Amores Improváveis

Augusto Alvarenga

Resenhas - Amores Improváveis

Gikardoso 06/01/2023

Amores improvaveis
Eu nunca gostei muito de romance, mas esse me cativou de uma maneira inexplicável. O fato de serem várias histórias curtinhas e uma melhor que a outra te deixa instigado a ler o dia todo. Impecável, maravilhoso, lindo, lindo, lindo, lindo. Amei demais.

Estefani.Cavalcante 09/04/2021

Clichê adolescente ??
O livro tem aquele típico gostinho de clichê adolescente, cheio de descobertas sobre ser você mesmo e os tão comuns Amores Improváveis, a história de descobertas de cada personagem é lindo e cheia de amor.
Um típico clichê adolescente que nos transporta direto para o ensino médio e nos faz suspirar.

Melissa 17/06/2020

Amores Improváveis
Olá, leitores

Vim trazer pra vocês mais um livro nacional com temática bem específica de romances adolescentes em colégios internos. O livro de hoje é uma estória escrita por 7 autores (Lavínia Rocha, Adelina Barbosa, Fernanda Medeiros, Augusto Alvarenga, Aimee Oliveira, Bibi Ribeiro e Mariana Cestari) e narra as desventuras de 7 personagens, cada autor dá vida a 1 personagem, e todas as histórias estão interligadas de alguma forma.

Seguindo o roteiro de um bom jovem-adulto, a obra traz questionamentos sobre identidade, orientação sexual, amores, planos para o futuro profissional, família, amizades, o papel de cada um no mundo e um monte de incertezas que fazem parte da vida de todo adolescente. Com uma narrativa mista, que varia entre simples e densa, podemos acompanhar as vivências de cada um dos personagens como protagonistas de suas próprias histórias, vendo seu fluxo de pensamento e sua interação com outros, podemos perceber as nuances do processo de crescimento pelo qual todos passam e o modo como o fazem.

Fiz essa leitura o ano passado, mas história ainda está bem fresca na minha mente. Foi uma grata surpresa que me fez deparar com a escrita dos demais autores, quando procurava pelos livros da @laviniarocha no site da @editoradplacido. Não é um livro muito conhecido, mas me surpreendi muito positivamente com ele, tanto pelos próprios autores, como pelo projeto gráfico, diagramação, edição, revisão e capa. Fico extremamente feliz quando encontro esses tesouros.

Uma leitura fácil, que indico a todos, pois nunca é tarde para conhecer um autor novo! (nem para ler um romance adolescente, afinal todos nós já passamos por essa fase).

Até mais. :)

Mari 16/05/2020

Livro nacional para sentir um quentinho no coração!
Esse livro me deu uma sensação muito gostosa, acho que por misturar o tema internato (que eu adoro), com diferentes dilemas dos jovens nessa fase, junto com a nostalgia que me lembra a época em que eu conheci a grande maioria desses escritores.
Sem contar o quanto todos os personagens me conquistaram, principalmente o Júlio, com sua sensibilidade, resiliência e maneira de ver o mundo, e Arthur, que é o anti-herói da história, entretanto tem um jeito que encanta e a forma como ele vai se desenvolvendo é única!
Também gostei muito da forma como as histórias se entrelaçam, e o final te enche de um sentimento de quentinho no coração, o livro se amarra de uma forma muito interessante (somente em um ponto que fica meio em aberto, contudo é possível entender porque acontece dessa forma).
Enfim, esse livro não é tão conhecido por ser de uma editora pequena, no entanto eu recomendo muito a leitura, sem contar o quanto é importante dar apoio a escritores nacionais!

soolmagalhaes 24/01/2020

SEM PALAVRAS...
Eu conheci esse livro pois sou muito fã da Lavínia rocha e gosto muito da linguagem adolescente, q tem no livro e tp assim eu ADOREI

Ele parece um livro bem simples, mas na vdd aborda vários assuntos q os adolescentes passam no dia a dia. A historia se passa em um colégio interno, onde nós temos 7 alunos q estudam na mesma. Alguns personagens já se conhecem e são íntimos, amigos, namorados, etc. porem tem alguns personagens "isolados" q ou são novatos ou n conversam com os outros e há ate um caso q um personagem odeia o outro.

O q mais me surpreende nesse livro é q cada autor escreve a parte do seu personagem 2 vezes, então temos 7 personagens principais q vamos ver 2 vezes. Em muitos livros essa premissa da completamente errado, mas nessa foi maravilhoso, as vezes acaba a historia daquele personagem e n teve um final apropriado, ai vc chega no final da historia do outro personagem e entendemos o outro... enfim é meio difícil de explicar

Mas o q posso assegurar é q é um romance misturado com drama adolescente muito bom, até adultos podem ler e vão gostar

@gataleitora 08/10/2017

Quero mais livros como esse
Contar um pouco como descobrir esse livro. Sou fã das escritoras Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros que escreveram Triângulo de 4 Lados e vi no instagram delas a capa desse livro. Não preciso dizer que achei linda .

Coincidentemente a Amazon sugeriu este livro para mim na época do Amazon Day e vi minha chance de comprar. Peguei sem nem ler a sinopse.
Como estava sob encomenda, demorou um pouco a chegar. Quando chegou, ele pulou todas as filas na minha louca estante ,corri para ler a sinopse e parei.
Meu deus ! É quase o poema de Carlos Drummond de Andrade :

Quadrilha
Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

hehehehe....Não surte ai não! A história não é trágica, foi só algo que lembrei ,onde cada personagem tem algum laço com o outro e pela sinopse parecia uma grande Malhação em formato escrito. Fiquei bastante intrigada para entender o que era o livro ,considerando que parecia ser mais um simples livro de contos.

Pareço confusa ,né? Mas foi como me senti com esta sinopse. Mesmo assim não me deixei abater e parti para desvendar este mistério.

MEU.DEUS.DO.CÉU !!!!! Que livro foi esse? Maravilhoso!

Primeiro que não são contos isolados como eu tinha inicialmente imaginado ao ver a capa, são contos interligados por uma linha principal com base na figura do controverso badboy Arthur , suas maldades e ações no colégio, não a toa vemos a linha com a agulha costurando retalhos diferentes num mesmo coração.
Segundo , que os sete escritores conseguiram recriar uma atmosfera típica de um colégio de ensino médio com pessoas tão diferentes se relacionando mostrando bem a fase de descobertas , sonhos e afirmação de cada um.

Cada conto é escrito por um autor , narrado em primeira pessoa, por um personagem principal e mostrando seu relacionamento com seus amigos mais próximos:
- Stella ( Cateto do Quadrado, Aimee Oliveira) = a novata que tenta se enturmar e tem dificuldade em matemática,
- Júlio (Rebobine ,Augusto Alvarenga)= um garoto sofrido que conseguiu bolsa no colégio e sofre muitas perseguições por mancar,
- Olívia ( O que Aconteceu Comigo, Bibi Ribeiro) = um garota que sofre sempre com as comparações com a irmã mais velha e tem uma queda enorme por Arthur ,
- Nina ( Encontrando Nina, Mariana Cestari ) = a garota adotada que sonha em conhecer a mãe biológica
- Ágatha ( Sonhos de Algodão Doce, Adelina Barbosa)= garota popular que ama música e tenta tomar coragem de falar aos pais que
não quer fazer faculdade de Direito e sim de música
- Laura ( Por trás de uma Máscara, Lavínia Rocha) = presidente do grêmio estudantil , garota moldelo,linda e invejada e que de quebra namora Arthur mas acha que está apaixonada por Tom
- e o temido e gato Arthur ( A Jornada do Anti-Heróis, Fernanda Medeiros) ,um garoto que acaba unindo vários personagens desta trama na sua história.

Todos os contos estão divididos em duas partes , na primeira é onde ocorrem as confusões e na segunda ,as resoluções , mas pausa aqui para um detalhe que deve ter dado muito trabalho e que foi o que deixou o livro mais diferenciado ainda : existem sete primeiras partes que vem seguidas por sete segundas partes e que ocorrem concomitantemente. Sem confusões, sem choques , com um desfecho onde se elucida todo o mistério principal do livro como se fosse tudo escrito por um único escritor.

Resumindo : sete escritores com estilos diferentes de escrita + um colégio = resultando numa trama única com mensagem de força, esperança, amizade , redenção e amor.

Os contos estão muito bem escritos e a ideia do livro foi fantástica . A playlist dos contos está bem eclética e gostosa de ouvir enquanto se lê. Senti o drama de cada personagem. Torci por cada um deles ,. Me emanharei em cada trama paralela. Só queria um final diferente para um deles....hehehehehe.....Como diria meu sogro : Você não quer nem um defeitinho? Hehehehe ....Afinal sou romântica inveterada de carteirinha!

A editora está de Parabens pela iniciativa e criatividade ,só não gostei porque vai me fazer gastar muita grana para ter os livros de todos estes escritores na minha estante. Boa jogada de marketing!

A edição está linda, cheia de detalhes próprios da personalidade de cada personagem em seu conto, além de folhas amareladas , boa diagramação e uma capa perfeitamente bem escolhida .

Recomendadíssimo !

6/5 estrelas.
Beijos,Myl

site: http://www.gataleitora.com/2017/10/amores-improvaveis-resenhanacional.html

Nathalia 06/07/2017

Amores Improváveis no Colégio
Fui fisgada pela curiosidade de ler um livro que prometia ter sete contos escritos por sete autores diferentes. Confesso que esperava que as histórias (como é de praxe em muitos livros do gênero) não estivessem relacionadas umas com as outras. Mas, para minha grande surpresa descobri que as mesmas se complementavam.

O resultado dessa ousadia poderia ter sido desastroso. Acredito que cumprir a missão de se escrever um livro bom sozinho já é difícil, por isso fiquei imaginando a trabalheira que deve ter dado elaborar um livro bom e dependente em conjunto. Portanto, parabenizo desde já os sete autores pelo feito.

A trama se passa no colégio interno La Famb e é nele que conhecemos os protagonistas: Stella Bastos, Júlio Corrêa, Olívia Jansen, Nina Mattos, Ágatha Martins, Laura Albuquerque e Arthur Stein. E também os demais personagens secundários que tem papéis importantes na construção da mesma.

Os contos são divididos em parte um e parte dois. Cada um apresenta seu enredo, personagens, tempo e narrador e depois dá uma pausa. Tendo seu desfecho na segunda parte. Mas, como eu comecei a citar anteriormente, os personagens acabam aparecendo nos contos uns dos outros e também há casos em que o desfecho de alguma cena ou complemento da mesma se dá em outro conto. Ou seja, a obra está toda interligada e amarrada.

O primeiro conto, Cateto do quadrado, de Aimee Oliveira, nos apresenta Stella, uma garota um tanto maluquinha e estabanada que sonha em ser atriz (uma das personagens e contos que mais gostei). Ela vai estudar no La Famb após um desentendimento no outro colégio com os antigos amigos. E tem que se readaptar no colégio novo já que “sempre foi um espírito livre” e muito ruim em matemática e afins. Gostei bastante da evolução da personagem e também do desfecho desse conto (queria mais). Adorei a escrita da Aimee.

O segundo conto, Rebobine, de Augusto Alvarenga, nos apresenta Júlio, um menino sensível, estudioso e muito companheiro que não almeja grandes coisas na vida, mas sim a simplicidade e a oportunidade de ter e dar uma vida diferente a mãe. Ele vai para o La Famb em busca de refúgio, após ter problemas, sofrer em casa e na antiga escola. A abertura dele sobre seu passado e a amizade verdadeira que constrói são os pontos auge desse conto.

O terceiro conto, O que aconteceu comigo, de Bibi Ribeiro, nos apresenta Olívia, uma menina romântica e sonhadora que simplesmente é apaixonada pelo bad boy do colégio. Sua obsessão por Arthur faz com que e boa parte da história gire em torno disso. A garota além de ter esse probleminha de “dedo podre” e dificuldades em química, também tem uma relação um pouco conturbada com os pais que sempre a comparam com a irmã mais velha perfeita. Apreciei bastante o desfecho desse conto.

O quarto conto, Encontrando Nina, de Mariana Cestari, nos apresenta Nina, uma menina coreana animada, nerd e fascinada por signos. Ela foi adotada por um casal homossexual e possui uma boa relação com os pais, mas quer muito conhecer a mãe biológica, pois, acredita que talvez a conhecendo conseguisse preencher algumas lacunas que sente em relação a si mesma. Também gostei muito da escrita da Mariana e da história criada por ela.

O quinto conto, Sonhos de Algodão Doce, de Adelina Barbosa, nos apresenta Ágatha, a garota toda tatuada e do cabelo cor de rosa, que é muito carismática e possui amizade com vários estudantes do colégio. Ela sofre com alguns dilemas: os pais quererem decidir sua futura profissão (querem que a filha seja advogada, mas seu sonho mesmo é ser uma descolada produtora musical) e também sua paixão pelo professor de educação física. Uma das coisas que mais chamaram minha atenção nesse conto foi a relação da personagem com a música. Adelina cria uma playlist que casa com as cenas vividas pela personagem, achei isso muito legal.

O sexto conto, Por trás de uma máscara, de Lavínia Rocha, nos apresenta Laura, a filha do diretor. Ela é simplesmente a garota mais popular do colégio e namorada do cobiçado Arthur. Ao contrário da pose de autoconfiança e perfeição que transmite, percebemos em seu conto que a mesma possui uma relação complicada com ela mesma e com o pai. O suspense contido e a reviravolta desse conto foram muito positivos. Para mim essa personagem foi a que mais amadureceu durante o livro.

O sétimo e último conto, A jornada do Anti–Heróis, de Fernanda Medeiros, nos apresenta o famoso, temido e cobiçado Arthur. Ao aparecer nos demais contos ele parece ser aquele tipo de garoto que não liga para nada a não ser as próprias regras, é o pregador de peças, possui um fã clube imenso no colégio e é o pegador da mulherada. Mas ao lermos o conto de Fernanda temos uma visão completamente diferente dele. Percebemos que as coisas não são bem assim. Assim como na história de Ágatha percebemos a autora também coloca trechos de músicas que ajudam na construção do contexto.

O que é interessante e une todas as histórias são os dilemas que com certeza eu e você já passamos, ou conhecemos alguém que já passou na vida como, por exemplo, a dificuldade da auto aceitação, o racismo e a discriminação, a escolha de qual carreira seguir, a não identificação com alguma matéria escolar, as paixões erradas, o bullying, entre outros temas abordados pelos autores, e a força de vontade dos personagens de passar por eles e vencê-los.

“A verdade é que nunca existiu diferença entre o alto, o baixo, o gordo, o magro, o branco, o preto, o liso, o cacheado, o esportista, o nerd. Não deveriam existir agressões, minorias, ódios, classes. Toda aquela imundície que nos separava, nos diminuía no único elo que nos tornava iguais. Éramos seres humanos.”

Gostei do desfecho da obra como um todo. Encontrei pequenos erros de revisão que não atrapalharam a leitura, mas que eu particularmente acho chato encontrar. A capa é muito interessante, diferente, gostei da fonte usada e dos detalhes (em cada conto temos pausas de capítulo que remetem aos personagens e em alguns contos aparecem mensagens de celular, bilhetinhos, ou seja, houve muito capricho no design do livro para deixá-lo bem descolado e atual) do cuidado, carinho com a obra como um todo.

Não achei que o livro deixou algo a desejar. Superou minhas expectativas inclusive. Posso dizer que gostei muito das histórias. Parabenizo a editora e os autores pela obra. Recomendo a leitura para os que amam contos como eu, e para todos, vocês não vão se arrepender, pois, Amores Improváveis no Colégio é um conjunto de contos muito gostosos de ler.

site: http://oliterario.com.br/resenha-amores-improvaveis-no-colegio-contos/