Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo Rafael Rez

Resenhas - Marketing de Conteúdo

Mi Hummel 05/01/2024

Para entender Marketing de Conteúdo.
Entrei em 2024 motivada a eliminar alguns livros técnicos da estante e este era um deles.
No geral, achei muito bom.

Embora ele tenha a premissa de ser voltado para um público mais leigo, o que mais gostei nele é que deixa claro o TRABALHO que dá produzir conteúdo.
Em geral, tem uma galera que acha que é muito simples. Eu gostaria que fosse. Não é. Geralmente quem se dedica ao marketing de conteúdo entende que precisa ter domínio não apenas das redes sociais para distribui-lo. Blogs e Sites ( é bom considerar também newsletters, jornais corporativos...) são pontos muito importantes dentro desta estratégia e sim, amigos, necessita de investimento. É só observar o trabalho que o pessoal da Resultados Digitais (um dos cases do livro) faz. É post de conteúdo rico, é MUITO ebook, matérias de blog recheadas de informações, e-mails todo dia na sua caixa de entrada e além de tudo isso, com muito SEO aplicado e mensuração de vendas, porque o importante aqui é a CONVERSÂO. O objetivo do conteúdo.
E uma pessoa só não consegue fazer tudo isso. Falo por experiência própria.rs

Aqui você encontra lições básicas de como construir personas, do que se trata o funil de vendas, como montar um planejamento e editoria de conteúdo, como distribuir este conteúdo e como anunciá-lo. Ele também traz dicas.

" A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas é o conteúdo."
"Compartilhe o que você sabe e as pessoas comprarão o que você vende."

O Marketing de Conteúdo é bem abrangente, por isso Rafael Rez faz um excelente trabalho. O livro é bem dividido e didático, o que facilita a leitura. É um livro para ser consultado diversas vezes.

Henrique609 29/10/2022

Leitura fácil conteúdo ótimo
Marketing de conteúdo é a introdução à ideia de que se deve fazer que todo mundo sabe que deve, mas ninguém faz.

Querer empurrar um anúncio na cara do cliente acreditando que isso é a melhor forma de interagir ficou no passado.

Hoje, esperamos que as empresas criem conteúdo, que nos atraia através da ajuda e depois nos cobrem por algo. Ajudar primeiro, ganhar o bolso depois.

Marketing de conteúdo ensina que o conteúdo é a nova moeda de troca. Onde a empresa dá a moeda do conteúdo e recebe a moeda do dinheiro em troca.

A leitura é fácil, escrita por um profissional altamente capacitado e bem organizada por tópicos. Além de que o livro é bem pequeno - apesar das muitas páginas.

Indico pra qualquer um que estude marketing a sério.

Fulvia.Correa 31/08/2022

Ótima Leitura
Ainda estou lendo porém, o livro aborta assunto técnico de forma muito descontraída e assetiva. Estou gostando muito.

Jéssica Kist 27/06/2022

Super didático!
Tá aí um livro que recomendo aos interessados em Marketing, ótimo conteúdo, muito didático e bem explicado.
Traz não só a importância atual do marketing voltado p/ conteúdo de qualidade, como o passo a passo na prática, e sem muita enrolação.

Berta4 23/04/2022

Se você gosta de marketing digital e quer aprender trabalhar com isso.
Esse livro é necessário para a sua leitura. Um conteúdo muito rico que nos da direcionamento nesse mercado que vem sendo muito explorado nos últimos anos. Mas se for a fim de curiosidade, também é para você.
Ele aborda os pilares do marketing digital, e toma como base o marketing de conteúdo, que hoje vem sendo uma das principais estratégias usadas em todos os segmentos de vendas de produtos ou serviços.
Eu indico a leitura mil vezes rs'

Ariane.Costa 09/12/2021

Ótimo
Um ótimo livro que trás informações relevantes sobre criação de conteúdo no século XXI. Com uma linguagem fácil qualquer um pode e deve ler esse verdadeiro manual sobre Marketing de Conteúdo. Vale muito a pena mesmo que você não seja da área.

Bruna 08/10/2021

Um livro que já é "antigo" quando falamos do digital, mas ao mesmo tempo é bem atual. Traz muito aprendizado sobre o conteúdo e algumas previsões que já se confirmaram.

Me incomodou um pouco a quantidade de páginas desnecessárias em função do layout e diagramação, por isso 4,5.

lari.albqque 19/07/2021

Bom para iniciantes
O livro traz todos os conceitos do marketing de conteúdo de uma forma bem fácil de entender, com muitos exemplos. A leitura é fluida e o autor traz conteúdo extra ao final de todos os capítulos.

Gustavogl 18/06/2021

A parte mais importante do Marketing atual, o Conteúdo. Através dele os clientes vêm e ficam. Além de ficar, divulgam e protegem a marca.
Esse livro fala da base teórico, mas sobretudo entrega um passo-a-passo fácil de entender para quem não é da área.

Mari 24/04/2021

Manual de marketing de conteúdo
Rafael Rez já é consagrado um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo no Brasil. Esse livro é um manual essencial para quem está começando nesse universo.

Felipe 05/04/2021

Um guia para qualquer empreendedor sobre comunicação.
Gostei da maneira que o autor deixou o conteúdo bem descontraído, apesar do grande nível de informações sobre comunicação digital apresentadas. Meu novo livro de consultas, uma boa leitura de apoio pra produção de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Cristiane 31/12/2020

Não é um livro.
Se fosse ranquear os piores livro sobre marketing que li na vida, este com certeza estaria no Top 5.

Primeiramente, por não se tratar de um livro, e sim, de um apanhado de posts de blog reunidos em um material mal feito.

A diagramação totalmente preguiçosa (algumas páginas contém apenas um parágrafo de texto e o resto em branco), as famigeradas páginas pretas com frases de efeito para dar volume ao livro. Não se engane com as mais de 300 páginas do livro, pois apenas metade delas contém algum conteúdo.

A escrita nada se parece com a linguagem que você encontraria em qualquer livro. É apenas um manual de marketing, digno dos e-books vendidos por ?autoridades de Instagram?

Por fim, não irei nem me aprofundar na falta qualidade do papel e das páginas brancas. Deve ser para combinar com o conteúdo da ?obra?.

Dalmo 01/11/2020

Mais um livro de marketing
Apesar do tema ser pertinente com o momento atual que vive o marketing, o livro é entediante e pouco atraente para o leitor mais atento. Sua similaridade com um manual torna sua leitura maçante e pouco inspiradora.
Rafael.Assumpcao 04/02/2021minha estante
Concordo contigo, mas creio que o objetivo do autor era realmente de trazer um guia passo a passo para pessoas que talvez nunca tenham tido contato com marketing de conteúdo.
Na época que li, me ajudou a organizar um pouco meus processos de criação e divulgação de conteúdo.
Eu ficaria na dúvida entre 3 ou 4 estrelas, não pela riqueza literária, mas pela ajuda real que o livro pode dar aos leitores.

stefani.pereira 11/10/2020

Sou suspeita para falar, gosto do trabalho do Rafael e acompanho há anos.

O livro é muito bem escrito e tem mtos argumentos e pontos importantes para quem trabalha com conteúdo e mkt digital.

De fato, não há dúvidas, o conteúdo é a moeda do século XXI. Não que precise de um livro para contar isso, mas a obra é bem bacana com detalhes, exemplos, referências com base em conteúdo e estratégia.

Além disso, o autor se preocupa em ensinar como distinguir meios de comunicação e discurso para cada. Vale a leitura para quem é jornalista, copywriter e afins.

Bruna | @bmartinssss 29/09/2020

Gostei muito da maneira que o autor traz os tópicos. Para quem quer aprender mais sobre o assunto, acredito que seja uma excelente porta de entrada para o mundo do marketing.