Tim

Tim Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Tim

Joao.Marley 29/03/2024

Gostei ! Um romance diferente.
É uma história inusitada porém sensível e tocante, procurem o filme estrelado por Mel Gibson! Quero ler outros desta autora.

Tahira-can 25/02/2024

Muito fofinho
Comecei a ler sem muitas expectativas e até que me surpreendeu. Tem alguns "vazios", umas partes que poderiam ter mais história porque a ideia geral é muito boa. É como se a escritora pegasse alguns assuntos sérios e tratasse só superficialmente. Por um lado isso é bom porque deixa a leitura leve, mas também teria sido interessante se aprofundar um pouco mais. Fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa.
Acho que quem gosta de novela romântica vai amar esse livro??Eu amei.

Leninha Sempre Romântica 22/06/2023

Esse foi o segundo livro sorteado para leitura no projeto: Desencalhando livros da estante, criado por mim para ler alguns livros que a muito me chamavam para serem lidos. E, claro, não poderia ter sido um livro fácil, tinha que ser Tim.
Quem não conhece o projeto e quiser saber do que estou falando dá uma conferida no Reels que postei lá no Instagram explicando direitinho. AQUI.

Agora vamos falar de Tim, um livro escrito em 1974 com todos os preconceitos, manias, costumes da época e, que de certa maneira me causaram muita estranheza. Só para início de conversa a palavra “retardado” doía nos meus olhos toda vez que era usado para se referir a Tim: um rapaz lindo, um deus grego mas, retardado, nossa como isso me deixava tensa. Mas, como sempre digo “se você vai ler um livro de época, ou um livro datado de muitos anos atrás deve-se tentar vivenciar a época da história, aceitar os costumes, a cultura, os absurdos, mesmo que isso às vezes nos deixa revoltados."

Algum ensinamento o livro irá nos trazer, e Tim me deu muitos tapas na cara, me deixou nervosa em certos momentos, ansiosa em outros, mas com um sorriso sempre presente a cada página virada.

O personagem de Tim tem uma deficiência intelectual, mas apesar de sua digamos, incapacidade, ele trabalha, ajuda seus pais com o pouco dinheiro que ganha sendo ajudante de obras e é muito querido por todos, além de possuir uma beleza incrível, e foi essa beleza que chamou a atenção de Mary Horton, a solteirona rica de Artamon, bairro de classe média em Sidnei, Austrália. E o que começou como uma amizade se transformou num relacionamento único, julgados por alguns e apreciados por outros.

Mary e Tim são pessoas lindas de alma, bondosos, amorosos e solitários, ambos se completam e criam para o outro um lugar seguro. Um texto sensível, que vai se encaminhando para um amor puro, sem malícias de nenhuma das partes, apenas o amor da forma mais sublime, que aconteceu ao primeiro olhar, mas que foi crescendo ao longo do conhecimento, da convivência, de forma respeitosa e de uma delicadeza sem par.

O livro trata de um tema delicado, mas também polêmico. Nem todo mundo consegue ver o quão delicado por ser o relacionamento com uma pessoa com deficiência intelectual, eles podem conviver na sociedade sendo aceito com suas limitações, como também podem se isolar por causa do preconceito enraizado no ser humano, e Mary soube tratar Tim como ele realmente é: um homem adulto com limitações, mas que sabe amar, com a pureza de uma criança, mas com a forma de um adulto.

Um livro lindo que deve ser apreciado, entendido na sua essência, e com certeza, respeitado. Eu recomendaria para todas as idades, mas acima de tudo para quem procura um livro doce e que traz uma lição encantadoramente singela sobre o amor.
Apesar do final um tanto quanto abrupto, eu amei Tim de tal maneira, que, com certeza, lerei esse livro de novo.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/04/tim-colleen-mccullough.html

Victoria556 22/05/2023

Final desapontou...
Acho que a quantidade de detalhes que o livro trás em seu desenvolvimento fez com que eu tivesse ansiado um final menos abrupto e "simples", porém não tem como negar o quão linda a história é.

Aline.Rodrigues 09/10/2022

Nunca julgue um livro pela capa
Me lembro de ter uns 12 anos e uma amiga minha,muito querida chamada Jo me mostrou esse livro,porém não com essa capa,e sim toda preta,somente escrito Tim e ela praticamente me obrigou a ler esse livro.
Eu comecei a ler por pura pressão da minha amiga,mas simplesmente me apaixonei por essa história.Aqui temos a história de Tim um rapaz de beleza única,porém com distúrbios,a mente dele equivale a uma criança de 5 anos.
Uma senhora viúva e rica se encanta pela beleza e doçura do rapaz e o contrata para trabalhar em sua casa.Os dois passam a se envolverem de uma maneira muito única e especial.
Me lembro de ter lido esse livro há muitos anos atrás,mas me lembro nitidamente do texto incrível da autora,da delicadeza nas palavras.Na forma respeitosa de como a aurora conseguiu descrever uma pessoa com problemas mentais.
Como tem mais de 10 anos que li o livro,não me lembro exatamente detalhe por detalhe da história,mas foi um texto que me marcou muito.
Em breve irei na casa dessa minha amiga pegar esse livro novamente,para sentir aquelas mesmas emoções que sentir ao ler na minha adolescência.
Esse livro pra mim é especial e único.Umas das histórias mais lindas e delicadas que já li.Foi com certeza uma leitura marcante em minha vida.

A. M. 13/08/2022

Um jovem encantador.
Esse livro é daqueles que a gente não quer que acabe. A história de Tim e Mary é realmente emocionante, eu super recomendo.

Elizabeth 01/06/2022

Releitura
Um livro delicado, romance maduro por uma pessoa especial. O amor pode demorar a acontecer ou acontece na hora certa.

Valentina 26/02/2021

Confesso que, do gênero, foi a história e narrativa que mais me prendeu. A mulher, extremamente cuidadosa e vaidosa, sensível por demais com o menino.

Joh 08/12/2020

O que uma mulher solitária, mas bem resolvida, e um jovem com uma deficiência intelectual tem em comum?

Nada, a não ser uma forte ligação de amizade. Amizade esta que vamos acompanhando até se tornar amor. Fiquei um pouco receosa no início da leitura, mas quanto mais eu lia, mais eu me encantava.

Pode não ser o melhor livro que li, mas a sensibilidade emanada de suas páginas tocam o coração.

Ps: só achei que terminou de uma forma um pouco abrupta. Fiquei com gostinho de quero mais.

Juh | @mundoliterariodajuh 04/12/2020

Tim
Romance fofo, mas triste ao mesmo tempo.

Mary conhece Tim, que tem deficiência mental.
Ambos se apaixonam, mas existe uma diferença grande de idade entre eles.
A parte triste são os julgamentos das outras pessoas.

Mari 18/09/2020

A pureza de um verdadeiro amor
Ler Tim é passar o livro todo na expectativa do que virá a cada capítulo... Uma mulher madura e de vida prática e metódica e o
jovem de beleza singular, mas com a idade mental de um menino... Nós deparamos com as barreiras da sociedade ao relacionamento para um indivíduo intelectualmente limitado ...as reticências da família a um relacionamento tão " errado"

Rafael.Montoito 07/05/2020

Bela estreia de McCullough
"Pássaros Feridos" é um dos meus livros favoritos, desde que o li, quando tinha uns 16 anos. Hoje não sei dizer se o amaria tanto, mas ele ocupa um lugar indelével na minha memória e, por falta de tempo, ainda não o pude revisitar (e talvez nem o faça, com medo de estragar minhas lembranças). Por falta de tempo, nunca tinha lido nada da mesma autora, para ver se outra vez nos comunicaríamos tão bem, porque todos seus livros são enormes (isso sem falar na série "Os Senhores de Roma", em 6 grossos volumes). Então um dia achei o relançamento de "Tim", que foi o primeiro romance que ela escreveu, e finalmente me pus a lê-lo. Ele é bem menor que os outros e, também, mais "limitado" com relação à quantidade de personagens, cenários e acontecimentos; contudo, a sensibilidade de Colleen McCullough já se pode sentir.
A história apresenta Tim, um jovem de beleza inenarrável, helenística, mas que tem o desenvolvimento mental de uma criança de 5 anos. A solteirona Mary Horton fica encantada quando o conhece e o contrata para cuidar da sua propriedade. Em seu coração, ela primeiro desenvolve por ele uma grande ternura, uma necessidade de proteger aquele ser inocente que a tira da solidão e dá um pouco de brilho à sua vida atarefada com tanto trabalho. Mas com o passar do tempo, Tim também desenvolve sentimentos que lhe são completamente estranhos e a amizade deles se torna, destarte as diferenças de idade e de intelectualidade, amor. Como cada um dá ao outro o melhor que tem de si, suas vidas se transformam na união.
Se "Tim" não é tão arrebatador quanto "Pássaros feridos", a sensibilidade que o permeia é motivo suficiente para ser lido. Minha reclamação vai para a capa, que mostra o garoto cuja beleza descrita no livro ultrapassaria praticamente qualquer ilustração: seria bom ter deixado sua fisionomia apenas na imaginação dos leitores
Aline.Rodrigues 09/10/2022minha estante
O livro que li de Tim.Era uma capa preta e só tinha o dele Tim escrito.

Nay C 05/05/2020

Problemático
A história de Mary Horton, uma mulher com mais de 40 anos, bem de vida, que sempre viveu sozinha e nunca fez questão de ter um relacionamento ou se aprofundar nas amizades, e de Tim Melville, um rapaz de 25 anos, muito bonito e com uma deficiência intelectual. Um dia eles se conhecem por acaso, ficam amigos e Mary passa a dedicar seu tempo a Tim, fica fascinada por ele e despende de uma compreensão e paciência que ela nunca achou que fosse capaz de ter. Ele por sua vez gosta muito dela, tornando-a uma de suas pessoas favoritas. E assim se aproximam cada vez mais.

Por tratar-se de um tema tanto delicado quanto polêmico, acho que faltou um pouco de tato e até de explorar melhor a condição de Tim, científico e psicologicamente. Alguns diálogos pareciam pomposos demais, quando parecia que a situação ia ser aprofundada, retrocedia, ou aparecia algum absurdo, ou uma solução jogada às pressas. Em outros momentos as situações ficaram muito por conta da comoção.

Ao invés de resolver toda a trama principal e assim finalizar, a autora criou toda uma situação para Mary e Tim serem testados, tudo muito rápido e finalizando abruptamente. A história tem todo um potencial, porém precisava ser aprimorada. Vi que esse foi o primeiro livro publicado da Colleen McCullough, mas nem parece a mesma pessoa que um dia escreveu Pássaros Feridos.