A Vida no Limite

A Vida no Limite Johnjoe McFadden

Resenhas -

F. C. Gonçalves 18/07/2017

Fabuloso livro de divulgação científica
É um dos melhores livros de divulgação científica que li nos últimos anos! Com linguagem clara e analogias muito bem feitas, o livro mostra as possíveis implicações da teoria quântica na origem e na manutenção da vida. Sem dúvida, um prato cheio para quem gosta ou deseja saber mais sobre a física moderna e a biologia molecular.

Paulo Henrique 08/12/2020

A vida quântica.
É um livro que sempre começa os capítulos com alguma historinha e a partir daí cai para a físca quântica. O foco é a biologia quântica a partir da fisica, é uma tentativa de explicar fenômenos biológicos do ponto de vista quântico. Não é um livro suave de ser ler, mas vale a pena.

Truga 16/11/2020

Começou bem, acabou ótimo. Indico.
Nesse livro, os autores vão tentar, em 400 páginas, esclarescer alguns pontos (e deixar algumas dúvidas) sobre como os átomos e moléculas inertes encontrados em rochas se transformam todo dia em coisas que correm, pulam, voam, se orientam, crescem, VIVEM.

Os capítulos (10) seguem uma ordem progressiva de raciocínio e complexidade. Em geral, os capítulos são dedicados a entender um ou outro processo em particular para então ir formando as peças do quebra-cabeça da vida. Os autores pegam um problema para nortear a discussão do capítulo.

Por exemplo, alguns tópicos do livro são como que alguns animais se orientam pelo fraquíssimo campo magnético da Terra? De que modo as enzimas, como a colagenase, conseguem atingir uma aceleração química astronômica? Como funciona o nosso olfato? Como explicar a incrível eficiência da cópia do DNA e do aproveitamento energético da fotossíntese? 🤔🤔

De modo geral, eles mostram nesses – e em outros tópicos – que o entendimento a partir de leis clássicas não são o suficiente para explicar o fenômeno, ou então, que deixam muitas perguntas em aberto. E aí que aspectos da quântica como a superposição, emaranhamento e tunelamento entram em jogo! 😲

Gostei do jeito que os autores contextualizam a situação da pesquisa científica (trazendo muitas referências), mostrando o desenvolvimento das ideias, dos problemas e das soluções. Em alguns momentos senti meio pesado a descrição dos processos (ainda mais que não sou da bioquímica).

O livro é super bem escrito e traz tantos exemplos diferentes para tentar responder o que é a vida que ao longo da leitura acabei mandando msg para meu farmacêutico favorito (@araujo.rv), a rainha da computação quântica (@shinossaura), a exploradora de cavernas geóloga incrível (@leonssyo) e a neurolover pesquisadora e artista (@mescordu). Tem muito pano pra manga.

➡➡RESUMO: indico para uma leitura enriquecedora, não vai ser difícil mas também não é fácil absorver o conteúdo. A descrição física não é pesada e os autores se esforçam com as analogias. Vale a pena pro pessoal das exatas.

IG literário: @trugaindica