Borborema

Borborema Letícia Godoy

Resenhas - Borborema

Lari 30/03/2020

Vale cada letra.
É um livro tão doce gente! Ele me fez chorar e rir tudo ao mesmo tempo, mas também me fez sentir muita raiva da mocinha da família e depois amor. É muito difícil descrever um livro tão impactante. O li como um sopro porque simplesmente não senti o tempo passar. Uma viagem completa que só quem ler pode ter o prazer de vivenciar.

Patrícia 28/01/2019

Gostei bastante...me surpreendeu.

Daya 25/06/2018

Quando Borborema foi lançado, não pensei duas vezes para solicitar a nossa parceira, a editora Arwen e conhecer a narrativa da autora, que também é resenhista aqui no CL, para poder me encantar com os seus personagens.

Borborema é um romance de livro único e relata a vida de Annabel. Aos 16 anos ela foi expulsa de casa pelo pai e precisou lutar sozinha pela sobrevivência na capital. Foi lá que ela resolveu recomeçar a sua vida, fugindo e fingindo ignorar seu passado na fazenda, no interior do estado.
Anos se passaram e agora Annabel é uma advogada competente, profissional requisitada, decidida, teimosa, com gênio muito forte, fria e calculista. Tem uma vida pacata, sem muitos amigos, é solteira e só viciada no trabalho. Um dia ela recebe uma ligação inesperada e se vê obrigada a voltar para a fazenda e reencontrar aquelas pessoas que lhe deram as costas, a sua família.

Mesmo incerta quanto ao que a aguardava, foi destemida até a fazenda em busca da resposta que julgava precisar. Mas nem tudo é como a gente planeja... Além dos conflitos já imaginados, a protagonista irá precisar lidar com as dores do passado, os medos que escondia de todos e até de si mesma, além de um caso de assassinato que demandará o uso do seu lado profissional.

O livro é dividido em três partes. Gostei muito da primeira, não queria largar até acabar e saber como ficaria a vida de Annabel, como seria a reação de todos em relação ao encontro. Na segunda parte fui surpreendida uma Annabel totalmente diferente, pois aquela mulher determinada sumiu e me vi perante uma outra que era insegura, inconstante e um pouco desequilibrada. Na terceira parte é retomada a narrativa com um pouco mais de adrenalina devido aos fatos que estavam acontecendo; em relação a personagem principal, percebi que se transformou mais uma vez, permitindo que novos sentimentos entrassem em sua vida e não deixando mais de lado a mulher decidida que era no começo.

É uma história muito bem construída, repleta de emoções e aprendizados, mostrando que é preciso voltar ao passado e liberar o perdão para aqueles que nos fizeram mal, saber viver sem mágoas e conflitos.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/06/resenha-borborema-leticia-godoy.html

@bardoriano 26/03/2018

Achei bem novela mexicana, excelente
Annabel é uma mulher fria, calculista e determinada. Uma advogada exemplar e a melhor da empresa. Começou uma vida nova e esqueceu seu passado ou tentou.

Um telefonema dizendo que ela precisa voltar a Borborema por que seu pai está morrendo, irá mudar tudo. Seu passado enfim deu as caras, lembranças indesejadas e o medo de rever seus parentes depois de 16 anos lhe assombra.

A fazenda Borborema não vai bem, e a família precisa dela, além de lidar com seu pretérito, terá que lidar com Gregório e a ameaça que ele é para a fazenda, colocado assim sua vida em risco.

Apenas um final de semana e ela voltaria a sua vida, mas não será bem assim. Um peão irá despertar um sentimento que ela jurou jamais sentir, seu ex-noivo ainda a ama, roupas muitos sujam serão lavadas dolorosamente e segredos serão revelados.

Opinião

O destaque desse livro é a escrita excelente e o quão foi super trabalhado, sério, eu até hoje duvido se li uma ficção. Impressionante o realismo.

Personagens bem construídos, principais e secundários. Enredo e dramas familiares envolventes, tudo real demais. Narrado em 1° pessoa pela Annabel.

Só tive dois problemas, o primeiro foi com Annabel, achei ela meio ?frágil?, muita coisa que ela fazia eram frívolas demais. Achei muito desesperada por um homem, mas... É uma personagem sofrida, forte e independente que conseguiu vencer e enfrentar seu passado. Segunda, a leitura cansou um pouco, enrolou em alguns pontos.

Tem um triângulo amoroso, mesmo que meio superficial. Os dois rapazes são de tirar o fôlego, mas só um presta. Ela é melosa demais, o romance é meloso demais. Não curti tanto essa parte.

Me surpreendi em algumas coisas, outras não, consegui adivinhar certos desenrolar. Mas não tirou o brilho.

É um livro de emoções, lágrimas, tristezas, sofrimentos, mágoas e segredos. Mas também de perdão, reconciliação, amor, família e uma pitada de suspense e ação.

Achei bem novela mexicana o livro.

P.S: A parte da sinopse que fala que ela é relacionada em um assassinato, muito mentiroso. Até agora tô tentando achar que assassinato foi esse.

Nacional!

Nota: 4

#resenhabibliomaniaco #WonderWomen

Nathy 03/03/2018

Evolução Muito boa da autora
Borborema
Leticia Godoy

Anabel é uma advogada incrível. A melhor do escritório onde trabalha, uma das melhores na sua área. sempre se mostra ser uma mulher decidida e altamente focada em seus objetivos.

Quem a vê, trabalhando e se dedicando cada vez mais a profissão, não percebe que ela se afoga no trabalho para não precisar pensar. Para segurar a sua couraça pesada, criada depois de muitas provações.

Tudo pode mudar depois de uma ligação. Ela se vê obrigada a encarar seus traumas de frente e a lidar com todos os seus medos mais intimos. E isso pode mudar o seu futuro, sua maneira de pensar, e ate ela mesma.

Borborema é um romance em primeira pessoa, que fala sobre a história de vida de uma advogada forte e inteligente, que precisará passar por cima de todos os seus demônios interiores e com isso gerar uma grande mudança, não só em si mesma, mas em muitas outras pessoas.

Foi impossível não comparar os livros da autora, já que tinha acabado de sair da leitura do primeiro livro que eu recebi. E vi uma evolução enorme, o livro é consideralvelmente muito melhor.

Os personagens bem descritos, e a realidade humana que cada um deles continham conspirou muito para que eu continuasse minha leitura. A escrita por muitas vezes bastante imersiva contribuiu para que o livro fluisse rápido.

A ambientação apaixonante na fazenda me fez sentir várias vezes que eu realmente estava lá, sentindo a chuva, o cheiro de café e de grama.

Tive muita raiva da Anabel, a protagonista, não vou negar. Ela é uma mulher maravilhosa, independente, incrível mesmo, que acaba fraquejando por coisas sem sentido (na minha opinião). Mas levando pra um lado mais crítico me fez refletir o quanto a mulher é cobrada na sociedade, como se ela não tivesse certas coisas em sua vida ela não é completa, e assim enraizando esse pensamento nas mesmas, trazendo muito sofrimento.

A autora realmente conseguiu me cativar com seu segundo livro. Espero que ela continue evoluindo e que eu possa ler cada vez mais obras dela.

Bela 18/10/2017

"— Amores vêm e vão... mas família é para sempre!"
Desde que deixou sua família, há dezesseis anos, o maior objetivo de vida de Annabel é a sua carreira e ela realmente se tornou uma advogada muito bem sucedida. Quando recebe um telefonema de Borborema, pedindo para que volte para casa porque seu pai está morrendo, ela sinceramente não sabe o que fazer. Afinal, ao se lembrar da grande fazenda de sua família, tudo o que ela consegue enxergar são as mágoas e perdas que marcaram a sua partida. Porém, ela decide enfrentar o passado e retornar, porque talvez, ela consiga lidar com isso, mas não conseguiria lidar com a culpa de deixar seu pai morrer sem tentar se reconciliar.

"O passado só deveria ser lembrado como forma de aprendizagem, uma vez que eu não encontraria minha felicidade lá."

O que ela não poderia imaginar são as descobertas que faz ao chegar lá ou que poderia reencontrar o amor naquele lugar. Seus irmãos, Pedro e Henrique, logo pedem seus conselhos jurídicos sobre como lidar com as dívidas recém descobertas de seu pai com um outro empresário da região. Mas essas não são as únicas surpresas, pois Annabel também se depara com diversos segredos que comprometem toda a estabilidade que há entre seus familiares. E, por um momento, ela se pergunta se realmente havia sido uma boa ideia voltar a Borborema. Entretanto, um dos empregados de seu pai consegue abalar todas as barreiras de seu duro coração, será que Annabel poderia se permitir amar outra vez, depois de Otávio? Ou talvez a pergunta certa seja: será que ainda há alguma chance de acabar com tudo o que estava sentindo? Porque havia uma grande possibilidade dela já ter caído nas garras do amor.

"Meu coração há muito tempo tinha se tornado rude, endurecido por todas as coisas que havia passado, mas eu não me orgulhava disso de maneira alguma. Sentindo a água morna cair sobre minha pele, pensei em todas as vezes que perdi a oportunidade de viver um grande amor e tudo o que eu tinha mais próximo disso era a imagem de certo peão de boiadeiro."

Annabel vive sozinha desde seus quinze anos de idade, então ela aprendeu a se virar. Já não era a menina doce e tímida que deixou Borborema, havia se tornado uma mulher independente, afiada e um tanto desconfiada. Mas, Borborema irá trazer a tona o que ela passou tantos anos tentando esconder atrás de barreiras e carapaças dentro de si. E, por mais que você possa estranhar depois de toda essa descrição, o que você mais irá ver de Annabel são lágrimas. Lágrimas repletas de sentimentos, seja raiva, amor, alegria, tristeza ou revolta. Depois de tantos anos, Annabel finalmente se permitia sentir e chorar. Eram lágrimas de libertação. Para isso, ela precisou deixar velhos hábitos e impressões e se permitir ser vulnerável. Não foi fácil, mas necessário e foi perceptível o seu amadurecimento.

"O desespero é um dos piores sentimentos...
Você se entrega sem querer, revela-se mesmo tentando se esconder e acaba metendo os pés pelas mãos nos momentos em que mais precisa ser senhor de si mesmo."

Apesar de estar no centro da trama, poderia dizer que o livro conta a história não só de Annabel, mas de sua família, composta por cinco irmãos, três cunhados, dois sobrinhos, uma mãe, um pai, um ex-noivo e um pretendente a namorado. Pode parecer que são muitos personagens, mas Letícia conseguiu nos apresentá-los sem nos deixar perdidos e rapidamente aprendemos a reconhecer, amar ou rejeitar cada um. O enredo de Borborema é uma verdadeira novela mexicana muito bem construída e cheia de reviravoltas, prepare-se para se surpreender. A autora mescla diversos elementos, como romance, drama e até mistério investigativo. O livro me prendeu do início ao fim, e o desfecho me deixou bastante satisfeita. Ademais, eu gostei muito da forma como a autora falou sobre família, sobre como as vezes é difícil lidar com ela, mas que quando unida é capaz de fazer o impossível para ajudar um ao outro.

site: sigolendo.com.br

Gessica 31/07/2017

Surpreendentemente bom!

Olá geeks, tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha do livro Borborema, um livro de romance da autora Letícia Godoy. Não é o primeiro livro que leio da autora, mas fui pega de surpresa. Seu primeiro livro, Deixe-me entrar, não chega nem aos pés deste. Borborema consegue mesclar romance, drama e uma pitada de Thriller em um livro só sem se deixar cair na mesmice ou se tornar confuso.

Saiba um pouco mais!

Em Borborema somos levados a vida de Annabel Magalhães, uma advogada fria e que se deixa levar pela razão, pois seus sentimentos uma vez a levaram a vergonha e humilhação perante toda sua família - fato que a fez nunca mais voltar a vê-los. Mas o que aconteceu é pesado demais, triste demais e isso pesa em sua alma impossibilitando-a de amar e ser feliz. No entanto, sua visão de nunca mais ver sua família muda completamente quando ela recebe uma ligação dizendo que seu pai está morrendo e ela precisa ir para Borborema - a fazenda e antiga casa dela e sua família, assim, depois de dezesseis anos ela se vê ali e uma torrente de emoções mergulha em seu ser.

Sua volta é totalmente diferente do que ela esperava, Annabel achava que encontraria pessoas com a boca espumando de ódio, mas a única que lhe dá alfinetadas é sua irmã Diana que parece ainda nutrir raiva dela. Nossa protagonista tem vários irmãos, sendo eles: Henrique, Pedro, Marcela e Diana, sendo que Annabel é a mais velha e o Henrique o mais novo - e mais safado, leiam o livro, vocês vão entender.

Borborema não é mais a mesma fazenda próspera que Annabel conheceu na infância, na verdade, está bem mal cuidada e quase falida devido as dívidas enormes do seu pai, e tudo só piora com sua doença, pois com sua morte o rico fazendeiro Gregório de Azevedo poderia vir cobrar os empréstimos milionários que fez ao seu pai e para pagar eles teriam que vender a fazenda - algo que é impensável para eles.

Ali ela se depara com Lisandro, um peão charmoso que logo conquista seu coração, mas ela não quer se deixar levar e repetir seu mesmo erro do passado. E nesta história toda temos Ricardo, um antigo amigo de Annabel e filho de Gregório de Azevedo, mas que a amava e ainda ama. Sua participação no início do livro é baixa, mas aos poucos ele vai ganhando seu espacinho e o coração das leitoras. Confesso que fiquei muito dividida entre Lisandro e Ricardo, mas a autora conseguiu conduzir as coisas de forma natural fazendo com que tudo se encaixasse perfeitamente bem.

O livro tem um tom mais adulto em alguns momentos o que me levou a delirar ainda mais, já que eu amo livros adultos, pois acho eles mais sérios e menos bobos - como aconteceu com Deixe-me entrar, o enredo era muito adolescente e bobinho para mim, mas a Letícia conseguiu se superar de todas as maneiras com esse livro. Desculpem, mas não sou de poupar elogios quando leio um bom livro e Borborema com toda certeza é um bom livro. Bom não, ótimo! Houve vários momentos que me emocionei com Annabel e senti a sua fúria como se aquilo estivesse acontecendo comigo, além de admirar sua personalidade forte. Confesso que alguns momentos eu não conseguiria ser firme igual ela foi em algumas decisões.

Os personagens foram muito bem construídos e apesar de serem muitos cada um tem sua peculiaridade, seus pecados e determinações, isso os tornou mais humanos.

Tecnicamente, sem dar spoilers, o livro gira em torno de Annabel tentando salvar Borborema mesmo que eles estejam praticamente falidos, mas algo envolvendo jogos de azar... um acidente... assassinatos... bom, deixa as coisas bem mais interessantes, não? ;D

A diagramação do livro é belíssima e casa perfeitamente com o toque simples, mas encantador do livro. Se posso dizer que algo me incomodou no livro foi a choradeira de Annabel, mas para um alma que ficou por tanto tempo perturbada é normal se descontrolar assim, ainda mais vivendo momentos tão tensos. E quando digo, tensos, eles realmente são tensos, aconteceu cada coisa com ela que fiquei boquiaberta!

A capa é linda e acho que pode resumir Annabel chegando em Borborema. Ficou tudo muito perfeito! O livro é único e tem 344 páginas que você irá devorar em um instante se bobear.
Letícia 08/08/2017minha estante
sua lindaaaaaaaaaaaaa!

Gessica 12/08/2017minha estante
Obrigada *-*

Clube do Livro 18/06/2017

Resenha do Blog Clube do Livro e Amigos (Giuliana Sperandio)
Annabel é uma jovem advogada que mora na cidade grande, mas nem sempre foi assim, ela veio do interior uma jovem cheia de sonhos quebrados e com um passado de dores antigas, se tornou uma fortaleza e se mantém em toda sua sobriedade longe de qualquer contato pessoal mais profundo que possa fazer com que ela se machuque novamente.

Ela assumiu sua vida com mãos de ferro e vestiu uma couraça de mulher dura, impiedosa com quem merece, pois apesar de sua dureza ela é uma mulher justa e não defende uma causa na qual não acredite na veracidade. Com toda sua eficiência se tornou braço direito de seu chefe André em um importante escritório de advocacia em ascensão, depois de vencer um dos casos mais difíceis e importantes de sua carreira Annabel recebe uma notícia que vai abrir em sua mente e coração um turbilhão de pensamentos e lembranças de um passado que ela mantém enterrado.

Um telefonema da sua família, a mesma família que nunca quisera saber dela por mais de quinze anos, a família que a renegara, que deixou com que ela saísse no mundo sem rumo por pecados antigos os quais doíam só de lembrar, seu pai estava muito doente, e eles queriam que ela fosse antes de sua morte, será que ela deveria remexer nessas feridas que já haviam se fechado pelo tempo? O que eles queriam com ela depois de tantos anos?

Ela resolve que a melhor maneira de saber as resposta é indo fazer as perguntas, afinal ela já não era mais a menina doce, ingênua e quebrada que saíra de Siqueira Campos da fazenda Borborema, agora ela era uma mulher, forte e bem resolvida, ou ao menos é o que ela achava até pisar naquela cidade e seus pensamentos e coração serem bombardeados por lembranças doces e dolorosas da vida que levara ali.
“A Cada quilometro percorrido, mais perto do reencontro eu me sentia e de certa forma isso me causava arrepios. Como seria? Não queria pensar...”

Ao ser recebida por seu irmão mais novo Henrique, o coração de Annabel transborda de amor e duvidas, como será que seria recebida por sua “família” na fazenda, qual era o verdadeiro estado de saúde de seu pai?

Depois de muitas emoções na chegada sendo recebida por sentimentos conflitantes entre os seus familiares e vendo o estado lastimável em que seu pai se encontra, ela sai pelas terras de Borborema e acaba em uma situação inusitada com um dos funcionários da fazenda de seu pai uma implicância surge para dar raízes a novos sentimentos no coração da moça.

Após muitas revelações duras, Annabel vai descobrir que às vezes velhas feridas precisam ser remexidas e sangrarem novamente para que a felicidade venha de forma plena e verdadeira. Mas antes dela encontrar essa tal felicidade, ela precisará desencavar segredos dolorosos, enfrentar um velho inimigo e isso a fará sofrer como nunca antes. Ocorrerá nesse ínterim a transformação para sempre em uma nova mulher, uma mulher que sabe a força do amor, do perdão e da família.

“A pior prisão é ter um coração fechado. Meu coração há muito tempo tinha se tornado rude, endurecido por todas as coisas que havia passado, mas eu não me orgulhava disso de maneira alguma. Sentindo a água morna cair sobre minha pele, pensei em todas as vezes que perdi a oportunidade de viver um grande amor e tudo que eu tinha mais próximo disso era a imagem de um certo peão de boiadeiro.”

No meio disso tudo ela não deixará de ser a Annabel justa e impiedosa atrás da verdade e dos culpados por todas as desgraças que assolaram aquelas terras após a sua partida.

Uma história de amor, superação, justiça, lealdade e um suspense que vai deixar o leitor sem fôlego até a última pagina.

Minha Opinião

Esse livro me pegou bem desprevenida, eu esperava um drama/romance (não sou de ler sinopses, lembram?) por isso quando vi que misturava além desses dois gêneros suspense policial eu fiquei boquiaberta, ela tem muito talento mesmo pra fazer um quebra cabeça e juntar cada peça com todo cuidado para o leitor ficar maravilhado e surpreso com as reviravoltas.

A palavra previsível não consta no vocabulário dessa autora, isso eu tenho certeza! O final foi totalmente :O como assim? Mas, quer saber? Eu torcia de verdade para que o personagem que cresceu tanto na obra tivesse um final feliz ao lado de Annabel e não posso dizer quem é então sorry! Você terá que ler e descobrir, o coração de Annabel é uma caixinha de surpresas que foi muito gratificante desvendarem.

Posso dizer um segredo e espero que a autora não fique triste por eu comparar a escrita dela aqui, mas lá vai porque sou fã da autora que vou comparar e pra mim é um elogio, a Letícia tem o dom da Nora Roberts de fazer uma trama rica em drama sem ser melodrama, com suspense e romance na medida certinha sem tornar a historia piegas ou monótona, eu não sou adeptas a romances rosinhas e cheio de frufru e mocinhas frágeis e Annabel é a antítese disso. Ela é forte, corajosa e humana, ela também tem seus defeitos e um deles é que às vezes ela é um pouco insegura, e, é isso que gostei mais na personagem. Pois quem quer perfeição, quando sabemos que pessoas de carne e osso têm sim os seus defeitos e erram muito também até acertarem de vez, não é mesmo?

Sobre a parte gráfica, eu sou suspeita pra falar algo, sou apaixonada pelo trabalho da Editora Arwen tanto nas capas quanto na diagramação do livro, a revisão está muito boa, não reparei nenhum erro que me incomodasse durante a leitura, o livro é bem dividido em capítulos curtos o que faz com que a leitura não pareça longa demais. As folhas são em papel pólen em um ótimo tamanho e fonte para a leitura.

Se eu recomendo? Lógico, o livro pra mim foi maravilhoso e se tornou um dos meus preferidos da estante. Ao leitor que quer uma obra rica em sua totalidade e muito bem escrita vai se sentir em casa na fazenda Borborema!

Nota 5/5 e Favoritado com louvor!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2017/04/resenha-nacional-borborema-leticia-godoy.html#more
Letícia 03/10/2017minha estante
Amo por demais esse blog

Carolina 13/06/2017

Resenha pelo Blog Arsenal de Ideias
No começo do ano, tive a oportunidade de fazer as Primeiras Impressões (que você pode conferir aqui) dessa obra, e fiquei muito encantada com o que encontrei e bem curiosa com todo o mistério que cercava a história.

Annabel é uma protagonista forte e decidida, e que mostra que não precisa de ninguém para conseguir o que quer. Me identifiquei muito com ela porque também penso assim, mas achei super necessário algumas situações que a personagem passou para mostrar também o lado negativo de toda essa independência, e a Letícia não poderia ter nos mostrado de maneira melhor. Em vários momentos me vi com muita raiva dela, com algumas atitudes que jamais faria e perdoaria, mas que ela percebia que era demais momentos mais tarde.

O mistério que ronda a trama não fica escondido muito tempo, ainda bem! É revelado no momento e do jeito certo, onde não fica repetitivo e nos traz aquela reviravolta que ninguém esperava. O mais legal é que no começo temos a percepção que esse é o principal contexto da história, mas não passa nem perto! Tem uma participação importante, mas o tema principal é bem diferente, mas também estava na nossa cara o tempo todo!

Temos um triângulo amoroso na história. Não gosto de triângulos, confesso, porque sempre acabo odiando uma parte e amando a outra. Mas gostei da maneira que esse foi introduzido e que, ao final do livro, nossa opinião sobre dois elementos dele mude bruscamente. Esses romances são uma parte super importante da história por causa daquele segredo anterior, que mostra todo o amadurecimento e desenvolvimento de nossa protagonista.

Necessito dizer que a escrita da autora cresceu tremendamente. Como já li algumas de suas obras anteriores, posso dizer com veemência que sua narrativa amadureceu e muito, deixando suas histórias mais adultas e com um ritmo muito gostoso de acompanhar. Ouso dizer que esse é o melhor livro da autora, até agora.

Borborema é, acima de tudo, uma história sobre amadurecimento e superação de medos passados. É um lindo romance, com uma linda história e que promete conquistar o coração de todos que lerem.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2017/06/13/resenha-80-borborema-leticia-godoy/

Conchego das Letras 05/06/2017

Resenha Completa

Letícia 12/06/2017minha estante
Obrigada pela opinião sincera, pessoal.

Pri 13/05/2017

Sobre família e um passado mal resolvido
Borborema é o segundo livro da Letícia Godoy que tenho a oportunidade de ler. Eu já havia feito as Primeiras Impressões da história no ano passado e estava muito curiosa para saber o desenrolar de todo o mistério que envolvia a vida de Annabel. Fiquei muito satisfeita com a leitura.

"Às vezes as coisas acontecem sem esperarmos. Às vezes precisamos lutar para fazê-las se tornarem reais e outras tantas são levadas a acontecer por conta do momento."

Annabel é advogada criminalista, ama seu trabalho e é muito boa no que faz. É uma mulher que já passou dos trinta anos, totalmente independente e segura de si. É forte, dedicada, mas é muito solitária, pois seu coração está fechado há muitos anos. Ela cresceu na grande e próspera fazenda Borborema, no interior de Siqueira Campos, junto de seus pais e irmãos. Mas, quando tinha 15 anos, houve um acontecimento muito sério que abalou toda a família, principalmente a ela, o que fez com que fugisse de casa sem olhar para trás. Sem apoio, completamente sozinha no mundo, Annabel foi para a capital e lá correu atrás dos seus sonhos. Enfrentou inúmeros desafios e conseguiu construir a vida que desejava, tornando-se a mulher que sempre quis ser. Mas o passado nunca a abandonou por completo, sua marca estava com ela constantemente e ela não conseguia libertar-se do sofrimento daquele fatídico dia.

"Todos nós erramos e, quando há o arrependimento verdadeiro, por que não dar uma segunda chance?"

Até que, após um longo e cansativo dia de trabalho, Annabel recebe uma ligação totalmente inesperada. Uma ligação de sua família, com quem não tinha contato há 16 anos. Seu pai estava muito doente e a morte se aproximava dele. Então a chamaram para discutir sobre os negócios da família, afinal, mesmo após anos sem convívio, ela ainda era uma das cinco herdeiras da fazenda.

Ela fica muito hesitante, sem saber se é uma boa ideia retornar à Borborema depois de todos esses anos, depois do que aconteceu. Mas ela também sente que pode ser uma boa chance de reconciliação, que eles não esqueceram dela no fim das contas. Talvez seja a hora de todos eles deixarem o passado para trás. Mesmo com medo de confrontar os segredos que deixou ao ir embora e sem saber como todos irão tratá-la após tantos anos, Annabel decide ir. Ao retornar à Borborema, Annabel enfrentará muito mais do que o passado. Novos medos e segredos irrompem, ocorrem situações que jamais imaginaria passar, descobre um assassinato que pode estar relacionado aos problemas que precisa solucionar e surge um homem que pode derrubar todas as barreiras do seu frio coração.

"As questões do coração eram sempre as mais difíceis de resolver."

Annabel é uma protagonista diferente do que estou acostumada a ler na maioria dos livros, por ser mais velha. Ela já tem uma vida construída e é satisfeita profissionalmente. Apesar disso, ela não é tão madura quanto eu imaginava, por guardar muito rancor do passado, o que não a deixa totalmente livre para ser feliz nem aberta para se comprometer em um relacionamento amoroso. Ela já passou por muita coisa, o que a torna experiente, mas quando precisa voltar à Borborema, sente uma insegurança que não esperava experimentar. Quando se depara com sua família e relembra tudo que aconteceu, as barreiras que ela criou para sobreviver sozinha pouco a pouco começam a ruir, ela torna-se mais sensível, mais emotiva. Não é que ela tenha voltado a ser aquela garota de 15 anos, ou tenha mudado de personalidade. É só que as situações que ela precisa enfrentar fazem com que ela tenha que mudar suas atitudes e sua forma de ver o mundo. Ao começar a libertar-se de suas amarguras e medos, ela amadurece muito. Seu crescimento durante a história é perceptível, mas antes ela precisa passar por um período de vulnerabilidade que ela nunca se permitiu ter. No início, algumas de suas atitudes até me irritavam. Mas depois que fui compreendendo toda a situação e enxergando os motivos dela agir assim, me afeiçoei a personagem. A Letícia fez um ótimo trabalho construindo uma mulher complexa (e mais velha do que ela) com defeitos, qualidades, segredos e emoções conflitantes. Ela nos permitiu entender cada sentimento com que a personagem estava tendo que lidar.

Annabel é o destaque da história, mas também conhecemos muitos outros personagens durante a leitura, como André, o chefe dela; seus irmãos e irmãs, Henrique, Pedro, Marcela e Diana; seus pais; Lisandro, um homem que a irrita e ao mesmo tempo faz seu coração bater mais forte; Ricardo, um amigo de infância com quem teve um desentendimento; entre outros. Cada um tem sua importância no desenrolar da trama, mas falar sobre todos levaria muito tempo.

"Aquela viagem havia mudado minha vida, quebrado muitos dos meus escudos que demorei tanto tempo para construir, e de certa forma eu me sentia feliz com isso."

O enredo é bem construído. É um livro que abrange de tudo um pouco: tem drama, romance, mistério, ação. Eu imaginava a história um pouco diferente por ser um romance policial, imaginava que a investigação já começaria logo no início e ela seria o ponto principal do livro, mas não é bem assim. Muitas coisas acontecem antes da investigação surgir e ela funciona como uma trama menor dentro de uma maior, até tudo convergir. Foi uma surpresa interessante e eu gostei muito de como tudo foi desenvolvido.

A narrativa é em primeira pessoa, sempre pelo ponto de vista da Annabel. A escrita da Letícia está muito boa e é visível seu crescimento em relação ao seu outro livro, Deixe-me Entrar.

Apesar de ter achado o início um pouco lento, o que me fez demorar para engrenar na leitura, depois que consegui compreender melhor os fatos o livro fluiu maravilhosamente bem. Me prendeu e eu só queria saber como tudo se resolveria.

A revisão está ótima, encontrei pouquíssimos erros durante a leitura. Como li o e-book, não posso falar da diagramação do livro. Ele é dividido em três partes e cada uma possui uma imagem da capa com uma frase. A capa é bonita e combina bastante com o enredo.

"A vida é realmente uma caixinha de surpresas. Quando você acha que não pode piorar, ela te surpreende e o faz se adaptar às novas condições à força, pois não espera que estejamos prontos. Ela simplesmente nos joga no palco da vida e pede para que façamos o nosso melhor. Se erramos, não podemos concertar. Apenas devemos continuar o show, mesmo e apesar de todas as dificuldades."

Acredito que esse livro possa agradar a diversos públicos, pois tem os misteriosos segredos do passado para serem desvendados, os dramas e intrigas familiares, os romances confusos, a investigação de acontecimentos obscuros, cenas de ação incríveis e totalmente inesperadas. Acima de tudo, é um livro que fala sobre a família. Fala sobre perdão, sobre amor, sobre o quanto as situações mal resolvidas podem nos afetar e fazer mal. Mas a família é o principal foco, são eles que estão ao nosso lado quando tudo mais desmorona, é deles o apoio essencial para que nossa vida seja completa. Mesmo quando tudo parece errado, mesmo com todas as diferenças, brigas e intrigas, a família é capaz de se unir para lutar pelo bem de todos. Essa é a maior mensagem que captei na história. Outra mensagem importante é que as pessoas podem surpreender, tanto positiva quanto negativamente, e a vida gosta de pregar peças, então é sempre bom estar atento e aberto para o que aparecer.

Gostei bastante da história, achei o final muito bonito e fiquei satisfeita com a leitura. Recomendo para quem se identificou com o enredo, é um livro diferente do que costuma ser esse gênero, mas muito interessante.

site: http://www.sigolendo.com.br/2017/05/resenha-borborema-leticia-godoy.html
Letícia 17/05/2017minha estante
Já falei no blog e falo aqui de novo: essa resenha me fez chorar um rio! Obrigada, obrigada e obrigada!

Pri 28/05/2017minha estante
Eu que agradeço, Lê!

Três Leitoras 18/04/2017

Resenha: Borborema
Annabel é uma advogada de sucesso, muito boa no que faz, braço direito no escritório, uma workaholic de primeira, fria e calculista. Bom essa é a nossa primeira impressão...

E ela se manterá até o dia que ela receber uma ligação, falando que a família está passando por um momento crítico e que eles precisam da sua presença e ajuda...

Quando saiu de sua cidade e deixou tudo para trás, a última intenção dela era algum dia colocar os pés em Borborema, a fazenda da família. Só que agora, mesmo que contra a sua vontade de certa forma, ela terá que voltar aquela casa e não visitar o passado não será uma opção.

Ao chegar em Borborema, ela irá descobrir muitas mentiras e segredos, terá que lidar com verdades que não estará preparada, um turbilhão cairá de paraquedas em seu colo... E em meio há tantos conflitos familiares, medos e inseguranças, ela terá uma oportunidade de se conhecer melhor, entender seus sentimentos e pensamentos e exercerá as mudanças que ela precisa em sua vida.

Éramos como uma grande família. E a família não se abandona. Jamais.

Annabel verá como a força do amor será capaz de destruir cada uma das barreiras que ela ergueu ao seu redor, irá refazer laços antes perdidos, exercerá o perdão e irá construir novas relações em sua vida.

De início achei que não iria gostar da personagem, não me perguntem porque, não saberei explicar, mas depois de um tempo, descobrindo junto com ela situações que desconhecia, acho que entendi toda a sua dor e mágoa... E a partir daí, passei a admirá-la e torcer para que encontra-se o seu caminho.

O amor havia me mudado para melhor e era, sem sombras de dúvida, um motivo para seguir em frente.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2017/03/resenha-borborema.html Concluído
Letícia 17/05/2017minha estante
Agradeço muito pela resenha! De coração.

Aline 11/04/2017

Incrível
Annabel, Bel, mora em Curitiba, tem trinta e poucos anos, é uma mulher independente e bem sucedida. Não se envolve emocionalmente com nenhum homem e está bem assim. Suas únicas amizades são André, que também é seu chefe, e Glória, sua secretária. Ela tem a vida que lhe agrada, ou pelo menos assim pensa. Até que um telefonema trás o passado, que ela tanto tenta esquecer, à tona. Devido às circunstâncias, ela precisa voltar para Borborema, a fazenda de sua família no interior, e terá que encarar o seu passado de frente.

"(...) Ninguém gosta de sofrimento sem ter a opção de cessá-lo quando quiser, mas tais experiências foram boas porque nelas me redescobri, vi que podia alcançar novos horizontes e sim, renasci das cinzas, como uma fênix..." (p. 15)

"A pior prisão é ter o coração fechado." (p. 63)

Annabel é fria, determinada, teimosa, sempre encarou seus desafios, mas quando ela se vê voltando para Borborema, receios e dúvidas passam a incomodá-la. Receio porque não sabia como seria recebida por sua família após tantos anos. Dúvidas por não saber como agir e como as coisas aconteceriam. Mais do que a volta para casa, ela irá enfrentar seus próprios fantasmas, e vai ver suas convicções irem por água abaixo, revelando um lado seu que ela achava não mais existir. A autora construiu uma protagonista com um gênio forte, mas repleta de fragilidades, e retratou com maestria todas as nuances dessa personagem tão complexa. A volta à Borborema foi fundamental para que ela pudesse seguir em frente. Humana. Annabel é humana, é real... A personagem é incrível e me conquistou pela sua personalidade e pela forma como enfrentou tudo.

"(...) A esperança estava ali, em forma de um fio delicado e quase invisível, mas estava ali e eu iria me agarrar a ela com todas as minhas forças!" (p. 192)

"(...) Às vezes era tão sensata e madura; e outras tão tola e infantil... Parecia que uma parte de mim sempre seria impulsiva, mesmo que eu quisesse ser contida." (p. 261)

Os demais personagens foram muito bem caracterizados, com personalidades singulares, cada um contribuiu para uma trama rica que conquista o leitor a cada página. Marcela, Lisandro e Ricardo foram os que mais me agradaram.

Dividida em três partes, a história conta com um enredo que envolve família, mentiras, segredos, perdão, paixão e amor. Além disso, fui totalmente surpreendida por situações tensas que eu não imaginava encontrar na trama, mas que foram muito bem inseridas no contexto e deixaram a leitura ainda mais interessante.

"(...) Nunca somos preparados para todas as situações da vida e aquela era insanamente dolorosa. Eu precisava de um ombro amigo e não de um promotor." (p. 309)

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, Borborema é muito mais que um simples romance e mostra como situações mal resolvidas podem nos afetar, por mais que achemos que não. Muito bem ambientada, com detalhes que permitem ao leitor vivenciar tudo como se estivesse dentro da história, personagens cativantes e a escrita fluída da autora, fizeram com que a leitura fosse totalmente agradável. A escrita de Letícia é totalmente envolvente e profunda, e está mais amadurecida. A autora construiu uma história intensa e emocionante, cheia de reflexões, que me faz pensar sobre muitas coisas.

A capa me agradou bastante e é totalmente pertinente à história. A diagramação conta com ilustrações em todas as páginas, páginas amarelas e fonte e espaçamento confortáveis aos olhos, proporcionando uma leitura agradável.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2017/04/resenha-borborema-leticia-godoy.html
Letícia 12/04/2017minha estante
já disse no seu blog o tanto uqe amei essa resenha. Obrigada!

Ingrid M. S. 31/03/2017

Fascinante!!!
“O desespero é um dos piores sentimentos...
Eu bem sabia disso...”

Annabel Amorim de Magalhães tem trinta e poucos anos de idade e trabalha como advogada da área criminalista, lutando sempre para defender os seus clientes acima de todas as coisas. Ela era uma mulher muito prática e nada romântica, tinha alguns encontros casuais, mas nada sério, pois não queria se comprometer. Depois de tudo o que passou, era difícil ser de outra forma.

Após mais um dia caótico, quando voltou exausta para o escritório, todos os colegas a recepcionaram com felicitações calorosas por ter ganhado uma causa muito delicada. Glória, sua secretária, logo apareceu e entregou as anotações do dia, dizendo que entre elas havia uma ligação de alguém da família que não quis se identificar.

Instigada, pois não tinha contato com a família há muito tempo, Annabel retornou à ligação e foi informada que seu pai estava à beira da morte e eles precisavam que ela fosse para o interior para discutir o que fariam com os negócios da família. Apesar de tudo, Annabel ainda era uma das cinco herdeiras do senhor Manoel Felipe Amorim de Magalhães, um dos homens mais bem sucedidos de Siqueira Campos, a pequena cidadezinha onde ela cresceu, nas terras da fazenda Borborema.

“Não sabia o que fazer.
Desde que tinha recebido a notícia da doença de meu pai, não conseguia me sentir em paz. Ficava imaginando o que todos pensariam ao me ver chegando à fazenda, afinal, eles tinham me dado as costas e agora estavam me procurando...”

A dúvida de ir ou não estava consumindo Annabel. Ela gostaria de ver o pai antes de ele morrer, mas o fato de voltar para aquele lugar lhe causava arrepios. Por muitos anos Annabel havia odiado o pai com todas as suas forças, contudo, o tempo também a fez ver que ela não era uma vítima.

Durante o tempo que viveu na fazenda, Annabel ficava um pouco reclusa, pois era bastante tímida e preferia não se envolver com pessoas estranhas. Todavia, sua profissão fez com que a garota assustada que chegou à capital, anos atrás, perdesse a timidez, tornando-se uma mulher forte e decidida. Ela enviou algumas cartas para a família ao longo dos últimos anos, porém, nunca recebeu nenhuma resposta e preferia acreditar que haviam sido extraviadas.

“Fui trabalhar nos dias seguintes, mas a minha cabeça não estava, de fato, no escritório e sim além das montanhas do vale da Borborema...”

André Lins, chefe de Annabel retornou uma semana após o telefonema e estava realmente muito bem-humorado, o que certamente facilitava as coisas para ela, que pediu alguns dias de folga para que pudesse viajar para a sua cidade natal. Annabel havia acabado de sair de uma causa de maneira brilhante, era a advogada mais dedicada e por isso André acreditava que ela merecia um descanso, então, concedeu uma semana de folga para que visitasse sua família.

“Tinha certeza de que aquele reencontro poderia ser, no mínimo, desconfortável.”

Decidida a não perder mais tempo, Annabel viajou no dia seguinte de ônibus. Mas, antes ligou para o número que havia informado sobre a doença de seu pai, avisou que estava a caminho e pediu para que alguém fosse buscá-la na rodoviária.

“Meu coração batia aos solavancos. Era incrível como eu não me sentia mais parte daquele cenário, apesar de ter passado metade da minha vida nele.”

Não havia mais nada que pudessem fazer por seu pai, segundo os médicos o câncer estava muito avançado. A família já procurou os melhores médicos, mas eles sempre diziam a mesma coisa, que deviam esperar pelo fim já que câncer nos pulmões é algo extremamente delicado e seu pai, teimoso, recusou os tratamentos quando a doença estava no início.

“Por que as coisas tinham que ser tão difíceis? Por que não podia ser mais simples como quando eu era criança e acreditava ter tudo o que eu realmente esperava. Talvez a minha vida não fosse do jeito que eu realmente queria.”

A volta de Annabel a Borborema trouxe muitas lembranças e grandes revelações. Ela conheceu Lisandro, o administrador da fazenda, que despertou nela algo muito intenso e reencontrou Ricardo de Azevedo, seu ex noivo e amigo, que na concepção de seu pai era o homem ideal para casar-se com ela quando tinha apenas quinze anos de idade, pois ele a amava e faria feliz, mas a jovem e imatura Annabel amava Otávio, um peão sem futuro e por ele estava disposta a tudo. Até seu pai descobrir e ela resolver desaparecer sem dar explicações.

Desde então, nenhum homem conseguiu tocar o coração de Annabel. Porém, logo se viu confusa e dividida, em meio a um triângulo amoroso. Tendo que lidar com muitos conflitos familiares.

“A pior prisão é ter o coração fechado.
Meu coração há muito tempo tinha se tornado rude, endurecido por todas as coisas que havia passado, mas eu não me orgulhava disso de maneira alguma.”

Um romance emocionante, extremamente encantador e surpreendente, que em nenhum momento foi previsível. Repleto de altos e baixos, conflitos e reviravoltas, com um final lindo e realmente inesperado. Divido em 3 partes, contém expressões locais que proporcionam maior veracidade.

Narrado em primeira pessoa pela perspectiva da protagonista, Annabel, é descrito com perfeição. Me senti o tempo todo no lugar dela, com os sentimentos a flor da pele.

A escrita da Letícia é sensível, meticulosa, profunda e muito envolvente, quando me dei conta já havia finalizado a leitura e estava com saudades de Borborema. Os personagens são marcantes, expressivos, fortes e altruístas.

A capa é linda, delicada e representa muito bem a história. A diagramação é incrível, com uma sutileza de detalhes. A revisão é exemplar.

Dou cinco estrelas, favorito e recomendo!!!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/12/traca-literaria-resenha-livro-borborema.html
Letícia 03/04/2017minha estante
coisa mais linda de resenha!