Tim

Tim Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Tim

04/09/2016

TIM - Uma ótima pedida (Até pra quem não curte muito romances, como eu)
Um dos poucos livros de romance que li até o fim sem me cansar, sem enjoar, realmente com ávida paixão que me fez procurar até mesmo o filme homônimo (e que não gostei nem um pouco).
Tim é um rapaz de 25 anos, dono de uma beleza única e um corpo escultural. Porém, por trás de sua linda armadura, ele esconde uma leve deficiência mental. Apesar disso, seus pais sempre o incentivaram a ter uma vida normal, trabalhar, etc. Tim trabalha como ajudante em construções e seus colegas de trabalho sempre tiravam sarro de sua situação.
Não se deixem enganar por parecer uma história clichê ou velha demais para ser boa. É uma história linda, gostosa de ler. Se você gosta de um bom romance, com certeza vai amar Tim.

João 07/01/2016

Impressionante como podemos nos surpreender com um livro.Adquiri esse livro em um sebo e ficou guardado um tempão sem que eu se interessasse em lê-lo.
E que leitura eu estava perdendo!!
Tim é um livro tocante,interessante do começo ao fim.Já havia lido Pássaros Feridos da mesma autora e apesar de ter gostado muito do livro eu o achei muito intenso,havia muito sofrimento lá e acho que foi por isso que hesitei em começar a ler Tim.
Todos os personagens são impressionantes,daqueles que você guarda por muito tempo na memória.Foi chocante ver a personagem Dawnie mudar tanto.Fiquei indignado com a maneira que ela chorou por Tim não ir ao seu casamento e depois fazer tudo o que fez.Só achei o final meio sem sentido.Acho que deveria ter mais...
Leitura excelente!!

Ariadna 06/01/2010

Lindo e ingênuo, como o personagem principal!

San... 08/04/2013

Trata-se de uma bonita e dificil história. Um relacionamento bastante complicado entre uma senhora de 40 anos e um rapaz de 25 anos, que sofre retardo mental. Na realidade, por conta da situação do rapaz, o relacionamento é bem simples, do tipo pão-pão queijo-queijo, complicado mesmo são as implicações desse relacionamento, o preconceito e o desconforto que ocasionam. Uma interessante maneira de olhar e, para o leitor atento, um bonito aprendizado.

Silvia 07/02/2012

Interessante para refletir
Trabalho numa Instituição que cuida de deficientes intelectuais.
Achei muito interessante a história para repensar a forma como vemos estas pessoas.

Juh | @mundoliterariodajuh 04/12/2020

Tim
Romance fofo, mas triste ao mesmo tempo.

Mary conhece Tim, que tem deficiência mental.
Ambos se apaixonam, mas existe uma diferença grande de idade entre eles.
A parte triste são os julgamentos das outras pessoas.

naniedias 25/02/2011

Tim, de Colleen McCullough
Mary Horton é uma mulher madura - no alto de seus 43 anos -, estável financeiramente. Sempre levou uma vida bem regrada, foi uma excelente empregada - e ainda o é - e conseguiu, com muito trabalho e esforço, juntar o dinheiro que tem hoje.
"Sentia-se totalmente satisfeita com si mesma e com sua vida. Gozava dos pequenos luxos que apenas o dinheiro proporciona, mantinha-se fiel a si própria tanto no trabalho quanto em casa, não tinha amigos, à exceção de cinco mil livros que recobriam as paredes de sua biblioteca, e diversas centenas de discos, quase todos reproduzindo as músicas de Bach, Brahms, Beethoven e Handel. Adorava jardinagem e arrumação de casa, nunca assistia a um programa de televisão ou ia a um cinema, como jamais quis ou teve um namorado."
Mary não sabia o quanto sua vida iria mudar quando convidou Tim, um rapaz de 25 anos que trabalhava em uma obra na casa da vizinha, para aparar o seu gramado durante o final de semana.
A princípio, Mary ficara balançada pela beleza do rapaz - a personificação da beleza greco-romana. Mas logo que percebeu que era um menino retardado, com problemas de aprendizagem, ela o encarou como uma criança e ali nasceu uma grande amizade.
Mas Tim não era uma criança. E assim, ali também nasceu uma grande amor!

O que eu achei do livro:
Explêndido!
Esse livro é realmente maravilhoso! A autora Colleen escreve muito bem - com uma sensibilidade incrível! A escrita é simples, ágil e uma delícia de se ler!
A história se passa na Austrália - um pais um tanto desconhecido para mim. E foi muito gostoso acompanhar o dia-a-dia dos personagens!
Essa é uma das histórias de amor mais lindas que já tive a oportunidade de ler! É lindo ver a evolução dos sentimentos entre Tim e Mary! Ver como Tim não é uma criança, mas sim um adulto. A palavra retardado, que é utilizada diversas vezes no livro, não é uma boa palavra para descrevê-lo. Ele não tem uma mentalidade infantil, ele apenas não consegui discernir as coisas, ou aprendê-las. E, portanto, magoa-se facilmente, perde-se em explicações complexas e leva uma vida mais tranquila.
Por outro lado, Mary além de madura, também é uma mulher muito inteligente. Mas não é bonita. E Tim é - muito! Portanto é lindo ver a união de um casal desse tipo - pobreza intelectual com riqueza intelectual, beleza divina com a beleza que apenas Tim conseguia enxergar!
Não tenho nem como apontar pontos negativos nesse livro. É realmente uma história incrível! A capa é linda - a arte gráfica maravilhosa, a tradução e a revisão impecáveis!
Um livro muito bom e super indicado para todos!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Fernanda @condutaliteraria 10/03/2015

Lindo demais!
Tim foi o romance de estréia de Colleen McCullough, lançado em 1974 e trata de um assunto tabu para aquela época: pessoas excepcionais.

O personagem principal, Tim, tem 25 anos e é dono de uma beleza sem igual, mas possui deficiência mental. Tim é criado por seus pais, com amor, compreensão e sempre sendo estimulado a viver uma vida o mais normal possível, dentro de suas limitações.

Em um de seus serviços, Tim conhece Mary, uma mulher de mais de 40 anos que sempre viveu sozinha. A partir daí começa uma amizade entre os dois e um passa a cuidar e aprender um com o outro.

Tim é um livro bem simples, escrito de forma singular e consegue encantar do início ao fim. Uma história de amor diferente e extremamente verdadeira.

Senti-me tocada pela ingenuidade de Tim e a cada página mais encantada com sua delicadeza e gentileza. É uma leitura que deveria ser lida por todos.

Se houvesse mais pessoas como Tim, o mundo seria muito melhor. E o final é surpreendente. Vale muito a pena ler.
Fer Kaczynski 29/03/2015minha estante
Não conhecia esse livro, muito bom ler resenhas de livros que não conhecemos, valeu pela dica Fer

Andressa 15/09/2013

Uma historia muito linda ...SZ SZ

Um homem de 25 com aparência de um Deus Grego, mas retardado mental, porém muito doce e encantador. E uma mulher na casa dos 40, cabelos brancos, sem atrativos, amarga, vazia e rica.
A historia gira entre os dois, começa com uma amizade como de uma mãe a um filho pequeno, mas acaba crescendo. Uma historia completamente linda, e o que mais me encantou é que para o Tim não importa que ela fosse velha, tinha cabelos brancos e sem atrativos ele amava ela pela sua essência, e ela não se importava que ele era retardado mental, pois mesmo sendo assim ele era uma pessoa muito boa, muito encantadora e doce (Ahh se todos tivessem a essência do Tim) , ele mudou a sua vida, tornou a sua vida menos vazia, todos notavam a diferença.

Uma Historia que me encantou e merece ser lida.

Conchego das Letras 25/05/2016

Resenha Completa
Olá, meus caros leitores! Hoje venho lhes contar sobre a experiência que tive com este livro. Deparei-me com ele após assistir a uma peça de teatro na faculdade e, por não ter mais aula, fui visitar a nossa biblioteca que, apesar de bem antiga, é enorme e tem um acervo incrível, principalmente na parte de literatura. Passeando entre as colunas de livros, encontrei um que me chamou a atenção, não tinha nada escrito na capa. Nada mesmo, mas o peguei a fim de passar as horas. Meu Deus, que maravilha tê-lo pegado!

Posso afirmar que foi um dos melhores livros que eu já li, simples, cativante!

Por estar apaixonada, acabei adquirindo a nova edição feita pela Editora Bertrand. Curiosos? Vamos falar de Tim, livro emocionante da Collen Mccullough!

Collen Mccullough nasceu na cidade de Wellington, na Austrália, e foi uma médica brilhante. Durante seus expedientes escreveu seus melhores livros, como Pássaros feridos. Porém, Tim é seu primeiro romance e já chamou a atenção por conta de sua sensibilidade e tato com a escrita.

Tim trata-se da história de Tim Melville, um lindo rapaz, talvez o mais bonito de toda a Sydney, mas que possui um retardamento mental e QI de 75. Por este fato, Tim não consegue deixar de ser o alvo das atenções em muitos sentidos: é motivo de piada dos colegas de trabalho, das preocupações dos pais e de todas as atenções de Mary Horton.

Mary é uma solteirona de 45 anos que nunca pensou em amor e coisas do tipo, que sentia-se completamente feliz em sua casa luxuosa e bem planejada, a qual sofreu a vida toda para conquistar. Tim foi como uma miragem para ela, mexeu com a tranquilidade de sua rotina e em pouco tempo ela viu sua vida se modificando pela entrada daquele belo garoto.

Inicialmente, Mary sente-se tanto dependente quanto protetora dele, amigos que passavam fins de semanas juntos. A doçura de Tim a encantava cada vez mais, fazendo-a até mesmo a passar a gostar de nadar, de sentir o sol em sua pele e a observar os pequenos detalhes da vida, coisa que ela já não dava importância. Assim, seu humor começou a se modificar e todas as pessoas em seu trabalho, inclusive seu chefe, começaram a perceber a diferença, apreciando muito mais a nova Mary Horton.

A irmã de Tim, Dawnie, começa a ficar com raiva da amizade entre o irmão e miss Horton, principalmente quando um dia volta para casa alegre e saltitante e perde toda a atenção que sempre lhe era dada por conta de Tim estar lendo para os pais um pequeno livro infantil. Mary o estava ensinando a ler, e isto deixa os pais do rapaz encantados com a bondade daquela senhora. Dawn anuncia que iria se casar, e apesar de estarem felizes, os pais sentem-se tristes também, pois Dawn iria parar em uma classe social mais alta e isso poderia afastá-la deles.

No dia do casamento, os pais não estando nem um pouco contentes, a conselho de Mary, levam Tim para a cerimônia, pois Mary já o havia instruído muito bem. Tim torna-se o centro das atenções e nenhuma mulher na igreja com menos de 90 anos sente-se imune a se apaixonar por ele.

Não muito tempo depois a mãe de Tim, Esme, falece e em meio a tanta dor, o pai de Tim, Dawnie e o marido Mick, conhecem a misteriosa miss Horton oficialmente por meio de uma visita que ela promete lhes fazer. A princípio, ficam extremamente assustados, pois achavam que a mulher era bem mais velha... Ao notar que não passava dos 45 anos, Dawn começa a insinuar que a mulher deitava-se com o irmão e era por isso que o tratava tão bem, e que o pai o vendera a ela.

A família Melville, após este dia, nunca mais foi a mesma, e o pai e Tim cortam todas as ligações com Dawnie. Após a morte de Esme, Mary sente-se mal em deixar o pobre pai de Tim sozinho em casa e assim começa a convidá-lo para os passeios que fazia sozinha com o filho, até que certo dia nota que Tim tem uma crise de ciúmes excessivo por ela ter dado um abraço no pai.

Preocupada, Mary Horton segue o seu adorável Tim pelo bosque de seu chalé para perguntar-lhe o que acontecia, ele em toda a sua inocência e sem compreender direito as coisas, diz que gosta muito dela, mas que ela já não gosta mais dele. Aflita, Mary explica a Tim que o pai está morrendo, pois não aguenta mais de saudades de sua mãe, e assim Tim diz-lhe que sente-se como o pai, pertencente a ela, que se ela também morresse, ele também desejaria morrer. Ele, inocente, diz que quando duas pessoas se gostam, viu na televisão que se beijavam, e em um impulso, pega Mary em seus braços fortes e a toma em um beijo envolvente. Começava ali uma paixão ardente que nenhum dos dois imaginaria sentir, e mesmo Mary relutando até o último momento, não consegue mais resistir...

Tim tem a capacidade de emocionar até mesmo os que já não sentem mais nada em relação a leitura, e é tão simples que não dá vontade de parar de ler! Se você quer saber o que aconteceu com Tim, com Mary Horton, Dawnie e o seu pai... Corra na biblioteca mais próxima e agarre este livro!

Eu espero poder relê-lo em breve, pois sou apaixonada pela história.

Permita-se você também se apaixonar e até a próxima!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/05/resenha-tim.html#more
Aline.Rodrigues 09/10/2022minha estante
Que resenha maravilhosa devo dizer.Devo dizer que não lembro muito a sinopse porém me deu muito mais vontade de reler esse livro.Vou pegar emprestado de novo esse livro com minha amigam

Lally 10/06/2010

Emocionante
Quando eu li Tim pela primeira vez tinha 13 para 14 anos e chorei loucamente. Com 16 li novamente e chorei de novo. Agora, com 20, tenho certeza que se eu voltar a ler - e com certeza irei - chorarei novamente na mesma parte.
Nunca li a obra mais famosa da Colleen McCullough que deu base para o filme Pássaros Feridos, mas, se a narrativa dela for igual a esta com certeza vale a pena devorar.
Tim é um livro dotado de sensibilidade, polêmica, amor incondicional e até mesmo rendeção de almas. É aquela situação que você se coloca na situação da protagonista e pensa 'O que eu faria se isso acontecesse?' e chega a conclusão que talvez não teria tanta fibra quanto ela.
Não dá para contar muito mais sem estragar a sucessão de acontecimentos belos que se sucedem da narrativa, mas, com certeza, nos dá uma excelente lição de um amor livre de preconceitos e da maneira mais pura que a acepção da palavra permite definir.

Patty 15/02/2020

Tim ( Collen McCullough)

Uma história Magnífica, que aborda de a verdadeira essência do amor e sua capacidade de cura, trazendo de volta a vida e novos recomeços.

O livro aborda temas como superação, preconceitos e a dor da perda de pessoas queridas. Com belíssimas lições de vida.

Prateleira Cult 09/03/2011

Tim - Colleen McCullough
Esta resenha foi retirada da seguinte postagem no blog: http://prateleiracultural.blogspot.com/2011/02/tim-colleen-mccullough.html

Tim foi o romance de estreia da autora Colleen McCullough, lançado pela primeira vez em 1974, podendo ser considerado um clássico e, ao mesmo tempo, inovador ao tratar de um assunto tabu para aquela época e, porque não, até mesmo atualmente: pessoas excepcionais.

O personagem principal desta estória, Tim Mellville, tem vinte e cinco anos, é dono de uma beleza estonteante, mas possui o que se poderia chamar de uma leve deficiência mental. Mas nem por isso ele é incapaz, pois graças a seus maravilhosos pais, Ron e Esme, ele foi criado em um lar cheio de amor, compreensão e que sempre buscou estimulá-lo a levar uma vida mais normal possível, dentro das suas limitações.

E é exatamente após um de seus trabalhos no ramo da construção que Tim conhece Mary Horton, uma mulher de mais de quarenta anos, que sempre viveu sozinha, muito trabalhadora e, exatamente por isso, rica. Mas sua vida era vazia, sem cor, posso dizer que ela simplesmente estava de passagem pela vida até conhecer Tim.

A partir de então, eles se tornaram grandes amigos, e passaram a cuidar e ensinar um ao outro. Ela ensinou-o a ler um pouco, escrever, a calcular contas simples e tratava-o como um adulto, explicando-lhe as coisas da vida com calma, paciência e carinho. Ele mostrou-lhes as maravilhas das coisas simples da vida, como a apreciar a natureza, conversar com um amigo, sorrir e brincar mais.

Mas, como um tabu que era, essa amizade termina sendo alvo de fofocas e insinuações, o que nem sempre é fácil para Mary lidar, mas ela assim o faz de cabeça erguida.

Acontece que com o passar do tempo, essa relação entre Mary e Tim chega a um ponto decisivo, em que tanto ela, quanto Ron (pai de Tim), precisam tomar uma decisão crucial acerca do futuro deles.

Colleen soube desenvolver a relação entre Mary e Tim de uma forma que eu não conseguia enxergar, a princípio, como possível. Ela construiu uma estória tão linda e emocionante, que você se percebe vibrando de felicidade por cada nova conquista de Tim! É simplesmente maravilhoso acompanhar seu aprendizado, suas descobertas, seus diálogos com Mary, é lindo ver o crescimento da afeição entre eles e o quão bem eles fazem um ao outro!

Sem contar a forma como a autora soube abordar o tema da deficiência mental. Ela soube ser, ao mesmo tempo, realista, crua (muitas vezes ela mesma descrevia Tim como se fosse uma criancinha ou um cachorrinho), mas também sensibilizada e apaixonada.

Ademais, Colleen conseguiu, ainda, amarrar muito bem a estória, de maneira que seu desenrolar não se tornou algo estranho e artificial, como às vezes acontece em alguns romances. Ela foi desenvolvendo a estória de uma forma tão concatenada e gradual, que você vai se envolvendo de pouquinho em pouquinho, até estar completamente submerso no universo do livro e ser capaz de compreender completamente tudo o que está acontecendo.

Quanto a parte técnica, a narração ocorre em terceira pessoa, o que nos dá um ponto de vista bem amplo dos pensamentos e sentimentos de todos os personagens. Isso também facilita as críticas no narrador, principalmente em relação a determinados comportamentos sociais da época.

Além disso, por seu um livro da década de 70, esperava um pouco mais de dificuldade na leitura, o que não ocorreu, a tradução está muito boa; as poucas palavras e termos que não faziam parte do meu vocabulário foram muito fáceis de pesquisar, isso quando já não vinham explicadas no rodapé. A própria leitura em si flui tranquilamente, é o tipo de livro gostoso de ler...daqueles que você nem sente e quando percebe já está terminando!

Minha crítica vai apenas para dois aspectos: a capa do livro e o final. A capa, porque, apesar da cor de fundo e das rosas serem belíssimas, a foto do rapaz não ficou legal (muitas pessoas já me disseram que se fosse só pela capa, não compraria o livro). Quanto ao final, não gostei tanto, pois terminou de forma abrupta, deixando aquela sensação de que faltou alguma coisa.

Uma curiosidade, para quem não sabe, em 1979 foi feita uma adaptação cinematográfica, no qual Tim é interpretado por Mel Gibson e Mary por Piper Laurie. Eu juro que procurei o trailer, mas não encontrei (apenas achei o filme inteiro para ver no youtube!). =p

Trecho:

"Era tão difícil entender seus sentimentos com relação a ele: num momento, pensava nele como se fosse uma criancinha, em seguida, a sua beleza física fazia-lhe lembrar que Tim já era um adulto. E, para ela, era tão difícil ter qualquer sentimento, quando já fazia tanto tempo que que fizera algo mais além de apenas viver" (Página 76)

Para quem gosta de romances, esse é um livro que não pode faltar na sua estante! Tim foi, até agora, para mim, a surpresa literária de 2011 (sim, eu sei que ele é de 1974, mas eu o li esse ano, então...)! Recomendadíssimo!

PS.: Dedico esta resenha a Lucas e sua mãe, minha querida amiga linda Alba, do blog Psychobooks! =*

FotoseLivros 14/02/2011

Encantador... tocante... maravilhoso!
Eu li a resenha, achei interessante...mas o livro é encantador... conta a história de Tim, um rapaz de 25 anos, lindo, o homem mais lindo que todas as pessoas que o vêem já viram na vida... mas Tim tem uma limitação no cérebro, é retardado (detesto esta palavra) sua mãe já tinha mais de 40 anos quando engravidou dele... é uma criança... em seu modo de agir... doce e puro.

Mary Horton é uma solteirona de 43 anos... secretária executiva de sucesso, sem amigos... mas se vê encantada com a beleza de Tim, que estava trabalhando na reforma da casa de sua vizinha... ela o chama para aparar a grama de seu jardim... e assim se desenvolve uma amizade que só faz melhorar a ambos... Tim que não sabia ler nem escrever, através da paciencia de Mary começa a aprender a ler, a escrever e a entender algumas coisas.... a amizade é pura... vai se desenvolvendo ao longo de meses e cada um deles vai ficando melhor... a família de Tim pensam que Mary é uma velha, com idade próxima à dos pais... quando descobrem que ela, apesar de ter a cabeça toda branca é mais nova do que pensavam, a irmã se altera e acontece uma reviravolta no livro... mas não vou contar mais nada... leiam... pois é um livro doce, tocante e maravilhoso (me emocionei muito).