Guia do ilustrador

Guia do ilustrador Ricardo Antunes

Resenhas - Guia do ilustrador

Willian Marinho 30/04/2011

O Guia perfeito para iniciantes não só de artes gráficas, mas artes em geral.
Nunca fui um bom desenhista. Apesar de rabiscar alguma coisa, minha habilidade manual não é suficiente para ser um grande profissional do mercado. Mas nada me impediu de ler este interessante guia de Ricardo Antunes (valeu pela indicação, Orib!), que na minha opinião, não serve somente para desenhistas amadores, mas para qualquer profissional independente. Como escritor e revisor iniciante, não foi dificil trocar as situações e explicações de "desenhos" para "textos", e em certos pontos o guia enfatiza em ser voltado para os artistas gráficos.

Todo o material é explicado de forma simples e direta, com interessantes dicas de ingresso ao mercado profissional, e um ponto que achei fundamental para o entendimento do leitor é não explicar detalhadamente os príncipios da arte gráfica, técnicas e outras explicações encontradas em materiais mais complexos, voltando suas dicas para buscar de quantas inspirações possíveis.

Não encontrei nenhuma falha realmente grave, exceto uma falta de explicação mais apurada do mercado atual (uma vez que ele volta-se para introdução do deesenhista ao mundo profissional, faltou uma explicação melhor de valores e da própria situação em si), o que poderia gerar uma segunda edição, com mais dicas e atualização de material. No fim, o Guia do Ilustrador cumpre de maneira satisfatória o seu papel, e não o indico somente para desenhistas e artistas gráficos, mas para qualquer trabalhador independente (será que existe uma versão para escritores e produtores textuais? Se alguém conhecer me avise).