A Cor da Ternura

A Cor da Ternura Geni Guimarães

Resenhas - A Cor da Ternura

Sassá 25/08/2009

Delicioso!
Livro delicioso! Desses q vc lê em 1 dia! Questão de horas! Linguagem gostosa, termos simples, vida cotidiana de uma criança, com seus pensamentos mágicos, medos, ilusões, fantasias! Pra quem não é mais, é um doce resgate da prórpia infância.

rlc.blurryface 20/07/2022

Fiquei de coração quentinho
Certeira desde a escolha do título do livro, Geni Guimarães nos apresenta uma história terna, doce, com gostinho de infância e recheada de questões acerca da negritude. Sutilmente, ela aborda em um conto rápido, o crescimento de uma garotinha cheia de vida, que desde o momento em que larga o peito da mãe, começa a tomar nota da sua existência real no mundo. Eu gostaria que todos tivessem a oportunidade de lê-lo.

Isabel 05/11/2022

Que lindeza de obra!
Comecei sendo cativada pela beleza da narrativa de Dona Geni. Quando dei por mim, estava em lágrimas, e acho que isso deve acontecer com boa parte de quem vive ou viveu o peso social da negritude e/ou da pobreza. Como já ouvi a própria autora dizer, "isso não é só uma historinha, não. É vida, eu vivi".
A obra é um gesto de ternura e amor a si e à própria história. Dona Geni substitui brilhantemente a romantização subserviente pelo acolhimento por meio do reconhecimento de sua força, beleza e valor. Que preciosidade! ?

Anna 24/04/2023

Interessante
As crianças não são tão ingênuas como imaginamos. No meu ponto de vista, A cor da ternura traz essa questão, como as crianças interpretam o que vivem. Medos, angústias, sonhos, sentimentos e dúvidas que mostram como a cabecinha dela funciona e como ela vai se moldando às suas vivências e aprendendo sobre si mesmo. "Descobre" sua cor, seu corpo de mulher, seus sentimentos e o mundo a sua volta.

Mylenarg 06/02/2023

Que livro fofiiinhooo!
Adorei acompanhar todo o amadurecimento da protagonista, é impossível não lembrar da minha evolução de criança pra adolescente!
As ilustrações também são mt gostosinhas!

Dona Erica 21/02/2024

Li pela indicação da Conceição Evaristo
Gostei muito desse livro! Bonito, singelo e sincero! O livro conta a história da menina Geni e da sua família. Da sua ida a escola e de como se tornou professora. Muito linda e inspiradora essa história.

Amanda 01/02/2023

Um livro sensível, baseado nas vivências da autora, que aborda o racismo impregnado na sociedade e que circunda a vida da mulher negra. Uma leitura rápida mas que muito tem a ensinar

Tamires 08/04/2020

Simplesmente perfeito.
Eu amo esse livro. O tempo todo enquanto eu lia eu me via na personagem principal e isso tornou a leitura mil vezes mais gostosa.
Americo.Xavier 08/03/2021minha estante
ola gostaria de ler, tem ele em pdf

lala 22/04/2021

nossa que fofo sério, ótimo livrinho para criancinhas lerem e aprenderem mais sobre a luta dos negros...

Ana 27/02/2022

Que livro.
É um livro ótimo, daqueles que você lê rapidinho e sem moleza. A história é muito bem escrita.
Uma coisa que me marcou foi o relato final, quanto estava no fundamental II uma professora contou que já havia passado por essa situação, e o livro me fez recordar isso.

Sam 28/09/2022

A cor da ternura - Geni Guimarães
Um ficção biografia cheia de leveza, embora trate de um problema tão antigo e nocivo que é o racismo. O foco aqui, contudo, é este preconceito atrelado à infância.

Geni é a personagem principal da história e conta sua história quando já adulta. Temos uma rememoração da infância que inicia-se pelo seu desmame devido à chegada de um irmãozinho. Aqui, ela já sente demais e começa a lidar com a relação com a mãe. Uma criança de mente muito fértil, cheia de vida, mas que não escapou da crueldade que é o racismo. Uma passagem muito triste encontra-se na página 69 desta edição do livro: na ânsia de acabar com seu sofrimento advindo do preconceito, ela começa a tirar a sua cor ralando a batata se sua perna com a ajuda de estilhaços de pedras. E por mais que tentemos imaginar que tipo de dor é essa, acho difícil chegar próximo do que de fato é.

Entretanto, vemos uma Geni que não desiste e que ainda sofrendo muito com o racismo, decide usar a sua bagagem de vida, o seu amor pela educação para conscientizar a nova geração.

Ela encontrou na imaginação e escrita uma forma de ser leve.

A obra trata como temática principal a questão do racismo atrelado à infância, mas percebemos também a importância de ouvi-las quanto ao que sentem, não as menosprezando.

Day 29/03/2023

Este livro mostra como o racismo já está empreguenado na sociedade já desde cedo,livro bom e que trata de assuntos do cotidiano.Fiquei feliz por ela no final ter realizado o desejo de ser professora.

capê 02/11/2021

lindo.
a sensibilidade que a autora teve pra descrever a ternura infantil, o crescimento e principalmente o racismo... foi lindo