Bastidores

Bastidores Vanessa Vieira...

Resenhas - Bastidores

Nu e As 1001 Nuccias 03/03/2017

Opinião de autora
Como uma das autoras do livro, fica complicado ser imparcial ao falar sobre os textos.

Mas, posso adiantar que a vida dos blogueiros literários tem altos e baixos. Que muda de acordo com cada um e que não são todos que optam por cobrar pela divulgação de autores e editoras. Que montar resenhas requer planejamentos, que participar de eventos é estressante, sim, porém tudo vale a pena!

Conheça 10 blogs e blogueiros e se apaixone pela literatura com a gente!

Sandra.Alves 04/03/2017

Relatos sensacionais
Amei este livro; os relatos são emocionantes. Espero que façam o volume 2.
@biaentreleituras 27/05/2017minha estante
Que amor

Angelo Miranda 18/02/2017

A importância dos blogs para literatura
O principal meio de comunicação utilizado pelos brasileiros, segundo a última “Pesquisa Brasileira de Mídia”, divulgada no final de 2014, é a televisão. De acordo com o levantamento, 95% dos brasileiros assistem à TV regularmente e 74% a veem todos os dias. A pesquisa apontou também que o rádio ainda é o segundo meio mais utilizado, apesar do crescimento da internet.

Lamentavelmente o livro e a leitura ficam quase sem nenhum espaço na TV e muito menos nas rádios. Ficam relegados a entrevistas esporádicas com escritores, a morte de algum escritor e eventos literários de grande porte como as bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, no mais, não há nenhum programa na TV aberta (há o programa Iluminuras, na desconhecida TV Justiça) que dê o tratamento que ele merece. Na rádio conheço somente o “Clube do Livro”, um curtíssimo boletim na CBN (SP).

Num país de escassos leitores, poderia haver maior apoio ao livro e a leitura, mesmo sabendo que isso ainda não fizesse cócegas na audiência. Temos inúmeros exemplos do poder da televisão em alterar costumes. Imagino o impacto que isso causaria ao falar mais sobre os livros. Poderíamos ter outra realidade, como mais leitores pelo país, por exemplo.

Enquanto o assunto livro na TV e no rádio é praticamente inexistente, na internet sobra discussão por meio de blogs e vídeos produzidos por leitores e amantes dos livros. Destaco os blogs literários atualmente como o principal meio de divulgação de escritores, resenhas, promoções e discussão sobre os livros. Há um sem-número deles e encontrar algum que vale a pena se tornar um fiel leitor é bem complicado tamanha a quantidade de blogs desinteressantes.

Para os que se lançam no desafio de manter um em pleno e bom funcionamento, é uma tarefa das mais difíceis. A maioria dos blogs atualmente são fruto de trabalhos solitários, sem apoio, patrocínio ou outra qualquer espécie de ajuda. São mantidos com recursos limitadíssimos, mas que não se tornam barreira para seguir frente ao amor pelos livros e pela leitura.

Podemos conhecer os bastidores do trabalho nada fácil de doze blogueiros de sucesso com o recente lançamento da Editora Illuminare intitulado Bastidores - Um dia na vida de um blog literário. O livro traz relatos emocionantes de blogueiros que lidam com prazos curtos para resenhar livros recebidos por editoras, eventos que promovem e na hora surgem os mais variados problemas, a conciliação das tarefas domésticas e profissionais com as postagens constantes no blog sob pena de não receber mais visitas e até o uso do blog como ferramenta para vencer uma depressão. Quanta história bacana reunida, não é?

Se eu já tinha uma admiração pelos blogueiros, depois que eu li o livro passei a admirá-los ainda mais por todas as dificuldades que eles passam na maioria das vezes sem receber nada em troca. Tudo em nome do amor pelos livros, do amor em compartilhar informações desse amplo universo literário e, no fundo, de incentivar mais pessoas a descobrirem o prazer da leitura, prestando um serviço de valor incalculável para a cultura e para a educação desse país.
Paty 18/02/2017minha estante
Obrigada pela resenha e reconhecimento com os blogueiros. Isso não tem preço! Gratidão infinita.

@biaentreleituras 18/02/2017minha estante
Que resenha!!!

Rafa 09/04/2017

Bastidores
Você acha que vida de blogueiro literário é tudo paz e amor? Está completamente enganado! Nós do meio dessa constante e maluca rotina de trabalho árduo, passamos por altos e baixos, o que fazemos é o amor que temos pela leitura.

O livro reúne alguns blogueiros literários e nós presenciamos o início de cada um deles, no meio de tantos outros blogs, o livro torna-se uma espécie de diário, deixando ainda mais próximos os leitores.

Uma escrita bem dinâmica e fluída, cada autor tem o seu estilo e jeito, tornando o livro incrível e bem divertido, com doses de romances com certo blogueiro e autora.

Ah! Esse livro também serve para aqueles que tenham vontade de iniciar um blog literário, no começo e até durante essa louca jornada vão aparecer muitas pedras pelos caminhos, mas não desistam! Foco! Vamos levar mais literatura para todos.

Uma leitura agradável sobre diversos blogueiros e os caminhos que a leitura levou para cada um deles. Uma dica! Apreciar essa obra em um bom final de semana.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2017/04/resenha-bastidores-um-dia-na-vida-de-um.html

Suka - Pensamentos & Opiniões 24/04/2017

Esse livro é composto por 10 memórias de blogueiros que estão há algum tempo no ar.
Eles vão contar um pouco sobre suas realizações, frustrações e assim conhecemos um pouco sobre eles.
Sabemos que ser blogueiro literário nem sempre não flores (ops! livros) e batalhamos muito para alcançarmos nossos objetivos (pelo menos eu batalho bastantes), esse livro é recomendado para aqueles que pensam em ter um blog e querem conhecer um pouco o que acontece por trás dessa nossa vida de blogueiro literário.
Acabei até me identificando em alguns textos.
O livro nos deixa com gostinho de quero mais e foi muito bom ver blogueiros que eu sigo fazendo parte desse livro.

site: www.suka-p.blogspot.com

LAPLACE 04/08/2017

Por dentro dos Blogs
Sempre quis conhecer os bastidores dos blogs literários? Pois esse livro foi feito para você! Desde a construção de um blog, às resenhas escritas, entrevistas e muito mais, aqui nós aprendemos muito sobre esse meio e vemos que ser blogueiro não é um trabalho fácil, esse pessoal trabalha duro e fica claro o amor que eles têm por isso. Vale muito a pena conferir.

Papeando Livros 29/08/2017

Bastidores.
O livro nos apresenta a vida de 10 blogueiras e nos mostra o quanto ter um blog exige dedicação, planejamento e amor. Podemos conhecer um pouco deste trabalho apaixonante, ter boas dicas para se organizar, entender um pouco de toda a correria e estresse contado da vida de cada um, em histórias curtinhas e divertidas.

As histórias são diferentes, cada uma com sua unicidade, as narrativas são leves, fluidas, deliciosa como se estivéssemos conversando com cada blogueiro, como se eles estivessem nos contando seu dia-a-dia e deixando toda a leitura como um bom papo entre amigos.

A capa está com cores claras, deixando a capa mais divertida e combinando perfeitamente com o tema, os blogueiros estão de parabéns pela escrita e pelo seu trabalho, que deve sim ser muito valorizado assim como todos os blogs literários que esconde por trás o amor e a luta de cada pessoa para que tudo der certo.

Blogueiros e seus Escritos:

– A resenha não é apenas um conjunto de palavras – Beatriz Andrade.
– Missão blogueira – Giuliana Sperandio.
– A Bienal para um blog literário – Juliana Rovere.
– Minhas aventuras literárias – Lorena Caribé.
– Um dia na minha vidas de blogueira – Mione Le Fay
– M.C. blogueira – Nuccia de Cicco.
– Semana do escritor no Leituras Plus – Patrícia Brito.
– (In)esperada história – Ricardo Biazotto.
– A crise – Vanessa Vieira.
– Som estridente – Viviane Xanthakos.

site: http://papeandolivros.blogspot.com.br/