Vacina de sapo e outras lembranças

Vacina de sapo e outras lembranças Zélia Gattai

Resenhas - Vacina de sapo e outras lembranças

Neila 26/09/2020

Vacina de sapo...
Neste livro, Zélia Gattai nos conta os últimos anos da vida de Jorge Amado. Apesar de conter passagens tristes, há também passagens de muito humor, como todos os outros livros de Zélia. Recomendo!

Bit 14/03/2011

Em 'Vacina de sapo', Zelia Gattai resgata algumas das principais histórias, viagens, momentos de alegria e de tristeza do romance 'Gattai-Amado'. Principalmente, o final, com a dolorosa separação da morte. Ao lado de Jorge, Zélia viveu 56 anos. Neste livro, ela retoma o fim dessa caminhada, a agonia de Jorge Amado, os três anos de lento avanço para o silêncio de quem existira, até então, numa contínua e efervescente inquietude. Num plano de criação artística e participação social tão intensas, tão eloqüentes, capazes de interessar qualquer pessoa sensível em qualquer parte do mundo. Sem perder a leveza, Zélia não poupa e nem esconde nada. Expõe sua dor e suas alegrias numa experiência catártica. 'Vacina de sapo' tem a cronologia das lembranças. A ordem que o amor por Jorge colocou no caos de tantos eventos e momentos emocionantes passados juntos; do primeiro ao último beijo. Das visitas bem-intencionadas dos curandeiros, entre eles um índio da Amazônia que, recorrendo à terapêutica da baba de sapo, terminou por dar título à obra. Mais um relato emocionado e encantador de Zélia Gattai sobre a vida e história de um dos maiores romancistas do nosso século.

Gleison 21/03/2014

Vacina de Sapo e outras lembranças
Este é um livro de memórias de Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado, que conta a epopeia dos últimos anos de vida de Jorge e sua luta pelos tratamentos de saúde afim de reabilitar a autoestima do Amado que vivia depressivo por não conseguir ler e escrever nesta fase de sua vida. Uma bonita estória de amor e cuidado.

Shirlei.Satiro 16/08/2013

A dor da viúva
Edição lida: Editora Record, 1ª edição (2005)
Eu sempre falo que eu gosto mais da Zélia do que do Jorge Amado... Acredito que li Jorge Amado em um momento no qual não deveria ter lido nada dele, muito imatura (acredito eu) para ler o Jorge e, depois, nunca mais tive coragem para voltar a ele.
Já esta na hora, né?
Bom a questão é: Não gostei deste livro como gostei de outros de Zélia Gattai, este é um livro de uma viúva!
Assim como "Anarquistas, Graças a Deus" é um livro de memórias, mas diferente de "Anarquistas" que falava sobre a infância de Zélia, este livro fala sobre o processo de adoecimento e morte de Jorge Amado. Você percebe em todas as páginas uma mulher que amava e, ainda (durante a escrita), ama muito um homem com quem ela passou quase toda a sua vida. E que, ao passar pela perda desse homem, ela precisa, de alguma maneira, expurgar seus sentimentos com relação a isso.
Nunca li nenhum livro com essa "temática", então não posso comparar com nada conhecido. Posso comparar com "Anarquistas" e, digo que Zélia parecia muito mais alegre quando escreveu o primeiro livro.
Aqui, Zélia esta triste, melancólica e com raiva. Raiva dessas doenças que vão atacando seu amor, raiva da imobilidade de Jorge Amado perante as doenças que o atacam. E passa estes sentimentos ao leitor.
É um livro rápido, Graças à Deusa!, se ele fosse mais longo talvez eu entrasse em depressão...
Espero, do fundo do meu coração, que Zélia tenha conseguido superar todos esses sentimentos que ela expressa no livro.
Que ela tenha conseguido passar por todas as outras fases do luto e aceitado a morte como um fato da vida.

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2013/08/a-dor-da-viuva.html

Fecancio 03/03/2014

OK
Legalzinho... nada de mais

Rachel 06/02/2023

O tipo de livro difícil de parar de ler. Uma linda história de alguém que se dedicou até os últimos momentos a seu amado, Jorge.