oposto, uma retardada deprimida ao extremo.

Obviamente, trata-se de um enredo sobrenatural ? fato que, por si, já foge por completo da realidade. ? Contudo, é essa jogada que nos transporta a um universo quase tão verossímil quanto a de um romance urbano. O problema é que nem tudo é perfeito, nem mesmo em um livro... Meg pecou. Ok, um crime venial, mas de uma magnitude esmagadora. Explico: A Mediadora é uma série adolescente que já está em sua décima edição. Certamente, sua versão original deve ter, no mínimo, uns quinze anos ? não sei dizer ao certo, pois não pesquisei o assunto. O fato é que as aventuras de Suze continuam em voga, e as publicações não cessam, o que nos remete ao problema em questão: os deboches da protagonista. Se uma das minhas filhas apreciasse o texto, viria confusa até mim para perguntar o que significa ?Chips?, ?S.O.S. Malibu? e ?Supermáquina?. Uma repaginada e uma pequena atualização nos termos resolveria o lapso ? apenas uma humilde sugestão de leitora e fã. ? Para a época da sua criação, A Mediadora seria perfeita. No entanto, para a atualidade, chega a ser levemente confusa. Enfim, tal observação não desabona em nada o trabalho da escritora, que, conforme acima declarado, é maravilhoso e surpreendente. Extremamente recomendado!

Passando rapidamente para citar o título desse volume, o Arcano Nove é a carta do Eremita no Tarot de Marselha. No livro, por meio de uma correspondência de Gina, melhor amiga de Suze, o arcano é dado como aquele que conduz as almas dos desencarnados pelo rumo certo. Tecnicamente, o Eremita seria um mediador. E não estou aqui para dizer que qualquer citação pagã é certa ou errada, até porque desconheço qualquer verdade como absoluta. Porém, pela minha perspectiva, O Eremita tem outro significado, que, de certa forma, não foge tanto dos padrões citados no livro. Resumindo, apenas para encerrar sem mais delongas, o Eremita é um sábio recluso, em busca de sabedoria por meio do autoconhecimento, iluminando seu próprio caminho passo a passo, um por vez, sem atropelar a jornada.

NOTA FINAL: A trama de A Mediadora é tão instigante que nos arrebata de uma forma inexplicável, conduzindo-nos àquele mundo, viciando-nos até que não queiramos mais desertar do universo de Suzannah Simon. A leitura flui, é rápida, deleitosa, sublime. Não há uma só página enfadonha, pois a protagonista está sempre nos arrancando risadas ou acelerando nossos corações em suas aventuras. E Jesse... bem... eu queria um Jesse exclusivamente para mim. Novamente, recomendo, aprovo, ovaciono, aplaudo.

Ana Silva 05/10/2023

O arcano nove
Suze por mais que tente esconder está apaixonado por Jesse (o fantasma de 150 anos) e esse segundo livro nos dá vontade de que ela assuma logo isso

Manuella.Kauany 07/09/2023

Um livro que vale a pena
Eu realmente espero que nenhum livro dessa série seja ruim porque eu tô amando essa história. Esse livro mostrou bem mais a relação de Suzannah com os vivos do que com os mortos, as cenas dela com os Beaumont ( fora o Tad ) são agoniantes para mim mas ela mostra ser uma personagem que supera as expectativas com personalidade e força para fazer as coisas por si própria. O final do livro achei muito emocionante o momento dela com o Mestre/David provavelmente minha parte favorita e peço desculpas por ter falado mal da Cynthia. Não vejo a hora de ler o próximo. Recomendo super uma história que te envolve e te deixar com vontade de não parar de ler.
Dimitria2 08/09/2023minha estante
?? tô tão feliz q vc tá gostando amiga

Dimitria2 08/09/2023minha estante
Não vejo a hora de ler as próximas resenhas

Tris Barreto 28/08/2023

Leitura arrastada
Esse livro diferente do primeiro não me envolveu, os personagens secundários continuaram rasos, o livro se repete a todo momento voltando aos fatos que aconteceram no primeiro livro. A protagonista me irritou com o seu desespero por qualquer garoto que se mostre minimamente interessado nela. Personagens que se mostram importantes no primeiro livro ficaram completamente esquecidos nesse.

Casumere 27/08/2023

Plot legal e prota chata. Nada é perfeito mesmo :(
Volume 2 da série de A Mediadora.

De início, demorei um pouco para pegar o ritmo. Depois, a história teve um melhor desenvolvimento.

Em termos de enredo, foi muito melhor que o primeiro volume. Nesse, as dificuldades são causadas pelos vivos.

Quanto a protagonista, Suzannah. Nossa! Na maior parte do tempo ela estava muito irritante. De adolescente antissocial do primeiro livro, foi para uma esnobe que se acha tudo de bom.

O melhor personagem é o Jesse, o morto. Mas ainda falta um melhor desenvolvimento para ele.

Annelise11 17/07/2023

Melhor que o primeiro
Amei esse livro e acho que o diferencial dele pro primeiro é que a gente vê a Suzannah tendo que lidar com os vivos de forma feroz e com os mortos de forma gentil. Acho que isso vai marcar uma mudança na personagem pros próximos livros.

Também curti que o Jesse, apesar de ainda estar próximo e ajudar, não foi tão o foco do livro quanto no primeiro.

Já quero ler os próximos.

Nat Locastro 04/07/2023

Achei bem melhor que o primeiro livro, tanto a história como a escrita tb, ainda é una narrativa bobinha e fácil, mas foi bem divertido e pretendo continuar a leitura da saga.

venusianight 20/06/2023

Livro legal, mas gostei mais dessa historia do que a do primeiro, mas ainda tenho aquela impressão de que é uma historia que começa e termina nesse mesmo livro e tirando alguns detalhes, não foi uma história que da continuidade aos próximos livros, imagino que o 3 deva ter outro problema não relacionado ao desse assim como do livro 2 não teve com o do 1 mas ainda sim ´legal de ler pq é curto, leve

nomundodesalem 20/06/2023

O Arcano Nove // A Mediadora # 2 // Meg Cabot //Releitura // 4,0⁣

🃏⁣

Em "Arcano Nove" Suze está tentando se ajustar à sua nova vida na Califórnia, para onde se mudou logo após o casamento de sua mãe.⁣

Possuindo o dom especial de poder se comunicar com espíritos e ajudá-los a resolver problemas pendentes, Suze está tentando lidar com Jesse - o fantasma bonitão que mora em seu quarto- e sua nova família.⁣

Até que Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade começa a se interessar por ela e em conjunto Suze começa a ser perseguida por o fantasma de um mulher cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad.⁣

Correndo contra o tempo para manter sua família protegida, Suze tem confrontar seus medos e lidar com encontros sobrenaturais que desafiam sua coragem e habilidades como mediadora.⁣

Como eu já escrevi na resenha do livro anterior, sou suspeita pois eu adoro demais todos os livros dessa série.⁣

Como anteriormente, a autora conseguiu me cativar com a capacidade de criar um universo mesclado de suspense, romance e elementos sobrenaturais com um toque de humor.⁣

A narrativa do livro é muito ágil, o que torna a leitura leve, fácil e rápida de se concluir.⁣

Sem contar que a química construída entre Suze e Jesse é tão incrível que a gente fica torcendo fervorosamente para o desenvolvimento do casal - e as vezes desejando ter um Jesse em nossas vidas, pois é impossível não se apaixonar por esse personagem.⁣

Se você curte livros com esse tipo de pagada sobrenatural, a série A Mediadora é uma boa opção para sair de uma ressaca literária.⁣

Um beijo, Carol 🧙🏻‍♀️

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Vivi 10/06/2023

Olha, dá para passar bem o tempo. Não vá esperando um livro super cabeça... é uma.literatura bem juvenil, com aqueles dramas adolescentes e seres mágicos, ou não, rs. Eu amo tudo o que a a Meg Cabot faz , então eu amo tudo que ela.escreve.

Camila 30/05/2023

Ainda mais incrível que o primeiro
Essa série me laçou completamente. Sim, é aquele livro que você começa lendo de bobeira, bem despretensiosa, não promete nada e quando você percebe, PAH, a história entrega tudo. Eu não sou muito familiarizada com as obras da Meg, mas do que eu li até agora posso afirmar, sem dúvidas, que ela é brilhante.

Suzannah permanece em sua jornada nem sempre agradável de Mediadora e os percalços dessa vez a dirigem para uma morte muito, mas muito certa (em um contexto real nossa heroína já não estaria mais entre nós). Para nossa incrível e romântica sorte, nosso herói do mundo dos mortos está lá para resgatá-la. Permaneço em estado de inanição por momentos do casal pois a autora continua nos alimentando com migalhas. MAS TUDO BEM, a expectativa é o tempero do sucesso. Sobre a inveterada narradora não há o que dizer: ela é sensacional. Os comentários sarcásticos revestidos de comicidade, as análises surpreendentemente cirúrgicas e perfeitamente bem colocadas e os devaneios que se equilibram entre o ímpeto de cumprir com seu dever para com as almas perturbadas e o mais simples desejo de ser apenas uma adolescente comum a tornam uma figura muito única nesse mar de histórias genéricas.

Os personagens secundários desse livro mereciam mais destaque, algo mais significativo, como o Adam e a Cee Cee. Espero ver mais deles nos próximos E claro, ver mais do caubói morto mais sexy do universo literário.

Monica 27/05/2023

Adorei o livro
Com certeza superou o primeiro livro. Já estou lendo o terceiro já pensando em ler o quarto . Ansiosa por um beijo de Jesse e Suze.

Mary Jane 22/05/2023

Apenas registrando as resenhas para contabilizar no ano de leitura.

Mas essa saga valeu 100% a pena! Ainda tenho medo de reler hoje e achar que não era tudo isso kkkkkkkkk