A crise fiscal e monetária brasileira

A crise fiscal e monetária brasileira Edmar Bacha

Resenhas - A crise fiscal e monetária brasileira

José Eduardo 18/02/2019

Leitura essencial
O livro é uma coletânea de artigos de inúmeros autores sobre temas que nos ajudam a entender o porquê de termos passado por tão grave crise econômica. Não sou da área, por isso achei alguns textos por demais profundos ou excessivamente teóricos, mas não prejudicou o entendimento do problema e das soluções propostas, mesmo por um leigo como eu. Sinto, da minha parte, que saí mais rico dessa jornada, com conhecimento sobre questões que eu nem imaginava que eram do cotidiano dos técnicos que trabalham nessas instituições; por isso do título da resenha: a leitura dessa obra é essencial para qualquer um que queria entender o passado, o que, decerto, servirá para anteciparmos o futuro.

Aline.Yamada 09/11/2021

Livro com diversos artigos sobre o Banco Central e Tesouro Nacional. Os autores utilizam linguagem técnica, explicam diversos gráficos e equações. Recomendo a leitura para quem tenha base em economia (principalmente em finanças públicas) e contabilidade pública. Além disso, é interessante conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei nº 11.803/08 e a
Lei nº 13.820/19 que fala sobre as relações financeiras entre União e BC.