Tim

Resenhas - Tim

Márcia Adriana 20/04/2020

Meu primeiro livro
Inesquecível!
Esse foi o primeiro livro que li na vida, e como a gente nunca esquece, até hoje me emociono em pensar nesse livro, Li em 1986. E vc ? Qual foi o seu primeiro livro e em que ano?
Aline.Rodrigues 09/10/2022minha estante
Olha não lembro o primeiro livro que li.Mas provavelmente foi um da série vaga-lume

Patty 15/02/2020

Tim ( Collen McCullough)

Uma história Magnífica, que aborda de a verdadeira essência do amor e sua capacidade de cura, trazendo de volta a vida e novos recomeços.

O livro aborda temas como superação, preconceitos e a dor da perda de pessoas queridas. Com belíssimas lições de vida.

Lomah 05/02/2020

O primeiro a gente nunca esquece.
Tim foi um dos primeiros livros que li e de tempos em tempos, volto a ler porque ele é simplesmente magnífico.

Mary é uma mulher que gosta de ser solitária, foi assim por toda sua vida, até conhecer Tim. Os homens nunca haviam chamado sua atenção, mas com seus traços de Herói Grego, com cachos dourados e sorriso doce, Tim rouba a atenção da Miss Horton e após isso, acompanhamos o crescimento de um amor muito puro, sincero e doce.

Pode causar estranheza o fato de Tim ter um atraso mental, mas a história ajuda a desmistificar a visão de que pessoas nessas condições não podem ter um vida normal.

Madu 27/11/2019

INCRÍVEL
O livro é sem dúvidas incrível!
A história é linda e emocionante e nos apresenta um romance nunca visto, tão puro e sincero quanto o amor de uma criança. Ao longo da história ambos os personagens principais são bem apresentado e conhecemos eles a fundo. Mary e Tim vivem uma história de amor única e apaixonante que conquista a alma do leitor. Eles nos mostram que existem diferentes formas de amar e que não precisamos nos importar com as opiniões alheias desde que estejamos felizes.
Jamilly214 20/12/2019minha estante
Peguei para ler nas férias

Madu 29/12/2019minha estante
Aproveite

Ju Nunes 24/01/2019

O desfecho não foi muito satisfatório...
No geral, achei esse livro muito bom, mas o final deixou muito a desejar. Acho que a autora conseguiu contar essa história de amor de maneira bastante sensível e crível, apesar de todas as circunstâncias e diferenças dos personagens. No entanto, na minha opinião, ela podia ter dado um desfecho muito melhor ao livro.

Magasoares 14/02/2018

Agradável
Só uma estória diferente, sem surpresas, desde o começo do livro. Dei três estrelas, mas recomendo para quem gostar de um romance surreal.
Ensinamentos do livro para mim: já tomava chá uma vez por dia, agora tomo várias vezes. :)

04/09/2016

TIM - Uma ótima pedida (Até pra quem não curte muito romances, como eu)
Um dos poucos livros de romance que li até o fim sem me cansar, sem enjoar, realmente com ávida paixão que me fez procurar até mesmo o filme homônimo (e que não gostei nem um pouco).
Tim é um rapaz de 25 anos, dono de uma beleza única e um corpo escultural. Porém, por trás de sua linda armadura, ele esconde uma leve deficiência mental. Apesar disso, seus pais sempre o incentivaram a ter uma vida normal, trabalhar, etc. Tim trabalha como ajudante em construções e seus colegas de trabalho sempre tiravam sarro de sua situação.
Não se deixem enganar por parecer uma história clichê ou velha demais para ser boa. É uma história linda, gostosa de ler. Se você gosta de um bom romance, com certeza vai amar Tim.

Conchego das Letras 25/05/2016

Resenha Completa
Olá, meus caros leitores! Hoje venho lhes contar sobre a experiência que tive com este livro. Deparei-me com ele após assistir a uma peça de teatro na faculdade e, por não ter mais aula, fui visitar a nossa biblioteca que, apesar de bem antiga, é enorme e tem um acervo incrível, principalmente na parte de literatura. Passeando entre as colunas de livros, encontrei um que me chamou a atenção, não tinha nada escrito na capa. Nada mesmo, mas o peguei a fim de passar as horas. Meu Deus, que maravilha tê-lo pegado!

Posso afirmar que foi um dos melhores livros que eu já li, simples, cativante!

Por estar apaixonada, acabei adquirindo a nova edição feita pela Editora Bertrand. Curiosos? Vamos falar de Tim, livro emocionante da Collen Mccullough!

Collen Mccullough nasceu na cidade de Wellington, na Austrália, e foi uma médica brilhante. Durante seus expedientes escreveu seus melhores livros, como Pássaros feridos. Porém, Tim é seu primeiro romance e já chamou a atenção por conta de sua sensibilidade e tato com a escrita.

Tim trata-se da história de Tim Melville, um lindo rapaz, talvez o mais bonito de toda a Sydney, mas que possui um retardamento mental e QI de 75. Por este fato, Tim não consegue deixar de ser o alvo das atenções em muitos sentidos: é motivo de piada dos colegas de trabalho, das preocupações dos pais e de todas as atenções de Mary Horton.

Mary é uma solteirona de 45 anos que nunca pensou em amor e coisas do tipo, que sentia-se completamente feliz em sua casa luxuosa e bem planejada, a qual sofreu a vida toda para conquistar. Tim foi como uma miragem para ela, mexeu com a tranquilidade de sua rotina e em pouco tempo ela viu sua vida se modificando pela entrada daquele belo garoto.

Inicialmente, Mary sente-se tanto dependente quanto protetora dele, amigos que passavam fins de semanas juntos. A doçura de Tim a encantava cada vez mais, fazendo-a até mesmo a passar a gostar de nadar, de sentir o sol em sua pele e a observar os pequenos detalhes da vida, coisa que ela já não dava importância. Assim, seu humor começou a se modificar e todas as pessoas em seu trabalho, inclusive seu chefe, começaram a perceber a diferença, apreciando muito mais a nova Mary Horton.

A irmã de Tim, Dawnie, começa a ficar com raiva da amizade entre o irmão e miss Horton, principalmente quando um dia volta para casa alegre e saltitante e perde toda a atenção que sempre lhe era dada por conta de Tim estar lendo para os pais um pequeno livro infantil. Mary o estava ensinando a ler, e isto deixa os pais do rapaz encantados com a bondade daquela senhora. Dawn anuncia que iria se casar, e apesar de estarem felizes, os pais sentem-se tristes também, pois Dawn iria parar em uma classe social mais alta e isso poderia afastá-la deles.

No dia do casamento, os pais não estando nem um pouco contentes, a conselho de Mary, levam Tim para a cerimônia, pois Mary já o havia instruído muito bem. Tim torna-se o centro das atenções e nenhuma mulher na igreja com menos de 90 anos sente-se imune a se apaixonar por ele.

Não muito tempo depois a mãe de Tim, Esme, falece e em meio a tanta dor, o pai de Tim, Dawnie e o marido Mick, conhecem a misteriosa miss Horton oficialmente por meio de uma visita que ela promete lhes fazer. A princípio, ficam extremamente assustados, pois achavam que a mulher era bem mais velha... Ao notar que não passava dos 45 anos, Dawn começa a insinuar que a mulher deitava-se com o irmão e era por isso que o tratava tão bem, e que o pai o vendera a ela.

A família Melville, após este dia, nunca mais foi a mesma, e o pai e Tim cortam todas as ligações com Dawnie. Após a morte de Esme, Mary sente-se mal em deixar o pobre pai de Tim sozinho em casa e assim começa a convidá-lo para os passeios que fazia sozinha com o filho, até que certo dia nota que Tim tem uma crise de ciúmes excessivo por ela ter dado um abraço no pai.

Preocupada, Mary Horton segue o seu adorável Tim pelo bosque de seu chalé para perguntar-lhe o que acontecia, ele em toda a sua inocência e sem compreender direito as coisas, diz que gosta muito dela, mas que ela já não gosta mais dele. Aflita, Mary explica a Tim que o pai está morrendo, pois não aguenta mais de saudades de sua mãe, e assim Tim diz-lhe que sente-se como o pai, pertencente a ela, que se ela também morresse, ele também desejaria morrer. Ele, inocente, diz que quando duas pessoas se gostam, viu na televisão que se beijavam, e em um impulso, pega Mary em seus braços fortes e a toma em um beijo envolvente. Começava ali uma paixão ardente que nenhum dos dois imaginaria sentir, e mesmo Mary relutando até o último momento, não consegue mais resistir...

Tim tem a capacidade de emocionar até mesmo os que já não sentem mais nada em relação a leitura, e é tão simples que não dá vontade de parar de ler! Se você quer saber o que aconteceu com Tim, com Mary Horton, Dawnie e o seu pai... Corra na biblioteca mais próxima e agarre este livro!

Eu espero poder relê-lo em breve, pois sou apaixonada pela história.

Permita-se você também se apaixonar e até a próxima!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/05/resenha-tim.html#more
Aline.Rodrigues 09/10/2022minha estante
Que resenha maravilhosa devo dizer.Devo dizer que não lembro muito a sinopse porém me deu muito mais vontade de reler esse livro.Vou pegar emprestado de novo esse livro com minha amigam

João 07/01/2016

Impressionante como podemos nos surpreender com um livro.Adquiri esse livro em um sebo e ficou guardado um tempão sem que eu se interessasse em lê-lo.
E que leitura eu estava perdendo!!
Tim é um livro tocante,interessante do começo ao fim.Já havia lido Pássaros Feridos da mesma autora e apesar de ter gostado muito do livro eu o achei muito intenso,havia muito sofrimento lá e acho que foi por isso que hesitei em começar a ler Tim.
Todos os personagens são impressionantes,daqueles que você guarda por muito tempo na memória.Foi chocante ver a personagem Dawnie mudar tanto.Fiquei indignado com a maneira que ela chorou por Tim não ir ao seu casamento e depois fazer tudo o que fez.Só achei o final meio sem sentido.Acho que deveria ter mais...
Leitura excelente!!

Fernanda @condutaliteraria 10/03/2015

Lindo demais!
Tim foi o romance de estréia de Colleen McCullough, lançado em 1974 e trata de um assunto tabu para aquela época: pessoas excepcionais.

O personagem principal, Tim, tem 25 anos e é dono de uma beleza sem igual, mas possui deficiência mental. Tim é criado por seus pais, com amor, compreensão e sempre sendo estimulado a viver uma vida o mais normal possível, dentro de suas limitações.

Em um de seus serviços, Tim conhece Mary, uma mulher de mais de 40 anos que sempre viveu sozinha. A partir daí começa uma amizade entre os dois e um passa a cuidar e aprender um com o outro.

Tim é um livro bem simples, escrito de forma singular e consegue encantar do início ao fim. Uma história de amor diferente e extremamente verdadeira.

Senti-me tocada pela ingenuidade de Tim e a cada página mais encantada com sua delicadeza e gentileza. É uma leitura que deveria ser lida por todos.

Se houvesse mais pessoas como Tim, o mundo seria muito melhor. E o final é surpreendente. Vale muito a pena ler.
Fer Kaczynski 29/03/2015minha estante
Não conhecia esse livro, muito bom ler resenhas de livros que não conhecemos, valeu pela dica Fer

Joana 28/09/2014

Não é nenhuma obra-prima, mas é tão gostoso ler este livro!

Andressa 15/09/2013

Uma historia muito linda ...SZ SZ

Um homem de 25 com aparência de um Deus Grego, mas retardado mental, porém muito doce e encantador. E uma mulher na casa dos 40, cabelos brancos, sem atrativos, amarga, vazia e rica.
A historia gira entre os dois, começa com uma amizade como de uma mãe a um filho pequeno, mas acaba crescendo. Uma historia completamente linda, e o que mais me encantou é que para o Tim não importa que ela fosse velha, tinha cabelos brancos e sem atrativos ele amava ela pela sua essência, e ela não se importava que ele era retardado mental, pois mesmo sendo assim ele era uma pessoa muito boa, muito encantadora e doce (Ahh se todos tivessem a essência do Tim) , ele mudou a sua vida, tornou a sua vida menos vazia, todos notavam a diferença.

Uma Historia que me encantou e merece ser lida.

San... 08/04/2013

Trata-se de uma bonita e dificil história. Um relacionamento bastante complicado entre uma senhora de 40 anos e um rapaz de 25 anos, que sofre retardo mental. Na realidade, por conta da situação do rapaz, o relacionamento é bem simples, do tipo pão-pão queijo-queijo, complicado mesmo são as implicações desse relacionamento, o preconceito e o desconforto que ocasionam. Uma interessante maneira de olhar e, para o leitor atento, um bonito aprendizado.

Silvia 07/02/2012

Interessante para refletir
Trabalho numa Instituição que cuida de deficientes intelectuais.
Achei muito interessante a história para repensar a forma como vemos estas pessoas.

Jheyscilane 21/05/2011

O Mundo seria bem melhor se as pessoas fossem como Tim
Antes de mais nada, esse livro é um espetáculo, de narração, escrita e história, sabe aquele livro que você pega para ler e vê a sinopse: Uma mulher bela e culta, por volta dos quarenta, se considera realizada, apesar de solteira. Conhece um jovem belo como um deus grego, mas estúpido. Será possível que dividam algo, que vivam uma história de amor?

Você logo pensa: Mais um romance clichê!
Doce engano, Colleen nos leva a um ambiente australiano com operários e uma mulher quarentona super prática, rica e inteligente (em suma: alguém que não não teve tempo para o amor).

Tim é Jovem, bonito (Um deus grego), mas tem um retardo mental leve (por causa disso ele as vezes é ridicularizado pelos colegas de trabalho e super protegido por seus pais) amei Tim na primeira aparição dele no livro, ele tem uma inocência surpreendente, ele não vê a maldade, ele se sente triste quando as pessoas riem dele, mas não por causa do quê as pessoas fazem, mas sim por que ele gostaria de entender e rir junto com elas (Por isso repito o título: O Mundo seria bem melhor se as pessoas fossem como Tim)não digo para sermos retardados mas digo para sermos sinceros e lindos de coração assim como Tim o é!

O encontro dele com Mary é marcado pelo assombro dela (Mary o acha belo) e pelo sorriso sincero (totalmente Tim aiai)

Logo Mary entra na vida da família Melville... Ron e Esme (pais de Tim) sempre procuraram cuidar do filho para que ele pudesse ser um pouquinho mais independente, mas eles tem sempre a sombra do medo de quê o menino especial deles fique só e desamparado.

Mary aos poucos aprende a ser mais sensível e Tim aprende com Mary a ser uma pessoa mais instruída, e da amizade começa o sentimento mais puro e lindo que pode haver, Tim na sua total inocência declara que gosta de Mary mais do quê a própria irmã dele (de quem ele é muito apegado), ele diz que a ama (sem falar eu te amo) lindo!

Não há mais o que dizer, ah tem sim... leia! Esse livro marca muito
Uma história Doce, Linda e muito Comovente! Apenas leia
Bruna.T 25/07/2011minha estante
adorei sua resenha ^^.Me interessei pelo livro e é o próximo que vou ler.
;*

Jossi 02/08/2011minha estante
Uau! Esse é um livro que daria um filme. Será que não tem o filme? 'Pássaros Feridos' eu assisti, quando eu era criança ainda. Totalmente lindo. E pela sua resenha, 'Tim' também é maravilhoso! Vou deixar esse livro entre minhas próximas leituras.
;)

Nina Gardin 13/01/2013minha estante
È um livro muito bom mesmo!

Vania 26/09/2014minha estante
quero ler de novo, tinha me esquecido deste livro, eu li ha mais de trinta anos. linda história

Vania 13/02/2015minha estante
Li na minha adolescencia, emprestei e nunca mais vi. Quero ler novamente